Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

dados das normais climatológicas do sul do brasil


André Shimutz1515095408
 Share

Recommended Posts

Aqui a média de geadas para o periodo 1961/1990 não chega a 70 :lol:

 

Só que, pelo que eu sei Felipe, aí na Europa se considera geada quando a temperatura do ar é igual ou abaixo de zero (pelo menos eu li isso numa discussão da Wikipedia), enquanto aqui no Brasil, considera-se geada quando a temperatura da RELVA é igual ou abaixo de zero.

Mínimas negativas do ar, não devem passar de umas 25 em São Joaquim e de umas 15 em Campos do Jordão.

Eu estou quase certo de que a semelhança no número de geadas de SJ/CJD com Bragança, deve-se a esta disparidade na consideração do que é geada, pois eu acredito que Bragança, até pela latitude, deveria ter o dobro, se as três cidades forem comparadas sob o mesmo critério.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Só que, pelo que eu sei Felipe, aí na Europa se considera geada quando a temperatura do ar é igual ou abaixo de zero (pelo menos eu li isso numa discussão da Wikipedia), enquanto aqui no Brasil, considera-se geada quando a temperatura da RELVA é igual ou abaixo de zero.

Mínimas negativas do ar, não devem passar de umas 25 em São Joaquim e de umas 15 em Campos do Jordão.

Eu estou quase certo de que a semelhança no número de geadas de SJ/CJD com Bragança, deve-se a esta disparidade na consideração do que é geada, pois eu acredito que Bragança, até pela latitude, deveria ter o dobro, se as três cidades forem comparadas sob o mesmo critério.

 

Deve haver uma confusao com o Frost do ingles, na traducao ou no conceito.

Eu acho que a geada e mais observada e estudada em regioes subtropicias, ou de climas medias. Em regioes temperadas e apenas um fenomeno de final de verao, como ja ouvi em um comentario sobre o clima europeu.

Link to comment
Share on other sites

Aqui a média de geadas para o periodo 1961/1990 não chega a 70 :lol:

 

Só que, pelo que eu sei Felipe, aí na Europa se considera geada quando a temperatura do ar é igual ou abaixo de zero (pelo menos eu li isso numa discussão da Wikipedia), enquanto aqui no Brasil, considera-se geada quando a temperatura da RELVA é igual ou abaixo de zero.

Mínimas negativas do ar, não devem passar de umas 25 em São Joaquim e de umas 15 em Campos do Jordão.

Eu estou quase certo de que a semelhança no número de geadas de SJ/CJD com Bragança, deve-se a esta disparidade na consideração do que é geada, pois eu acredito que Bragança, até pela latitude, deveria ter o dobro, se as três cidades forem comparadas sob o mesmo critério.

 

NÃO SEI QUANTO A CIDADE DO FELIPI, MAIS TANTO AQUI QTO EM CAMPOS O FATOR ALTITUDE FAVORECE EM MUITO A OCORRÊNCIA DE GEADA .

 

PRIMEIRO CRITÉRIO É A OBSERVAÇÃO VISUAL, A RELVA É UMA PROVA DE QUE AS CONDIÇÕES FORAM FAVORÁVEIS A GEADA. PODE ANOTAR GEADA SEM A RELVA. VAI PERDER ALGUNS DIAS EM QUE OCORRE A GEADA E DERRETE ANTES DO AMANHECER. POR ISSO UTILIZAM UMA TEMPERATURA X NO ABRIGO PARA DAR OU NÃO A GEADA. NO BRASIL, SE NÃO ME ENGANO É 3ºC NO ABRIGO ( MUITOS TRABALHOS NESTE SENTIDO CHEGARAM A ESTA TEMPERATURA ONDE HÁ CHANCE MUITO ALTA DE GEADA). EM FPOLIS JÁ VÍ GEADA COM 5,2ºC, MAIS É RARÍSSIMO.

 

A RELVA É MUITO ÚTIL NOS CASOS EM QUE A GEADA DERRETE ANTES DO AMANHECER OU É DERRETIDA POR NEVOEIRO, EMBORA EM CTBA NÃO FOI ANOTADO GEADA, APESAR DE TER DADO -3,7ºC NA RELVA, VEIO O NEVOEIRO E DERRETEU ANTES, POIS EM NOSSA REGIÃO É QUASE IMPOSSÍVEL CHEGAR A ESTA RELVA, EM CTBA, COM NEVOEIRO A NOITE TODA, FALTOU BOM SENSO, MAIS DEIXA PARA LÁ.

 

AS DUAS GEADAS QUE OCORRERAM AQUI EM CASA A TEMPERATURA NO ABRIGO FOI 1,2 E 1,9, E A RELVA, NEGATIVA, TANTO QUE TIVE DE RASPAR O GELO. SE FOSSE EM PORTUGAR NÃO SERIA ANOTADA? ACREDITO QUE SERIA ANOTADA, POIS FOI VISTA!.

Link to comment
Share on other sites

Só que, pelo que eu sei Felipe, aí na Europa se considera geada quando a temperatura do ar é igual ou abaixo de zero (pelo menos eu li isso numa discussão da Wikipedia), enquanto aqui no Brasil, considera-se geada quando a temperatura da RELVA é igual ou abaixo de zero.

Mínimas negativas do ar, não devem passar de umas 25 em São Joaquim e de umas 15 em Campos do Jordão.

Eu estou quase certo de que a semelhança no número de geadas de SJ/CJD com Bragança, deve-se a esta disparidade na consideração do que é geada, pois eu acredito que Bragança, até pela latitude, deveria ter o dobro, se as três cidades forem comparadas sob o mesmo critério.

 

Deve haver uma confusao com o Frost do ingles, na traducao ou no conceito.

Eu acho que a geada e mais observada e estudada em regioes subtropicias, ou de climas medias. Em regioes temperadas e apenas um fenomeno de final de verao, como ja ouvi em um comentario sobre o clima europeu.

 

TENS RAZÃO, ATÉ FICA DIFÍCIL DEFINIR EM LOCAIS ONDE HÁ NEVE POR VÁRIOS MESES SOBRE O SOLO. EM REGIÕES MUITO FRIAS, A GEADA ASSUME IMPORTÂNCIA VITAL NO INÍCIO E FINAL.

Link to comment
Share on other sites

Mas a geada não é um exclusivo da temperatura no solo, pode-se simplesmente anotar a geada do ar, não interessando se o chão está cheio de gelo ou não. Normalmente a definição que vejo de geada é a de que esta se dá quando a temperatura do ar é inferior a 0ºC, raro ver referência á temperatura junto á relva. Provavelmente as normas da OMM deixem ao critério de cada organismo/instituto a anotação da geada ao nivel do solo ou no abrigo. Há paises para o qual não faz sentido a temperatura na relva como por exemplo a Russia, Mongólia ou Canadá. Penso que na Europa todos os países devem anotar como geada a temperatura no abrigo para ficarem uniformizados e não haver discrepâncias entre eles na anotação dos dados, tal como no cálculo das médias. Estou a falar dos dados que saiem para o público, internamente deve ser diferente.

 

E nem sempre que existe geada no solo, a vegetação "branqueia", já comprovei isso muitíssimas vezes. Além de que 3ºC no abrigo não assegura de maneira alguma temperatura negativa no solo, principalmente quando há vento.

 

PS: Só como curiosidade, eu saio do meu local de trabalho ás 06h e quase sempre que a minima é inferior a 5ºC e há pouco ou nenhum vento, vejo goticulas de gelo sobre o carro (mas raramente sobre a vegetação rasteira).

Link to comment
Share on other sites

Mas a geada não é um exclusivo da temperatura no solo, pode-se simplesmente anotar a geada do ar, não interessando se o chão está cheio de gelo ou não. Normalmente a definição que vejo de geada é a de que esta se dá quando a temperatura do ar é inferior a 0ºC, raro ver referência á temperatura junto á relva. Provavelmente as normas da OMM deixem ao critério de cada organismo/instituto a anotação da geada ao nivel do solo ou no abrigo. Há paises para o qual não faz sentido a temperatura na relva como por exemplo a Russia, Mongólia ou Canadá. Penso que na Europa todos os países devem anotar como geada a temperatura no abrigo para ficarem uniformizados e não haver discrepâncias entre eles na anotação dos dados, tal como no cálculo das médias. Estou a falar dos dados que saiem para o público, internamente deve ser diferente.

 

E nem sempre que existe geada no solo, a vegetação "branqueia", já comprovei isso muitíssimas vezes. Além de que 3ºC no abrigo não assegura de maneira alguma temperatura negativa no solo, principalmente quando há vento.

 

PS: Só como curiosidade, eu saio do meu local de trabalho ás 06h e quase sempre que a minima é inferior a 5ºC e há pouco ou nenhum vento, vejo goticulas de gelo sobre o carro (mas raramente sobre a vegetação rasteira).

 

JÁ TE DISSE GEADA É UM FENÕMENO E COMO TAL É ANOTADO QUANDO OBSERVADO, IDEPENDENTE DA TEMPERATURA DO ABRIGO. SE ESTÁ 0, 5 OU 10ºC NO ABRIGO SE O OBSERVADOR VÊ O SOLO, GRAMA OU OUTRO OBJETO QQUER COBERTO POR GELO, CLARO QUE COM CÉU CLARO OU QUASE E SEM VENTO OU QUASE, É ANOTADO, OU DEVE SER, COMO GEADA. NÃO EXISTE "GEADA" DE ABRIGO. EXISTE A GEADA NEGRA, QUANDO OCORRE CONGELAMENTO SEM A FORMAÇÃO DE GELO POR DEPÓSITO, OU GEADA DE VENTO.

 

OS CRITÉRIOS DE TAL TERMP. É MAIS PARA SEGURANÇA. POIS EM NEM TODOS LOCAIS HÁ OBSERVADORES, EM ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS DEU 0ºC NÃO TEVE CHUVA E NEM VENTO, PRESSUPÕEM-SE QUE TENHA HAVIDO GEADA.

 

O CLÉO KUM, MET. DO OITAVO DE POA, TEIMA EM DIZER QUE NÃO PODE TER GEADA COM MAIS DE 7/9ºC NO ABRIGO! MAIS DÁ, TANTO QUE JÁ VÍ VÁRIAS VEZES NESTES 15 ANOS DE PLANALTO. SÃO PESSOAS QUE NÃO TIRAM O TRASEIRO DO ESCRITÓRIO. ALGUNS ANOS ATRÁS O OBSERVADOR DAQUI MANDOU NEVE PARA POA, SEDE DO OITAVO, LIGARAM DIZENDO QUE NÃO PODIA NEVAR, POIS A PRESSÃO ERA ALTA DEMAIS...., O OBSERVADOR DISSE "POIS ESTOU VENDO A NEVE CAIR NA MINHA FRENTE".. NÃO FALOU MAIS.... A NATUREZA NÃO TEM A MESMA REGRA QUE NÓS IMPOMOS.

 

POR ISSO QUE DIGO, GEADA OU OUTRO FENÔMENO, TENDO OBSERVADOR TEM QUE ANOTAR. RELVA, TEMP. DE ABRIGO APENAS VÃO DAR MAIS CRÉDITO E SERVIR DE PROVA. É ÓBVIO QUE SE ALGUÉM DIZ QUE DEU GEADA E A MÍNIMA FOI DE 15ºC, FICARÁ DIFÍCIL DE ENGOLIR, A NÃO SER QUE DIGA A ONDE FOI. PODE SER FORA DA ESTAÇÃO, AÍ TAMBÉM TEM CÓDIGO PARA ISTO.

 

É QUE NEM QUANDO DIZEM QUE A NEVE SÓ CAI QUANDO ESTÁ ABAIXO DE ZERO NO LOCAL, JÁ VÍ CAIR NEVE COM 5,5ºC, TENDO CÉU AZUL E TRECHOS COM GRANDES CÚMULOS E SOL, E AÍ? ANOTO OU NÃO! POR ISSO NÃO SE PODE TER REGRAS FIXAS. BOM SENSO. REGRAS QUANDO NÃO HÁ OBSERVADOR, AÍ SÃO VÁLIDAS.

 

EM CASOS DE GEADA BEM FRACA, APARECE MAIS SOBRE PALHA SECA OU SOBRE OBJETOS METÁLICOS EXPOSTOS AO AR LIVRE, DEPOIS SOBRE A VEGETAÇÃO VERDE E POR ÚLTIMO O SOLO NÚ.

Link to comment
Share on other sites

Esta temporada (de Novembro a Março), aqui em casa, registei uns 70 dias em que foi possível observar o fenómeno Geada. Alguns desses dias a temperatura mínima foi superior a zero. Ocorreram também dias com mínima negativa mas sem formação de geada. Foram dias de neve ou de sincelo.

 

TAMBÉM OCORRE ISTO AQUI, ALGUNS DIAS TEM MÍNIMAS NEGATIVAS, AS VEZES MUITO VENTO E NÃO HÁ FORMAÇÃO DE GEADA, SIM O CONGELAMENTO DA UMIDADE PRESENTE NO SOLO.

 

NA AGROMETEOROLOGIA TAMBÉM SE DEFINE COMO DIAS COM DANOS DE GEADA. CHEGOU A 0ºC OU MENOS, MESMO QUE NÃO HAJA DEPOSIÇÃO DE GELO, CONSIDERA-SE COMO UM DIA COM GEADA AGRONÔMICA, OU, QUE PODE CAUSAR ALGUM DANO A QQUER CULTURA SENSÍVEL AO FRIO.

Link to comment
Share on other sites

E NÃO É A ESCOLA DE SAMPA!!

 

Ronaldo, obvio que sei que sua mensagem nao foi prejorativa.

 

Entretanto, espero que a escola seja similar à paulistana/paulista.

 

Sao Paulo é cara, é aspera, concreta, cinza, mas é profissional ao extremo e entrega. E deve ser seguida. Bons exemplos, que deram certo, devem ser seguidos. Ou então contrata um serviço a la Brizola e Garotinho, barato e populista, e que saiu muito mais caro do que se imagina para o Rio (não é critica generalizada ao carioca, e sim a seus ultimos governantes).

 

A proposito, isso vale para avaliar seu serviço aí tambem. Se voce entrega seu trabalho direito, tudo leva crer que sim, pode cobrar mais por isso. Se entregar um serviço meia boca, cobra um preço meia boca, terá um retorno meia boca e será um local meia boca.... no caso de São Joaquim.

 

Concorda comigo?

 

ABraço

Link to comment
Share on other sites

E NÃO É A ESCOLA DE SAMPA!!

 

Ronaldo, obvio que sei que sua mensagem nao foi prejorativa.

 

Entretanto, espero que a escola seja similar à paulistana/paulista.

 

Sao Paulo é cara, é aspera, concreta, cinza, mas é profissional ao extremo e entrega. E deve ser seguida. Bons exemplos, que deram certo, devem ser seguidos. Ou então contrata um serviço a la Brizola e Garotinho, barato e populista, e que saiu muito mais caro do que se imagina para o Rio (não é critica generalizada ao carioca, e sim a seus ultimos governantes).

 

A proposito, isso vale para avaliar seu serviço aí tambem. Se voce entrega seu trabalho direito, tudo leva crer que sim, pode cobrar mais por isso. Se entregar um serviço meia boca, cobra um preço meia boca, terá um retorno meia boca e será um local meia boca.... no caso de São Joaquim.

 

Concorda comigo?

 

ABraço

 

SIM.

 

E JÁ DISSE, ATUALMENTE ESTAMOS MUITO LONGE DO IDEAL, MAIS É QUESTÃO DE TEMPO. A COMEÇAR QUE AO DIVULGAR A PREVISÃO DO TEMPO EM +-30 RÁDIOS/DIA, DE SEGUNDA A SÁBADO, ATINGIMOS UM PÚBLICO POTENCIAL DE +-4 OU MAIS MILHÕES DE PESSOAS, SENDO +-80/100 BOLETINS/DIA FALANDO DE S.JOAQUIM UM POUQINHO, MUITAS PESSOAS ESTÃO CONHECENDO COMO É O NOSSO CLIMA VIA RÁDIO, AS OPÇÕES (SEMPRE QUE DÁ DOU UM TOQUE), ISTO AXILIA EM MUITO A IMAGEM DE S.JOACA E AUMENTA A CURIOSIDADE. SERVIRÁ PARA ATRAIR PESSOAS QUE TENHAM VISÃO A LONGO PRAZO E COMO JÁ FALEI, SERÁ UMA CIDADE MUITO RISCA, APENAS QUESTÃO DE TEMPO.

Link to comment
Share on other sites

O serviço meteorológico inglês estabelece a distinção entre day of air frost e day of ground frost.

 

Em Espanha, o termo helada é também utilizado para referir temperatura igual ou inferior a zero no abrigo (tal como o termo air frost).

 

Em Portugal, nas normais, costuma ser feita a distinção entre geada e dia com temperatura igual ou inferior a zero no abrigo. Sendo geada considerada como um fenómeno meteorológico à semelhança do nevoeiro, neve ou granizo, que só é registado quando observado.

Link to comment
Share on other sites

O serviço meteorológico inglês estabelece a distinção entre day of air frost e day of ground frost.

 

Em Espanha, o termo helada é também utilizado para referir temperatura igual ou inferior a zero no abrigo (tal como o termo air frost).

 

Em Portugal, nas normais, costuma ser feita a distinção entre geada e dia com temperatura igual ou inferior a zero no abrigo. Sendo geada considerada como um fenómeno meteorológico à semelhança do nevoeiro, neve ou granizo, que só é registado quando observado.

 

É O QUE FALEI, GEADA É UM FENÔMENO, COMO A NEVE, CHUVA, ETC.

 

AQUI NO BRASIL ANOTA-SE PELA OBSERVAÇÃO, A RELVA AUXILIA, ESPECIALMENTE QUANDO AMANHECER COM NEVOEIRO OU CHUVA E DEU RELVA NEGATIVA, MAIS É BEM RARO ACONTECER. UTILIZA-SE A RELVA PARA DEFINIR A INTENSIDADE DA GEADA.

Link to comment
Share on other sites

HOJE ACONTECEU ALGO MUITO BOM.

 

ESTAVA INDO PARA EPAGRI, CUSTÓDIO, METEOROLOGÍSTA DO OITAVO DISTRITO/POA, QUANDO VIU O GRAMADO COM GEADA, CHEGOU E PERGUNTOU QUAL A MÍNIMA? PARA O ESPANTO DELE, 6,7 ABRIGO E 0,2ºC NA RELVA...... AGORA ELE ACREDITA QUE POSSA DAR GEADA QDO A ESTAÇÃO DO INMET REGISTRA VALORES DESTE TIPO!, POIS VIU A GEADA! QUE NEM ELE FALOU, POSSO DUVIDAR DOS APARELHOS, MAIS DA GEADA QUE VÍ NÃO!! E PARA ELE SERIA UMA GEADA ATÉ MODERADA!

 

FOI MUITO BOM TER ACONTECIDO ISTO!!

Link to comment
Share on other sites

Está claro que diferentes paises usam diferentes critérios, o que é mau para comparação.

 

NÃO É DIFERENTES CRITÉRIOS, SÃO REGRAS DA OMM. QUE SÃO SEGUIDAS AQUI E QQUER ORGÃO OFICIAL. PODE ANOTAÇOES PRÓPRIAS PARA QQUER FINS. GEADA NO NORTE DOS USA, BOA PARTE DA EUROPA É MAIS IMPORTANTE O INÍCIO E FINAL.

 

GEADA É FENÔMENO, SE OCORRER É ANOTADO EM QQUER LUGAR, INDEPENDENTE DA TEMPERATURA DO ABRIGO. SE ADOTA TEMPERATURA DE XºC PARA QUANDO NÃO HÁ OBSERVADOR. GEADA NO LITORAL E PLANALTO TEM DIFERENÇA NA SUA OCORRÊNCIA. RARÍSSIMAMENTE VERÁS GEADA NO LITORAL COM TEMPERATURA ACIMA DE 5ºC. COMO JÁ DISSE A UM TEMPO ATRÁS, JÁ VÍ GEADA EM FPOLIS COM 5,2ºC, ÚNICA VEZ TAMBÉM. AQUI É NORMAL TER GEADA COM 9/7 OU MENOS NO ABRIGO. ATÉ COM 12ºC JÁ TEVE, AÍ É EXCEPCIONAL. AQUI É MAIS SECO, RESFRIA MUITO MAIS O SOLO, É COMUM TERMOS DE 5 A 8ºC ENTRE O ABRIGO E O SOLO. JÁ TIVEMOS ATÉ 14,2ºC DE DIFERENÇA. POR ISSO EM REGIÕES ALTAS É MAIS FÁCIL TER GEADA COM TEMPERATURAS "ALTAS" NO ABRIGO. SE NÃO ANOTAM "OFICIALMENTE" ESTÃO ERRADOS, POIS É REGRA DA OMM, NÃO É COISA DE TUPINIQUIM OU INVENÇÃO DE COUTINHO.

Link to comment
Share on other sites

HOJE ACONTECEU ALGO MUITO BOM.

 

ESTAVA INDO PARA EPAGRI, CUSTÓDIO, METEOROLOGÍSTA DO OITAVO DISTRITO/POA, QUANDO VIU O GRAMADO COM GEADA, CHEGOU E PERGUNTOU QUAL A MÍNIMA? PARA O ESPANTO DELE, 6,7 ABRIGO E 0,2ºC NA RELVA...... AGORA ELE ACREDITA QUE POSSA DAR GEADA QDO A ESTAÇÃO DO INMET REGISTRA VALORES DESTE TIPO!, POIS VIU A GEADA! QUE NEM ELE FALOU, POSSO DUVIDAR DOS APARELHOS, MAIS DA GEADA QUE VÍ NÃO!! E PARA ELE SERIA UMA GEADA ATÉ MODERADA!

 

FOI MUITO BOM TER ACONTECIDO ISTO!!

 

cacilda, o homem precisou ver o óbvio para constatar o evidente...

 

é como supor que colocar o dedinho na tomada dá choque. :roll:

Link to comment
Share on other sites

HOJE ACONTECEU ALGO MUITO BOM.

 

ESTAVA INDO PARA EPAGRI, CUSTÓDIO, METEOROLOGÍSTA DO OITAVO DISTRITO/POA, QUANDO VIU O GRAMADO COM GEADA, CHEGOU E PERGUNTOU QUAL A MÍNIMA? PARA O ESPANTO DELE, 6,7 ABRIGO E 0,2ºC NA RELVA...... AGORA ELE ACREDITA QUE POSSA DAR GEADA QDO A ESTAÇÃO DO INMET REGISTRA VALORES DESTE TIPO!, POIS VIU A GEADA! QUE NEM ELE FALOU, POSSO DUVIDAR DOS APARELHOS, MAIS DA GEADA QUE VÍ NÃO!! E PARA ELE SERIA UMA GEADA ATÉ MODERADA!

 

FOI MUITO BOM TER ACONTECIDO ISTO!!

 

cacilda, o homem precisou ver o óbvio para constatar o evidente...

 

é como supor que colocar o dedinho na tomada dá choque. :roll:

 

É UM QUE ACHAVA QUE AS REGRAS IMPOSTAS PELA CONVENÇÃO SÃO RESPEITADAS PELA NATUREZA, A PRÁTICA EM TODA A PROFISSÃO É ESSENCIAL...

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem não estou a dizer que inventes longe disso, mas é que eu não me consigo explicar estes dados a não ser devido a diferentes critérios usados:

 

tmeds3ge.png

 

Tmed = média do mês mais frio

Tmin = média das minimas no mês mais frio

DG = dias de geada anual

 

Escolhi algumas cidades espanholas ao acaso, dados retiradas do site oficial do INM.

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem não estou a dizer que inventes longe disso, mas é que eu não me consigo explicar estes dados a não ser devido a diferentes critérios usados:

 

tmeds3ge.png

 

Tmed = média do mês mais frio

Tmin = média das minimas no mês mais frio

DG = dias de geada anual

 

Escolhi algumas cidades espanholas ao acaso, dados retiradas do site oficial do INM.

 

TEM UM OUTRO DETALHE, NESTES LOCAIS O CLIMA É SECO E É POSSÍVEL QUE MESMO QUE A RELVA SEJA NEGATIVA NÃO CHEGA A FORMAR GELO NA SUPERFÍCIE, NÃO CARACTERIZANDO O FENÔMENO GEADA. ISTO JÁ ACONTECEU AQUI, CHEGOU A TER UM POUCO DE GELO, MAIS MUITO POUCO, APESAR DE TER DADO NEGATIVO ATÉ NO ABRIGO, ESTAVA MUITO SECO NAQUELE DIA. EM SAN MARTIN NA ARGENTINA, TAMBÉM JÁ PEGUEI BASTANTE FRIO AO AMANHECER, 3,0 EM OUTUBRO, E NÃO TINHA GEADA, NEM ORVALHO!.

 

ESTE PODE SER OUTRO MOTIVO DESTAS MÉDIAS BAIXAS, ALÉM DA FALHA DE OBSERVAÇÃO, ESPECIALMENTE NA OCORRÊNCIA DE GEADA BEM FRACA.

 

AS MÉDIAS DE GEADA NO BRASIL SÃO SUBESTIMADAS, TEM MAIS DOQUE É ANOTADO "OFICIALMENTE", SÓ NA REGIÃO DE FPOLIS OCORRE EM MÉDIA DE 3 A 5/ANO, E NA MAIORIA DAS VEZES NÃO É ANOTADA NENHUMA. ISTO REFLETE NEGATIVAMENTE NUM ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO.

 

O QUE PARA PAÍSES DA POSIÇÃO GEOGRÁFICA DO BRSIL É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE VOCÊS, PARA VOCÊS É IMPORTANTÍSSIMO A ÉPOCA DAS PRIMEIRAS E ÚLTIMAS.

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem não estou a dizer que inventes longe disso, mas é que eu não me consigo explicar estes dados a não ser devido a diferentes critérios usados:

 

tmeds3ge.png

 

Tmed = média do mês mais frio

Tmin = média das minimas no mês mais frio

DG = dias de geada anual

 

Escolhi algumas cidades espanholas ao acaso, dados retiradas do site oficial do INM.

 

Os dados das estações meteorológicas espanholas indicam o número médio de dias com temperatura igual ou inferior a 0,0ºC e não a média anual de geada fenómeno.

Para comparar São Joaquim com estas estações meteorológicas não se deve utilizar o número de dias de geada mas o número de dias com temperatura igual ou inferior a 0,0ºC no abrigo.

Nas estações meteorológicas espanholas, o dia de helada corresponde a um dia com temperatura igual ou inferior a 0,0ºC no abrigo.

Link to comment
Share on other sites

Um outro exemplo.

Dados da normal 1931-1960.

 

Bragança:

Número médio anual de dias de geada: 77 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 54 dias

 

Braga:

Número médio anual de dias de geada: 29 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 13 dias

 

Pedras Salgadas:

Número médio anual de dias de geada: 89 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 19 dias

 

Com é possível observar, há uma grande diferença entre o número médio anual de dias de geada e o número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo. Normalmente o número de geadas é bastante superior ao de dias com temperatura inferior a zero.

Link to comment
Share on other sites

Certa vez consultei um livro que diferenciava o que o Autor chamava de "noites frias" com "geadas noturnas". As chamadas "noites frias", eram aquelas em que a mínima era igual ou inferior a zero.

Vejam, das cidades aí citadas, a que a média de inverno mais se aproxima da média de inverno de São Joaquim é Córdoba (9,2ºC - a mais quente da lista, heheheh, Europa é Europa mesmo, não tem comparação...), com uma média de 16 Heladas, o que deve ser compatível com a média de mínimas negativas em São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

Um outro exemplo.

Dados da normal 1931-1960.

 

Bragança:

Número médio anual de dias de geada: 77 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 54 dias

 

Braga:

Número médio anual de dias de geada: 29 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 13 dias

 

Pedras Salgadas:

Número médio anual de dias de geada: 89 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 19 dias

 

Com é possível observar, há uma grande diferença entre o número médio anual de dias de geada e o número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo. Normalmente o número de geadas é bastante superior ao de dias com temperatura inferior a zero.

 

O certo é que num pdf com as normais 1961-90 diz lá "...o número anual de dias de geada (Tmin inferior a 0ºC), o número médio de dias no ano com temperatura mínima superior a 20ºC (noites tropicais) e com temperatura máxima acima de 30ºC (dias quentes).", e a seguir apresenta uns mapas.

 

Onde fica as Pedras Salgadas? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Um outro exemplo.

Dados da normal 1931-1960.

 

Bragança:

Número médio anual de dias de geada: 77 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 54 dias

 

Braga:

Número médio anual de dias de geada: 29 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 13 dias

 

Pedras Salgadas:

Número médio anual de dias de geada: 89 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 19 dias

 

Com é possível observar, há uma grande diferença entre o número médio anual de dias de geada e o número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo. Normalmente o número de geadas é bastante superior ao de dias com temperatura inferior a zero.

 

O certo é que num pdf com as normais 1961-90 diz lá "...o número anual de dias de geada (Tmin inferior a 0ºC), o número médio de dias no ano com temperatura mínima superior a 20ºC (noites tropicais) e com temperatura máxima acima de 30ºC (dias quentes).", e a seguir apresenta uns mapas.

 

Onde fica as Pedras Salgadas? :lol:

 

Fica no distrito de Vila Real, entre Chaves e Vila Real.

 

Pedras Salgadas:

Lat: 41º 33' N Long: 7º 36' W Alt: 608m

Link to comment
Share on other sites

O certo é que num pdf com as normais 1961-90 diz lá "...o número anual de dias de geada (Tmin inferior a 0ºC), o número médio de dias no ano com temperatura mínima superior a 20ºC (noites tropicais) e com temperatura máxima acima de 30ºC (dias quentes).", e a seguir apresenta uns mapas.

 

Nesse caso está correcto, já que indicam que o termo geada designa a situação em que a temperatura é inferior a 0,0ºC no abrigo e esses valores podem assim ser comparados com os disponibilizados pelos serviços meteorológicos de vários países que também fornecem esse tipo de dados.

Muito provavelmente utiliza-se o termo geada para facilitar e evitar ter de estar sempre a colocar - dia com temperatura mínima inferior a 0,0ºC no abrigo.

 

Nesse pdf qual é o número de dias de geada em Bragança?

Link to comment
Share on other sites

Um outro exemplo.

Dados da normal 1931-1960.

 

Bragança:

Número médio anual de dias de geada: 77 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 54 dias

 

Braga:

Número médio anual de dias de geada: 29 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 13 dias

 

Pedras Salgadas:

Número médio anual de dias de geada: 89 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 19 dias

 

Com é possível observar, há uma grande diferença entre o número médio anual de dias de geada e o número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo. Normalmente o número de geadas é bastante superior ao de dias com temperatura inferior a zero.

 

bom, depois destes dados, a discussão e as dúvidas sobre critérios de medição e verificação de geada perdem seus objetos... :wink:

Link to comment
Share on other sites

Os dados de Pedras Salgadas não parecem ter muita lógica. As geadas registam-se na sua grande maioria em dias de ceu limpo ou pouco nublado, e estando Pedras Salgadas a 600m mesmo no norte do país, quase todos esses dias deviam ser não só de geada como de minima negativa, tal como acontece em Chaves ou Mirandela que estão a uma altitude bem inferior á de Pedras Salgadas e que por exemplo em meses secos têm médias das minimas negativas. Em Fevereiro de 2005 (mês seco) Chaves teve média das minimas de -2,8ºC e Mirandela de -2,6ºC.

 

Mas se é o que se conta nos registos, pouco ou nada mais se pode dizer. 8)

Link to comment
Share on other sites

Esse valor de Pedras Salgadas pode ter várias explicações ou até pode estar errado.

O elevado número de dias de geada, neste caso o fenómeno, pode ser explicado por condições muito locais, reduzido a uma área de poucos metros ou até ao facto de o observador poder ser mais entusiasta :D e registar todas as ocorrências, mesmo as mais ligeiras, que noutros locais não seriam objecto de registo.

 

Mais exemplos (ainda a normal de 1931-1960).

 

Montalegre (Alt 1005m):

Número médio anual de dias de geada: 56 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 47 dias

 

Penhas Douradas (Alt 1383m):

Número médio anual de dias de geada: 58 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 66 dias

Nesta estação o número de dias com temperatura inferior a 0,0ºC é superior ao número de dias de geada.

 

Guarda (Alt 1019m):

Número médio anual de dias de geada: 58 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 55 dias

Link to comment
Share on other sites

Penhas Douradas (Alt 1383m):

Número médio anual de dias de geada: 58 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 66 dias

Nesta estação o número de dias com temperatura inferior a 0,0ºC é superior ao número de dias de geada.

 

 

natural. como se trata de grande elevação, a nebulosidade, a neve, a neblina e garoa, devem afastar a ocorrência de geadas. mesmo assim soa estranho...

Link to comment
Share on other sites

Penhas Douradas (Alt 1383m):

Número médio anual de dias de geada: 58 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 66 dias

Nesta estação o número de dias com temperatura inferior a 0,0ºC é superior ao número de dias de geada.

 

 

natural. como se trata de grande elevação, a nebulosidade, a neve, a neblina e garoa, devem afastar a ocorrência de geadas. mesmo assim soa estranho...

 

Sim, num dia de céu coberto com ocorrência de sincelo ou neve, a temperatura pode ser inferior a zero e não haver formação de geada. E mesmo com céu limpo, se a temperatura do ponto de orvalho for, por exemplo, -3,5ºC e a temperatura mínima na relva for -2,9ºC também não há formação de geada.

Link to comment
Share on other sites

Penhas Douradas (Alt 1383m):

Número médio anual de dias de geada: 58 dias

Número médio anual de dias com temperatura inferior a 0,0ºC no abrigo: 66 dias

Nesta estação o número de dias com temperatura inferior a 0,0ºC é superior ao número de dias de geada.

 

 

natural. como se trata de grande elevação, a nebulosidade, a neve, a neblina e garoa, devem afastar a ocorrência de geadas. mesmo assim soa estranho...

 

Sim, num dia de céu coberto com ocorrência de sincelo ou neve, a temperatura pode ser inferior a zero e não haver formação de geada. E mesmo com céu limpo, se a temperatura do ponto de orvalho for, por exemplo, -3,5ºC e a temperatura mínima na relva for -2,9ºC também não há formação de geada.

 

ISTO ACONTECE AQUI, JÁTIVE MÍNIMAS NEGATIVAS E NÃO OCORREU GEADA, OU TINHA MUITO VENTO OU ESTAVA NUBLADO, E, MAIS RARAMENTE, MUITO SECO.

Link to comment
Share on other sites

DIAS COM GEADA E NEVE NA REGIÃO DE S.JOAQUIM EM 2006, 28/04/06

 

MARÇO;

 

DIAS/MÍNIMAS/RELVA;

 

30; 6,0°C / 1,2°C. NO CRUZEIRO; 2,7°C/-2,7°C FORA DA CLIMATERRA

 

TOTAL/MÊS; 1 DIAS E DO ANO; 01 DIA

 

ABRIL;

 

DIAS/MÍNIMAS/RELVA;

 

13; 4,0°C / 1,0°C. NO CRUZEIRO; 3,6°C/-2,2°C FORA

 

17; 1,2°C / -3,0°C. NO CRUZEIRO; -0,6°C/-3,7°C CLIMATERRA

 

18; 1,9°C / -1,8°C. NO CRUZEIRO; 0,0°C/-4,7°C CLIMATERRA

 

19; 3,2°C / -1,2°C. NO CRUZEIRO; --°C/-°C CLIMATERRA

 

22; 5,4°C / 1,0°C. NO CRUZEIRO; 0,8°C/-2,5°C CLIMATERRA

 

24; 2,9°C / -0,8°C. NO CRUZEIRO; -°C/-°C CLIMATERRA

 

25; 8,2°C / 2,7°C. NO CRUZEIRO; -C/-1,8°C FORA

 

27; 3,5°C / -1,2°C. NO CRUZEIRO; 3,3°C/-2,8°C CLIMATERRA

 

28; 4,3°C / -0,7°C. NO CRUZEIRO; -°C/-°C CLIMATERRA

 

TOTAL/MÊS; 8 DIAS E NO ANO; 09 DIAS

 

TOTAL DE 2006; 10 DIAS COM GEADA E 00 DIAS COM NEVE, SENDO 0 DIAS COM MÍNIMAS NEGATIVAS NA CLIMATERRA E 01 DIA NO CRUZEIRO.

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte.

 

ESTAMOS APENAS NO COMEÇO.

 

ALGUMAS GEADAS FORAM AMPLAS NA CIDADE E INTENSAS NO INTERIOR.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.