Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Leandro A M Leite

Members
  • Posts

    651
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    3

Everything posted by Leandro A M Leite

  1. Eu queria que voltasse o padrão que predominou no Brasil em 2022 e primeiro semestre de 2023, igual ou levemente mais frio que a média 1991-2020:
  2. Finalmente um flash de esperança, é bem provável que em maio aconteça a primeira onda de frio mais significativa de 2024, após uma excepcional onda de calor para o mês, o Ronaldo Coutinho tem falado em mudanças significativas a partir do dia 15, por enquanto existe previsão de 37 C no próximo fim de semana em Cuiabá, o recorde de maio histórico é 38,8 C desde 1931, não sei se vai quebrar, em São Paulo é quase certeza que vai, se a previsão pra Sampa fosse pra Cuiabá seria um calor normal para maio, a máxima deste mês de abril na automática foi 37 C na última sexta-feira, ontem variou entre 26 C e 36 C, mas com uma umidade mínima de 39 % o calor se torna mais desagradável, mesmo não deixando a temperatura subir absurdos como em outubro.
  3. No Brasil Central o El Niño é detestável, pois favorece ondas de calor e irregularidades nas chuvas, mas no Rio Grande do Sul as piores ondas de calor aconteceram com La Niña, como janeiro de 2022, se essa La Niña se configurar o cenário de 2024 para 2025 será bastante diferente, e o Brasil Central no próximo verão poderá está molhado e fresco, enquanto o Rio Grande do Sul poderá ter secas e ondas de calor.
  4. Em 2022 se instalou um sistema de bloqueio em julho que parecia não ter fim, mas depois fomos gratificados com uma onda de frio inédita para o mês de novembro.
  5. Veja o Brasil bem dentro dentro da normal 1991-2020 durante o primeiro semestre de 2023, antes desse El Niño o País estava no camarote, como havia passado em 2022.
  6. Dessa vez está acontecendo o mesmo que em abril de 2016, só que de maneira mais tardia, pode ser que uma onda de frio encerre esse período quente prolongado em meados de maio, tipo lá pro dia 15 ou depois, como foi em 2016 no fim de abril.
  7. Cuiabá não está com grandes possibilidades de bater recordes de máximas para abril ou maio, o máximo previsto está na ordem dos 35 C, mas com mínima de 25 C, para os próximos dias, ainda há uma boa carga de umidade no ar, o que não deixa a temperatura subir muito, pra valores de até 40 C, visto que não é época pra isso, porém a umidade de 30%/40% de tarde deixa a sensação de calor mais desagradável.
  8. A automática de Cuiabá conseguiu passar 14 dias seguidos, ou duas semanas completas, sem chegar ou passar dos 35 C de 7 até 20 de abril, o que já é uma proeza pelas condições dos últimos meses, a máxima de abril foi 36,1 C ontem, a mínima foi 22,8 C no dia 19, no dia 17 teve máxima sub-30, foi 28,8 C antes duma chuva duradoura, o calor dessa época não é extremado como em setembro e outubro, mas a umidade do ar mais alta deixa a sensação desagradável.
  9. Se nosso parâmetro for os EUA, uma onda de frio muito forte poderá acontecer em julho, já que lá foi em janeiro, os EUA tiveram novembro e dezembro mais quentes que o normal, o mesmo poderia acontecer por aqui em maio e junho, em dezembro de 2022 houve um '' artic outbreak'' bastante forte no meio oeste americano, passados seis meses, uma onda de frio continental muito forte atingiu as áreas mais a oeste do Brasil em junho de 2023, então outra semelhante pode vir este ano em julho.
  10. O Centro-Sul brasileiro só não é um dos lugares mais escaldantes da Terra devido à atuação de sistemas como a ZCAS e a MPA, com isso se tornou a região geoeconômica mais desenvolvida e populosa do País, uma vez que as chuvas garantem as atividades agropecuárias e industriais, o que contribui para o progresso da população.
  11. As anomalias nas máximas no Mato Grosso nesse abril estavam neutras ou até negativas devido às chuvas, agora vai dá uma subida porque secou.
  12. Quais são os análogos preferenciais para 2024? Neutralidade de viés frio é ótimo para ondas de frio.
  13. Alguém poderia entrar com uma ação para que esse menino tenha suas atividades suspensas, ou ao menos não atue com muita força, por pelo menos 20 anos? 8 anos é pouco! Pra que ao menos trave o aquecimento do planeta como travou entre 1998 e 2013, graças à ausência de El Niños fortes durante mais de 15 anos.
  14. O menino fazendo a última birra na hora de ir embora, vai levar uma cinta depois de tanto aprontar, tá irritado com a menina que vai entrar no seu lugar e aprontar também.
  15. Não é esse resfriamento que interrompeu as ondas de calor? Em Cuiabá a chegada do outono astronômico trouxe chuvas mais regulares, e alguns dias de temperaturas amenas, após meses de calor quase permanente, enfim, vieram as águas de março e fecharam o longo verão térmico que teve início no fim de julho, em tese no inverno.
  16. Pra Cuiabá a máxima prevista para o dia 8 de abril, seu aniversário 305, é de 31 C, a mínima prevista é de 24 C, e uma grande possibilidade de chuvas, uma previsão no em torno da normal climatológica, estamos em 2024, e é isso que Cuiabá espera pro seu aniversário, nenhuma onda de calor, ou de frio, e sim algo dentro do esperado para o mês de abril, agora, vocês acham que algum dia Cuiabá vai fazer aniversário sob um calor de mais de 40 C na sombra? Tipo, dá pra esperar isso pro seu aniversário de 350 anos em 2069? Um outubro em pleno abril? Lembrando que abril tem máxima absoluta de 39,X C, e não está previsto isso pros primeiros dias do mês que começa amanhã.
  17. Cai chuva em Cuiabá, finalmente as águas de março vieram com força, temperatura em 24 C/25 C, e agora a antiga música que combina com esse momento:
  18. ''Fim do El Niño, fim do El Niño vou querer, vou querer, pra ficar fresquinho, pra ficar friozinho, e não derreter, e não derreter''
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.