Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo para Cone Sul e Centro-Sul do Brasil


Paulo Roberto A. Bezerra
 Share

Recommended Posts

Fonte: Climatologia Urbana de São Leopoldo

http://www.estiagem.com.br/layouts/noticias_detalhes.asp?IDTexto=649

 

Boletim Especial de Alerta para o Conesul e Centro-Sul do Brasil

 

Risco de temporal hoje e chuva nos próximos dias que pode amenizar muito a estiagem

 

 

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo está alertando para uma seqüência de condições meteorológicas extremas nos países do Prata, Paraguai e nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil neste domingo e nos próximos dias. Estas áreas vão enfrentar intenso calor, fortes temporais, chuva localmente intensa e, ao final, o sul do Rio Grande do Sul ainda pode experimentar frio fora de época após quinze dias de muito calor.

 

 

 

 

 

SEGUNDA-FEIRA (16/01/2006)

 

 

 

Uma frente fria será o grande sistema de interesse e preocupação nesta segunda-feira. O sistema frontal se intensificou muito sobre o Uruguai ainda nas primeiras horas do dia e se desloca para o Rio Grande do Sul. O sol aparece acompanhado de nuvens hoje na maioria das regiões gaúchas e faz muito calor com máximas acima de 35 graus em diversas localidades, mas no decorrer do dia a nebulosidade aumenta e o tempo passa a instável. O avanço do sistema frontal gera uma situação preocupante quanto ao risco de tempo muito severo. Em primeiro lugar, o sistema frontal é acompanhado de uma massa de ar frio que pode ser descrita como forte para esta época do ano e ao se deslocar pelo território gaúcho encontrará ar muito quente, úmido e instável. A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que na passagem desta frente fria durante esta segunda-feira, o Rio Grande do Sul pode enfrentar temporais que em pontos localizados podem ser fortes e até intensos com potencial de trazer danos. O mau tempo atinge a metade sul do estado ainda agora na primeira metade do dia e no decorrer do período alcançará as demais regiões do estado, sobretudo a metade norte que ainda deve registrar muito calor na segunda-feira. Os meteorologistas da Climatologia Urbana de São Leopoldo ressaltam que os temporais terão origem diferente dos últimos dias. Enquanto na semana que passou e durante este final de semana as tempestades que provocaram estragos no interior gaúcho foram típicas de verão, as desta segunda-feira terão como origem a frente fria. E o gradiente (diferença) de temperatura entre a massa de ar quente que antecede a frente e o ar frio e muito seco que acompanha o sistema frontal cria as condições para que alguns temporais possam ser intensos (vento muito forte e granizo até grande) em pontos extremamente localizados. A área de Porto Alegre deve estar atenta para o risco de chuva forte, com possibilidade de provocar alagamentos, a partir do final do final da tarde e especialmente entre a noite de hoje e a próxima madrugada. No restante da Região Sul do Brasil, o calor será ainda muito intenso com temperaturas máximas entre 35 e 40 graus. Pontos isolados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo devem estar atentos ao risco de temporais isolados como conseqüência do forte aquecimento. No norte da Argentina e Paraguai o avanço da frente fria pelo sul e o intenso calor podem determinar a formação de uma forte área de instabilidade.

 

 

 

TERÇA-FEIRA (17/01/2006)

 

 

 

A frente fria perde força ao chegar em Santa Catarina e ao sul do Paraná enquanto que no sul gaúcho, Uruguai e Argentina atua uma massa de ar seco e frio que provoca um declínio muito acentuado da temperatura. No centro-leste da Argentina e no Uruguai podem ser registradas temperaturas até muito baixas para esta época do ano. Em todo o Rio Grande do Sul será notável a diferença de temperatura em relação aos dias anteriores com máximas em torno dos 25 graus na maioria das localidades após dez dias em que as máximas estiveram entre 35 e 40 graus. Entre o centro/ norte do Rio Grande do Sul e o Paraná a nebulosidade será maior e a possibilidade de chuva acentuada, podendo chover forte em pontos isolados. No Mato Grosso do Sul e em São Paulo o dia será muito abafado e de grande desconforto térmico devido à maior presença de umidade no ar, o que deve favorecer a formação mais generalizada de células de tormenta da tarde para a noite.

 

 

 

QUARTA-FEIRA

 

 

 

O sistema frontal fica quase estacionário entre a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, onde provoca muita nebulosidade e chuva que em pontos isolados pode ser forte. O risco de tempo severo permanece, mas em menor grau. As pancadas de chuva ocorrem principalmente da tarde para a noite devido à manutenção do ar quente e úmido ao norte do Rio Grande do Sul. São Paulo e Mato Grosso do Sul terão outro dia muito abafado com chance elevada de temporais de verão da tarde para a noite. No extremo sul gaúcho, alguns dados sinalizam a possibilidade de um amanhecer com temperaturas muito baixas para esta época do ano e que podem chegar a 12 graus na fronteira com o Uruguai, mesma região que desde o começo do ano vem enfrentando temperaturas de 35 a 40 graus. No Uruguai e centro da Argentina, uma massa de ar seco e frio associado a um sistema de alta pressão mantém o tempo firme e mais ameno. Pelas províncias do oeste argentino o ar quente começa a retornar para o sul.

 

 

 

OBSERVAÇÕES

 

 

 

(1) Os volumes de chuva no Sul do Brasil nesta semana podem ser os mais expressivos desde o final de outubro. Na maioria das localidades devem se situar entre 30 e 60 milímetros, mas em alguns pontos podem atingir até 100 milímetros. Na prática, as precipitações terão um efeito EXTRAORDINARIAMENTE BENÉFICO para as lavouras atingidas pela estiagem e para a reposição parcial dos reservatórios destinados ao abastecimento de água. Se a estiagem não chegará a ser totalmente revertida, seus efeitos podem ser muito amenizados em vários locais. A chuva será por demais benéfica para a cultura de soja, mas o milho já apresenta perdas irreversíveis em áreas dos três estados do Sul do Brasil.

 

(2) A tendência é a instabilidade se manter sobre o Sul do Brasil durante toda a semana, uma vez que o ar frio do sul não conseguirá avançar muito e o ar mais seco que cobre o Brasil Central não permitirá o deslocamento muito para o norte da frente fria, fazendo com que o sistema permaneça quase-estacionário sobre o Sul do Brasil.

 

(3) Os mais recentes dados indicam a possibilidade do padrão de instabilidade atmosférica prolongar o período favorável à ocorrência de chuva na última semana de janeiro, de forma que não se descarta que até o final do mês a estiagem possa ser revertida em alguns pontos do Sul do Brasil afetados pela falta de chuvas desde a metade da primavera.

 

 

 

 

 

 

Desenvolvido por

 

Copyright 2006 © Climatologia Urbana São Leopoldo

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades da frente fria já chegaram as cidades do sul e oeste do RS, com chuva e muito vento.

 

Uruguaiana: Chuva e trovoada 23,0ºC - vento Sudeste com rajadas de 52km/h, na hora passada - a máxima havia chegado aos 34ºC, às 11 horas Hora local.

Paso de Los Libres (Argentina, proxima a Uruguaiana): Chuva 23ºC - ventos com rajadas de 67km/h na hora passada

 

Bage: Chuvisco 22,0ºC - vento sul 43km/h na hora passada

 

Santa Maria: Parc. nublado - 37,0ºC - vento noroeste 15km/h - a espera da frente.

 

Porto Alegre: 36ºC, com Torres de Cumulos

 

arg7do.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu peguei esse sistema de frente agora!

Quando saí pra rua olhei para o céu e o sistema estava meio longe. Mas com a visão que eu tenho do meu bairro, parecia um wallcloud. Saí correndo pra pegar a minha digital. Mas estava com as pilhas descarregadas :cry: . E não dava tempo de regarregar. Corri atrás e peguei as pilhas do controle da TV mesmo.Hehehe

Mas estavam fracas. Entaum não consegui tirar fotos detalhadas.

Quando estiverem carregadas eu postarei aqui no fórum.

Link to comment
Share on other sites

Aparantemente a chuva evoluiu um pouco em relação aquele wxsat que postei e está perdendo força. Aqui em POA (bairro Cidade Baixa) nada de grave... talvez na Zona Sul e Norte possa ter havido temporais fortes. Pelo visual choveu forte em Guaíba e provavelmente região de São Leopoldo, Canoas, Esteio, etc... Em Ivoti, chuva forte acompanhada de ventos igualmente fortes, conforme relato de parentes meus por lá... conforme eles, diversas casas destelhadas e o telhado do ginásio ao chão... todos caíram para o mesmo lado... vento forte ou algo pior. Se der vou lá amanhã para ver os estragos. Abaixo, vídeo com a passagem do temporal:

 

http://rapidshare.de/files/11184372/FrenteFria16012006.wmv.html

 

wxsat posterior aquele que enviei antes:

arg8kj.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pelas imagens de satélite parece que boa parte do norte do RS não receberá chuva, a não ser que haja um incremento nas instabilidades. Ao que parece mais um alarme falso dado por mim para o pessoal aqui de casa. :roll:

Sds.

 

Espera amanhã Nadir, aí sim a chuva deve chegar pelas nossas bandas...

 

Abraços

 

ps: adorei tua assinatura!!!!! hehehehehehheh 8)

Link to comment
Share on other sites

Pelas imagens de satélite parece que boa parte do norte do RS não receberá chuva, a não ser que haja um incremento nas instabilidades. Ao que parece mais um alarme falso dado por mim para o pessoal aqui de casa. :roll:

Sds.

 

Tomasini, me parece que a chuva aqui no norte chega somente nesta terça-feira, provavelmente à tarde, se prolongando até quinta-feira. O grosso deve ocorrer na quarta-feira. Vamos ver... :shock:

Link to comment
Share on other sites

INPE reproduz em seu site balanço dos temporais feitos no site da Climatologia Urbana:

 

http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/webpub/noticia.cgi?4463

 

Hilário, reproduziram quase que igualzinho! Estão lendo e aprendendo muito com você Alexandre!

 

QUE É ISSO CAIO! FOI APENAS UMA COINCIDÊNCIA DE LETRAS.....

Link to comment
Share on other sites

A temperatura já caiu significativamente para níveis normais aqui em Passo Fundo, porém, chuva que é bom nada!

O tempo está nublado nesta manhã de terça com uma garoa ultra-fina vez por outra.

A tão prometida chuva pelo jeito não irá vir.

Lamentável!

Sds.

 

Olhando pela janela a visão que se tem é típica de inverno: céu cinzento, garoa fina e vento minuano. Só a temperatura denuncia o verão: 21C.

Quanto à chuva estou confiante para os próximos dias...

Link to comment
Share on other sites

Que bom Nadir!!!!

Aqui após alcançar incríveis 34,4°C, teria batido o recorde de 86 pela terceira vez essa semana hehehhe, veio um belo CB, e a temp. agora é de 24,5°C com um vento refrescante, ainda são pancadas localizadas de chuva, mas devm se expandir a tarde.

Radar do Simepar, postado na "Palavra do Meteorologista", das 13:56

 

horáriod a imagem 13:40

7700_1.jpg

 

 

e, a que está disponível aos usuários do site,

 

imagem das 13:50

radarrr2jl.th.jpg

bem que eles podiam colocar tempo real né, e coma resolução deles :D:D:D

hehehehhehe

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Ontem uma supercélula na praia de Capão da Canoa, assustou os veranistas. Creio que a supercélula trouxe trombas marinhas pro mar de Capão da Canoa. Mas também acho que trouxe tornados! :shock:

 

15tg3.th.jpg

25tt1.th.jpg

32bu.th.png

 

O vento derrubou mais de 30 postes em linha definida.

 

43ld.th.jpg

 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00002&newsID=a1060801.htm&subTab=105

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Pelas imagens de satélite parece que boa parte do norte do RS não receberá chuva, a não ser que haja um incremento nas instabilidades. Ao que parece mais um alarme falso dado por mim para o pessoal aqui de casa. :roll:

Sds.

 

Tomasini, me parece que a chuva aqui no norte chega somente nesta terça-feira, provavelmente à tarde, se prolongando até quinta-feira. O grosso deve ocorrer na quarta-feira. Vamos ver... :shock:

 

... e ela veio, enfim! :D :wink: \:D/

 

... e vem mais chuva! Os modelos são quase unânimes. Somente o Global do CPTEC discorda.

Link to comment
Share on other sites

Olá Paulo,

 

Estou na casa do Luís, perto de ti... hehehe

 

Medi rajadas de 34 km/h durante a tarde de hoje... quanto deu na sua estação?

 

Sds.,

Olá Luiz (vizinho hehe)

Aqui chegou no máximo a 23km/h. Acredito que se tivesse com registro a cada oito segundos, teria passado dos 30km/h.

Vai ficar em Floripa até qdo??

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.