Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Novembro/2005 - o mês dos recordes!!


Marcos
 Share

Recommended Posts

Esse novembro de 2005 vai ficar, com certeza, para a história climática, ao menos a daqui de casa.

Até hoje, 21/11, registrei os seguintes recordes aqui em casa:

 

(Data - evento)

 

1º/11 - menor temperatura já registrada aqui em casa num mês de novembro: 10,8°. No INMET, foram apenas 8,8°.

 

4/11 - chuva torrencial, de rara potência. Pelas minhas lembranças, apenas uma vez na minha vida, dia 6/7/1998, vi tempestade similar a tal enxurrada. Acumularam entre 50 a 100 mm e 1 h em diversos pontos de POA. A tempestade foi, talvez, uma das 10 mais fortes do últimos 100 anos.

 

6/11 - menor máxima já registrada aqui em casa: 17,8°, batendo com folga o antigo recorde de 19,6° do dia 12/11/2004.

 

21/11 - menor umidade relativa já registrada aqui em casa desde que adquiri o meu atual termo-higrômetro: 18%. O menor valor anterior nunca havia ficado abaixo de 20%, já tendo registrado 22/23% em alguns dias passados.

 

22/11 - maior temperatura já registrada aqui em casa num mês de novembro: 37,8°, superando os 36° do dia 6/11/1995.

 

E, nesse momento, 0:10 do dia 23/11, tenho outro registro surpreendente. Com uma temperatura de 26,7°, a u.r. está em apenas 36%!!! :shock: Não tenho registros fixos da u.r. diários nesse horário, mas, desde que me recorde, eu jamais registrei tal u.r. a essa hora da noite! Mais um recorde para esse novembro de 2005!

Link to comment
Share on other sites

Mês dos recordes mesmo!

Uma cidadezinha do interior do Piauí alcançou nesta semana, a marca de 44,6Cº, que empatou com o record brasileiro de calor, batido pela cidade de Orleães em Santa Catarina (irônicamente o mesmo estado em que se registrou a mais baixa temperatura oficialmente registrada no País, -14º C em Caçador), em 1963!

Link to comment
Share on other sites

Mais um recorde para o mês de novembro:

 

Recorde de chuva no interior de Pernambuco

Entre domingo (27/11) e segunda-feira, os acumulados de 24 horas de chuva mostraram chuvas extremas no interior do Estado de Pernambuco.Na estação meteorológica de Cabrobó foram registrados 149,5 mm. A média histórica para essa cidade no acumulado de todo o mês de novembro é de apenas 4,4mm. O recorde anterior para novembro era de 62,0 mm no dia 08 de 1976.

 

Atualizado: 29/11/2005 09:27:20

 

 

Fonte CPTEC

http://www.cptec.inpe.br/cgi-bin/webpub/noticia.cgi?4208

 

Saudações

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.