Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Bloqueio Atmosférico - Origem, estrtura e previsão


Luiz
 Share

Recommended Posts

Abro este tópico com o intuito de discutirmos a origem do bloqueio que há muito tempo tem influenciado o tempo aqui no Sul do Brasil. Separadas por intervalos quase regulares, as invasões polares são tímidas e por vezes as frentes sequer produzem chuvas nas áreas mais ao norte do paralelo 24 S.

 

Imagino que o bloqueio inicie sobre o oceano Pacífico, como comentava com o Paulo. E concordo, deve ser ao redor dos 120ºW.

 

Qual a origem deste bloqueio? Como se mantém? E a pergunta que não quer calar, quando acabará?

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

osbloqueios como se formam nao sei , mas o que se da pranotar e sempre depois deuma onda defrio daquelas fazem as temperaturas cairem para abaixo de 0 na serra e 5 graus no litoral da regiao sul , e com umidade muito baixa , fazendo com que os dias sejam quente acima dos 25 graus ,e ao longo dos dias , o sol vai ficando ficando ate que ela esquenta toda e fica la , por uma duas semanna , para desesperos de nos

Link to comment
Share on other sites

Andei lendo alguma coisa sobre o assunto. O mecanismo do bloqueio atmosférico não é, ainda, tema de consenso. De qualquer forma, estudos demonstram que os meses de maior atuação são os meses de inverno e primavera, bem como em anos de El Nino.

Um dos estudos sugere que a formação dos bloqueios se deve, em parte, pela troca de energia barotrópica do fluxo zonal.:?: :?: Alguém poderia trocar isso em miúdos? Please!

Link to comment
Share on other sites

No sul da Amazônia o bloqueio está fortemente estabelecido. Os 22°C :shock: de amplitude térmica em menos de 24 horas hoje em Rio Branco, é apenas mais uma prova evidente. O ar está muito seco, a umidade relativa tem beirado os 20% diariamente, a semanas. A pergunta que não quer calar é, até quando o bloqueio vai durar?

Link to comment
Share on other sites

Perfeito Duquia ! Se entendi bem, nestas condições a estabilidade atmosférica tende a uma estabilidade ainda maior e mais abrangente, o que faz com que o bloqueio se expanda e se fortifique.

Valeu!

 

 

 

Também me parece que, quando há uma convergência de ventos nas camadas altas da troposfera, estes são forçados a irem para baixo, e uma vez na superfície sofrem uma divergência. Mas o ar que desce dessas camadas altas é seco, logo a umidade na superfície diminui bastante também. Seria essa a explicação do tempo seco em bloqueios? abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.