Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

NEVE NA RAIA DA PEDRA EM 11 DE JULHO 2007


Paulo Henrique
 Share

Recommended Posts

:D

Mas antes de qualquer questionamento, levem em conta que o Edio (que tirou as fotos), fotografou depois das 9hs da manhã, e como o solo não estava muito resfriado, houve derretimento, segundo o Edio, por volta das 5h30min da madrugada tinha mais gelo acumulado.[/color][/b]

http://i566.photobucket.com/albums/ss103/PHSoledade/neveRaia02.jpg' alt='neveRaia02.jpg'>

 

 

neveraia01.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bem amigos,a segunda foto deve ter sido tirada mais tarde,pois o galpão é o mesmo,observem que na primeira foto o palanque do canto da parreira tem acumulação, já na segunda foto, diminuiu muito a neve acumulada, como eu já falei foi uma neve com temperatura relativamente alta em superfície, algo em torno de 5º na cidade e calculo uns 3,5 ou 4º lá na Raia da Pedra, tanto que o solo não estava tão resfriado que há o vídeo do Maurício no youtube, da neve em Soledade no mesmo dia, aliás, lá foi mais de madrugada, aqui na cidade foi depois do amanhecer, e que não chegou a acumular.

Vamos analisar sem bairrismo, eu creio que deva ter chegado a acumular em torno de 1 a 2 cm, não serei hipócrita de achar que foram 5 cm, embora as pessoas relatam acumulação por estimativa visual e não por medição.

Estou aguardando as considerações dos bazianos, e Ale se vc considerar importante publicar, fica à teu critério amigo, é só dar o crédito pro Edio Elias.

Sendo sincero, acredito que a acumulação em Pinheiro Machado ano passado tenha sido maior que esta.

Mesmo assim, deva ser considerado um evento de neve importante para as estatísticas do Prof Wolff e para os registros bazianos. :D

Gurizada,fosse em outros tempos, em qualquer possibilidade de frio e umidade eu já achava que daria em neve.Atualmente na minha era pós-baziana, vejo o quanto é importante, ter este contato com o pessoal da meteorologia, pra programar por exemplo, minha caça à neve.

Agora só saio de casa pra caçar neve se o cachorro for bom ( frio em altura) e se a espingarda for certeira(pelo menos remota ou pequena possibilidade apontada pelos profissionais da área).

Link to comment
Share on other sites

Raia da Pedra vai pouco a pouco mostrando o seu potencial para neve.

Conversando com o meu pai dias atrás ele confirmou ter pego neve por lá algumas vezes, inclusive ficando preso alguns dias devido ao fenômeno.

Raia da Pedra rules!!! 8-)

Ae Tomasini meu amigo, que legal o depoimento de seu pai.

Provavelmente ele fazi o trajeto vindo da região dos talian(Ilópolis) em direção à PF :D

Sem esquecer Campo Bonito, e Itapuca que são equivalentes à Raia em termos de neve.

Link to comment
Share on other sites

BOA FOTO. DEVE TER 1CM, É MENOS QUE EM SET DE 2006 AQUI.

Só pra ressaltar que a foto foi tirada no meio da manhã, e como a temperatura em superfície não estava tão baixa e nem o solo muito resfriado, houve derretimento e eu acredito nos moradores, e mais a precipitação por lá foi de madrugada, e pela manhã forma pancadas esparsas, e segundo o Edio, ele levantou por volta das 5 da madruga e tava tudo branco, com acumulação maior que a da foto, portanto não dá pra afirmar o quanto acumulou, mas que foi mais de 1cm, foi.

Assim como em 1999 , madrugada,por volta das 2hs até 4:30 tudo coberto de neve, intensas pancadas de flocos grandes, fui cochilar um pouco e acordei pelas 8hs e qual não foi minha surpresa???

Aqueles telhados que tinham boa camada de neve, o gramado, a neve já tinha derretido quase que toda, restando apenas uma pequena acumulação.Considero esta a principal diferença em prol da região de SJ em relação à Raia da Pedra, por lá a neve permanece por mais tempo no solo.

Link to comment
Share on other sites

Bela gurizada, Gamboa, eu to convencendo o Prefeito a realizar um monte de ações em prol do turismo local e regional, sem falar que o Prefeito da vizinha Fontoura Xavier é meu amigão pessoal, o pessoal de São José do Herval, depois de minha visita ano passado, está se mexendo para o aspecto turístico, idem o de Ibirapuitã, gente Buena que se surpreendeu quando falei pra ele das elevadas altitudes do interior de Ibirapuitã, no Bom Sossego, Diniz Lamaison, comunidades que estão no limite com Raia da Pedra.

Link to comment
Share on other sites

O Shima descreve muito bem, assim como por estarem na borda sul da Serra Geral , Canela, Gramado e outras são favorecidas nas máximas e médias, a Raia da Pedra e Itapuca estão na borda oeste da mesma Serra geral, sofrem portanto efeito muito potente na advecção de ar frio, e ainda o efeito do barlavento de oeste, ou seja a subida muito rápida do ar frio,( Raia e Itapuca são os pontos acima de 800m ,mais à oeste do RS), tanto isto faz diferença que Guabijú e outro pontos logo depois do Rio Guaporé mesmo com altitudes mais elevadas ,não conseguem traduzir isto em mais neve, pois ao descer novamente o vale, o ar frio já não chega com a mesma força à sotavento.Me corrijam os meteorologistas se eu falei bobagem

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.