Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo severo - Inverno de 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Bah Igor!

Somente agora fui ver o teu vídeo!

Muito bom!

Teus vídeos são feitos com a digital?

Muito boa a sensibilidade para pouca luz.

Outra dúvida, como se faz para inserir os textos no vídeo? :roll:

Abs.

 

Digital mesmo. Utilizo o Movie Maker, já vem no Windows XP.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...

Fartura de raios no dia de hoje, mas, logo que a chuva deu uma trégua agora a noite os raios também saíram de fininho. Bom, consegui essas duas que, aliás, foram as minhas primeiras capturas de raios na raça, sem extração de vídeo, qualidade muito melhor! Que venha a primavera e o verão 8-)

 

 

s7302109.th.jpg

 

s7302111.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Sensacional nuvem arco no início da noite, uma fantástica estrutura! Uma pena que já estava anoitecendo e não consegui captar exatamente como era. Me desculpem pela qualidade das fotos...

 

Avançou muito rápido, muitos raios, vento forte e chuva intensa, mas pelo que percebi os danos se restringiram a alguns galhos médios/pequenos.

 

ms7302128.jpg

ms7302131.jpg

ms7302133.jpg

 

Raios agora a noite, foi o pouco que consegui, pois ainda chovia levemente.

 

s7302192.th.jpg

 

Obtida por tempo de exposição, aliás, ocorreu no finalzinho da exposição:

cpiades7302190.jpg

Link to comment
Share on other sites

Obrigado Marcelo e Tomasini. Marcelo, o WRF BAZ acertou em cheio a hora mais propícia a eventos severos, parabéns novamente!

 

Tomasini, acontece com minha digital a mesma coisa, fica processando a imagem por um bom tempo e nesse meio termo também perco algumas que julgo ter sido as melhores. Essa última apesar de torta (vou providenciar um tripé em breve) tive que esperar o sistema passar pois observo que esses raios mais longos e ramificados sempre ocorrem quando o sistema já passou.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Que noite, pessoal!! Os raios, mesmo que contínuos a oeste da cidade, não davam dimensão do que estava por vir, por volta das 23h30.

 

m0609a.jpg

 

m0609b.jpg

 

m0609c.jpg

 

m0609d.jpg

 

Os raios e clarões aumentaram de intensidade e se aproximavam rapidamente, pareciam vários núcleos isolados mas muito ativos, para sudoeste, oeste, sul e norte. Quase chegando a meia noite e a nuvem arco avança do quadrante norte e a chuva desaba com muito vento e relâmpagos contínuos, conforme vídeo abaixo:

 

 

Após dois estouros no transformador aqui perto de casa a luz se apaga e abruptamente o vento vira de oeste/noroeste e o show começa. Vento e chuva são tão constantes e fortes que não se houve mais trovões, apenas muitos clarões em sequência, os quais me ajudaram na filmagem pois não havia qualquer luz. Reparem nas árvores no vídeo 2, em alguns momentos dá pra ouvir as rajadas mais fortes. Espero que tenham saco pra assistir:

 

 

Sei que algumas árvores inteiras e saudáveis caíram pela cidade, além de muitos galhos e sujeira, mas não tenho conhecimento ainda sobre destelhamentos. Conforme registro do Simepar, o vento chegou a 82 km/h. Percebe-se também o caráter convectivo dessa linha de tormentas, pois o Simepar acumulou somente 46 mm em pouco mais de uma hora e aqui registrei impressionantes 96 mm!!

 

Imagem de radar do momento mais crítico e a cidade de Cianorte no círculo em vermelho:

0015.th.png

 

Bom, vamos nos preparar agora para a próxima segunda-feira!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pessoal.

Ricardo, acho que minha digital não tem essa função...

 

Igor,

 

Belo relato! Daqui a pouco estará no site.

 

Olha, amanhã, postei um mapa há pouco no BAZ, vi que você tem a chance de ser feliz no meio da tarde... Digital e pilhas bem alinhadas.

 

Parabéns, faz 2 anos que Cianorte está de volta no cenário das lindas tempestades!

 

Abraços,

 

 

Beleza Jaque, o site vai ficar 10!

Como assim 2 anos? Não entendi... Sei que em 11/09 fará 4 anos do tornado por aqui..

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pessoal.

Ricardo, acho que minha digital não tem essa função...

 

Todas têm, mas em algumas, semiprofissionais e profissionais, o ajuste pode ser feito manualmente. Nessas é possível determinar o tempo de exposição de acordo com as funcionalidades do equipamento, como 5, 10, 15, 25 ... ou até 65s! Nas compactas é o "modo noturno".

Link to comment
Share on other sites

Algumas observações do final do dia.

 

Quem vê esse avião comercial passando numa tranquilidade tremenda não imagina como ele deu graças a Deus por estar passando ao lado e longe de uma grande linha de multicélulas, a nordeste da cidade:

 

m0709a.jpg

 

m0709b.th.jpg

 

m0709c.th.jpg

 

m0709d.th.jpg

 

Com o passar dos minutos o sol vai se pondo e as cores vão mudando:

 

m0709e.th.jpg

 

m0709f.th.jpg

 

m0709g.jpg

 

m0709h.th.jpg

 

m0709i.th.jpg

 

E do outro lado, o oeste, o sol vai se despedindo...

 

m0709j.th.jpg

 

m0709k.jpg

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.