Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Caçando tempestade - 20.12.2006


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Foram muitas instabilidades, funis e alguns tornados fracos, mas apesar de não ter conseguido outros registros da poeira, os vi e isso me realizou de alguma forma. O dia estava muito quente, o céu estava aberto pela manhã, quando cheguei a cidade.

 

Primeira tempestade 13h32 (horário solar), poucas descargas elétricas, chuva leve e nuvem arcus proporcionando um bonito espetáculo.

 

00.jpg

 

Segunda tempestade 14h30 (horário solar), com alta precipitação e muitas descargas elétricas

 

001.jpg

 

002.jpg

 

Terceira tempestade se organizou por volta de 16h35,(horário solar), o corpo do CB era cheio de mammatus e topo muito alto

 

003.jpg

 

Shelf cloud, descargas elétricas intensas, muitas rotações, me fizeram pensar em supercélula, o que confirmou-se ao observar a imagem do satélite.

 

004.jpg

 

005.jpg

 

Avanço rápido de sudoeste, com vento forte, com a parte da direita com muitas rotações e o desenvolvimento de um funil grande que levantou poeira, mas não consegui registro devido a distância e tremura das imagens.

 

006.jpg

 

Close

close006.jpg

 

No outro lado da nuvem desenvolvimento rápido de funil que baixou muito. Nesse momento já não havia mais ninguém na rua, não consegui localizar o local, mas deve ter sido junto a beira do mar. Neste momento corri, pois estava abaixo do evento e já caíam bolas de granizo grandes, minha mãe chegou a referir tamanho de laranja natal, eram esparsas, saltavam por cima da nuvem.

 

008.jpg

 

007.jpg

 

Neste momento vi que estava em apuros, pois a nuvem havia baixado mais, o granizo poderia começar a estragar o carro, não sabia o que fazer, resolvi passar por baixo da nuvem e andar ligeiro na estrada até a praia seguinte e buscar um local seguro. Quando chego na estrada me dei conta que havia sido a pior escolha. Muitos carros parados, fui a 150Km/h para fugir da nuvem quando esta começa a levantar uma nebulosidade e girar a grama ao lado da estrada. Liguei a máquina, mirei para o meu lado e fui batendo. Confesso que o vento foi algo inacreditável, estava com uma Ranger, cabine dupla com a traseira vazia e quase não consegui segurar na pista. Na primeira imagem dá para ver a grama sendo sugada, neste momento não tinha como registrar o que se passava na minha frente, mas as folhas e galhos passavam pelo carro e começaram a subir em câmera lenta. Muito bonito.

 

009.jpg

 

close010.jpg

 

010.jpg

 

011.jpg

 

Avancei além da nuvem, não registrei mais nada na estrada porque a chuva veio torrencial. Creio ter sido tornado pelo desenrrolar, início das instabilidades com chuva fraca, depois chuva pesada, topo do CB altíssimo e finalmente a supercélula tornádica. O chão foi tocado e foi inesquecivelmente perigoso. Pelas imagens de sites de chasers americanos, essas minhas, são bastante parecidas com algumas as imagens que aparecem nas interceptações de tornados.

 

Chegando em Capão Novo, fui para a beira do mar, local mais limpo de coisas que pudessem cair. Olhei para a frente e um funil girava na nuvem e outro parecia que iria formar uma tromba dágua.

 

012.jpg

 

013.jpg

 

014.jpg

 

Por fim, o fim desse dia foi com um belo arco-íris noturno na beira da estrada.

 

015.jpg

 

É isso aí! Abraços e um Feliz Natal a todos,

Link to comment
Share on other sites

Jacque me impressiona como voce sempre tá no lugar certo na hora certa!

Sempre que ocorrem as grandes tempestades por aí voce tah por perto.

Continue assim. grande abraço

 

Tucci

 

Nesse dia em particular, onde tu estivesse no Rio Grande do Sul tu pegarias tempestade. A mesma nuvem-arco que passou pelo litoral norte atravessou Porto Alegre uma hora antes.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Muito obrigada amigos!

 

Bom, essa que aí vai é bem interessante, tornei-a panorâmica para vocês observarem a nuvem e o contexto, olhem bem no canto esquerdo... Alguém arrisca a opinar..., foi sábado, chegando a Florianópolis, havia TCUs, como mostram as imagens, ventava bastante e o calor era forte. Ao longo da tarde teve pancadas onde eu estava, Praia Mole, no fim de tarde desse dia explodiu uma forte tempestade.

 

torn4001ss.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu penso que seja fumaça. A cor é característica e ao que parece a formação se deu numa área pouco profundidade (notem que as nuvens estão no mesmo nível dos cumuli, bastante "achatadas" e sem desenvolvimento) e não muito propícia para fenômenos como funis, trombas d'água ou tornados. Bela foto!

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Tomasini e Luiz,

 

Obrigada pelas opiniões amigos, apesar de ter o giro de subida perceptível fiquei na dúvida entre fumaça e dust devil, como meu sobrinho foi quem alertou e viu a formação inicial (disse: quer ver um furacão...) e não soube explicar como se formou..., estavámos em 4 adultos no carro, todos vimos já como a foto, fechamos com areia, por localizar-se onde há dunas. Era distante e infelizmente ficará a dúvida. Luiz, calculei o topo dos TCUs entre 3 a 5Km, o metar deve informar algo, se descobrir posto.TCUs formam trombas dágua, aliás, a maioria das que ocorrem no Brasil e no mundo. As nuvens estavam chegando a Floripa de sudoeste com vento moderado. Obrigada pela atenção, abraços,

Link to comment
Share on other sites

Tomasini e Luiz,

 

Obrigada pelas opiniões amigos, apesar de ter o giro de subida perceptível fiquei na dúvida entre fumaça e dust devil, como meu sobrinho foi quem alertou e viu a formação inicial (disse: quer ver um furacão...) e não soube explicar como se formou..., estavámos em 4 adultos no carro, todos vimos já como a foto, fechamos com areia, por localizar-se onde há dunas. Era distante e infelizmente ficará a dúvida. Luiz, calculei o topo dos TCUs entre 3 a 5Km, o metar deve informar algo, se descobrir posto.TCUs formam trombas dágua, aliás, a maioria das que ocorrem no Brasil e no mundo. As nuvens estavam chegando a Floripa de sudoeste com vento moderado. Obrigada pela atenção, abraços,

 

TCU (towering clouds... são cumulus com torre) podem originar trombas d'água, mas não me parece que naquela parte da nuvem... :wink:

Link to comment
Share on other sites

Tomasini e Luiz,

 

Obrigada pelas opiniões amigos, apesar de ter o giro de subida perceptível fiquei na dúvida entre fumaça e dust devil, como meu sobrinho foi quem alertou e viu a formação inicial (disse: quer ver um furacão...) e não soube explicar como se formou..., estavámos em 4 adultos no carro, todos vimos já como a foto, fechamos com areia, por localizar-se onde há dunas. Era distante e infelizmente ficará a dúvida. Luiz, calculei o topo dos TCUs entre 3 a 5Km, o metar deve informar algo, se descobrir posto.TCUs formam trombas dágua, aliás, a maioria das que ocorrem no Brasil e no mundo. As nuvens estavam chegando a Floripa de sudoeste com vento moderado. Obrigada pela atenção, abraços,

 

TCU (towering clouds... são cumulus com torre) podem originar trombas d'água, mas não me parece que naquela parte da nuvem... :wink:

 

O chato, aquele que lê e entende mas mesmo assim prefere se manifestar, diria que tromba d'água em Meteorologia seria o tornado sobre o mar e que o nome popular se refere à pancada de chuva torrencial.

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigada amigos!

 

Bom, essa que aí vai é bem interessante, tornei-a panorâmica para vocês observarem a nuvem e o contexto, olhem bem no canto esquerdo... Alguém arrisca a opinar..., foi sábado, chegando a Florianópolis, havia TCUs, como mostram as imagens, ventava bastante e o calor era forte. Ao longo da tarde teve pancadas onde eu estava, Praia Mole, no fim de tarde desse dia explodiu uma forte tempestade.

 

torn4001ss.th.jpg

 

Os tornados não acontecem junto ao CB? Ao que me parece é fumaça.

Link to comment
Share on other sites

Igor

 

Concordo contigo:

 

1) Olhem o céu azul límpido ao redor.

2) Vejam que a nuvem não tem maior desenvolvimento onde se encontra a aparente "tromba d'água"

3) Observem que a mancha do tornado é marrom, o que somente seria possível estivesse em terra. Trombas d'água não costumam apresentar cor marrom.

4) Atentem que aparentemente, a menos que os meus olhos estejam traindo, logo à esquerda do cone, a fumaça marrom parece ser levada pelo vento.

 

Luiz

 

Desculpa pelo comentário acima. Não tinha visto a foto.

 

Aklexandre

Link to comment
Share on other sites

Igor

 

Concordo contigo:

 

1) Olhem o céu azul límpido ao redor.

2) Vejam que a nuvem não tem maior desenvolvimento onde se encontra a aparente "tromba d'água"

3) Observem que a mancha do tornado é marrom, o que somente seria possível estivesse em terra. Trombas d'água não costumam apresentar cor marrom.

4) Atentem que aparentemente, a menos que os meus olhos estejam traindo, logo à esquerda do cone, a fumaça marrom parece ser levada pelo vento.

 

Luiz

 

Desculpa pelo comentário acima. Não tinha visto a foto.

 

Aklexandre

 

Exato. Olhem como a "fumaça" ao chegar a certa altitude, pega uma corrente de ar. Já vi isso muitas vezes. Para mim, parece não haver dúvida de que tornado não foi.

Link to comment
Share on other sites

Puxa, bastou levantar a dúvida e todos tentam ajudar, obrigada amigos! Com ajuda do tempo fiz imagens de fumaças e realmente deve estar assim desfeito o mistério Tomasini, estávamos longe, carro andando, as cores da fumaça enganam... Mas o exercício foi deveras engrandecedor... Obrigada a todos...

 

Dia 28.01.2007 (Laguna)

 

foto098xk0.th.jpg

 

Dia 27.01.2007 (Farol)

 

foto399uj2.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Amigos, cá estão algumas imagens de duas tempestades ocorridas em Laguna-SC. Resolvi postar no tamanho original para vocês entrarem no clima. Uma mega tempestade, Laguna ontem a noite:

 

http://www.temposeverors.com/lag/laguna05022007a.jpg

 

E hoje a tarde:

 

Olhem as mammatus, nutridas a leite!

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20532.jpg

 

A criança chegando

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20574.jpg

 

Aqui, tava todo mundo na maior correria, pois ela era destruidora e veloz

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20587.jpg

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20600.jpg

 

Aqui deu medo, só tinha a casa do salvavida posto 3, foi para lá que fui...

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20613.jpg

 

Pessoas correndo de dentro de um belo Whale's mouth (shelf Cloud)

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20637.jpg

 

O céu tocando a água

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20642.jpg

 

Estragos a volta

 

http://www.temposeverors.com/lag/foto%20717.jpg

 

Os tremidos foi pela emoção.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, a do povo fugindo está simplismente sensacional!!!!!!

 

De mais essa shelf!!!

Teve muito vento depois ??

 

Bjos, e parabéns!!

 

Elton e Clóvis,

 

Obrigada amigos, foi uma tempestade incrível, a frente dela era muito veloz e com muitas rotações. O radar mostrou bem o potencial... Sei que nas redondezas houve problemas mais sérios, amanhã tentarei ver algo. Clóvis, os ventos foram muito fortes, chegaram apenas com a chuva forte. Mas as descargas elétricas é que foram espetaculares, 4 de uma só vez nuvem-mar jamais tinha presenciado de 4. Fiz apenas um filme, que com máquina ensopada, ficou apenas razoável.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Na semana seguinte ao Carnaval de 2004, estive em Itapema (SC) e presenciei um princípio de tromba d´água: a base do Cb era rotatória e uma espiral formou-se sobre as águas, próximo à praia. Ao chegar na areia, a breve espiral dissipou-se. Ufa...

 

É incrível como o litoral catarinense tem o potencial de criar tempestades. Muito calor, muita umidade acumulada pela Serra Geral, que está junto à costa (o que gera grande abafamento) e, claro, o aquecimento dos vales. Resultado? Um barril de pólvora que, quando explode, gera os maiores extremos climáticos do Brasil: enxurradas históricas e recordes, vendavais e mesmo tornados e trombas d´água.

 

Jaque, lindas fotos!! Eu vi a mesma cena na situação de Itapema! Nota 10!!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Na semana seguinte ao Carnaval de 2004, estive em Itapema (SC) e presenciei um princípio de tromba d´água: a base do Cb era rotatória e uma espiral formou-se sobre as águas, próximo à praia. Ao chegar na areia, a breve espiral dissipou-se. Ufa...

 

É incrível como o litoral catarinense tem o potencial de criar tempestades. Muito calor, muita umidade acumulada pela Serra Geral, que está junto à costa (o que gera grande abafamento) e, claro, o aquecimento dos vales. Resultado? Um barril de pólvora que, quando explode, gera os maiores extremos climáticos do Brasil: enxurradas históricas e recordes, vendavais e mesmo tornados e trombas d´água.

 

Jaque, lindas fotos!! Eu vi a mesma cena na situação de Itapema! Nota 10!!

 

Abraços!

 

Marcos,

 

Obrigada pelos seus comentários sempre incentivadores. Essa região realmente é loucura. Ontem fui conferir os estragos e um quebra-quebra sem tamanhos aqui... Telhados sumiram, árvores em bloco no chão, pena a imprensa gaúcha não ter noticiado o caos...

 

Bom, aí vão as do celular. Funil bonito no meio da rotação, pessoal, observem o centro da imagem, sobre o mar ele gerou giros na água e se dissipou.

 

http://www.temposeverors.com/lag/rotacaocomfunil1800.jpg

 

Aqui os cones que geraram as trombas, observem a posição, um está bem a frente ao outro, inclusive nesse cantão eles giraram a água, mas passaram a minha frente e a nuvem os escondeu, deixando apenas livre a água girando tipo uma piorra, o mesmo formato, e Marcos, como já viste, é DEMAIS!!!!

 

http://www.temposeverors.com/lag/rotacaocomfunis2531.jpg

 

Essa foto é do Jornal Diário Catarinense, estou postando apenas para mostrar os estragos aqui pertinho

 

estragoscapivaribaixoce6.th.jpg

 

Fiz muitas imagens, aqui em Laguna caíram árvores, outdoors gigantes, casas foram destelhadas, postes de luz entortaram. Em Rincão e Balneário rincão, onde estive ontem a tarde muitos estragos do granizo que no jornal está com pedras com peso de 250g, no interior, na região de agricultores estufas (ou silos?) tombaram e houve devastação nas lavouras segundo a informação de um frentista, há um filme do evento no Youtube, para quem quiser conferir.

 

Grande abraço,

Link to comment
Share on other sites

Maravilhosas fotos Jaque! Ainda mais tiradas de celular!

Realmente essa região de SC parece ser ser um barril de pólvora!

 

Obrigada Marcelo,

 

O que percebo é que aqui em SC e SP os funis estão arrebentando, certamente são as regiões mais propícias a eventos do gênero mesmo, esse ano as ocorrências estão confirmando. Aqui em SC um trabalho da pesquisadora Isabela, junto com o Ernani e mais umas pessoas, contém um mapa que aponta essa região onde estou como uma das que mais ocorrem eventos tornádicos aqui em SC, foi meio proposital minha vinda, tenho que finalizar meu livro...

 

Grande abraço,

Link to comment
Share on other sites

Maravilhosas fotos Jaque! Ainda mais tiradas de celular!

Realmente essa região de SC parece ser ser um barril de pólvora!

 

Obrigada Marcelo,

 

O que percebo é que aqui em SC e SP os funis estão arrebentando, certamente são as regiões mais propícias a eventos do gênero mesmo, esse ano as ocorrências estão confirmando. Aqui em SC um trabalho da pesquisadora Isabela, junto com o Ernani e mais umas pessoas, contém um mapa que aponta essa região onde estou como uma das que mais ocorrem eventos tornádicos aqui em SC, foi meio proposital minha vinda, tenho que finalizar meu livro...

 

Grande abraço,

 

Estamos sob um verão de El Niño, o que explica uma frequência menor de eventos tornádicos em relação ao ano passado. Estatisticamente, os últimos anos mostram que os anos de La Niña ou com áreas do Pacífico resfriadas estão associados a uma maior atividade tornádica assim como ocorre nos Estados Unidos. A exceção norte-americana é a Flórida que tem uma maior frequência de tornados em anos de El Niño. No tocante ao estado catarinense, o Planalto Sul, Alto Uruguai e o Oeste são as áreas com maior atividade tornádica e não o litoral. Se o estudo disse o contrário, está desconhecendo a realidade histórica climática de Santa Catarina.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Maravilhosas fotos Jaque! Ainda mais tiradas de celular!

Realmente essa região de SC parece ser ser um barril de pólvora!

 

Obrigada Marcelo,

 

O que percebo é que aqui em SC e SP os funis estão arrebentando, certamente são as regiões mais propícias a eventos do gênero mesmo, esse ano as ocorrências estão confirmando. Aqui em SC um trabalho da pesquisadora Isabela, junto com o Ernani e mais umas pessoas, contém um mapa que aponta essa região onde estou como uma das que mais ocorrem eventos tornádicos aqui em SC, foi meio proposital minha vinda, tenho que finalizar meu livro...

 

Grande abraço,

 

Estamos sob um verão de El Niño, o que explica uma frequência menor de eventos tornádicos em relação ao ano passado. Estatisticamente, os últimos anos mostram que os anos de La Niña ou com áreas do Pacífico resfriadas estão associados a uma maior atividade tornádica assim como ocorre nos Estados Unidos. A exceção norte-americana é a Flórida que tem uma maior frequência de tornados em anos de El Niño. No tocante ao estado catarinense, o Planalto Sul, Alto Uruguai e o Oeste são as áreas com maior atividade tornádica e não o litoral. Se o estudo disse o contrário, está desconhecendo a realidade histórica climática de Santa Catarina.

 

O estudo referido destaca 10 regiões de SC onde ocorreram eventos tornádicos e essa região que citei é a nona, o que falei é que me posicionei em uma delas para melhor acompanhar as entradas de frentes no verão deste ano, isso foi proposital pela questão histórica e comodismo: MAR, frescor, etc... . A Isabela é uma estudiosa junto com o marido, mantenho contato com ela e creio que não fariam um estudo para o INPE com dados equivocados. Compreende 27 anos de ocorrências. Essa pesquisa é muito interessante de ser lida, não custa passar o link para leres: http://www.ltid.inpe.br/geu/Rel_projetos/Relatorio_IAI_Isabela_Marcelino.pdf

 

Concordo com relação ao Oeste catarinense (na páscoa vou para lá, espero uma explosão!), e principalmente nos últimos 2 anos. No caso, me referí apenas a questão de localização, por exemplo, não iria para Bombinhas, lá não consta no mapa, preferí ir para onde alguma coisa já foi notificada históricamente, já que tinha interesse em eventos, embora jamais soubesse que ocorreria ou não ali algo, mas tive a sorte de descobrir relatos e presenciar situações muito legais.

Link to comment
Share on other sites

Maravilhosas fotos Jaque! Ainda mais tiradas de celular!

Realmente essa região de SC parece ser ser um barril de pólvora!

 

Obrigada Marcelo,

 

O que percebo é que aqui em SC e SP os funis estão arrebentando, certamente são as regiões mais propícias a eventos do gênero mesmo, esse ano as ocorrências estão confirmando. Aqui em SC um trabalho da pesquisadora Isabela, junto com o Ernani e mais umas pessoas, contém um mapa que aponta essa região onde estou como uma das que mais ocorrem eventos tornádicos aqui em SC, foi meio proposital minha vinda, tenho que finalizar meu livro...

 

Grande abraço,

 

Estamos sob um verão de El Niño, o que explica uma frequência menor de eventos tornádicos em relação ao ano passado. Estatisticamente, os últimos anos mostram que os anos de La Niña ou com áreas do Pacífico resfriadas estão associados a uma maior atividade tornádica assim como ocorre nos Estados Unidos. A exceção norte-americana é a Flórida que tem uma maior frequência de tornados em anos de El Niño. No tocante ao estado catarinense, o Planalto Sul, Alto Uruguai e o Oeste são as áreas com maior atividade tornádica e não o litoral. Se o estudo disse o contrário, está desconhecendo a realidade histórica climática de Santa Catarina.

 

O estudo referido destaca 10 regiões de SC onde ocorreram eventos tornádicos e essa região que citei é a nona, o que falei é que me posicionei em uma delas para melhor acompanhar as entradas de frentes no verão deste ano, isso foi proposital pela questão histórica e comodismo: MAR, frescor, etc... . A Isabela é uma estudiosa junto com o marido, mantenho contato com ela e creio que não fariam um estudo para o INPE com dados equivocados. Compreende 27 anos de ocorrências. Essa pesquisa é muito interessante de ser lida, não custa passar o link para leres: http://www.ltid.inpe.br/geu/Rel_projetos/Relatorio_IAI_Isabela_Marcelino.pdf

 

NÃO É QUESTÃO DE DADOS EQUIVOCADOS, É QUE ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS ERA QUASE QUE PROIBIDO DIZER QUE DAVA TORNADO POR AQUI. A INCIDÊNCIA É MUITO MAIS ALTA QUE ELES IMAGINAM, BOA PARTE DAS NOTÍCIAS DE "VENDAVAIS" ESTÃO ASSOCIADOS A TORNADOS. COMO TEM MAIS MÁQUINAS FOTO. E MAIS GENTE , ESTÁ TORNANDO MAIS COMUM A OCORRÊNCIA. TEMPOS ATRÁS O CALEARO DO CIRAM DISSE QUE A MÉDIA ERA DE 2 /ANO.... AÍ É BRABO!!1 COM CERTEZA VÃO AFIRMAR QUE O AUMENTO É DEVIDO AO AQUECIMENTO GLOBAL (QUANDO NA REALIDADE É A FALTA DE USAR AQUELA PEÇA ENTRE OS OMBROS...)

Link to comment
Share on other sites

 

NÃO É QUESTÃO DE DADOS EQUIVOCADOS, É QUE ATÉ POUCO TEMPO ATRÁS ERA QUASE QUE PROIBIDO DIZER QUE DAVA TORNADO POR AQUI. A INCIDÊNCIA É MUITO MAIS ALTA QUE ELES IMAGINAM, BOA PARTE DAS NOTÍCIAS DE "VENDAVAIS" ESTÃO ASSOCIADOS A TORNADOS. COMO TEM MAIS MÁQUINAS FOTO. E MAIS GENTE , ESTÁ TORNANDO MAIS COMUM A OCORRÊNCIA. TEMPOS ATRÁS O CALEARO DO CIRAM DISSE QUE A MÉDIA ERA DE 2 /ANO.... AÍ É BRABO!!1 COM CERTEZA VÃO AFIRMAR QUE O AUMENTO É DEVIDO AO AQUECIMENTO GLOBAL (QUANDO NA REALIDADE É A FALTA DE USAR AQUELA PEÇA ENTRE OS OMBROS...)

 

É Ronaldo, tem tudo isso..., agora, concordo plenamente com você!

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigada amigos!

 

Bom, essa que aí vai é bem interessante, tornei-a panorâmica para vocês observarem a nuvem e o contexto, olhem bem no canto esquerdo... Alguém arrisca a opinar..., foi sábado, chegando a Florianópolis, havia TCUs, como mostram as imagens, ventava bastante e o calor era forte. Ao longo da tarde teve pancadas onde eu estava, Praia Mole, no fim de tarde desse dia explodiu uma forte tempestade.

 

torn4001ss.th.jpg

 

Bela foto!

 

Só para informação geográfica o morro que vocês observam ao centro é o Morro do Ribeirão, o ponto mais alto da Ilha de Santa Catarina. Já a cadeia de montanhas à direita é a famosa Serra do Tabuleiro. Com montanhas de até 1270m de onde pôde ser avistado o topo branco nos fortes eventos de neve em 1957 e 1984. E de onde a Jaqueline tirou esta bela foto é bem no centro de Florianópolis. Imaginem que realização para mim isto ocorrer novamente?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.