Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Porto Alegre :


Filipe
 Share

Recommended Posts

Belas fotos, Carlos.

Porto Alegre é realmente uma cidade muito bonita e charmosa.

Será que alguém não teria fotos de POA nas quatro estações, para que possamos ver como fica a vegetação ao longo do ano.

Estive em POA duas vezes, em junho do ano passado, e vi que algumas árvores, sobretudo plátanos, sentem os efeitos da latitude.

 

Saudações.

Link to comment
Share on other sites

Dizem que o lar da gente é aquele local cujas imagens, cheiros e ambiente de um modo geral são familiares. Porto Alegre é o local onde tenho essas sensações. Nem no interior do RS eu sinto isso. Percebi claramente isso quando morei em BSB. Cada vez que voltava para POA para passar um fds me trazia a sensação de estar em casa, muito mais daquela que tinha no meu apartamento, rua e ambiente de trabalho em Brasília.

 

Carlos, as primeiras fotos são todas do Centro da cidade. Perto daquelas ruas ali que trabalho.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, agradeça ao verdão de Maringá!! Todo esse verdade certamente tem impacto (agradável) no clima da tua cidade! Já vi as fotos daí e concluo que, proporcionalmente, Maringá tem bem mais verdade do que POA!!

 

Dizem que o lar da gente é aquele local cujas imagens, cheiros e ambiente de um modo geral são familiares. Porto Alegre é o local onde tenho essas sensações.

Puxa vida! Sinto exatamente o mesmo!! É como se a cidade fizesse parte de mim ou da minha identidade.

 

Abraços conterrâneos!!

Link to comment
Share on other sites

As ultimas fotos parecem bastante com bairros arborizados da ZS aqui em São Paulo como Vila Nova Conceição, proximo ao Parque do Ibirapuera

 

Ruas arborizadas são algo típico daqui. POA tem 1,5 milhão de árvores, uma para cada habitante. Há ruas que são verdadeiros túneis verdes.

 

Numa pequena rua lateral do meu prédio, existiam 5 árvores quando eu me mudei para cá (que sombreavam toda a rua), poucos meses depois da mudança mataram uma das árvores que ficava na entrada da rua, passou mais um ano e alguns meses e mataram mais 3, hoje só tem uma (a do final da rua), árvore aqui é "inimigo público número 1", tá sujando o carro mata, tá atrapalhando a visão do letreiro da loja mata, tá bloqueando a vista mata... mas se muitos não valorizam nem a vida humana não dá para esperar que valorizem a de uma árvore.

 

Ah sim, bonitas fotos, já pernoitei 4 vezes num hotel ao lado do aero na POA (no caminho e na volta da serra) mas não dei sequer uma escapada para conhecer a cidade. :oops:

Link to comment
Share on other sites

Loepa, nas minhas andanças por este Brasil afora (e não foram poucas), a maior parte das pessoas que conheci e que já vieram à POA tinham essa mesma experiência que vc ou, então, tinham pernoitado nos hotéis ao lado da rodoviária. O Shimutz é um outro exemplo! Curiosamente esse eixo Aero-Rodoviária pela avenida Farrapos é, talvez, a zona mais feia da cidade. É a conhecida "zona" do município. É cheio de prostitutas e casas de prostituição (de renome internacional, inclusive!).

Link to comment
Share on other sites

Perdoem-me desviar o assunto do tópico, mas achei isto:

 

http://3.bp.blogspot.com/_bsUzBA2sj9o/SDAs72apz1I/AAAAAAAABuw/ePD7eof1yrk/s1600-h/Torre1.png

 

Querem construir este mirante no ponto mais alto da cidade (está a uns 600-620 m, não muito longe daqui de casa...)!

 

Sobre o verde... olhando mais de perto:

 

http://4.bp.blogspot.com/_bsUzBA2sj9o/SCWceaWPr_I/AAAAAAAABsM/E_FUdRR-tK8/s1600-h/arvores.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tem cerrado aí em Maringá, Luiz?

 

A segunda foto é um túnel verde. Aqui em POA há umas dez ruas assim. Eu, particularmente, já acho um exageiro. O excesso de árvores acaba trazendo muitos problemas para o esgoto, calçamento e rede elétrica. Nem 8, nem 80.

 

Cerrado? A vegetação original daqui era mata atlântica. Em Maringá um número grande de ruas é como aquela acima. Tanto que a iluminação pública de toda a cidade é adaptada para esta situação.

Link to comment
Share on other sites

Curiosamente esse eixo Aero-Rodoviária pela avenida Farrapos é, talvez, a zona mais feia da cidade.

 

Nem se preocupe, quem vem de SP pela Dutra ou vai do Galeão para a região central e zona sul da cidade Rio atravessa algumas das "áreas urbanas" mais feias que o ser humano ousou criar... e ainda tem um canal fétido para compor a paisagem. Até algum tempo atrás eu passava todo dia pela Linha Vermelha e as vezes via, entre outras coisas, gente se banhando em rios de esgoto e criações de porcos em barracos precários sobre o canal imundo.

Link to comment
Share on other sites

Curiosamente esse eixo Aero-Rodoviária pela avenida Farrapos é, talvez, a zona mais feia da cidade.

 

Nem se preocupe, quem vem de SP pela Dutra ou vai do Galeão para a região central e zona sul da cidade Rio atravessa algumas das "áreas urbanas" mais feias que o ser humano ousou criar... e ainda tem um canal fétido para compor a paisagem. Até algum tempo atrás eu passava todo dia pela Linha Vermelha e as vezes via, entre outras coisas, gente se banhando em rios de esgoto e criações de porcos em barracos precários sobre o canal imundo.

 

:shock:

Link to comment
Share on other sites

Realmente, a região da Av. FArrapos, por onde se entra na cidade de Porto Alegre via aeroporto, é muito feia. Já foi uma região familiar há muito tempo. Hoje, está jogada ao esquecimento. Durante à noite fica tomado de travestis e prostitutas. Há prostíbulos ao longo da AV. O curioso, é que se pegarmos a Av Felix da Cunha, por exemplo, e subir através dela, daremos lá no Moinhos de Vento onde já muda totalmente para melhor. A zona Sul também é bela. Há bairros belos. Como toda a cidade, tem seus contrastes.

Tenho amigos que somente conhecerem estas ruas, pois as empresas para as quais trabalhavam faziam reuniões de um dia e depois voltavam para suas cidades. Então, recolheram uma idéia equivocada de Porto Alegre. Uma cidade que é ao mesmo tempo provincial e capital. É o mesmo que ir à SP e ficar na estação Carandiru do metrô. Eu já tive esta experiencia em SP. Fiquei num hotelzinho chumbrega por ali. Pois, estava numa feira no Anhembi. Realmente, é horroroso aquilo ali. Porém, há Pinheiros, Moema, Morumbi e por aí afora.

Link to comment
Share on other sites

canal imundo.

 

Último off topic: o tal canal é o Canal do Cunha, e tem até um morador ilustre (que construiu uma casa flutuante e já deu entrevista ao Jô Soares)

 

Mais sobre ele nos endereços abaixo:

 

http://www.vassourapet.com.br/noticias.php?noticia=6&titulo='Luis%20e%20a%20ilha%20de%20lixo'

 

 

 

A casa é mais "luxuosa" da região

Link to comment
Share on other sites

Numa pequena rua lateral do meu prédio, existiam 5 árvores quando eu me mudei para cá (que sombreavam toda a rua), poucos meses depois da mudança mataram uma das árvores que ficava na entrada da rua, passou mais um ano e alguns meses e mataram mais 3, hoje só tem uma (a do final da rua), árvore aqui é "inimigo público número 1", tá sujando o carro mata, tá atrapalhando a visão do letreiro da loja mata, tá bloqueando a vista mata... mas se muitos não valorizam nem a vida humana não dá para esperar que valorizem a de uma árvore.

 

Ah sim, bonitas fotos, já pernoitei 4 vezes num hotel ao lado do aero na POA (no caminho e na volta da serra) mas não dei sequer uma escapada para conhecer a cidade. :oops:

Poxa, logo o Rio de Janeiro?? O Rio não só é geograficamente mesclado com a mata como climaticamente precisa da mata!! Tudo o que o Rio tem de ter nos dias quentes é vegetação, com o intuito óbvio de amenizar a ilha de calor. Se o Rio já torra com 40° ou mais pelo efeito de retenção do calor na combinação da Baía da Guanabara + Serra do Mar, a situação fica ainda pior com as porções muito urbanizadas.

 

Dou graças a Deus que POA tem bairros bem verdes e algumas áreas verdes extensas. Aqui é um horror do verão. Se não tivesse verde seria ainda pior. Vamos ver o que as estações do Metroclima irão nos mostrar nos calorões do verão. Estou curioso para ver o Moinhos e a Sertório com a Zona Sul.

 

Abraços verde-climáticos!

Link to comment
Share on other sites

Huhuhuhu! Que maravilha!!! :D:D

 

Arquitetonicamente Maringá, como muitas outras cidades médias do interior do Centro-Sul, tem essa mania de construir torres retilíneas e coloridas. Esteticamente a coloração e o aspecto comum entre os edifícios deixa o ambiente até bonito, mas arquitetonicamente creio que estão demolindo com o país (aqui em POA têm surgido muitos edifícios "caixa de sapatos" nos últimos 8/10 anos).

 

Mas esse verde chega a dar gosto de ver.

 

Abraços esverdeados!

Link to comment
Share on other sites

Lindas fotos desse saudoso Porto Alegre. Mas não pode esquecer de duas coisas... A Catedral Metropolitana e o céu da cidade...

 

A magia que o céu faz sobre ela, quase que uma oração sem palavras.

dsc04078u.th.jpg

 

O aveludado do céu de outono (coisa que só vejo em PoA.

dsc06580.th.jpg

 

O espetacular fim de tarde, com matizes inesquecíveis para quem visita a cidade...

dsc07007x.th.jpg

 

dsc06983r.th.jpg

 

Um luar brilhante

73064494.th.jpg

 

E, um segredinho... Foi onde Renoir aprendeu a pintar...

pordesol.th.jpg

 

Só não volto para lá defiitivamente pelos assaltos..., mas sempre que posso estou na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.