Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Condições do Tempo em Março


Marcos
 Share

Recommended Posts

O Global do CPTEC também mosta um queda consistente, porém dentro dos "padrões conservadores" do modelo.

Março é geralmente marcado pelo frio ao final do mês. Todos os meses de março que tenho registrados (apenas não tenho o material de 2005 aqui), mostram o pico de frio nos últimos dias do mês.

 

Na seqüência, as mínima de cada mês de março e seu respectivo dia:

 

1996 - 16° (25/3)

1997 - 14,5° (25/3)

1998 - 13,9° (26/3)

1999 - 17,5° (31/3)

2000 - 12,5° (29/3)

2001 - 17,4° (28/3)

2002 - 19,7° (22/3)

2003 - 14,8° (23/3)

2004 - 16,9° (4/3)

 

A única excessão na lista é o ano de 2004, sendo que houve um seqüência de noites agradáveis entre os dias 20 e 26, sempre oscilando entre 17° e 18°.

O ano de 2002 foi o único que não teve qualquer queda de temperatura. Nos últimos dias do mês, abateu-se uma onda de calor por sobre todo o Sul, com máximas de 34,2° aqui em casa, 38° em Torres e Paranaguá e 35°/36° em todo o litoral catarinense. Já no dia 2/4/2002, a mínima bateu 11,9°. 8)

Link to comment
Share on other sites

O Rio Grande do Sul viveu duas realidades completamente diferentes neste final de semana e a tendência é o quadro se repetir ao longo da semana. Nas últimas 48 horas, o sul gaúcho teve baixos volumes de chuva com acumulados que não ultrapassaram 30 milímetros na maioria das localidades. Em um grande número de municípios a precipitação não somou mais que 10 milímetros, o que sequer ameniza a estiagem severa que afeta a região. Por outro lado, o que faltou no sul teve em excesso na metade norte do estado. Diversas localidades do norte gaúcho registraram chuva forte durante este final de semana com acumulados de 100 a 150 milímetros em pontos localizados, caso da região de Cruz Alta. Mesmo assim, as precipitações abundantes não foram generalizadas. Localidades do Alto Uruguai e das Missões que enfrentam racionamento de água ou prejuízos com a estiagem tiveram acumulados pluviométricos muito baixos.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana prevê a continuidade do tempo instável na metade norte gaúcha no decorrer da semana com novos episódios de chuva forte a ocasionalmente torrencial. Aos 100/150 milímetros que já caíram, podem ser somados mais 100 milímetros em pontos localizados, tornando a precipitação de apenas dez dias absolutamente excessiva com volumes de 200 a 300 milímetros em regiões como a de Cruz Alta. O mapa da chuva a partir do modelo norte-americano (imagem acima à esquerda) mostra a possibilidade de acumulados de 100 a 150 milímetros entre hoje e o próximo sábado na metade norte do estado. Enquanto isso, no sul gaúcho, as precipitações esperadas para esta semana não devem ser abundantes e em muitas localidades deve ser inexpressiva. Todos os indicativos são de que pode chover forte na região da fronteira com o Uruguai, muito castigada pela estiagem, apenas em torno dos dias 24 e 25. A região central do estado, que inclui Porto Alegre, estará na zona de transição entre a chuva excessiva do norte e a escassa do sul. Logo, se espera muita nebulosidade durante a semana com períodos de chuva fraca a moderada que ocasionalmente pode ser forte em pontos isolados em alguns momentos.

 

Após o dia 25 se espera o ingresso de uma massa de ar frio e seco que deve firmar o tempo no estado e provocar declínio muito acentuado da temperatura com noites de frio e tardes amenas na última semana do mês. Recém no final do mês ou no começo de abril poderia voltar a chover com caráter mais generalizado no Rio Grande do Sul.

 

Publicado às 16:32 de 19/03/2006

Link to comment
Share on other sites

O Bettega esteve comigo aqui na FAE um pouco mais cedo! Pudemos constatar a grande reviravolta nos modelos para o domingo. A frente fria que iria aliviar o calor foi para o saco!!!! Todos os institutos preveem a continuidade do inferno por mais alguns dias! Acho que teremos novos recordes de calor, mesmo com a SOI estando em valores bem razoáveis e adequados para a "subida" de um friozinho!! Incrível este início de ano......

O pior de tudo é o cheiro de 2005 no ar......

 

Quero ver alguém contestar o aquecimento global se 2006 ficar de novo entre os anos mais quentes da história, he he he!!!! A verdade é que os meses de jan-fev-mar de 2006 já vão terminar como um dos mais quentes, se não os mais quentes da história de muitas cidades do sul do Brasil!!!! Então, começamos "bem", mesmo com Niña!!!!!!!!

 

POIS NA RODADA DAS 12 E 18Z, PODEREMOS TERMINAR COM ANOMALIA NEGATIVA EM MARÇO EM VÁRIOS PONTOS DE SC E RS, PODE TER GEADA APÓS O DIA 27/28.

 

tenho visto que todos os sites baseados no NCEP estão sinalizando uma queda forte para depois do dia 25! O problema é que faltam seis dias ainda! Vamos aguardar e torcer para que a reversão do inferno já comece em março. Ronaldo, estou louco para deixar de ser "o chorão", mas tu tens de convir que os últimos anos não tem colaborado muito, he he he!!

 

Abrçs

Link to comment
Share on other sites

Alguma nova notícia sobre a MP do final de semana?

 

Pelo que vejo, a mínima de março deste ano em POA não deverá ser infeirior a 14oC! Pelo vista a mínima absoluta desta massa não será muito inferior a da anterior, mas deverá causar uma sequencia de dias mais frescos por mais tempo. Estou errado????

 

A principal novidade é que a MP será mais marítima que se pensava há alguns dias atrás. Pela última projeção em 850hpa das 18Z: ao redor de 5C em Chuí, 10C em Porto Alegre e 15C no extremo norte do RS e região de Curitiba. É esperar pela próxima...

Link to comment
Share on other sites

Putz!! É isso que me deixa furioso com a maldição maldita que ficou sobre POA durante essa noite!

Se forem ver os dados da automática do INMET, a temperartura ficou a madugada inteira na casa dos 18°. De repente, "do nada", a temperatura cai de 18,7° para 17,4°, sendo que a mínima foi d 17,3°.! Uma evidência de que o céu limpou... só que essa queda foi entre 6 e 7 h, e a mínima logo em seguida, exatamente no momento em que estava amanhecendo!!! :evil:

A maldição maldita é tão maldita que ainda debocha da gente!!!! :evil:

Tive apenas 18,4°, valor ainda acima da mínima de fevereiro, sendo que essa queda súbita pela abertura do tempo não é tão significativa aqui em casa do que no INMET. Quando isso ocorre, minha mínima distancia-se da oficial.

 

Santana do Livramento bateu 9,6°! 8)

Link to comment
Share on other sites

O amanhecer do domingo foi de temperatura baixa no Rio Grande do Sul. O primeiro gostinho do outono foi conseqüência de uma massa de ar frio que no sábado chegou a provocar temperatura de 1,2 grau na cidade de Tandil na Província de Buenos Aires. A mínima no estado gaúcho neste domingo foi de em Bagé com 9,2 graus. Em Santana do Livramento fez 10 graus, em Encruzilhada do Sul os termômetros indicaram 11,6, em Santa Vitória do Palmar a mínima foi de 11,9 graus e em Bom Jesus 12,4. O meteorologista Eugenio Hackbart da empresa MetSul Meteorologia explica que como havia muita nebulosidade ainda durante a madrugada na metade norte do estado, as menores temperaturas acabaram sendo registradas no sul gaúcho.

 

A MetSul Meteorologia prevê a diminuição do frio no sul do estado nesta segunda-feira com mínimas entre 10 e 12 graus, entretanto a temperatura ao amanhecer estará mais baixa do que no domingo na Grande Porto Alegre com mínimas entre 13 e 15 graus. Na região metropolitana as menores marcas serão observadas nas áreas verdes e de baixada enquanto que nas zonas urbanas os termômetros estarão indicando de 15 a 17 graus no começo da manhã. Sob o domínio da massa de ar seco e frio, a segunda-feira será de muito sol e temperatura agradável à tarde, esperando-se máximas atingindo até 30 graus.

 

Conforme o Diretor-Geral da MetSul Meteorologia, Eugenio Hackbart, o tempo volta a mudar no estado no decorrer da terça-feira com a passagem de uma frente fria de fraca atividade. A nebulosidade aumentará em todas as regiões e deve chover. As precipitações serão pouco expressivas para amenizar o problema da estiagem e vão se concentrar sobretudo na metade norte do estado. “É uma má notícia para o sul gaúcho, onde várias cidades enfrentam uma estiagem pior que a do ano passado”, analisa Hackbart.

 

A nova frente fria, que cruzará o Rio Grande do Sul na terça-feira, antecede um reforço de ar polar que deve resultar em temperaturas ainda mais baixas no Rio Grande do Sul na segunda metade da semana do que as observadas neste final de semana. O prognóstico da MetSul Meteorologia é de mínimas na quinta e na sexta-feira de 10 a 12 graus na Grande Porto Alegre, entre 7 e 9 graus na fronteira com o Uruguai e de 6 a 8 graus na Serra. No Planalto Sul Catarinense, não se descarta até mesmo a possibilidade da primeira formação de geada do outono.

 

Com o reforço do ar frio a partir de quarta-feira o tempo volta a firmar no Sul do Brasil e se mantém ensolarado na segunda metade da semana. A MetSul Meteorologia adverte que a tendência é de agravamento na estiagem, já que nos próximos vinte dias haverá predomínio de dias ensolarados e as precipitações devem ser escassas.

Link to comment
Share on other sites

A frente acabou de passar aqui por Sarandi. E foi significativamente forte. Muita chuva, vento e creio que até possivelmente granizo. Aliás, desconfio que em algumas localidades possam ter ocorrido eventos de tempo severo. :roll:

A chuva continua mas com menos intensidade, porém, deverão ser registrados índices significativos aqui na região.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O ciclone que irá se formar em alto-mar deverá jogar o ar frio até SP, onde a queda de temperatura será bem sentida a partir de 5ª-feira!!

Prevê-se 8° a 850 hpa sobre POA, 6° no S do RS e 4° em Montevidéu, chegando a até 2° a 850 hpa no Rio da Prata!! :shock: Curitiba bate 12° em 850.

Vamos ver se eu atinjo 13° aqui em casa na 5ª-feira pela manhã. 8)

Link to comment
Share on other sites

A frente acabou de passar aqui por Sarandi. E foi significativamente forte. Muita chuva, vento e creio que até possivelmente granizo. Aliás, desconfio que em algumas localidades possam ter ocorrido eventos de tempo severo. :roll:

A chuva continua mas com menos intensidade, porém, deverão ser registrados índices significativos aqui na região.

Sds.

Essa noite choveu uma barbaridade aqui em Curitiba! Chegou a alagar alguns pontos do bairro onde moro, Água Verde. Acompanhado de muito vento, com direito a árvores e postes caídos e queda de energia!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ao que tudo indica é apenas na região de POA que a maldição maldita está atuando!!! :evil:

Gente, eu tinha 18,3° em torno das 21 h, e agora estou em irritantes 17,4!! E, pasmem, tinha 17,2° à meia-noite!!

A pouco comçaram a aparecer cumulus com o teto mais baixo do que os estratus!! A u.r. e a temperatura subiram!

E a prova de nosso tempo encoberto é a queda de temperatura... em Tramandaí, que à 0 h tinha 16,0°!!! Chuí, 12,1° e Rio Grande 12,6°!! Mesmo Floripa já encosta nos 19° e com tempo bom! Não vou baixar dos 16°, isso SE, com o teto baixíssimo que está, eu chegar aos 16°!!

Viva POA! A cidade do não-frio-quando-todo-mundo-está-esfriando!! :evil:

Link to comment
Share on other sites

Ao que tudo indica é apenas na região de POA que a maldição maldita está atuando!!! :evil:

Gente, eu tinha 18,3° em torno das 21 h, e agora estou em irritantes 17,4!! E, pasmem, tinha 17,2° à meia-noite!!

A pouco comçaram a aparecer cumulus com o teto mais baixo do que os estratus!! A u.r. e a temperatura subiram!

E a prova de nosso tempo encoberto é a queda de temperatura... em Tramandaí, que à 0 h tinha 16,0°!!! Chuí, 12,1° e Rio Grande 12,6°!! Mesmo Floripa já encosta nos 19° e com tempo bom! Não vou baixar dos 16°, isso SE, com o teto baixíssimo que está, eu chegar aos 16°!!

Viva POA! A cidade do não-frio-quando-todo-mundo-está-esfriando!! :evil:

 

Nós tambem estmos mal: neste momento, uns 10 % de céu aberto.

21h00: 17,9

2h40: 16,6

Sniiiiiiiiiiiiiif!!! :(

Link to comment
Share on other sites

Acompanhar o frio em Porto Alegre é um exercício de masoquismo.

Perfeito!! Tanto é que, ao que indica a automática do INMET, o tempo abriu aos poucos, em torno das 3 h, e de uma hora para a outra não há uma queda de temperatura de repente! A mínina foi de 14,0°. Se formos ver que Tramandaí deu 14,4°, foi uma vergonha! E foi só aqui que a nebulosidade perdurou até metade da madrugada! :evil:

Porém, há uma vantagem: bati 14,8° e a u.r. tocou em 100%, se bem que essa u.r. se deu também devido ao ingresso de umidade. Se o tempo estivesse limpo, eu teria batido, pelo menos, 13° ou mesmo 12°, já que fazia 18° às 20 h.

 

Santa Maria teve 9,6°! 8)

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

E Uruguaiana em, 10 graus hoje cedo.

Aqui no Paraná a mínima foi de 8,8 em Palmas.

13,4 em Cascavel e 12,2 em Pato Branco!

 

Pois é, nas baixadas ao redor de 9°C.

No máxima até semana que vem o meu abrigo de pratos estará na casa de uma colega, no inteior em uma baixada, segundo ela bem mais frio que aqui. ehhehehe :D

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.