Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Baixada do Pantera - Soledade Jul. 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Nunca vi geada a tarde.

Fantástico.

Aos poucos o frio de Soledade vai deixando de ser lenda e provando ser real.

Belas capturas!

Sds.

 

É da mesma forma que a neve permanece após grandes nevadas. Nas áreas sombreadas das matas, onde não pega sol, dura mais de 15 ou 20 dias... estou enganado?

Link to comment
Share on other sites

 

É da mesma forma que a neve permanece após grandes nevadas. Nas áreas sombreadas das matas, onde não pega sol, dura mais de 15 ou 20 dias... estou enganado?

 

Não faço idéia Luiz. Mas preciso me retificar. Falha das brabas. Memória curta, curtíssima dá nisso. Em 2007, no último EBAZ, quando vim embora, eu e a Stefanie subimos o Morro das Antenas em Urupema. Era no meio da tarde e nos locais sem sol tudo estava congelado. A cascata praticamente toda congelada e as poças de água ao lado da estrada tudo em gelo. Aquilo foi surreal e prova para qualquer um que testemunhe aquilo que a Serra Catarinense é uma região diferenciada encravada no "Brasil Tropical".

Sds.

 

Lembro-me da ocasião em que subimos meu pai, o Shimutz e eu ao alto deste morro. Frio!!!

 

E subimos a escadinha da cachoeira. Tinha muito gelo e estava bastante liso! Ô juízo fraco! Sem falar das gotículas de água borrifadas da cachoeira, que faziam haver quase como uma névoa gélida lá no alto... e tinha a repórter da Globo embaixo. E depois aqueles senhores bebendo uísque mais a frente. E, é claro, um pouco de neve. Ao menos era neve!

Link to comment
Share on other sites

Apesar da baixada não ser tão profunda, este lugar deve registrar mínimas congelantes! Com certeza uma das menores aí de Soledade, Paulo.

 

Estupefato pela geada permanecer até a tarde, então, em dias de muito frio, pode haver ocorrência ininterrupta por vários dias! Pense nisso :P

 

É perceptível as mínimas baixíssimas que devem ocorrer neste local, o aspecto totalmente amarelado e queimado da vegetação não deixa dúvidas. Poderia conseguir para nós fotografias um pouco maiores! Parabéns pelo resultado da busca, amigo.

 

Abraço.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que nestas regiões muito altas e sombreadas da região de SJ o gelo de permaneça por dias seguidos.

Aqui na região o Silvanos, o Pantera, ainda não são das mais frias, nas várzeas que acompanham os rios Fão e Forqueta, em Itapuca,Arvorezinha,Fontoura Xavier,São José do Herval,existem baixadões sombreados com altitudes de 400 a 600m, cercados de coxilhas de 700, 780m,onde a geada emenda uma na outra dependendo da atuaçao do ar frio.

Por isto eu digo gurizada nestes locais beira paredão, a média de inverno deve ser incrivelmente baixa.

Link to comment
Share on other sites

não me recordo de ver geada emendar noutra. É isto que acontece: uma vem e não se dissolve, na sombra fica e se forma outra no outro dia.

Em Bagé vi inúmeras geadas. Mas, somente um dia me recordo de vê-la ficar até quase meio-dia. Como a cidade não possui montanhas à volta, é um descampado, a a geada derrete. Já, para o lado da serra do sudeste começando ali por Pinheiro Machado, Caçapava já tem locais mais altos.Pode ser que conserve a geada de uma dia para o outro. Meus pais me falavam disto em Bagé. Eu nunca vi.

A família de minha esposa disse que lá em Vicente Dutra era comum a geada ficar. Só que lá é um gande baixadão.

Link to comment
Share on other sites

 

Lembro-me da ocasião em que subimos meu pai, o Shimutz e eu ao alto deste morro. Frio!!!

 

E subimos a escadinha da cachoeira. Tinha muito gelo e estava bastante liso! Ô juízo fraco! Sem falar das gotículas de água borrifadas da cachoeira, que faziam haver quase como uma névoa gélida lá no alto... e tinha a repórter da Globo embaixo. E depois aqueles senhores bebendo uísque mais a frente. E, é claro, um pouco de neve. Ao menos era neve!

 

Sim, me lembro. Acho que foi em 2006. Depois fomos à festa na Igreja em Urupema, acho que festa de Santa Rita...

 

Foi dalí que tu deste entrevista, não?

 

sds

Mas era geada à tarde ou era neve ???

Link to comment
Share on other sites

Impressionante foi no Mato Grosso do Sul, onde o granizo se manteve numa área por mais de um mês ano passado, mesmo com algumas máximas chegando a 30 graus, na época foi bem noticiado na TV, acho que outono de 2008.

 

Teve um monte de gente tentando dar explicação, nem era tanto granizo assim mas misturou com a terra e não derretia de jeito nenhum.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante foi no Mato Grosso do Sul, onde o granizo se manteve numa área por mais de um mês ano passado, mesmo com algumas máximas chegando a 30 graus, na época foi bem noticiado na TV, acho que outono de 2008.

 

Teve um monte de gente tentando dar explicação, nem era tanto granizo assim mas misturou com a terra e não derretia de jeito nenhum.

 

Será que alguma coisa a ver com a umidade do ar?

Sds.

 

Na última vez que ouvi sobre o caso o granizo já estava a mais de 1 mês acumulado, e falavam que o fato do granizo ter se misturado com a terra poderia ser uma das causas, mas não vi o "final da novela", talvez tenha durado meses! Durante o período que o granizo permaneceu acumulado teve de tudo: chuva, calor, frio, secura, umidade...

 

Opa, procurei um pouco mais e achei uma notícia: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL584880-5598,00.html

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.