Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Maior temperatura histórica de Curitiba


Rodrigo Alberto
 Share

Recommended Posts

Pessoal, vocês têm alguma fonte confiável, de alguma estação oficial de quando é a maior temperatura já registrada em Curitiba?

 

O dado que eu tenho em mente é 34.algumacoisa em 1984, alguém confirma?

 

Na wikipedia consta "insanos" 38.2C, o que é obviamente falso, citando uma página do SIMEPAR onde diz que na região "Capital" houve esse registro em 09/01/2003. Certamente esse valor é de alguma cidade da R.M., provavelmente do Vale do Ribeira. Para eu poder atualizar esse dado, preciso de alguma fonte confiável, alguém teria?

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, vocês têm alguma fonte confiável, de alguma estação oficial de quando é a maior temperatura já registrada em Curitiba?

 

O dado que eu tenho em mente é 34.algumacoisa em 1984, alguém confirma?

 

Na wikipedia consta "insanos" 38.2C, o que é obviamente falso, citando uma página do SIMEPAR onde diz que na região "Capital" houve esse registro em 09/01/2003. Certamente esse valor é de alguma cidade da R.M., provavelmente do Vale do Ribeira. Para eu poder atualizar esse dado, preciso de alguma fonte confiável, alguém teria?

 

Rodrigo

 

Quando se pega dados e cita-se a fonte pode-se cometer erros. Veja esse e_mail:

 

"Subject: Temperatura em Curitiba

Date: Segunda 16 Abril 2007 12:03

From: "Ricardo Toseto Ciquelero"

To: info@simepar.br

 

Bom dia,

 

estamos escrevendo sobre o clime de Curitiba na wikipedia e temos uma dúvida

com relação a temperatura máxima já registrada em Curitiba. Segundo o

almanaque disponível em http://www.simepar.br/tempo/clima/almanaque.jsp essa

temperatura seria de 38,2 C no dia 09/01/03. Todavia existem dúvidas quanto

a esse dado ser de Curitiba ou relacionado a Região Metropolitana inteira.

Gostaríamos então, se possível, que essa dúvida fosse sanada.

 

Sem mais

 

Muito Obrigado

 

 

Ricardo Toseto Ciquelero. "

 

O Sr. Ricardo não soube interpretar a tabela. Senão vejamos: Na primeira coluna está escrito "Região" (Litoral, Capital, Centro, Sul... etc), portanto está claro que não foi citada a "CIDADE". Confira esse endereço de onde esse Sr. citou o SIMEPAR.

 

Saudações E N C A R N A D A S

Sim, Duquia, justamente essa é a peleia!! O vivente insiste que esse dado deve ser considerado pra Curitiba, o que é ridículo!

Por isso eu precisava saber qual de fato foi a máxima absoluta da cidade, pra não restar pano pra manga

Link to comment
Share on other sites

Tchê Rodrigo é o seguinte: Das telemétricas do SIMEPAR, que não possuem registros históricos para se fazer climatologia, temos, desde 1997, as seguintes temperaturas máximas absolutas:

 

PINHAIS------> 34,5 ºC ----> Janeiro 2005

CURITIBA----> 34,7 ºC -----> Janeiro 2005

 

O INMET e o IAPAR possuem registros mais longos. Vou ver se faço uma pesquisa no banco de dados mais tarde...

 

Saudações E N C A R N A D A S

Muito obrigado!

Link to comment
Share on other sites

A temperatura mais alta já registrada pelo o INMET entre 1931 e 2003 é de 35.2ºC em 17/11/1985. Na normal de 31-60 são de 34.9ºC, e não tenho a data exata.

 

Acho que o recorde de máxima absoluta foi batido em janeiro de 2006.

 

Estranho este dado de 34.7, simepar, para janeiro de 2005, no banco consta que a máxima foi de 31.2ºC. Janeiro de 2005 foi ameno, já o de 2006 foi o mais quente da história tanto em med min, média, med max e talvez com a pior onda de calor q/ já atingiu ctba. Este verão também foi o segundo mais quente da história, perdendo apenas p/ o verão de 2003 que ainda detém o mês mais quente da história, fevereiro, com 23.2ºC e também batendo os recordes em med min e med max, exceto em max abs (INMET). Apesar disso, o verão de 2006 foi mais constante, ao contrário de 2003 quando março fechou em 20.6ºC.

 

Já este março fechou como o mais quente já registrado, simepar, mais quente que o de 2002 em todos os registros e INMET em alguns.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.