Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: JUNHO - 2009 (Parcial até dia 10) :


Renan
 Share

Recommended Posts

Anunciando, em breve muito breve ficará pronto o abrigo novo padrão(com venezianas) para o Rincão dos Silvanos, tremei baixadões catarinas :lol: :lol:

 

:D:D:D:D:D

 

 

O Sr. Adão será o nosso observador... :mrgreen:

Isto mesmo o tio de minha esposa, o tio Adão.

E só pra constar ele já observou várias vezes este ano, temperatura negativa no termômetro de mercúrio dentro da varanda,tsc,tsc 8-)

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Ctba, até hoje (metade do mes) esta:

 

Aeroporto: 3,8 / 16,5 - MS: 10,1

Alex: 6,7 / 16,4 - MS: 11,5

 

(O inmet tem tido média quase igual a do alex).

 

Como aqui, a média compensada é geralmente 0,8C menor que a simples, daria mais ou menos:

 

Aero: 9,3

Alex: 10,7

 

Caso nao haja nenhum periodo muito quente até o fim do mes, e pelo menos 1 ou 2 massas de ar frio comuns, poderemos ter médias semelhantes as da decada de 70. Caso se confirme a possibilidade da onda de frio muito forte no fim do mes (que alguns ja cogitam), pode-se ter após 20 anos, um mes com média na casa dos 10C (e talvez até na casa dos 9,xC na região metropolitana, que condiz que a localizaçao antiga da estaçao do inmet até o fim da decada de 70).

Link to comment
Share on other sites

Um presente p/ o Rodrigo Lotfi :

 

Curiitiba (Inmet/Conv) - Junho 2009, Até 13 :

 

Media Compensada : 11,6

Media Simples : 12,4

Minima Media : 06,4

Maxima Media : 18,4

Chuva Aculm : 23,5 mm

 

Valeu Carlos 8-)

 

A maxima média do inmet convencional e simepar esta em 17,8C (a automatica pode estar levemente descalibrada).

(inmet e simepar, localizados no mesmo local, estao registrando maximas bem elevadas, em relaçao ao restante da cidade)

 

Comparando as médias simples das varias estaçoes (adicionei o aero bacacheri)

 

Aero SJP: 10,1

Aero Bacheri: 11,3 (6,4 / 16,1)

Alex (campo comprido): 11,5

Inmet convencional: 12,1

Inmet automatica: 12,4C :roll:

 

Para efeito de comparaçao, no aero SJP:

 

julho 2000: 4,8 / 17,8

junho 2009: 3,8 / 16,5

Link to comment
Share on other sites

Será que o Morro da Igreja segura uma compensada de 05,X ºC ? Vamos torcer para que sim, pois seria

uma média fantástica a nível de Brasil :D

 

 

A VILA FRANCIONI ESTÁ COM 4,4!!!

 

Isso é média de cidades com clima temperado clássico. Já deixa de ser subtropical, kkkkkkkk :lol:

O que está acontecendo com este mês de Junho ? enlouqueceu :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião :

 

-Castro quase 1 grau na frente de Curitiba..

 

 

Urbanizaçao!!

 

O aeroporto SJP ta com média simples de 10,3C (compensada de 9,x :shock: )e o aero do bacacheri ta com média simples de 11,5 (compensada de 10,x??).

O inmet de Ctba é razoavel nas minimas, mas as maximas sao bem altas, em relaçao ao resto da cidade.

 

Alias, excelente levantamento Carlos!!

Link to comment
Share on other sites

A média do MI, Pericó, Villa Francioni, está igual à normal de Janeiro em Seattle 8-)

A média das mínimas no Pericó, aliás, está parecida com a média das mínimas em Washington-DC também em Janeiro 8-)

 

Pois então, vamos torcer para que a segunda quinzena tenha mesmo esta forte MP da próxima semana, se ocorrer vamos fechar bem abaixo da média em TODO o centro-sul !

Link to comment
Share on other sites

Minha opinião :

 

-Morro da Igreja e Pericó...iguais..!!

 

-Interesante que a diferença de SJ e SJA em relaçao a outroas cidades , ficou bem pequena agora...ao contrario que nos meses mais quentes..

 

-Lages continua firme em SC , perdendo apenas de SJ , Urupema e BJ d Serra, mas perdendo pra vizinha gaucha Vacaria.

 

-O Sul do RS + quente do que a região de Gramado/Canela/ Caxias....ao contrario do ano passado...quando Canguçu arrebentou...

 

-Soledade no bloco intermediario junto com Joaçaba, Erechim , entre outras..

 

-Castro quase 1 grau na frente de Curitiba..

 

-Porto Alegre com praticamente a mesma media de julho do ano passado , enconstado na capital paranaense. Imaginem Belem Novo..??

 

-São Paulo com media inferior a 15 graus e o Rio inferior a 20 graus

 

Resumindo..tá uma maravilha este mês....agora resta aguardar a segunda quinzena pra ver se não vai estragar tudo..!!

Por enquanto ,minha terra está na Série A do Campeonato da Neve Brasilis,em 2007 fomos Campeões,em 2008 o Título ficou com Pinheiro Machado e arredores 8-) ...

Link to comment
Share on other sites

JUNHO - 2009 (Parcial até dia 26) :

 

-São José dos Ausentes RS : 08,2

-São Joaquim SC (Aut/Inmet) : 08,3

-Bom Jesus RS (Conv) : 08,5

-General Carneiro PR : 08,7

-Vacaria RS : 08,9

-Lages SC (Conv/Inmet) : 09,3

-Canela RS : 09,5

-Caçador SC : 09,7

-Campos do Jordão SP (Conv/Inmet) : 09,7

-Inacio Martins PR : 09,8

-Santana do Livramento RS : 09,9

-Monte Verde MG : 09,9

-Major Vieira SC : 10,0

-Lagoa Vermelha RS : 10,1

-Campo Novos SC : 10,1

-Curitibanos SC : 10,2

-Caxias do Sul RS (Conv/Inmet) : 10,5

-Bagé RS : 10,6

-Soledade RS : 10,6

-Quarai RS : 10,7

-Canguçu RS : 10,7

-Passo Fundo RS : 10,7

-Joaçaba SC : 10,8

-Caçapava do Sul RS : 10,9

-Rio Negrinho SC : 10,9

-Bento Gonçalves RS : 10,9

-Jaguarão RS : 10,9

-Ituporanga SC : 11,2

-Maria da Fé MG : 11,3

-Novo Horizonte SC : 11,6

 

Capitais :

 

-Curitiba PR (Conv/Inmet) : 12,1

-Porto Alegre RS : 13,0

-São Paulo SP : 15,4

-Florianopolis SC : 16,1

-Campo Grande MS : 18,9

-Belo Horizonte MG (Pampulha) : 19,1

-Brasilia DF : 19,1

-Rio de Janeiro RJ (VL Militar) : 19,8

-Goiânia GO : 20,1

-Vitoria ES : 21,5

 

Aqui está +- 1,5 graus abaixo da média, deve fechar 1 grau abaixo, um porre.

Link to comment
Share on other sites

Carlos Alberto Dias:...o que significa um porre????? é bom ou ruim?

 

Mas fui eu que disse (o Carlos só colocou os dados)

 

É ruim, no começo do mês até gostei porque o tempo estava mais dinâmico, mas agora está tudo muito "paradão" e úmido, como a primavera é a estação mais cinzenta do ano aqui sinto falta tempo mais seco e maior amplitude térmica durante o inverno.

Link to comment
Share on other sites

Médias de Curitiba de junho:

 

Inmet (convencional): 8,2 / 18,7 - MS: 13,4

 

Est. Alex: 8,3 / 17,3 - MS: 12,8

 

Aero bacacheri: 7,9 / 17,2 - MS: 12,6

 

Aero Afonso Pena (SJP): 5,8 / 17,1 - MS: 11,5

 

 

Médias compensadas:

 

Inmet: 12,5

Alex*: 12,1

Aero Bacacheri*: 11,8

Aero SJP: 11,0 :shock:

 

OBS: *valores aproximados!

Link to comment
Share on other sites

Isso por que a normal de Ctba é de 12.2ºC em junho. Imagino que entre 1961 e 1990, houve anos mais frios que isso e mais quentes que 12.2ºC... :geek:

 

De fato houve muitos anos mais frios que este, mesmo na decada de 90...este ano até a metade do mes tava realmente quase histórico, mas nos ultimos 15 dias se aproximou da normalidade...

 

Mesmo assim, fechou abaixo do normal...só que a estação atual do inmet não da pra comparar com os dados da normal 60-90, tem que comparar com as médias do simepar (acho que é 13,xºC).

 

Até 1976, a estação do inmet se localizava em outro local, na BR-116 (quase em Pinhais ja)..e isso ja é metade da normal ...portanto, diria que hoje em dia o aeroporto de SJP se aproximaria mais das condições da normal 60-90...e por ai, teriamos mais ou menos 1ºC abaixo da média, condizente com o mes atual...

Link to comment
Share on other sites

Carlos Alberto Dias:...o que significa um porre????? é bom ou ruim?

 

Mas fui eu que disse (o Carlos só colocou os dados)

 

É ruim, no começo do mês até gostei porque o tempo estava mais dinâmico, mas agora está tudo muito "paradão" e úmido, como a primavera é a estação mais cinzenta do ano aqui sinto falta tempo mais seco e maior amplitude térmica durante o inverno.

O quê???

1 grau na média é ruimm????

vocês parecem o pessoal do IPPC...

jÁ É MUITO BOM, NA MÉDIA É MELHOR DO QUE MUITOS OUTROS ANOS!!!

Link to comment
Share on other sites

O quê???

1 grau na média é ruimm????

vocês parecem o pessoal do IPPC...

jÁ É MUITO BOM, NA MÉDIA É MELHOR DO QUE MUITOS OUTROS ANOS!!!

 

Vc não entendeu, veja bem, a anomalia negativa de junho foi até um pouco maior que 1 grau aqui (no Santos Dumont foi a menor média para o mês desde 1997 no mínimo, pois não tenho dados de antes), mas EU considerei ruim porque a metade final foi muito monótona sem frio nem calor (o começo foi bom e me deixou com uma expectativa que não foi correspondida), prefiro zero de anomalia com maiores variações, é aquilo que eu digo (só para ilustrar: se passar um mês inteiro entre 6 e 14 graus em Porto Alegre vai ser um frio histórico na média, mas considero muito mais interessante ter média de 14 com uma mínima de 0 e uma máxima de 30). E de anomalia mensal negativa o Rio de Janeiro já está cheio até os tubos, desde 2008 temos uns 2 ou 3 meses abaixo da média para cada mês na média e nenhum acima, se vier um mês acima da média com apenas um bom pico de frio já comemoro.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.