Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Alberto Hanauer

Members
  • Posts

    304
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Alberto Hanauer

  1. Vai sim, confia!! Por aqui, a proximidade do auge da estação seca já é bem visível pelo estresse hídrico da vegetação e das pastagens. Com relação à temperatura, outro amanhecer gelado, com mínima de 11°C; enquanto a máxima chegou a 30,5°C, um dia típico de julho. Já a médio prazo, o modelo americano e europeu convergem para um forte aquecimento à la setembro para o final do mês. Se este será sucedido por uma mudança de padrão de maior relevância é uma incógnita.
  2. Haveria algum dado referente ao triângulo mineiro?
  3. Temperaturas mínimas pontal Triângulo Mineiro: 1. INMET Ituiutaba: 12.2°C 2. INMET Campina Verde: 13°C 3. Estação particular Wunderground em Canápolis: 9.9°C Os modelos CPTEC, Ícone e Wrf indicam que o padrão típico de auge do inverno na região será mantido, com madrugadas e manhãs frias, seguidas por tardes agradáveis ou mornas. Com quedas acentuadas de temperatura após as 18h, devido à umidade relativa do ar muito baixa, variando entre 18% e 25%.
  4. Imagina se Brasília estivesse localizada na mesma latitude e longitude que Jataí? Preservada a altitude e relevo , em caso de invasões de MPS continentais, Teríamos uma espécie de "ponta Porã do norte"?
  5. Mínimas pontal do triângulo mineiro: Ituiutaba(INMET) - 14.5 Campina Verde(INMET) -14.5 Santa Vitória (particular)- 15.5 O que chama a atenção é o avanço de um ar frio raso influenciando o extremo oeste do estado. Já para os próximos dias, o CPTEC aposta em um crlt c+ crlt v até o fim da grade .
  6. Que fase, hein! Só resta comemorar a brisa polar, trazendo um curto período de temperaturas que condizem com a média normal
  7. Quase a mesma temperatura que Curitiba. E em primavera? Será que rola uma máxima sub 10? @Leandro A M Leite
  8. Ituiutaba ou Montes Claros? Prognóstico nada muito animador... Setembro cada vez mais seco e outubro com precipitações extremamente irregulares . A possibilidade disso se formar o novo normal me causa pesadelos . Claro que se trata de uma previsão a longo prazo mais mesmo assim vale a pena a exposição .
  9. Por aqui, amanhã espero um avanço tímido de um ramo de ar frio continental. Provavelmente uma temperatura abaixo de 15 graus Celsius, com possibilidade de neblina ou teto baixo de nuvens. Só me resta aceitar, pois reclamar não mudará nada.
  10. Por vezes, sinto-me em uma localidade do norte goiano, com dinâmica zero, padrão estático a perder-se de vista. Tudo bem que no paralelo 19 não se espera um padrão atmosférico dinâmico como o de uma região subtropical clássica ou do leste do sudeste Porém, mesmo em anos considerados ruins, em média espera-se a ocorrência de 2 a 3 massas de ar polar de maior destaque, onde é possível desfrutar de uma verdadeira sensação de frio (abaixo de 10°C).
  11. Um ano de Ausência total de frio, a não ser por irradiação e sem falar nas Máximas de até 5 ºC acima da média. Eterno padrão típico de primeira quinzena de maio... Trata-se definitivamente de um período outono-inverno a ser esquecido, conseguindo superar até mesmo 2014 e 2015.
  12. Por enquanto. A última atualização do gfs indica o fortalecimento do bloqueio, diminuindo os acumulandos e empurrando as chuvas um pouco mais ao sul
  13. Faço de suas palavras às minhas. Ar polar por nossas bandas em Setembro e outubro servem no máximo para ressuscitar o vampirão por 2 ou 3 noites, e nada mais. A esta altura, já estou no hype pelo retorno das chuvas e tempestades de primavera-verão, que espero que ocorram dentro do esperado, se comparado ao irregular ocorrido no ano passado
  14. Por vezes, o clima nos prega peças, não é mesmo? Primavera do Leste e Chapada Diamantina por vezes botando pra cima até mesmo da quase polar Curitiba. Tudo isso graças a condições geográficas favoráveis que permitem o escoamento do ar frio polar até latitudes tropicais clássicas e até mesmo equatoriais.
  15. Pois é....Manter aquele ambiente interno totalmente vedado da atmosfera exterior deve requerer um baita trabalhão ,hein ?
  16. Para quem vive no Brasil tropical, resta aproveitar o momento. Dado o contexto atual, Qualquer brisa ou ar polar fraco já é motivo para comemorar. Só espero que o período chuvoso volte de forma regular e no momento esperado. Especificamente na minha região, há uma alta probabilidade de ficarmos 150 dias ou mais sem chuvas este ano, contrastando com a estação seca "nutella" que tivemos no ano passado.
  17. Viva cada momento como se fosse único e Não vale a pena sofrer e ansiar por algo que ainda não ocorreu .Neste ritmo logo vais coringar e fazer companhia com o nosso amigo no porão gélido em Curitiba
  18. Pois é, isso mesmo uma brisa polar. Um leve aumento na umidade relativa por 1 a 2 dias, causando neblina ou céu coberto por nuvens baixas. A princípio, atrapalhando as mínimas e logo depois uma tímida e notável diminuição nas máximas, e um fôlego extra ao vampirão. Pior que, diante destes tempos, não reclamo de nada.
  19. Por aqui, outro dia cópia e cola, com uma leve tendência de aquecimento para as máximas, que aliás estão cerca de 3°C acima do normal(Mesmo se considerarmos o intervalo de desvio padrão (27°C a 31°C). devido à nebulosidade presente nas últimas duas noites, o resfriamento noturno foi freado, causando um amanhecer de sábado com mínimas tropicais. Já com relação a média compensada anomalias está em 4 graus
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.