Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tornados em Ivoti - Assinaturas de F1


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Abri esse tópico porque estava devendo minha pesquisa sobre o tornado de Ivoti. No dia do ocorrido fui lá e havia muita chuva e neblina, não consegui fazer nada, hoje foi diferente, uma incrível recepção do céu a tarde, muita chuva, mas muito sol também.

 

Pensei em reconstituir o fato e começar pela narrativa de César, o qual após aviso do Alexandre da Climatologia, fui conferir.

 

Email: Não foi tão grande... é a segunda vez que vejo! Como a noite virou dia pelos raios que era intensos, sem intervalos, olhando à meia altura para cima se via ele... aparecia somente a parte inferior (bico), diferente do que se vê nos Estados Unidos por exemplo! Bom... minha esposa que está grávida, passou mal e minha pressão acho que também deve ter subido, porque sentia calafrios! Já haviam me dito uma vez que ele "roncava", e da outra vez já tinha visto e ouvido isto. Hoje, antes mesmo dos ventos começarem a fazer os estragos, eu ouvi o aviso característico, que me disseram um dia que é quando o vórtice (acho que é assim que se chama, me corrija se estou errado!) abre, e lembrei porque no filme "Twister" também sempre dava este ronco (nem se compara aos do filme... hehehehe). Hoje pela manhã, sem luz (toda a cidade e arredores estava sem luz...), percebia-se justamente o que vc disse, as árvores de lado, mais baixas por onde eu vi passar, e logo adiante quase não se percebia sinal de ventos fortes. Bem típico de rajada localizada, mas como EU VI por entre os clarões, pela segunda vez presenciei este fenômeno. E foi aquilo... questão de 2 ou 3 minutos no máximo, depois passou tudo... vento, granizo (pedras enormes que batiam com força sobre o telhado...), e a chuva veio, torrencial! Minha casa estava com os vidros abertos e a chuva veio até a metade da casa pelas frestas da veneziana!

 

Um forte abraço e agradeço novamente seu retorno!

 

César Henrique Skonetzky

 

Segundo e-mail: Ok... a região afetada foi no interior de Ivoti, mais precisamente na localidade de Picada 48 Alta, pelas proximidades do número 1606... inclusive, meu cunhado planta uva e ele me informou hoje pela manhã que cerca de 80% de sua produção que fica fora das estufas (estufas que viraram peneiras...) foi atingida. Agradeço também seu retorno e boa sorte em suas pesquisas!

 

Ats.

 

César

 

Terceiro e-mail: Ok... você estava próxima, pois o número 1606 fica a 500 metros à frente do armazem que você estava! Há outros moradores que tb se tratava de um tornado, inclusive, parece que uma área que ele passou e que fez bastante estrago na cidade de Ivoti foi no bairro Morada do Sol, inclusive, estampando fotos no jornal diário de Ivoti de segunda-feira (17/10/2005) de uma série de árvores arrancadas e torcidas como você mesma disse, num rastro bem definido. Certamente, vou estar mais atento à estas mudanças e se tiver alguma novidade voltarei a escrever!

 

Ats.

 

César

 

---------------------------------------------------------------------------------

 

Bom pessoal, estar na caça de um tornado que já passou, não é muito fácil. Primeiro foi descobrir horário, depois ver o que conseguia de dados meteorológicos e mapear o evento. Tinha imagens de radar, então percebi que havia um evento a investigar... No dia que ocorreu, ao chegar lá identifiquei muitas folhas pela cidade, o que já indicava vento forte, algumas árvores arrancadas com raiz. O que percebi hoje é que o ocorrido foi muito localizado, ocorrendo intensamente em apenas 3 locais da cidade.

 

Bairro Morada do Sol.

 

Diversas residências destelhadas. Estou postando imagens das que perderam de 80 a 100% dos telhados. Nesta rua, árvores mais acima foram arrancadas ou partidas, todas as casas da rua tiveram perda de parte do telhado, os quais já se encontram arrumados. Os postes de luz caíram e ainda há algumas luminárias quebradas. Na terceira foto o telhado do pavilhão que está com tapume foi totalmente arrancado.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

 

Romeu, residente na rua Carazinho teve perda total do telhado e todos os utensílios da residência. Perdeu toda a plantação de feijão. Contou que o vento mais intenso começou as 03h45min, quando o filho chegou do trabalho. O vento veio de um buraco ao lado da residência, buraco pelo que entendi foi uma baixada muito acentuada ao lado da propriedade. Depois do vento e tudo arrancado veio o granizo e chuva torrencial, causando pânico nas crianças dele e vizinhos.

Baixa de onde o vento veio e já deixou árvores no chão

 

0.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

 

O vizinho de Romeu além de perder o telhado perdeu também o muro de contenção de arenito que caiu inteiro no meio da plantação. A caixa dágua ao fundo voou cheia de água e caiu onde está.

 

7.jpg

 

Avenida na frente da Igreja

 

Todas as árvores como se tivessem sido empurradas, inúmeros eucaliptos grandes arrancados com raiz e alguns chicoteados pelo vento.

 

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

 

Cemitério

 

Essa foi a cena mais incrível que já presenciei em cidades onde ocorreram tornados. O cemitério teve mais de 25 árvores completamente arrancadas, algumas desgalhadas e outras retorcidas. Árvores com partes decepadas ao lado intectas, na frente arrancadas como se tivesse ocorrido uma dança sobre as copas das mesma. Visão impressionante.

 

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

20.jpg

 

Minhas conclusões apontam que foi mais de um tornado, e a força dos ventos equivalentes a F1, somando ao relato de César o tipo de estrago causado nesta cidade, em que se pode definir momentos distintos dentro da tempestade que lá se abateu. Ocorreram entre 03h45 e 04h, como mostram as imagens no radar, mais de 65 DBZ, sobre esta cidades no mapa sobreposto do Alexandre H. e nosso amigo lá se encontra e deve ter novidades em breve...

 

Então era isso...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, Parabéns!!!!

Belíssimo trabalho!!! Espero que daí um tempo também consiga fazer tais estudos por aqui... Vamos ver... :roll:

 

Valeu mesmo!!

 

Abraços

 

Clóvis,

 

agradeço sua força! Ficou extenso, mas para quem curte ler e saber vale a pena.

 

Obrigada!

 

Abraços,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Todo o bom trabalho deve ser reconhecido.

 

Não deixem de ler:

 

http://www.defesacivil.rs.gov.br/meteorologia/meteorologia_view_html?tipo=P&id_not=20051022-215809

 

Alexandre!!!!! :oops:

 

Nossa!!! Com essa fiquei até sem graça!!! Muito obrigada pelo incentivo inicial, pela valorização no Boletim e pelo elogio, fico lisonjeada mesmo.

 

Obrigada!

 

Abração,

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, excelente trabalho!!

Tais registros, nos mostram que os tornados ocorrem no Brasil, com mais frequência do que imaginávamos.

 

Saudações

 

Paulo,

 

Realmente, e lá certamente foi bem mais de um, estragos muito localizados. Felizmente não houve feridos e desabrigados. A única coisa ruim foram as famílias que perderam tudo e estão até o momento sem colchões para dormir. A prefeitura doou as telhas. Certamente em breve deverá ter uma ONG específica para esse tipo de socorro.

Obrigada,

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Magnífico Jaqueline!

Parabéns!

 

Tomasini,

 

Obrigada, o pessoal lá está ainda um pouco chocado com a queda de árvores no cemitério,parece ponto turístico! Nem pensaram em recolher... Por isso consegui imagens de detalhe. No teu caso, no tornado de Vila Maria, o trabalho de campo tem que ser profundo!!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

Magnífico trabalho hein :D !

Parabéns!!!

Ta ficando famosa né :lol:

Mas como a Climatologia disse: "Todo o bom trabalho deve ser reconhecido".

Achei super interessante como quando o tornado passou pelo cemitério. Pois ele destruiu completamente algumas árvores, mas algumas permaneceram intáctas. Muito interessante mesmo.

Se eu pudesse frequêntar os lugares onde os tornados atingem ou se eu pudesse dar uma de Storm Chaser mais vezes eu faria. Mas estou meio ocupado ultimamente. Também né, o fim do ano tá aí, e rodar de ano eu não quero. E também estou estudando bastante música.

Sou guitarrista e violonista. Nunca tive cursos. Estou aprendendo sozinho.

Mas assim que eu tiver mais tempo, com certeza eu vou procurar mais esse "bichinhos"!

Parabéns de novo!

 

abraços

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

Magnífico trabalho hein :D !

Parabéns!!!

Ta ficando famosa né :lol:

Mas como a Climatologia disse: "Todo o bom trabalho deve ser reconhecido".

Achei super interessante como quando o tornado passou pelo cemitério. Pois ele destruiu completamente algumas árvores, mas algumas permaneceram intáctas. Muito interessante mesmo.

Se eu pudesse frequêntar os lugares onde os tornados atingem ou se eu pudesse dar uma de Storm Chaser mais vezes eu faria. Mas estou meio ocupado ultimamente. Também né, o fim do ano tá aí, e rodar de ano eu não quero. E também estou estudando bastante música.

Sou guitarrista e violonista. Nunca tive cursos. Estou aprendendo sozinho.

Mas assim que eu tiver mais tempo, com certeza eu vou procurar mais esse "bichinhos"!

Parabéns de novo!

 

abraços

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

 

Calebe,

 

Olha, o que percebi entre as árvores do cemitério era grande quantidade de pedaços de telha, pois as residências próximas, uns 20mt na lateral, tiveram vários destelhamentos. A parte da cidade próxima a essa região é só pedaço de telha por tudo. As falhas entre árvores são incríveis. Pedaços no alto decepados e lanhados e a volta integridade, uma dança sonbre as copas mesmo.

Outra, o que arrancaram de terra era quase de minha altura, menos de 1.60cm.

 

Abraços e obrigada pelos comentários,

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Esclarecendo aquela imagem do radar da aeronáutica... Pela escala de cores o azul representa refletividade mais baixa. Como se explica o núcleo do possível tornado estar então representado em azul???

Ocorre que, quando o limite superior da escala do radar é excedido, o interpolador coloca uma nova camada e, assim, recomeça pelo lado inferior da tabela... Se fosse representado o vento certamente estaríamos diante de um núcleo com valores pra lá de fortes...

Valeu Jaque, mais um belo relato que organizastes!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Duquia,

 

Agradeço seus importantes esclarecimentos. Esse núcleo, tem um formato meio circular, se a imagem é ampliada, em 10x define-se bem, então penso que há um padrão circular funcionando internamente nesta célula de tempestade, com ventos muito fortes, tal um meso, apenas perceptível na formação azulada. Gostaria de saber se essa hipótese é viável. Obrigada novamente pelos comentários.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Iae Jaqueline!! Valeu pela dica do cemitério!! 8) Realmente apavorante ver as árvores daquele jeito. Mas eu acredito que aquilo no cemitério foi um "microburst"... na picada 48 alta pode ter sido um tornado (não pude ir lá ainda), mas no cemitério e arredores você verifica inúmeras árvores derrubadas e inclinadas para a mesma direção, sendo que algumas quadras ao lado outras árvores e arbustos estão derrubados e inclinados para uma direção um pouco mais alterada, porém todas juntas. O Colégio do bairro Morada do Sol teve um poste de madeira tombado pelo vento, foi o único corte de energia sério do bairro segundo um morador. Conforme o mesmo, que mora ali perto do cemitério, o vento durou no máximo 2 minutos e foi forte, porém destelhou algumas casas somente. Ele alega ter sido um "redemoinho" por ter sido um vento localizado, mas não viu nada. Perto da escola essa, tem uma árvore torcida apenas... a única que eu vi assim, as demais foram tombadas na minha opinião.

 

Aqui fotos do cemitério:

 

(nesta primeira foto dá pra ver que foi tombada com raíz e tudo, mas o solo estava úmido. Segundo o narrador do fato que eu encontrei, várias árvores do cemitério já foram tombadas por ventos de tempestades, mas nunca tantas assim de uma vez)

dsc023095yo.th.jpg

dsc023109tg.th.jpg

dsc023118kd.th.jpg

dsc023121zc.th.jpg

 

Aqui é a distância de uma casa até onde as telhas foram jogadas (haviam mais telhas no mato):

dsc023132zo.th.jpg

 

Vejam como todos os galhos estavam torcidos para apenas um lado:

dsc023143eg.th.jpg

dsc023209vh.th.jpg

 

E esta foto pra mim mostra a força do vento... isto deve ter sido feito com os próprios galhos da arvore:

dsc023150ra.th.jpg

 

dsc023165uy.th.jpg

dsc023176rd.th.jpg

dsc023189fo.th.jpg

dsc023194dp.th.jpg

dsc023225ng.th.jpg

dsc023219gi.th.jpg

 

Esta foi tombada com raíz e pedra e tudo o mais:

dsc023237lc.th.jpg

 

As fotos a seguir são de outro ponto no mesmo bairro (em frente a igreja), uns 700 metros do cemitério:

dsc023246jx.th.jpg

 

Novamente, tombadas e inclinadas para o mesmo sentido aqui (mas um pouco diferente das do cemitério):

dsc023255pc.th.jpg

dsc023267up.th.jpg

dsc023272dy.th.jpg

dsc023299rm.th.jpg

dsc023282gu.th.jpg

dsc023303oi.th.jpg

dsc023317ky.th.jpg

dsc023325gt.th.jpg

 

Aqui foi de longe, próximo a este último local:

dsc023338ud.th.jpg

 

Aqui a única que eu achei que foi torcida, na estrada principal próxima ao colégio, onde poderia se dizer que foi mais para o centro do sentido mostrado pelas árvores tombadas:

dsc023353bf.th.jpg

dsc023341bf.th.jpg

dsc023364ds.th.jpg

dsc023378zn.th.jpg

dsc023387wl.th.jpg

 

Neste mesmo local da árvore torcida, havam árvores imediatamente ao lado com as pontas aparentemente cortadas... tirei foto apesar de não achar que está ligado ao vento...

dsc023390ii.th.jpg

 

Abaixo, fotos do jornal "O Diário" de 17 de Outubro de 2005:

dsc023412lu.th.jpg

dsc023436qx.th.jpg

dsc023402ie.th.jpg

dsc023425lr.th.jpg

 

Minha irmã mora a uma distância de 1 a 2 Km deste bairro. Na casa dela houve vento muito forte e conforme relato dela um prédio vizinho (um dos mais altos de Ivoti, em rota com o Morada do Sol) teve várias persianas furadas pelo granizo associado ao vento forte.

 

Alexandre Holzhey.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre,

 

Lindas fotos, gostaria de postar as minhas assim, mas meu provedor não aceita. Sua pesquisa foi muito boa. Olha, Baseei minha conclusão pela assinatura do radar, confere uma quase igual a imagem do radar de um tornado ocorrido nos EUA, e também pelo depoimento de César, que avistou funil. O filho de Romeu também avistou quando chegava em casa do trabalho, no Bairro Morada do Sol, conforme informei acima. Mas, creio que houve mais coisas lá... Isso não tenho dúvidas. O estrago é muito delimitado. Se você identificou microburst pode ter havido também, pois há situações indefinidas dentro de uma mesma cidade, por isso me referi a tornados, mais de um. Outra, fui até o ponto mais alto da cidade e lá percebi árvores altissímas decepadas, quase na saída. Há Pelo menos 3 eventos com forças diferentes na cidade e mais um nos arredores. O interessante a se notar é a limpeza do chão do cemitério, apenas telhas, nada de gravetos, barro, terra e a grama intacta, no caso de um micro, onde o fenômeno teria explodido? será que deveria haver marcas pelo chão... Não consegui detectar isso lá.

 

fig11.gif

 

Danos ocasionados em árvores por tornados dos EUA:

 

damage4.jpg

 

damage5.jpg

 

gardi2-big.jpg

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, concordo que houve mais de um evento!! :D Até porque a última sequência de fotos mostra uma árvore nitidamente torcida, bem como a foto que mostra as pontas das árvores ao lado desta decepadas... ela mostra outra coisa também: as pontas das outras árvores estão sem folhas. Ou seja: ali provavelmente houve a formação de algo que atingiu unicamente o local e com vento forte e provavelmente circular. Eu não sei nada tecnicamente, apenas estou julgando os fatos... gostaria que os que já tiveram mais experiência argumentassem! :wink: Por exemplo: pode haver um microburst e um tornado em um quase mesmo local? Um tornado causa ventos próximos na direção do vortex (até onde eu sei não existem ventos fortes a não ser muito próximo de um)?

 

Agora, aquelas árvores... quem não entende pensa queé coisa de outro mundo!! Todas caídas para o mesmo lado com raíz e tudo... ainda bem que o prejuízo nas casas não foi grande (fora os R$ 1.000,00 que um morador teve de custo conforme o jornal, entre outros).

 

Jaqueline, outra coisa: um guri (que ficou me perguntando se eu ia ganhar dinheiro com as fotos!!!! :roll: ) me disse que continuando por aquela estrada que vai ao Morada do Sol existe outro local com árvores tombadas... mas era dentro do mato e eu não tinha muito tempo... mas enfim, existem mais rastros por lá.

Link to comment
Share on other sites

Jaqueline, concordo que houve mais de um evento!! :D Até porque a última sequência de fotos mostra uma árvore nitidamente torcida, bem como a foto que mostra as pontas das árvores ao lado desta decepadas... ela mostra outra coisa também: as pontas das outras árvores estão sem folhas. Ou seja: ali provavelmente houve a formação de algo que atingiu unicamente o local e com vento forte e provavelmente circular. Eu não sei nada tecnicamente, apenas estou julgando os fatos... gostaria que os que já tiveram mais experiência argumentassem! :wink: Por exemplo: pode haver um microburst e um tornado em um quase mesmo local? Um tornado causa ventos próximos na direção do vortex (até onde eu sei não existem ventos fortes a não ser muito próximo de um)?

 

Agora, aquelas árvores... quem não entende pensa queé coisa de outro mundo!! Todas caídas para o mesmo lado com raíz e tudo... ainda bem que o prejuízo nas casas não foi grande (fora os R$ 1.000,00 que um morador teve de custo conforme o jornal, entre outros).

 

Jaqueline, outra coisa: um guri (que ficou me perguntando se eu ia ganhar dinheiro com as fotos!!!! :roll: ) me disse que continuando por aquela estrada que vai ao Morada do Sol existe outro local com árvores tombadas... mas era dentro do mato e eu não tinha muito tempo... mas enfim, existem mais rastros por lá.

 

Alê,

 

A quarta imagem que postei é desse tal buraco, foram derrubadas duas grandes árvores e algumas menores. Tenho sua mesma dúvida com relação ao micro e ao tornado, mas penso que na Avenida da Igreja as árvores tem mais característica de Micro, embora haja um rastro em uma de suas imagens, enquanto que nas minhas há aspectos de vento mais circular, pois estão enrredadas.

 

As pessoas que conversei, Silvano, e família, Romeu e Família, o dono da Farmácia do Bairro Morada do Sol, os dois irmão da caixa dágua tiveram R$3.000 com telhado, apenas ganharam as telhas, mas Romeu perdeu tudo de dentro de casa.

 

Nas árvores do cemitério, o que me chamou atenção foi isso, com a que está ao lado absolutamente intacta:

 

21.jpg

 

E no mato da direita quase todas as árvores altas com galhos partidos:

 

22.jpg

 

Mas pasme, o local que mais sofreu danos não foi ali na cidade ainda, segundo o dono da Farmácia e sim há alguns Km adiante, pela avenida da Igreja. O que certamente combina com sua sobreposição...

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Tentei elaborar um possível caminho montado seguindo a percepção das pessoas que conversei do bairro Morada do Sol, o resultado foi essa imagem:

 

rastro.jpg

 

Legenda:

1 - Buraco, onde começou o vento. É um declive de mais de 20m, natural do local, entre a encosta de um morro alto e esse bairro. Duas árvores grandes derrubadas. Enormes.

 

2 - Casa dos irmão, telhado arrancado totalmente das duas casas, muro de contenção de pedras de arenito (30cm x 18cm, peso mais de 5kg cada) fixadas com cimento, sugado da parede e expalhado pela plantação, caixa dágua voou cheia para o lado oposto em que se encontrava.

 

3 - Virada de 90 graus para esquerda, arranca o telhado das duas residências de Romeu e preserva a da vizinha. Telhado com forro, Se refugiam na parte da casa que tem laje, perda de tudo que havia na casa. O vento deita toda a plantação e termina com a plantação de feijão e mamão. Virada de 90 graus para direita.

 

4 - Arranca o telhado da casa de Silvano e quebra algumas telhas das residencias a volta.

 

5 - Segue descendo a rua e arranca uma figueira com longas raízes, a qual cai sobre a fiação elétrica, derrubando 3 postes da rua, deixando a rua sem luz até a metade da manhã.

 

6 - Silvano contou que o vento voltou mais forte, estavam na rua apavorados e molhados depois que tudo caiu dentro de casa e na frente, mas do outro lado da rua, o vento derrubou 7 e 8, diversas árvores com raíz e torceu outras, fez uma curva e arrancou o telhado inteiro da indústria do tapume, que fica a uns 30 m de distância e uns 5m abaixo do nível da casa.

 

Em seguida a chuva ficou muito forte com granizo muito grande, Romeu fechou o polegar com o indicador para mostrar o tamanho.

 

---------------------------------------------------------------

 

4o e-mail do César:

 

Bom dia Jacqueline!

 

Gostaria primeiramente de te parabenizar pelo trabalho de pesquisa que vejo ter sido muito bem conduzido. Confirmo todos os relatos claros e de grande propriedade que apresentaste, e de início eu imaginava que seria difícil ter alguma importância meu relato, pois sabe como é... difícil alguém acreditar no que não viram... a foto ilustrativa do tornado foi parecida com o que vi, mas como coloquei desde o princípio, como passou muito perto de casa, quando ouvi o "ronco" (todo mundo acha engraçado quando eu falo, mas sei que entendes do que estou falando...) corri para fechar os vidros das janelas que estavam abertas com medo do telhado levantar, pois o vento derrubava tudo dentro de casa, e foi justamente quando estava fechando os vidros, em meio à claridade gerada pelos raios sem intervalos vindos do fenômeno observei a parte de baixo, ou a "ponta" dele como eu havia lhe relatado no primeiro email. Não tenho grandes informações a adicionar ao seu trabalho porque estava mais preocupado com minha casa que estava quase levantando vôo e minha mulher que está grávida e ficou apavorada com ânsias de vômito e eu com ataque de tremedeira pelo vento gelado que soprava naquele momento do granizo numa noite relativamente quente quando corria pela casa praticamente sem roupas. O que mais me impressionou mesmo foi o tal do "ronco" que foi exatamente como já havia presenciado em outra oportunidade (e visualizei também no filme "Twister" que deu enfoque para os tais "roncos"...), à cerca de uns 5 ou 6 anos atrás, quando o fenômeno ocorreu clara e visivelmente durante o dia, oportunidade aquela em que não tive a mesma sorte e as telhas de barro da parte da frente do meu telhado voaram todas... desta vez estavam pregadas e mesmo assim a primeira fileira levantou, e para minha sorte acho que a intensidade dos enormes granizos que começaram foram vitais para dar contra-peso a força do vento, e por outro lado, prejudicaram as plantações de uvas e hortaliças do meu cunhado para onde o tornado se dirigia. Não sei se chegaste a ir até o local, mas ele tem estufas e o granizo foi tão forte que marcou as laterais do plástico, o que confirma a força em sentido lateral dos ventos no momento do granizo, e os furos em linha reta na parte superior da estufa, coisa que um granizo fraco não faz, deixando furos com cavidades.

As informações que eu tinha para te dar, já tentei dar nos email´s anteriores, mas como eu estava praticamente isolado dentro de casa, te passei somente o que presenciei e vi claramente dentre os clarões. Autorizo com certeza utilizar meus depoimentos e dados que eu puder dar, e espero que tenham sido úteis para seu trabalho.

Um abraço, e qualquer coisa, estamos aí!

 

César Henrique Skonetzky

 

É isso pessoal,

 

abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.