Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo severo - Domingo


Luiz
 Share

Recommended Posts

Já agora podemos observar intensas áreas de instabilidade de escala sub-sinótica em rápido desenvolvimento no sul do país.

 

O WRF mostra, rodada das 12Z de hoje, mostra o posicionamento da chuva entre 00Z e 12Z de 04/09/2005.

 

pcp47hd.th.gif

 

Estou reprocessando a mesma previsão com outras configurações para determinar qual obterá melhores desempenhos.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

LUIZ

 

A gurizada lá do SIMEPAR colocou chuvas para amanhã aqui no PR. Confira lá: http://www.simepar.br

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Eu acredito que vá chover... não estou satisfeito com a microfísica atual, que parece estar tendo um mal aproveitamento no que diz respeito à distribuição espacial das precipitações.

 

Agora rodo a mesma simulação com outra microfísica. Após esta, ainda serão mais umas 3 rodadas. Tudo para ver qual dará chuva no RS.

 

Creio que a WSM-6 (a dessa acima é a WSM-3) terá uma distribuição bem diferente da precipitação já que inclui graupel, o que deve afetar na velocidade de queda refletindo no acumulado em superfície.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Luiz, aqui em Passo Fundo os primeiros pingos de chuva começaram antes das 17 horas. Mais tarde, em torno das 18h choveu mais forte, inclusive com trovoadas. Às 19 horas tivemos fortes trovões e raios, algo inimaginável pela manhã por alguém que não tivesse consultado os modelos. Creio que essas instabilidades estão se antecipando a vários modelos como por exemplo o ETA que só previa chuva por volta da meia noite de hoje. Não sei se o teu modelo previu instabilidades ainda durante a tarde de hoje...

Sds

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante a mudança do tempo nas últimas horas.

Após um início de dia com frio e céu claro, as mudanças já são sentidas nos três estados do sul.

 

Há registro de trovoadas em Foz, POA, Santa Maria, Londrina.

Floripa no fim da tarde já era possível observar Cirrostratus a oeste.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 03 SET 2005 - 15:00

 

SUL DO BRASIL TERÁ CHUVA FORTE NAS PRÓXIMAS HORAS

 

Chuva mais intensa ocorerá no extremo norte gaúcho, Santa Catarina e Paraná. Nos estados vizinhos há chance de temporais

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que deve chover forte no extremo norte do Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina nas próximas 24/36 horas. As precipitações mais intensas, conforme os meteorologistas da Climatologia, são esperadas nos territórios catarinense e paranaense entre a noite deste sábado e as primeiras horas da segunda-feira. Nos dois estados e no extremo norte gaúcho, além da chuva forte, podem ser registrados temporais localizados com ocasionais rajadas de vento e queda de granizo.

 

"A boa notícia é que os dados não estão indicando chuva forte na Grande Porto Alegre e na parte sul da Serra, o que poderia agravar a situação das cheias dos rios Caí, Sinos e Paranhana", assinala o meteorologista da Climatologia Urbana Luiz Fernando Nachtigall.

 

O domingo deve ser de muitas nuvens e períodos de chuva do centro para o norte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre e a capital. Na metade sul do Rio Grande do Sul, apesar do aumento de nebulosidade previsto, não há indicação de chuva generalizada.

 

O tempo recém começa a melhorar nos três estados do sul durante a segunda-feira, quando o sol aparecerá acompanhado de nuvens. A melhora do tempo será garantida, de acordo com a Climatologia Urbana, pelo ingresso de ar mais seco e frio de origem polar que vai trazer baixas temperaturas no amanhecer de terça e possibilidade de geada nas áreas mais altas do estado.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo indica a possibilidade de formação de um novo ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico junto aos litorais gaúchos e uruguaio na segunda-feira, mas que pelos dados mais recentes não resultaria em forte ventania no continente devido ao surgimento do sistema de baixa pressão a uma grande distância da costa. Apenas o mar deve ficar agitado com riscos para a navegação nas costas do Rio Grande do Sul e do Uruguai no começo da semana.

 

Os meteorologistas da Climatologia Urbana de São Leopoldo reiteram o alerta que entre os dias 8 e 15 deste mês o sul do Brasil pode ser atingido por chuva muito intensa que poode voltar a agravar a situação das cheias de rios no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a acrescentar novas situações de inundações nos três estados do sul. "Estamos muito preocupados com o volume de chuva na segunda semana de setembro que pode ser extremado elevado com valores de até 200/300 milímetros em alguns locais pelos mais recentes dados", disse o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. O técnico da Climatologia Urbana acrescentou que novos episódios de chuva forte são prováveis na segunda quinzena, não se descartando até enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina no restante deste mês de setembro.

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall com contribuição técnica de modelagem numérica de Luiz Carlos Martins Filho

 

Instituto: Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, como fica o déficit hídrico?

 

Ainda preocupa no sul do estado, em especial na região de Pelotas. O norte é mais tranquilo. Mas existe uma pulga atrás da orelha. Vai chover excessivamente, absurdamente até em algumas áreas em setembro. Nos recorda a primeira quinzena de dezembro de 2003. Choveu 400 mm no noroeste gaúcho e depois foram três meses de seca. Mantida a preocupação em relação aos próximos meses.

Link to comment
Share on other sites

Está no site do SIMEPAR com manchete, foto de satélite e tudo:

 

Domingo com tempo instável em função da manutenção das áreas de chuva que se formam sobre o Paraguai e ingressam pelo noroeste do Estado. Na madrugada pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento ocorrem em várias cidades do centro-oeste. A instabilidade atmosférica aumenta ao longo do dia nas demais regiões paranaenses, pois estas áreas tendem a dar origem à uma nova frente fria que se desloca rapidamente entre a tarde e noite, alterando o tempo e trazendo risco de temporais com pancadas fortes de chuva, rajadas de vento e granizo em pontos isolados.

Link to comment
Share on other sites

É bem provável que esteja caindo granizo mais forte no oeste catarinense neste momento.

 

Ontem à noite tivemos raios incríveis, espetaculares ao norte. Simplesmente um show!!!!!!!! Iniciou em torno das 19horas. Dignos de documentário. Não sei o que ocorreu ao norte ontem, mas foi muito bonito o espetáculo.

Link to comment
Share on other sites

Clóvis

 

Tu já estavas preparado não é mesmo?? Registrastes alguma coisa???

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Sim, o Alexandre me alertou quando me ligou ontem a tarde, ahahahaha. brincadeira!!

 

NOTÍCIA BOMBÁSTICA

 

MINHA VIZINHA DE 2 QUADRAS VEIO ALMOÇAR HOJE AQUI EM CASA E ME CONTOU, AS 2:30 TIVEMOS PEDRAS GRANDES DE GRANIZO. SEGUNDO A D. INGRID RIPP, ERAM BASTANTE PEDRAS PEQUENAS, QUE BRANQUEARAM, E ALGUMAS PEDRAS BEM MAIORES. FECHE O DEDÃO E O INDICADOR DA TUA MÃO, HEHEHHE ERA +- ESSE O TAMANHO.

 

Graças a Deus isso foi rápido, eu acrodei as 2:32, chovia muuuito forte, e dava pra ouvir algumas pedras, mas eu pensei, é só mais uma "paraguaia" hehehehhe, mas não foi!!!

Hoje a tarde novamente granizo as 15:50 e as 16:05.

 

Agora, apenas céu fechado, foram 80mm hoje!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

acho que fico colando informações à toa, pois atinge regiões específicas do estado do PR com poucos usuários bazianos. E N C A R N A D A S

 

Mas para os usuários dos outros estados é extremamente interessante a título de curiosidade sobre o que ocorre no sul do Brasil. Logo, é extremamamente válido.

Link to comment
Share on other sites

Agora, a frente está sobre SP, com a divergência em "V" se originando na região de Presidente Prudente. É nesse ponto onde ocorrem as principais instabilidades.

Alguém aqui deu o alerta para o estado de SP. No momento, a capital paulista (1 h) tem 15° com chuva e trovoadas. U.r. em 94% e pressão de 1020 mb.

Link to comment
Share on other sites

A imagem mostra a previsão a curto prazo e evolução dos sistemas convectivos na região sudeste. O vermelho mostra sistemas convectivos se intensificando em grande parte do estado de São Paulo, ou seja, tempestades ao longo dessa madrugada em SP. Será que isso chega aqui? :roll:

 

http://moara.cptec.inpe.br/run/Imagens/last_sp.png

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades atingiram Campinas a partir da meia noite, com muito vento (Segundo a Climatempo os ventos chegaram a 65 km/h, senão me engano!!!) Muitos raios e ventos, mas só após uma hora é que veio uma forte chuva, que passou rapidamente. Aí a chuva foi indo e voltando, com intensidade moderada.

Link to comment
Share on other sites

Notícia bombástica hein Clóvis?

Essa vizinha..já te disse...

hehehe

Abraços!

 

tsc tsc tsc, a Dona Ingrid tem seus 60 e poucos anos, é uma pessoa muito querida, e casada!!! :shock: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bom, hoje pude confirmar com mais colegas a uqeda de granizo grande/médio. A maioria disse que eram +- do tamnho de bolas de ping-pong.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

tsc tsc tsc, a Dona Ingrid tem seus 60 e poucos anos, é uma pessoa muito querida, e casada!!! :shock: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bom, hoje pude confirmar com mais colegas a uqeda de granizo grande/médio. A maioria disse que eram +- do tamnho de bolas de ping-pong.

Abraços

 

Ahh desculpa Clóvis, confundi as vizinhas hehe. Pensei que fosse a outra.

E que bela granizada deu por aí hein?

Espero que os danos tenham sido poucos e o fenômeno de pouca abrangência.

Sds!

Link to comment
Share on other sites

tsc tsc tsc, a Dona Ingrid tem seus 60 e poucos anos, é uma pessoa muito querida, e casada!!! :shock: :lol: :lol: :lol: :lol:

Bom, hoje pude confirmar com mais colegas a uqeda de granizo grande/médio. A maioria disse que eram +- do tamnho de bolas de ping-pong.

Abraços

 

Ahh desculpa Clóvis, confundi as vizinhas hehe. Pensei que fosse a outra.

E que bela granizada deu por aí hein?

Espero que os danos tenham sido poucos e o fenômeno de pouca abrangência.

Sds!

 

Não perdoa nem senhoras casadas! :shock:

Link to comment
Share on other sites

gente, vocês hoje tão com tudo ein!!!

ahahahhahaha

Hoje na academia conversando com a Patrícia ( Paty pros amigos :lol: ) ela me confirmou mais uam vez, eram algumas maiores e umas menores que bolas de ping pong, mas ainda bem, elas foram ralas!!!

hehehhehehehehe

Pois é, e cada vez mais eu não me conformo em não ter levantado e aberto e janela, hehehhe eu ia sair correndo lá fora pra filmar tudinho!!! :roll: :D:D 8)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Acaba de chover muito forte em Campinas!! Ventos de mais de 70 Km/h, muita chuva e granizo!! O gelo está acumulado nas ruas, calçadas e telhados. Filmei algumas pedras do tamanho de bolas de pingue pongue...Estou tentando achar alguma imagem de radar, mas o de são roque está em manutenção, o do ipmet de bauru está na imagem das 18:00 ainda...Foi feio o negócio aqui!

Link to comment
Share on other sites

As tempestades de granizo devem ser castigos divinos contra a "cobiça à mulher do próximo", hehe. Por isso que Pato Branco tem tantas tempestades. :roll: :wink:

 

Abraços!

Ahahahah Ainda bem que as "pedras de gelo" eram comparáveis à bolinhas de ping-pong. Imagina se a semelhança fosse com... ovos de "ave"?!?!?!?! :shock: :shock: :shock: (brincadeirinha Clóvis)

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Credo gente!!! É tudo só pra dar umas risadas!!!

:roll: :oops: :?

 

hehehhehehhe

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

gente, vocês hoje tão com tudo ein!!!

ahahahhahaha

Hoje na academia conversando com a Patrícia ( Paty pros amigos :lol: ) ela me confirmou mais uam vez, eram algumas maiores e umas menores que bolas de ping pong, mas ainda bem, elas foram ralas!!!

hehehhehehehehe

Pois é, e cada vez mais eu não me conformo em não ter levantado e aberto e janela, hehehhe eu ia sair correndo lá fora pra filmar tudinho!!! :roll: :D:D 8)

 

Abraços

 

ATÉ A PATY!!!! :finga:

Link to comment
Share on other sites

Acaba de chover muito forte em Campinas!! Ventos de mais de 70 Km/h, muita chuva e granizo!! O gelo está acumulado nas ruas, calçadas e telhados. Filmei algumas pedras do tamanho de bolas de pingue pongue...Estou tentando achar alguma imagem de radar, mas o de são roque está em manutenção, o do ipmet de bauru está na imagem das 18:00 ainda...Foi feio o negócio aqui!

 

Infelizmente, para o pessoal daqui de SP, imagens de radar em tempo real só em sonho mesmo... o radar de São Roque, que servia tão bem a gente por aqui e que fica à apenas 20km em linha reta daqui de casa, até agora não foi consertado. Toda vez que eu saía de casa, consultava ele... lamentável ! :x

Link to comment
Share on other sites

Bem, como não consegui nenhuma informação de radares, vou transcrever o que um cara deixou na seção de Olho no Tempo, da Climatempo:

 

"Sobre tantos relatos postados a pouco por diversos colegas da região de Campinas, relatando a forte tempestade que atingiu a região, realmente, assim como o colega Bazooka de SP presenciou, foi uma chuva torrencial. De acordo com as imagens do Radar Doppler das 19h45min(horário Brasilia) do Ipmet de Bauru, a maior concentração de Cúmulo-Nimbus e até alguns Cúmulo-Congestos de forte elevação vertical, ocorreu nessa região. Pela imagem que disponho, dá prá notar uma célula convectiva muito intensa com classificação de mais de 50mm/h ou mais de 60 Bbz. Nesse patamar de intensidade, é bem provável a formação e evolução de alguma célula tornádica na região, uma vez que todos os índices indicavam forte instabilidade severa na área comentada. Enquanto isso, Vilhena morre pela fumaça. Visibilidade horizontal restrita á 700 metros, temperatura de 26°C e URA de 56%.

 

Daniel Panobianco de Oliveira - Vilhena. Rondônia"

 

Alguém tem alguma informação adicional de radar, etc??

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.