Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Inverno 2006: Tragédia Anunciada


Delcio
 Share

Recommended Posts

Quase ninguém deu crédito ao que o IRI e demais modelos climáticos estavam projetando para o nosso outono-inverno/2006. Recomendo uma refrescada na memória relendo o tópico aberto em março passado: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?p=22048&highlight=iri#22048 e, depois, façam suas considerações.

Muito ruim este IRI ! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Quase ninguém deu crédito ao que o IRI e demais modelos climáticos estavam projetando para o nosso outono-inverno/2006. Recomendo uma refrescada na memória relendo o tópico aberto em março passado: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?p=22048&highlight=iri#22048 e, depois, façam suas considerações.

Muito ruim este IRI ! :evil:

 

O Zé Vicente é acionista maior do IRI. :lol:

Eu diria que ao menos desta vez o IRI acertou. E muito.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Quase ninguém deu crédito ao que o IRI e demais modelos climáticos estavam projetando para o nosso outono-inverno/2006. Recomendo uma refrescada na memória relendo o tópico aberto em março passado: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?p=22048&highlight=iri#22048 e, depois, façam suas considerações.

Muito ruim este IRI ! :evil:

 

O Zé Vicente é acionista maior do IRI. :lol:

Eu diria que ao menos desta vez o IRI acertou. E muito.

 

Sds.,

 

Não só o Zé Vicente, mas o Tucci também, que, aliás, é o acionista majoritário.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

O drama dos previsores climáticos deve ser maior do que os do tempo. Às vezes o número de modelos disponíveis é mais ou menos o mesmo que os do tempo porém a repetição para os do tempo é numa frequência diária. O feedback é bem mais rápido. Hoje essa conversa de ensemble é uma praga que se alastrou pelos principais centros de previsão do mundo inteiro. É só dar uma sapeada pelos artigos técnicos dos últimos congressos e o ensemble está lá!!! No centro de previsão de furacões: Tá lá os agrupamentos... Sacar um modelo climático que mais se ajusta à nossa realidade é uma tarefa árdua!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Eu diria que enquanto que na previsão do tempo o feedback é rápido, na previsão climática ele muitas vezes se perde.

Link to comment
Share on other sites

vamos fazer de conta q teve frio em 2006

:D

 

então eu farei de contas que não peguei -6,6ºC em são joaquim, a 4º menor temperatura da estória...

 

nem da neve que pegamos no morro das torres, e que as 10h, em urupema, estava -0,9°C.

 

de fato, devemos fazer de contas que o frio não deu as caras em 2006.

 

:roll:

Link to comment
Share on other sites

vamos fazer de conta q teve frio em 2006

:D

 

então eu farei de contas que não peguei -6,6ºC em são joaquim, a 4º menor temperatura da estória...

 

nem da neve que pegamos no morro das torres, e que as 10h, em urupema, estava -0,9°C.

 

de fato, devemos fazer de contas que o frio não deu as caras em 2006.

 

:roll:

 

Falamos do Brasil, não do Brazil.

Link to comment
Share on other sites

A droga é que nesse inverno quase só teve baixos...

 

Eu diria que SÓ teve BAIXOS. Afinal o frio ocorreu em Maio... apenas.

 

Sds.,

 

É, tirando maio e esta forte MP do final de julho... só baixos!

 

E que nem pegou a maior parte do Paraná. Que se dizer do Brasil acima dele...

 

Sds.,

 

Bom e eu gostaria de dizer que se alguem quiser eu aposto pra prazos mais longos e montantes mais altos!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

A droga é que nesse inverno quase só teve baixos...

 

Eu diria que SÓ teve BAIXOS. Afinal o frio ocorreu em Maio... apenas.

 

Sds.,

 

É, tirando maio e esta forte MP do final de julho... só baixos!

 

E que nem pegou a maior parte do Paraná. Que se dizer do Brasil acima dele...

 

Sds.,

 

Bom e eu gostaria de dizer que se alguem quiser eu aposto pra prazos mais longos e montantes mais altos!!!!!!!!!!

 

E aquela de SJ, levou ou não levou? Conseguiu convencer os caras? hehe

 

Na próxima avisa que tô dentro! :twisted: :roll:

Link to comment
Share on other sites

 

então eu farei de contas que não peguei -6,6ºC em são joaquim, a 4º menor temperatura da estória...

 

nem da neve que pegamos no morro das torres, e que as 10h, em urupema, estava -0,9°C.

 

de fato, devemos fazer de contas que o frio não deu as caras em 2006.

 

:roll:

 

 

Shimutz, com todo respeito amigo, mas se nosso inverno se resume a quatro dias de frio intenso em São Joaquim, então estamos perdidos mesmo!!!

 

Shimutz, esse frio que vc presenciou lá ocorreu em 99 umas quatro vezes; e uma foi em abril!!!Isso que 99, não foi um inverno dos mais frios, como o Ronaldo postou a alguns dias!!! Em Curitiba foi somente um ano normal!!!

 

Shimutz, esse frio que você pegou em São Joaca no final de julho, com neve no morro das Torres nem seria notícia no início dos anos 90, quando de 88 a 96 houve várias nevascas generalisadas nas Serras gaúchas e Catarinense!!!

 

Nesse período nevou forte quase todo ano!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A droga é que nesse inverno quase só teve baixos...

 

Eu diria que SÓ teve BAIXOS. Afinal o frio ocorreu em Maio... apenas.

 

Sds.,

 

É, tirando maio e esta forte MP do final de julho... só baixos!

 

E que nem pegou a maior parte do Paraná. Que se dizer do Brasil acima dele...

 

Sds.,

Bom e eu gostaria de dizer que se alguem quiser eu aposto pra prazos mais longos e montantes mais altos!!!!!!!!!!

 

E aquela de SJ, levou ou não levou? Conseguiu convencer os caras? hehe

 

Na próxima avisa que tô dentro! :twisted: :roll:

 

Claro que sim! A Palavra vale mais que dinheiro! Ganhei R$ 300,00 por causa da neve de meia hora de Sao Joaquim. E olha que minha contraparte aqui ligou pra prefeitura de SJ pra confirmar o evento!

Link to comment
Share on other sites

 

Shimutz, com todo respeito amigo, mas se nosso inverno se resume a quatro dias de frio intenso em São Joaquim, então estamos perdidos mesmo!!!

 

Shimutz, esse frio que vc presenciou lá ocorreu em 99 umas quatro vezes; e uma foi em abril!!!Isso que 99, não foi um inverno dos mais frios, como o Ronaldo postou a alguns dias!!! Em Curitiba foi somente um ano normal!!!

 

Shimutz, esse frio que você pegou em São Joaca no final de julho, com neve no morro das Torres nem seria notícia no início dos anos 90, quando de 88 a 96 houve várias nevascas generalisadas nas Serras gaúchas e Catarinense!!!

 

Nesse período nevou forte quase todo ano!!!

 

Sds.

 

silvio, o inverno não acabou ainda.

 

sílvio, basear-se comparando anos frios não dá, né? :wink:

 

sílvio, contestei, harmoniosamente, a observação do lucas, que disse:

 

"vamos fazer de contas que teve frio em 2006". algum momento referimos ao inverno?

 

você ainda sim não discorda dele? não acha que tivemos frio em 2006, mesmo que se não comparmos aos invernos gelados de alguns anos atrás?

 

sílvio, eu estou dizendo e insistindo que em 2006 tivemos frio. e de congelar paisagem.

 

silvio, contestei o fato de o lucas afirmar algo que não é verdade. mas se em cascavel, maringá, rio claro, santarém, fortaleza não fizeram o mesmo frio, ainda sim, tivemos frio em 2006.

 

entendeu, meu amigo?

 

abração

Link to comment
Share on other sites

vamos excluir são joaquim e parte do Rio Grande do Sul e fazer de conta que teve frio em 2006

 

 

Pior que é!Rio Grande do Sul e Santa Catarina são 2 contra 25!!Tá certo que em algumas areas do Norte e Nordeste é impossivel fazer frio,mas pra falarmos que tivemos algo relevante este ano num todo(não se baseando em apenas 2 estados!)Mas se fosse algo relevante mesmo o frio teria pego pra valer o Paraná(e não menos de 20% dele) e o Sudeste(principalmente São Paulo!) Que fez frio,fez,mas um frio comum, que faz todo ano.Se querem saber,São Paulo e Rio de Janeiro,por exemplo tiveram até no podre 2005 massas polares mais frias!!As duas cidades estão seguindo o inverno com as maiores mínimas absolutas anuais de todos os tempos!10,1°C em São Paulo e 12,2°C no Rio(milagroso Alto da Boa Vista,pois a Praça Mauá,no Centro-que reflete boa parte da cidade-tem mínima do ano de 15,6°C!!)Maio foi frio...novamente só nos 2 estados:RS e SC.Do Paraná pra cima,um Maio abaixo da média.Mas nada excepcional.Frio fraco,monotomo...

Link to comment
Share on other sites

em algumas areas do Norte e Nordeste é impossivel fazer frio

 

valeu breno. bem lembrado. e saber que na BA chegou a 6ºC. quase um recorde histórico.

 

acresça, lucas, na exceção, ao lado de SJ e o RS, as serras da BA e do PE. em união da vitória, não havia como fazer de conta que não estava frio. até a esposa do ademar, que vive em cruzeiro, quase morre de frio na BA... 8)

 

e também na mantiqueira, com temperaturas negativas este ano.

 

enfim, vamos engrossar a lista das exceções de frio. mas cuidado pra não se tornar regra... :wink:

 

att.

Link to comment
Share on other sites

em ALGUMAS areas do Nordeste e Norte é impossivel fazer frio.

O frio da Serra da Mantiqueira sequer depende de massas de ar frio,o resfriamento noturno basta....Ou então sempre teriamos um inverno fantastico,vide Agulhas Negras,he he he!!

Então,a lista:Serras catarinenenses,RS,serras baianas e pernambucanas...e o que mais?E Paraná,São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo,Minas Gerais,Goias,Brasilia,Mato Grosso do Sul,Mato Grosso,Acre,Rondonia....hehehe

Link to comment
Share on other sites

O Sudoeste do Amazonas também pode entrar nessa lista.

 

sdçs.. 8)

 

 

Dos que não tiveram inverno,né?

 

Não, que recebe massa polar. Por que inverno, Acre, Mato Grosso e Rondônia também não tem. Só friagem.

 

sdçs..

 

vamos esquecer que no Sul também é friagem ee fazer de conta que teve frio em 2006

Link to comment
Share on other sites

O Sudoeste do Amazonas também pode entrar nessa lista.

 

sdçs.. 8)

 

 

Dos que não tiveram inverno,né?

 

Não, que recebe massa polar. Por que inverno, Acre, Mato Grosso e Rondônia também não tem. Só friagem.

 

sdçs..

 

vamos esquecer que no Sul também é friagem ee fazer de conta que teve frio em 2006

 

Exatamente!!!

Varios dias acima de 20°C em pleno inverno não é FRIO!!! é por isso que digo, Moro num pais tropical. he he he

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

 

Exatamente!!!

Varios dias acima de 20°C em pleno inverno não é FRIO!!! é por isso que digo, Moro num pais tropical. he he he

 

Abraços,

 

Ronald, com todo o respeito, tu moras em um país (região) tropical. Eu, graças a Deus não! ;)

Abraços.

 

Nem eu! :lol:

 

Muito embora tenha por aqui um dos climas mais malucos do país, justamente por ser uma área transicional...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

em ALGUMAS areas do Nordeste e Norte é impossivel fazer frio.

O frio da Serra da Mantiqueira sequer depende de massas de ar frio,o resfriamento noturno basta....Ou então sempre teriamos um inverno fantastico,vide Agulhas Negras,he he he!!

Então,a lista:Serras catarinenenses,RS,serras baianas e pernambucanas...e o que mais?E Paraná,São Paulo,Rio de Janeiro,Espirito Santo,Minas Gerais,Goias,Brasilia,Mato Grosso do Sul,Mato Grosso,Acre,Rondonia....hehehe

 

sim, brenno eu li direito. dispenso as maíuculas. :wink:

 

é que você me fez pensar nas áreas que fizeram frio em 2006 na região nordeste.

 

mas acha mesmo que o frio na mantiqueira não depende de ar frio? :shock:

 

ainda bem que não, pois é comum no verão ver CJ com mínimas de inverno.

:lol:

Link to comment
Share on other sites

6º em um ou dois dias, por uns 60 minutos é frio?

dá pra chamar de inverno?

 

orra, meu. decida: ou não tivemos frio ou não tivemos inverno.

 

concordo que não estamos tendo inverno, mas frio, não dá pra concordar. tivemos recordes de temperaturas em alguns municípios...

 

lucas, você tá sem tevê em casa? :lol:

 

caramba, como não fazer de conta que quase geou na BAHIA?

 

é dose, hem...

 

abrçaos

Link to comment
Share on other sites

6º em um ou dois dias, por uns 60 minutos é frio?

dá pra chamar de inverno?

 

orra, meu. decida: ou não tivemos frio ou não tivemos inverno.

 

concordo que não estamos tendo inverno, mas frio, não dá pra concordar. tivemos recordes de temperaturas em alguns municípios...

 

lucas, você tá sem tevê em casa? :lol:

 

caramba, como não fazer de conta que quase geou na BAHIA?

 

é dose, hem...

 

abrçaos

 

Ah... é! A Bahia teve inverno! O Paraná não...

Link to comment
Share on other sites

 

Exatamente!!!

Varios dias acima de 20°C em pleno inverno não é FRIO!!! é por isso que digo, Moro num pais tropical. he he he

 

Abraços,

 

Ronald, com todo o respeito, tu moras em um país (região) tropical. Eu, graças a Deus não! ;)

Abraços.

 

Nem eu! :lol:

 

Muito embora tenha por aqui um dos climas mais malucos do país, justamente por ser uma área transicional...

 

Sds.,

 

muito menos eu, pois curitiba embora esteja num hiperaquecimento há semanas, as frondosas (ops, não posso usar estes termos, pois alguns não vão entender, ou fingirão não entender), grandes araucárias nativas provam que aqui é subtropical, e com verão brando. :D

 

carlitos, acho que a musica deveria ser assim:

 

"moro, num país, tropical e subtropical,

abençoado por deeeeus,

e bonito..."

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

E o Rio de Janeiro também não...E São Paulo...E Mato Grosso do Sul...E Minas...E Mato Grosso...E Rondonia...E Goias...E Brasilia...E Acre...e Sul/Sudoeste do Amazonas...

 

E quem teve?

Rio Grande do Sul(adorei no outro topico o Rio Grande,Rio Grande do Sul,Rio Grande do Sul,Rio Grande do Sul,... do Luiz!)Santa Catarina...E a Bahia! :lol:

Link to comment
Share on other sites

E o Rio de Janeiro também não...E São Paulo...E Mato Grosso do Sul...E Minas...E Mato Grosso...E Rondonia...E Goias...E Brasilia...E Acre...e Sul/Sudoeste do Amazonas...

 

E QUEM TEVE?

Rio Grande do Sul(adorei no outro topico o Rio Grande,Rio Grande do Sul,Rio Grande do Sul,Rio Grande do Sul,... do Luiz!)Santa Catarina...E a Bahia! :lol:

Link to comment
Share on other sites

Realmente Shimutz. Na verdade eu não sei o que é frio. Nunca vi neve e muitíssimo menos geadas na minha cidade. O mais engraçado é que cultivamos trigo por aqui, típica cultura de inverno e conseguimos enganar todas as plantinhas que nascem. Bobinhas, produzem que é uma beleza.

Sds.

 

ora, esses trigais aí, meu amigo, são de plástico, como alguns vasos de flores...

 

ah, isso sem falar das horas de frio que estas culturas de plástico já se beneficiaram.

 

puxa, nunca o plástico foi tão usado na agricultura...

 

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.