Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Parcial medias Novembro 09


Troyano
 Share

Recommended Posts

Este novembro foi um dos mais quentes já registrados aqui, tivemos média de fevereiro em novembro, algo que eu nunca havia visto antes, apesar disso não teve nenhum pico de calor historicamente relevante, a maior máxima foi de 38,8 graus em Marambaia. Apenas por 2 dias entrou um pouco de ar polar (no dia 18 deu 15,4 graus no ADBV, menor do mês na cidade, e nas serras chegou a 12 graus) e no dia primeiro ocorreu a máxima mais mais baixa (25/27) devido ao céu nublado passando a chuvoso, não fosse o fraco mormaço pela manhã teria ficado abaixo de 25.

 

Em 2009 até agora:

 

Janeiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, outubro (mais fresco que a média)

 

Fevereiro (na média)

 

setembro e novembro (acima da média)

 

Mas a anomalia de novembro é sem dúvidas a maior do ano, chuto que será de +2 para cima contra -1 até +1 nos demais meses. Para dezembro estou apostando em dentro ou um pouco abaixo da média, em 2008 dezembro foi um dos mais frescos já registrados com média na casa dos 23/24 graus na maior parte da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Que novembro teve médias de verão é vrdade, mas Jacarepaguá fica já bem longe do Aterro onde as médias foram tomadas, e é um pouco mais quente, caso ainda houvesse uma estação no local onde a média foi tomada creio que a anomalia estaria entre +2 e +3, o que ainda assim é muito grande, para comparar nos demais meses do ano a anomalia mal passou de 1. Capaz de dezembro ser mais fresco que novembro em quase todo o sul/sudeste, creio que em alguns locais nem janeiro e fevereiro vão alcançar novembro.

Link to comment
Share on other sites

Loepa, onde fica a estação convencional do INMET no Rio ?

No último dia 22, fui ao colossal Maracanã para ver o jogo do Flamengo,

e chegando lá às 17h eu confesso que jamais tinha sentido tanto calor

na minha vida. A máxima deste dia, segundo esta estação, foi de 40,5ºC !!!

Após o jogo, +- às 22h, um termômetro de rua acusava 32ºC !

Link to comment
Share on other sites

Loepa, onde fica a estação convencional do INMET no Rio ?

Fica na Praça Mauá num terraço cercado de paredes por todos os lados e onde bate sol a tarde toda, uma verdadeira estufa a céu aberto, é a pior estação do Inmet no Brasil até onde eu sei (Soledade, CJ, SJ e etc perto dela são perfeitas) e chega a registrar máximas 5 graus maiores que a real temperatura do MESMO BAIRRO em dias de sol forte, é como pegar todo o manual da OMM, rasgar, tacar fogo e jogar as cinzas no lixo. Até a década de 90 a estação climatológica principal da cidade ficava no Aterro, aí os dados eram bons, mas descobri que a normal é incompleta, ou seja, os dados não são 1961 a 1990 mas sim de um ano da década de 70 até 1990, pois a estação abriu nos anos 70, a estação Bangu (climatológica auxiliar) sim teve a normal completa e funcionou da década de 30 até 2002, quando o terreno da estação foi abandonado e a estação depredada.

 

Em resumo: os dados da estação Praça Mauá quase sempre não se escrevem, o dia 22 teve a maior máxima do ano na cidade com 38,8 graus na zona oeste, mas na Praça Mauá em si deve ter feito 35/36 graus, pois o centro tem água ao sul e ao norte então os extremos são sempre atenuados. Eu moro bem perto do Maracanã (menos de 1km) e domingo passado o meu sensor, que fica colado numa parede onde bate a sol a tarde toda num bairro mais quente que Praça Mauá, teve 40,1 graus de máxima, ou seja, apesar das condições horrosas de exposição e localização do meu sensor para máxima (tanto que eu nem anoto) ainda conseguiu marcar menos que a estação Praça Mauá que fica num bairro mais ameno!!, isto mostra como é ruim a estação deles, e para paiorar o meu talvez ainda marque +0,8 segundo testes feitos pelo Shimultz com um do mesmo modelo.

 

Sobre os maluquinhos, aqui eles fazem jus ao nome, numa rua aqui perto de casa tem 2, um a 500 metros do outro, lembro de ter passado por eles num dia este mês, um marcava 35 e o outro marcava 52, ambos no sol.

 

Ecologia Agrícola RJ : 27,2 (77% dados)

Niteroi RJ : ---- / ---- (00% dados)

Belo levantamento, a respeito da estação Niterói eu já comentei aqui que o Inmet teve que retirar pois UFF estava para iniciar obras no terreno da estação, isto o sexto Disme me respondeu por e-mail, até hoje não sei o que farão com a estação, nem se vai continuar no estado do Rio. Ecologia Agrícola eu olhei e os dados de temperatura para novembro e estão 100% completos...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Loepa, na sua opinião, qual seria a estação que representa mais a Zona Sul (do Leme até o Leblon)...seria Jacarepagua ou Forte Copacabana ambas Inmet e no caso tambem a do Aero S Dumont..??

 

Destas Copacabana é a mais representativa da zona sul (embora seja melhor para a orla), mas não gosto muito da localização em cima de uma pedra. Já teve uma automática na Lagoa mas só na época do Pan, geralmente as máximas eram maiores e as mínimas menores que em Copacabana. Tinha também uma convencional auxiliar no Jardim Botânico, mas o observador raramente aparecia.

 

Santos Dumont seria bom para comparar com o Inmet antigo mas a aeronáutica por vezes mexe na estação então os dados não são homogêneos (a última mexida foi no começo de outubro, que provocou picos muitos suspeitos de temperatura em algumas manhãs frescas, teve um dia com 25 e a estação marcava 29 as 10:00).

Link to comment
Share on other sites

ESTE NOVEMBRO É HISTÓRICO EM SÃO JOAQUIM. PULVERIZOU TODOS OS RECORDES MÉDIOS. ATÉ ONTEM; 18,1. RECORDE;17,4 EM 68 E TAMBÉM SERIA RECORDE ABSOLUTO SE FOSSE DEZEMBRO!!!

 

Ano passado, também em novembro, enquanto algumas áreas do litoral do sul e do sudeste sofriam com chuvas quase contínuas, aconteceu o mesmo em Buenos Aires, a média mensal foi de 24,1 graus, até então a maior em mais de 100 anos era 22,4 graus em 1968.

 

Um ano depois de as anomalias absurdas se deslocaram para o norte.

Link to comment
Share on other sites

Veja a relatividade e as conclusões equivocadas que a tabela pode gerar:

 

Chui tem média menor que Vacaria: Será uma cidade a 1000m mais quente que outra ao nível do mar, apesar de seu benefício com a latitude?

 

Sabe quais são as médias das mínimas e das máximas, para eliminar o equívoco, Carlos?

Chuí ainda tem o fator da maritimidade. Tem bastante vento úmido por lá e mais nebulosidade. É bem perto da costa. É mais incomum uma onda de calor atingir aquela região. Ainda assim, surpreendente o dado de Vacaria. Quase 20° não é pouco.

 

Abraços anômalos!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.