Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado de São Paulo :


Recommended Posts

Belíssima esfriada aqui em SP! Aqui na minha quente varanda no Morumbi tenho 15C. Na cidade deve fazer uns 13C já. Vou mudar essa semana e minha estacao vai para a Vila Madalena. Aí sem creio que será uma estacao padrão num local bastante realístico para Sao Paulo. Abraços.

 

No domingo tive máxima de 11,6ºC, algo MUITO raro para São Paulo!

Luba, eu na minha quente varanda tive uns 12C tambem... realmente, em termos de maxima, essa mp foi muito boa. E agora chove fraco na capital. Agora aqui faz 11,4ºC no Itaim, na estação do WU.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

É muito tarde para postar as minhas observações de julho?

 

Aqui vão elas. As temperaturas.

 

1= 9,1ºC / 19,3ºC

2= 11,4ºC / 22,4ºC

3= 10,1ºC / 16,8ºC

4= 6,2ºC / 8,7ºC

5= 6,4ºC / 16,8ºC

6= 8,9ºC / 15,8ºC

7= 8,8ºC / 12,2ºC

8= 4,2ºC / 15,3ºC

9= 4,6ºC / 17,8ºC

10= 1,3ºC / 24,6ºC

11= 1,9ºC / 26,2ºC

12= 7,3ºC / 24,2ºC

13= 7,8ºC / 23,4ºC

14= 8,4ºC / 23,3ºC

15= 6,4ºC / 25,4ºC

16= 4,9ºC / 23,2ºC

17= 4,3ºC / 24,7ºC

18= 10,6ºC / 21,4ºC

19= 11,8ºC / 23,2ºC

20= 11,7ºC / 25,6ºC

21= 12,7ºC / 25,9ºC

22= 10,9ºC / 16,4ºC

23= 9,8ºC / 15,3ºC

24= 10,9ºC / 15,1ºC

25= 8,7ºC / 18,7ºC

26= 6,6ºC / 21,4ºC

27= 5,8ºC / 22,6ºC

28= 5,3ºC / 23,2ºC

29= 7,6ºC / 23,9ºC

30= 10,5ºC / 18,4ºC

31= 13,8°C / 16,8ºC

 

Média da minima/máxima: 8,0°C / 20,3°C

Média simples: 14,2°C

 

Destaque para a excelente máxima de 8,7°C no dia 4 de julho, a mais baixa que eu registrei desde que comecei a seguir o tempo psicóticamente em 2007.

 

Gente, eu ia comprar a minha davis, mas eu encontrei outra belezinha, que aguça bem mais o meu desejo, por isso a estação vai esperar mais um pouquinho.

Link to comment
Share on other sites

Belíssima esfriada aqui em SP! Aqui na minha quente varanda no Morumbi tenho 15C. Na cidade deve fazer uns 13C já. Vou mudar essa semana e minha estacao vai para a Vila Madalena. Aí sem creio que será uma estacao padrão num local bastante realístico para Sao Paulo. Abraços.

 

No domingo tive máxima de 11,6ºC, algo MUITO raro para São Paulo!

Luba, eu na minha quente varanda tive uns 12C tambem... realmente, em termos de maxima, essa mp foi muito boa. E agora chove fraco na capital. Agora aqui faz 11,4ºC no Itaim, na estação do WU.

 

 

A sensação de frio pela máxima ser muito baixa foi grande. Agora parece que em Campos não pegou tão forte esse frio...

Link to comment
Share on other sites

Belíssima esfriada aqui em SP! Aqui na minha quente varanda no Morumbi tenho 15C. Na cidade deve fazer uns 13C já. Vou mudar essa semana e minha estacao vai para a Vila Madalena. Aí sem creio que será uma estacao padrão num local bastante realístico para Sao Paulo. Abraços.

 

No domingo tive máxima de 11,6ºC, algo MUITO raro para São Paulo!

Luba, eu na minha quente varanda tive uns 12C tambem... realmente, em termos de maxima, essa mp foi muito boa. E agora chove fraco na capital. Agora aqui faz 11,4ºC no Itaim, na estação do WU.

 

Tivesse o ciclone um pouco mais perto, e o ar frio iria limpar o tempo na capital paulista, e talvez em Campos também... Seria o maior frio para a época em muito tempo...

O pior é que atá 2 dias antes do evento os modelos davam esse ciclone bem mais intenso do que ele se mostrou! :hysteric:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A sensação de frio pela máxima ser muito baixa foi grande. Agora parece que em Campos não pegou tão forte esse frio...

 

 

Luba, nada a ver com o tópico, mas você é fã do cantor americano "Ludacris"??

 

Sds.

 

 

Sou sim! gosto muito do Ludacris! Como meus amigos me chamam de Luba e gosto do Ludacris inventaram o "Lubacris" hehehe

Link to comment
Share on other sites

A sensação de frio pela máxima ser muito baixa foi grande. Agora parece que em Campos não pegou tão forte esse frio...

 

 

Luba, nada a ver com o tópico, mas você é fã do cantor americano "Ludacris"??

 

Sds.

 

 

Sou sim! gosto muito do Ludacris! Como meus amigos me chamam de Luba e gosto do Ludacris inventaram o "Lubacris" hehehe

 

 

Legal, fazia um tempinho que eu suspeitava, mas ainda não tinha perguntado! :laugh:

 

Aqui em Chicago tem muitos fãs dele, e da black music em geral! Estes dias teve show do Snoop Dog aqui... O cara canta bem, mas é feio que dói... :rofl: :rofl:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O último álbum do Snoop Dogg, o "Doggumentary" está excelente! Pra quem gosta de Rap vale a pena escutar!

 

Aí nos EUA tem vários show bons sempre! No Carnaval eu passei em Vail e depois em NY e em NY vi um show fantástico do Eric Clapton no Madison Square Garden!

 

Depois tenho que colocar essas fotos da viagem, tem umas bem legais da região das Rochosas do Colorado!

Link to comment
Share on other sites

O friozote dos últimos dias deu um tapa legal na ponderada: ela já estava em cerca de 17,9 e agora está em cerca de 16,6! :good2:

Pena não ter sido um evento seco, mas... quando eu e a mu fomos pra Gramado em 2010, deu a mínima do ano aqui em Mauá. Agora em agosto, fomos pro Chile e novamente a mínima mauaense do ano foi quando estávamos fora.

Ou seja, é só vcs financiarem umas viagens pra gente quando os modelos previrem chegada de ar polar, que o frio na RMSP tá garantido! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante Sipriano. Que diferença da capital... e tão perto. Impressionante. Temos que colocar uma Davis ai urgente. QUe local voce fica, é um sitio?

 

Abs

 

É bem diferente mesmo, toda vez que venho de São Paulo pra cá, a partir do centro de Cotia já se sente uma ar bem mais fresco, eu vi aqui que muita gente acha a Granja Viana fria, mas de todas as regiões de Cotia é justamente a mais quente.

 

Aqui não serve muito de parâmetro pra São Paulo, pois veja bem, o mirante de santana é topo, e pelo que se vê no site do INMET ele está a 792 metros, eu estou em um lugar que é uma baixada, não muito profunda, mas a 900 metros de altitude, a região em termos de altitude só fica atrás da serra da cantareira, isso se considerar apenas os limites da RMSP, mas se eu estender pra Ibiúna, São Roque Piedade e até mesmo tapiraí(que saindo de Vargem Grande pela rodovia Bunjiro Nakao é a terceira cidade, depois de Ibiúna e Piedade), as altitudes são maiores do que a serra da cantareira, passando de 1200 metros em vários pontos, o distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, que fica entre Vargem Grande e Ibiúna, antes da costrução da ferrovia Mairinque-Santos da sorocabana, o nome era só caucaia, o "do alto", foi dado pelos maquinistas, pois aqui é a região de maior altitude em toda a extensão da ferrovia e mais tarde acabou sendo incorporada no nome oficial, ficando Caucaia do Alto, se você pegar a Raposo Tavares, lá no começo em Pinheiros, vai notar que o trajeto São Paulo-Vargem Grande é praticamente todo de subida, sendo o ponto mas impressionante, na altura do Km 39, onde se tem uma visão geral de boa parte do oeste e sul da RMSP e se vê a diferença de altitude, sendo que aquelas enconstas viradas para leste, tem quase sempre um nevoeiro persistente, noites quentes aqui são raras até no verão, no inverno então que considero impossivel termos minimas próximas a 20°C ou ate acima disso, como já aconteceu algumas vezes com o mirante de santana. Mas pra te dizer bem o que me impressionou são os dados do Evadro, Itapevi pra mim era tórrida, me lembro que uma vez estava andando por lá com uma tia minha que é de Ibiúna e ela pasou mal por causa do calor e resmungava "oh cidade quente" :sarcastic:.

 

Quanto a região que eu moro, não é sitio não, é na verdade a região mais populosa de todo o municipio, mas é populosa principalmente por causa dos vários condominios, fica próxima ao pet zoo, que agora foi comprado, por dois donos de prédios na avenida paulista, e se chama araucaria grand hotel.

 

Aqui uma foto que tirei outro dia da região onde moro.

03082011881.jpg

 

E por curiosidade, aquela elevação maior no fundo da foto é a serra de mailasqui, já em São Roque, que pelo que sei ultrapassa os 1300 metros de altitude e é lá que fica o radar de São Roque, se você fizer um pouquinho de esforço(ficou pequeno pra ver), vai notar duas estruturas ovais no lado direito da árvore maior no centro da foto, é o dito cujo.

 

@Luccicurita, o Chile é uma beleza de país, na minha opnião um dos mais belos do mundo, pretendo fazer um road trip pra lá, passando pela cordilheira, igual um amigo meu, químico de São Carlos fez, só que ele foi de moto, eu pretendo ir de carro, ele disse que ficou alguns dias preso em um hote de beira de estrada, nos Andes, por causa de uma nevasca, disse que estava tão frio, que ele fez aquele teste da água fervente, e quando jogou pro alto congelou quase instantaneamente.

 

Vou partindo. :cray:

Link to comment
Share on other sites

A demora foi grande, mas, aqui vão os dados de Itapevi no mês de julho:

 

01 = 10,8ºC / 20,2ºC ______ 16 = 06,6ºC / 22,2ºC

02 = 12,2ºC / 19,5ºC ______ 17 = 07,1ºC / 22,7ºC

03 = 12,4ºC / 19,1ºC ______ 18 = 10,8ºC / 20,7ºC

04 = 09,2ºC / 14,6ºC ______ 19 = 12,5ºC / 22,8ºC

05 = 09,5ºC / 16,6ºC ______ 20 = 14,7ºC / 25,5ºC

06 = 09,7ºC / 16,3ºC ______ 21 = 13,3ºC / 24,2ºC

07 = 09,3ºC / 15,4ºC ______ 22 = 12,8ºC / 18,6ºC

08 = 05,4ºC / 17,1ºC ______ 23 = 11,7ºC / 16,5ºC

09 = 05,1ºC / 20,2ºC ______ 24 = 11,6ºC / 18,2ºC

10 = 04,9ºC / 21,1ºC ______ 25 = 11,4ºC / 21,5ºC

11 = 07,6ºC / 22,1ºC ______ 26 = 08,5ºC / 22,2ºC

12 = 10,3ºC / 22,2ºC ______ 27 = 08,1ºC / 22,0ºC

13 = 08,6ºC / 22,4ºC ______ 28 = 08,6ºC / 22,5ºC

14 = 09,7ºC / 22,5ºC ______ 29 = 09,0ºC / 23,6ºC

15 = 08,5ºC / 22,6ºC ______ 30 = 10,8ºC / 19,1ºC

_________________________ 31 = 13,7ºC / 18,2ºC

 

 

Temperatura média (simples): 15,08ºC

Maior temperatura média diária: 20,1ºC - dia 20

Menor temperatura média diária: 11,25ºC - dia 08

Temperatura mínima média: 9,78ºC

Menor temperatura mínima: 4,9ºC - dia 10

Maior temperatura mínima: 14,7ºC - dia 20

Quantidade dias temperatura mínima <10ºC: 17 dias

Quantidade dias temperatura mínima <7,2ºC: 5 dias

Temperatura máxima média: 20,39ºC

Menor temperatura máxima: 14,6ºC - dia 04

Maior temperatura máxima: 25,5ºC - dia 20

Quantidade dias temperatura máxima >20ºC: 19 dias

Precipitação: xx,x mm

 

Ao contrário de junho, julho foi um mês "seco" no que se refere à geadas, porém, agora em agosto contabilizei mais duas, totalizando 6 neste ano. A média compensada deve ter ficado algo em torno de uns 14,XX. Nada mal para um mês em que estivemos sob forte influência de massa de ar seco.

Link to comment
Share on other sites

Destaque para a excelente máxima de 8,7°C no dia 4 de julho, a mais baixa que eu registrei desde que comecei a seguir o tempo psicóticamente em 2007.

 

Gente, eu ia comprar a minha davis, mas eu encontrei outra belezinha, que aguça bem mais o meu desejo, por isso a estação vai esperar mais um pouquinho.

 

Sipriano, a diferença de temperatura máxima no dia 04 foi gigantesca... por aqui, 14,6ºC. :russian:

 

Enquanto eu não trocar de moto, entre outras prioridades futuras, nada de Davis... infelizmente, o quintal de casa não é seguro para abrigar este tipo de equipamento, e não tenho local bom para instalação na minha 2ª casa em Mogi das Cruzes, na qual a área útil construída ocupa 100% do terreno (a garagem, inclusive, é coberta). Só sobra um estreito corredor como área livre.

 

Foi legal! Tiramos foto pacaramba, assim que der um tempo (depois do feriado de setembro) posto algumas.

O tempo nublado e a ausência de temperaturas negativas marcaram os 5 dias no Chile. Não adianta: eu e minha mulher temos a sina de chegar nos lugares justamente depois do auge do frio! :rofl: :ok:

 

Lucci, fico no aguardo de suas fotos!

 

Impressionante Sipriano. Que diferença da capital... e tão perto. Impressionante. Temos que colocar uma Davis ai urgente. QUe local voce fica, é um sitio?

 

Abs

 

É bem diferente mesmo, toda vez que venho de São Paulo pra cá, a partir do centro de Cotia já se sente uma ar bem mais fresco, eu vi aqui que muita gente acha a Granja Viana fria, mas de todas as regiões de Cotia é justamente a mais quente.

 

Aqui não serve muito de parâmetro pra São Paulo, pois veja bem, o mirante de santana é topo, e pelo que se vê no site do INMET ele está a 792 metros, eu estou em um lugar que é uma baixada, não muito profunda, mas a 900 metros de altitude, a região em termos de altitude só fica atrás da serra da cantareira, isso se considerar apenas os limites da RMSP, mas se eu estender pra Ibiúna, São Roque Piedade e até mesmo tapiraí(que saindo de Vargem Grande pela rodovia Bunjiro Nakao é a terceira cidade, depois de Ibiúna e Piedade), as altitudes são maiores do que a serra da cantareira, passando de 1200 metros em vários pontos, o distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, que fica entre Vargem Grande e Ibiúna, antes da costrução da ferrovia Mairinque-Santos da sorocabana, o nome era só caucaia, o "do alto", foi dado pelos maquinistas, pois aqui é a região de maior altitude em toda a extensão da ferrovia e mais tarde acabou sendo incorporada no nome oficial, ficando Caucaia do Alto, se você pegar a Raposo Tavares, lá no começo em Pinheiros, vai notar que o trajeto São Paulo-Vargem Grande é praticamente todo de subida, sendo o ponto mas impressionante, na altura do Km 39, onde se tem uma visão geral de boa parte do oeste e sul da RMSP e se vê a diferença de altitude, sendo que aquelas enconstas viradas para leste, tem quase sempre um nevoeiro persistente, noites quentes aqui são raras até no verão, no inverno então que considero impossivel termos minimas próximas a 20°C ou ate acima disso, como já aconteceu algumas vezes com o mirante de santana. Mas pra te dizer bem o que me impressionou são os dados do Evadro, Itapevi pra mim era tórrida, me lembro que uma vez estava andando por lá com uma tia minha que é de Ibiúna e ela pasou mal por causa do calor e resmungava "oh cidade quente" :sarcastic:.

 

Quanto a região que eu moro, não é sitio não, é na verdade a região mais populosa de todo o municipio, mas é populosa principalmente por causa dos vários condominios, fica próxima ao pet zoo, que agora foi comprado, por dois donos de prédios na avenida paulista, e se chama araucaria grand hotel.

 

Aqui uma foto que tirei outro dia da região onde moro.

 

Sipriano, aqui vai um foto extraída do Panoramio tirada bem próxima do local em que moro ( que fica fora do ângulo de visão, à direita logo após a curva):

 

http://static.panoramio.com/photos/original/48414310.jpg

 

Um buraco à 770m de altitude, com morros acima dos 820m ao redor, razoavelmente arborizado, à caminho de Vargem Gde. Pta. (junto à estrada Elias Alves da Costa). Na frente de casa, logo após o pomar e a estrada, tem uma área de mata atlântica intocada. Aqui é bem mais frio se comparado ao centro de Itapevi (que sua tia tanto reclamou), e a região já faz parte da serra que engloba sua cidade, S. Roque, Ibiúna e outros municípios da região. Fica bem no começo.

 

No inverno, particularmente em dias secos, se percebe a diferença de temperatura na região à partir do km 28 da Castello Branco. No km 33 da mesma rodovia, fica mais frio ainda.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante Sipriano. Que diferença da capital... e tão perto. Impressionante. Temos que colocar uma Davis ai urgente. QUe local voce fica, é um sitio?

 

Abs

 

É bem diferente mesmo, toda vez que venho de São Paulo pra cá, a partir do centro de Cotia já se sente uma ar bem mais fresco, eu vi aqui que muita gente acha a Granja Viana fria, mas de todas as regiões de Cotia é justamente a mais quente.

 

Deixa o Caco saber disso...!!! :mosking:

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, altitudes de 1300 na região de Sao Roque é total novidade para mim. Que maravilha, deve ser muito frio.

Pessoal, nao me esqueci do nosso encontro. Quero conhecer o Sipriano e Luba. Os demais já Sao velhos de guerra nossos. Abraços!

 

 

Pois é, pra mim também é surpresa. Baixada a 900 mts então, eu nunca imaginei, hehehe...

João, será que lá é mais frio que aí na Vila Madalena? :sarcastic:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, altitudes de 1300 na região de Sao Roque é total novidade para mim. Que maravilha, deve ser muito frio.

Pessoal, nao me esqueci do nosso encontro. Quero conhecer o Sipriano e Luba. Os demais já Sao velhos de guerra nossos. Abraços!

 

 

Pois é, pra mim também é surpresa. Baixada a 900 mts então, eu nunca imaginei, hehehe...

João, será que lá é mais frio que aí na Vila Madalena? :sarcastic:

 

Sds.

 

Em

 

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_322.html - Mairinque

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_636.html - Vargem Grande Paulista

 

dá pra ver dados daquela região. Tirando setembro, que tem um aquecimento absurdo em relação a agosto, o clima é bem parecido com o da área urbana de Curita. E olha que são dados de abaixo dos 900m.

Link to comment
Share on other sites

Nossa, altitudes de 1300 na região de Sao Roque é total novidade para mim. Que maravilha, deve ser muito frio.

Pessoal, nao me esqueci do nosso encontro. Quero conhecer o Sipriano e Luba. Os demais já Sao velhos de guerra nossos. Abraços!

 

 

Pois é, pra mim também é surpresa. Baixada a 900 mts então, eu nunca imaginei, hehehe...

João, será que lá é mais frio que aí na Vila Madalena? :sarcastic:

 

Sds.

 

Em

 

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_322.html - Mairinque

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_636.html - Vargem Grande Paulista

 

dá pra ver dados daquela região. Tirando setembro, que tem um aquecimento absurdo em relação a agosto, o clima é bem parecido com o da área urbana de Curita. E olha que são dados de abaixo dos 900m.

Silvio, a Vila Madalena é quente, muito quente!!

Lucci, muito bons esses dados. Perto de SP há refúgios... belos refugios! Caras, puxei o google maps, há uma regiao acima de 1200 metros logo a norte de SP, à esquerda da Bandeirantes... deve fazer um belissimo frio lá tambem. Vejam que interessante, estamos mais baixos que Curitiba, porém temos áreas bem mais altas que o primeiro planalto paranaense na nossa região metropolitana (tirando a serra do mar e o pico do paraná, claro).

 

abs

Abs

Link to comment
Share on other sites

Nossa, altitudes de 1300 na região de Sao Roque é total novidade para mim. Que maravilha, deve ser muito frio.

Pessoal, nao me esqueci do nosso encontro. Quero conhecer o Sipriano e Luba. Os demais já Sao velhos de guerra nossos. Abraços!

 

É só marcar! Vai ser bem divertido!

 

Tô no aguardo... dia 30 (terça), à noite, seria perfeito p/ mim, já que no dia seguinte estou de folga.

Link to comment
Share on other sites

Diria que a RM de SP tem as maiores altitudes de uma RM no Brasil todo! Não somos tao azarados assim!

 

 

Hehehe, eu não quis dizer isso... :mosking:

Mas falando das altitudes, o que acho que realmente precisaríamos, e coloco boa parte do sul nesse meio também, é uma dinâmica como a dos anos 60/70. Os últimos anos foram bem semelhantes já, mas ainda falta um avanço maior das Mps brasil adentro, como ocorria naqueles tempos, com mínimas baixas em todo sudeste...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Diria que a RM de SP tem as maiores altitudes de uma RM no Brasil todo! Não somos tao azarados assim!

 

 

Hehehe, eu não quis dizer isso... :mosking:

Mas falando das altitudes, o que acho que realmente precisaríamos, e coloco boa parte do sul nesse meio também, é uma dinâmica como a dos anos 60/70. Os últimos anos foram bem semelhantes já, mas ainda falta um avanço maior das Mps brasil adentro, como ocorria naqueles tempos, com mínimas baixas em todo sudeste...

 

Sds.

 

Mas lembremos que a RMC tb tem pontos legais: :good2:

- Curita: bairro semi-rural com topo acima de 1000m (Lamenha Pequena)

- sedes acima de 1000m: Colombo e Rio Branco do Sul

Com relação ao que o Colety falou, eu vi que até msm em 2000, a porrada na RMSP foi menos generosa que na RMC, já que em vários dias o tempo abriu na RMC (com mínimas negativas) e na RMSP não. Então, na verdade a dinâmica pós 2000 já começou a se desenhar, pelo menos pra RMSP, antes do próprio 2000!

Link to comment
Share on other sites

Destaque para a excelente máxima de 8,7°C no dia 4 de julho, a mais baixa que eu registrei desde que comecei a seguir o tempo psicóticamente em 2007.

 

Gente, eu ia comprar a minha davis, mas eu encontrei outra belezinha, que aguça bem mais o meu desejo, por isso a estação vai esperar mais um pouquinho.

 

Sipriano, a diferença de temperatura máxima no dia 04 foi gigantesca... por aqui, 14,6ºC. :russian:

 

Enquanto eu não trocar de moto, entre outras prioridades futuras, nada de Davis... infelizmente, o quintal de casa não é seguro para abrigar este tipo de equipamento, e não tenho local bom para instalação na minha 2ª casa em Mogi das Cruzes, na qual a área útil construída ocupa 100% do terreno (a garagem, inclusive, é coberta). Só sobra um estreito corredor como área livre.

 

 

[sipriano, aqui vai um foto extraída do Panoramio tirada bem próxima do local em que moro ( que fica fora do ângulo de visão, à direita logo após a curva):

 

http://static.panoramio.com/photos/original/48414310.jpg

 

Um buraco à 770m de altitude, com morros acima dos 820m ao redor, razoavelmente arborizado, à caminho de Vargem Gde. Pta. (junto à estrada Elias Alves da Costa). Na frente de casa, logo após o pomar e a estrada, tem uma área de mata atlântica intocada. Aqui é bem mais frio se comparado ao centro de Itapevi (que sua tia tanto reclamou), e a região já faz parte da serra que engloba sua cidade, S. Roque, Ibiúna e outros municípios da região. Fica bem no começo.

 

No inverno, particularmente em dias secos, se percebe a diferença de temperatura na região à partir do km 28 da Castello Branco. No km 33 da mesma rodovia, fica mais frio ainda.

 

Realmente Evandro a diferença de temperatura no dia 4, foi grande, vou tentar ver o por que:

 

1ºPasso: Vamos estabelecer algumas premissas e tratar isso de forma epistemológica.

A-Estou em uma altitude maior, você a 770m e eu a 900m.

 

B-Estou a sudeste de sua localização

 

C-Dia 4 foi um dia umido, com predominancia de vento sudeste.

 

D-A temperatura decresce em média 1°C a cada 150 metros de altitude a mais

 

E-O vento marítimo, vem de sudeste.

 

F-O vento marítimo é umido

 

G-A água contém um calor especifico maior.

 

As premissas A e D, levam a necessidade lógica de que a minha média é quase 1°C menor que sua, mais precisamente X=A/150, onde X é a diferença de temperatura resultante da maior altitude, A a diferença de altitude e 150 a altitude média em que a temperatura decresce 1°C, logo a diferença média de você para mim é de 0,87°C. As premissas B,E,F e G, levam a necessariamente a conclusão, de que, eu estou mais exposto ao vento maritimo, logo aqui é mais umido e necessariamente as amplitudes são menores, nos dias de vento marítimo.

 

Vamos estabelecer quais evidências se esperaria, dos 2 pontos acima caso eles sejam verdades.

 

Evidência do primeiro ponto do meu argumento: Basta calcular com a equação que eu estabeleci acima.

Diferença da sua média em relação a minha:

Sua média 15,08°C

Minha média 14,2°C

Diferença de 0,88°C

 

X=A/150

X=130/150

X=0,87°C

 

Evidências do segundo ponto do meu argumento.

Se espera, já que em dias de vento marítimo, eu estou mais exposto, e devido a maior dificuldade de aquecer ou resfriar 1kg de água em relação a terra, a amplitude aqui nesses dias devem ser menores.

 

Itapevi no dia 4 de julho:

minima-9,2°C máxima-14,6°C, amplitude de :5,4

 

Vargem Grande Paulista no dia 4 de julho:

Minima-6,2°C e máxima-8,7°C, amplitude de: 2,5°C

 

Ou seja a maior umidade daqui segurou a temperatura lá em baixo nesse dia, aliado com uma altitude um pouco maior, deu no que deu.

 

A Davis vai esperar, pois como eu sou músico, vou comprar uma guitarra nova, uma bela de uma jackson, que me deixa em extase só de pensar, se tem algo nesse universo, que eu posso dizer que amo, isso é a música.

 

@Luccicurita, aqui negativou no ano 2000, fez -3,2°C, eu ainda ia pra escola, e me lembro de levantar vários dias naquele julho, com muito frio e geadas fortes, como ainda não se repetiu na década de 2000, e se a minha memória não está me traindo agora, parece que negatiou em alguns décimos no IAG, quem tiver a bondade de pesquisar, por favor sinta-se a vontade, depois de 2000, ficou vários anos sem negativar até que em 2009 voltou a negativar e em 2010 e 2011, essa foto do meu avatar foi da geada de junho do ano passado.

 

Quanto ao nosso encontro, eu quero também, mas agora complicou muito, tenho muitos compromisso assumidos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Sipriano!

 

Claro que houve alguns dias claros na RMSP, com geada até sobre carros na tórrida Liberdade.

Mas, em comparação com Curita, notei que foram menos dias com céu claro e mínimas baixas, mesmo considerando que a RMSP é mais quente que a RMC. Se a porrada de 2000 tivesse a mesma intensidade E duração em ambas, Santana teria que ter cravado 7 dias com mínimas iguais ou abaixo de 7,5. Na casa dos meus pais msm, que fica num topo urbanizado, jul/00 trouxe 7 mínimas negativas. :hi:

Link to comment
Share on other sites

Observei por um bom o comportamento da Zona Oeste de SP. Inclusive deixei uma estação na Vl Leopoldina, proximo ao Parque Villa Lobos que fica cerca de 4km da Praça Panamericana e constatei que em relação ao Mirante de Santana era mais quente mesmo que deve ser o caso da região do Largo da Batata.......

 

A falta de arborização ali é bem visivel. Lapa, V leopoldina, Vl Romana. Av dr Arnaldo que é um topo...penso que sejam quentes mesmo em relação a região da Vl Mariana por ex. Talvez até mais quentes mesmo que a região do Campo de Marte.

 

As regiões mais frias da capital na minha opinião, se encontram na região da Cantareira, Tremembé, Palmas na Z Norte e a região do Jabaquara e do Zoo, onde fica a estação do IAG/USP........Já a Av Paulista apesar de estar a cerca de 820m de altitude, fica numa região intermediaria na cidade em termos de temperatura na minha opinião , sendo razoavel nas maximas e ruins nas minimas.

Link to comment
Share on other sites

Observei por um bom o comportamento da Zona Oeste de SP. Inclusive deixei uma estação na Vl Leopoldina, proximo ao Parque Villa Lobos que fica cerca de 4km da Praça Panamericana e constatei que em relação ao Mirante de Santana era mais quente mesmo que deve ser o caso da região do Largo da Batata.......

 

A falta de arborização ali é bem visivel. Lapa, V leopoldina, Vl Romana. Av dr Arnaldo que é um topo...penso que sejam quentes mesmo em relação a região da Vl Mariana por ex. Talvez até mais quentes mesmo que a região do Campo de Marte.

 

As regiões mais frias da capital na minha opinião, se encontram na região da Cantareira, Tremembé, Palmas na Z Norte e a região do Jabaquara e do Zoo, onde fica a estação do IAG/USP........Já a Av Paulista apesar de estar a cerca de 820m de altitude, fica numa região intermediaria na cidade em termos de temperatura na minha opinião , sendo razoavel nas maximas e ruins nas minimas.

 

Se formos falar em cidade, podemos falar em Parelheiros, que tem 100.000 habitantes. Marsilac é um freezer, mas é um bairro com 200km2 e 10.000 habitantes.

Link to comment
Share on other sites

Agosto em Vargem Grande Paulista

 

 

1= 12,9°C / 19,8°C

2= 7,4°C / 17,8°C

3= 6,6°C / 21,1°C

4= 0,3°C / 14,6°C

5= -2,1°C / 17,6°C

6= 3,4°C / 23,4°C

7= 7,8°C / 28,1°C

8= 9,8°C / 27,4°C

9= 14,3°C / 18,8°C

10= 11,7°C / 16,2°C

11= 11,3°C / 16,8°C

12= 8,2°C / 20,3°C

13= 5,4°C / 25,4°C

14= 5,2°C / 26,9°C

15= 13,2°C / 23,8°C

16= 9,6°C / 26,7°C

17= 6,5°C / 27,3°C

18= 10,5°C / 21,3°C

19= 13,1°C / 23,8°C

20= 9,8°C / 16,8°C

21= 7,9°C / 9,8°C

22= 8,1°C / 10,6°C

23= 8,5°C / 11,9°C

24= 12,1°C / 15,7°C

25= 11,3°C / 25,6°C

26= 12,9°C / 25,7°C

27= 13,6°C / 22,3°C

28= 8,8°C / 28,3°C

29= 10,6°C / 29,8°C

30= 11,8°C / 26,1°C

31= 12,2°C / 26,4°C

 

Média minima/Máxima: 9,1°C / 21,0°C

 

Média simples:15,1

 

Média do trimestre jun/jul/ago:

 

Média minima/máxima: 7,7°C/20,0°C.

 

Média Simples: 13,9°C

 

Vejam como a média veio subindo de junho até agosto

jun: 12,3°C

jul: 14,2°C

ago: 15,1°C

 

Vamos ver como vai ser setembro.

Link to comment
Share on other sites

Poutz, estou devendo os registros de agosto! (mode cabeça-a-prêmio on)

:hang1: Realmente, memoráveis dias 4 e 5. Tanto que a grama daqui da Recap (Petrobras-Mauá) estava mais verdinha no fim de julho, e quando voltei de férias em 15/8 notei que ela estava meio queimadinha. Acredito que tenha geado na Recap (em plena área urbana de Mauá!) por volta destes dias. :good2:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Agosto em Itapevi, apesar da demora imensa...

 

01 = 14,0ºC / 17,3ºC ______ 16 = 10,1ºC / 25,6ºC

02 = 12,2ºC / 19,2ºC ______ 17 = 07,5ºC / 25,1ºC

03 = 09,1ºC / 16,5ºC ______ 18 = 12,4ºC / 23,7ºC

04 = 01,4ºC / 13,2ºC ______ 19 = 11,2ºC / 22,8ºC

05 = -00,4ºC / 16,5ºC ______ 20 = 11,3ºC / 19,1ºC

06 = 06,1ºC / 22,1ºC ______ 21 = 09,9ºC / 12,0ºC

07 = 09,8ºC / 24,3ºC ______ 22 = 10,3ºC / 12,4ºC

08 = 12,1ºC / 25,6ºC ______ 23 = 12,1ºC / 15,5ºC

09 = 14,1ºC / 21,2ºC ______ 24 = 12,0ºC / 19,4ºC

10 = 13,3ºC / 19,6ºC ______ 25 = 14,3ºC / 23,0ºC

11 = 12,7ºC / 21,4ºC ______ 26 = 15,1ºC / 21,5ºC

12 = 09,9ºC / 23,9ºC ______ 27 = 12,6ºC / 23,1ºC

13 = 07,4ºC / 24,2ºC ______ 28 = 11,0ºC / 25,5ºC

14 = 09,9ºC / 18,1ºC ______ 29 = 12,1ºC / 27,3ºC

15 = 15,1ºC / 24,4ºC ______ 30 = 11,6ºC / 26,5ºC

------------------------ ______ 31 = 08,2ºC / 17,0ºC

 

 

Temperatura média (simples): 15,72ºC

Maior temperatura média diária: 19,75ºC - dia 15

Menor temperatura média diária: 7,3ºC - dia 04

Temperatura mínima média: 10,55ºC

Menor temperatura mínima: -0,4ºC - dia 05

Maior temperatura mínima: 15,1ºC - dias 15 e 26

Quantidade dias temperatura mínima <10ºC: 11 dias

Quantidade dias temperatura mínima <7,2ºC: 3 dias

Temperatura máxima média: 20,89ºC

Menor temperatura máxima: 12ºC - dia 21

Maior temperatura máxima: 27,3ºC - dia 29

Quantidade dias temperatura máxima >20ºC: 18 dias

Precipitação: xx,x mm

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • 5 weeks later...

Segue o tabelão de 2011.

- Vários dias sem dados em fevereiro: pifou o antigo termô e procurei um novo com bom custo-benefício

Nos campos que ficam abaixo das médias de mínima e máxima de alguns meses, em alguns casos a possível ponderada está na esquerda e em outros na direita:

> onde a pond tá na esquerda, foi feita a seguinte estimativa (aqui, com dados fictícios a título de exemplo)

a) Santana: 10,0/20,0 (média de mínima e máxima num mês)

b) Usando o cálculo dos 40%: 14,0

c) Real: 14,5

a.1) Mauá no mesmo mês: 9,0/18,0

b.1) Cálculo dos 40%: 13,6

d) Usando o mesmo fator de correção da média de Santana (5 décimos): 14,1

> onde a pond tá na direita, por enquanto é só o cálculo dos 40%.

"OK Blas, mas de onde vêm esses 40%?" - São a relação aproximada, válida pra Sampa e Curita, por exemplo, de quanto a média mensal fica em relação às médias das mínimas e máximas.

Em Brasília, este percentual fica perto de 50%, e a ponderada chega a ser muito parecida com a aritmética. Mesmo outras localidades de inverno bem seco como Cuiabá e Goiânia apresentam porcentagem mais camarada, em torno dos 43%.

Pelo menos no período medido, ficamos assim:

- média das mínimas: 16,5

- média das máximas: 23,2

- média anual: 19,4

- mínima absoluta: 6,6, provavelmente em 4/8

- máxima absoluta: 31,9 em 22/12

- maior amplitude diária: 10,0 a 23,7 em 4/9

5a4e894188202_mauha2011.jpg.72de2ce7e58219eb57bea5b1596f958a.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.