Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Alberto Hanauer

Members
  • Posts

    352
  • Joined

  • Last visited

Everything posted by Alberto Hanauer

  1. Finalmente após quase 6 meses, voltou a chover aqui na região. A chuva chegou inicialmente ao fim da noite de quarta feira, de forma intercalada entre fraca e moderada intensidade e retornando novamente a tarde de quinta ,Devido a instabilidades que causaram um ramo rápido de pancadas de chuvas Algo parecido se espera para o dia de hj ..
  2. Após um longo período seco de praticamente 6 meses, parece que finalmente o período chuvoso tornará a vir.. Jamais imaginaria me pegar a dizer algo do tipo, mas que saudade de um calor estilo sauna, pegajoso e transpirante! Que seja um período chuvoso pelo menos próximo da normalidade com formação dos tipicos corredores de umidade e zacas no período oportuno . Já com relação ao dia de hoje, tivemos o retorno da fumaça que havia recuado de maneira breve neste domingo, bem como, segundo dados do INMET, uma máxima de 40.8C
  3. Devido as corres do trabalho e faculdade, ando um tanto ausente do fórum mas de forma geral, o padrão continua o mesmo: sol e mais sol+fumaça e temperaturas beliscndo os 40( para variar) ,além de madrugadas e noites cada vez mais abafadas , o que é normal para a época . Apesar disso, tudo indica que por volta das metade da semana finalmente veremos uma mudança de padrão que trará de volta a tão necessitada chuva após quase 6 meses de ausência desta
  4. Rapaz... O cenário pessimista que eu temia seria uma tendência de novo normal? Tempos sombrios pela frente para nós do brasil Tropical 😢 😨 Apesar da ocorrência de núcleos isolados de precipitação desde a segunda quinzena de setembro,Aqui em "Ituiuclaros"já vamos a 158 dias sem chuvas e espero que está ff do final de semana consiga finalmente por um fim a este jejum.. O prognóstico para outubro segundo o canal rural e ACCU WHeather é nada animador , mostrando um padrão irregular no retorno as chuvas,ou seja, rodizio no abastecimento de água,queimadas , impactos diretos ao agro, e claro as queimadas , ainda se farão presentes por um bom tempo.
  5. Apesar de registros de chuva em Uberlândia e na zona rural do município vizinho de prata , por aqui ainda nada... Aposto que daqui para o final do mês, estes eventos de desenvolvimento de instabilidades mais significativos se tornarão cada vez mais frequentes até que venha uma frente fria de maior forma que consiga se acoplar com os ventos úmidos vindos do norte. Porém antes disso, secura e máximas por volta ou acima dos 40 , marcarão presença ..
  6. Aqui em terras Tijucanas ,continua a sequência de dias torridos,secos e monótonos , além da provável ausência de precipitações mais significativas a curto/médio prazo . O medo de que o retorno das chuvas de primavera seja cada vez mais irregular e de forma tardia ao que era esperado, É um cenário a se preocupar.. Vale lembra que o combo de estresse hídrico e ressecamento da vegetação em função da geada de agosto e ação dos ventos , possibilita o cenário perfeito para a propagação de focos de incêndio.
  7. Será daquele modo típico: uma pancada aqui, outra acolá, com modesto desenvolvimento vertical e de forma restrita e isolada. Além disso, devido a toda esta fumaceira, é preciso redobrar a atenção ao ouvir raios e trovões, já que será impossível diferenciar a camada de fumaça das nuvens, a não ser por satélite. Algo realmente mais relevante e significativo costuma ocorrer em meados de final do mês quando uma frente fria consegue se conectar com o canal de umidade amazônico. Em resumo: mais especificamente aqui no paralelo 19, na região do extremo oeste de mg, A partir da segunda quinzena de setembro a meados de metade de outubro se trata do período de transição de calor seca para o calor estilo sauna ,que deverá perdurar até por volta de Abril
  8. Pobre dama do gelo. Imagina a fatura de luz dos responsáveis por esta criatura? Se cada um do baz ajudar, conseguimos comprar uma passagem para BH (prometo que será a última).
  9. Respondendo ao @Renan, acredito que possa piorar e ainda não chegarmos ao fim do poço ,mas não estamos muito longe disto.. Pense em um cenário hipótetico porém possível ,e não muito longe de nossa realidade, aonde o "Very, very early" do período de monções se estabeleça em outubro ao invés de setembro , além da normalização da presenças de um bloqueio que impeça o avanço de MPS relevantes ao brasil tropical no período outono e inverno. Para variar, por cá segue o clima desértico típico da época, havendo previsão de possível mudança de padrão para a segunda quinzena.
  10. Fase chata, parece que não haverá fim. Não me surpreenderia se na normal de 2070 , o extremo norte e noroeste gaúcho, oeste Catarinense e sudoeste do Paraná, passarem a registrar a maior temperatura anual no final de inverno e início da primavera.
  11. Sol , clima desértico e mais secura. Mais dinâmico que isso impossível. Welcome to"Ituiu Phoenix"
  12. Teremos semanas difíceis pela frente. Com base nas imagens de satélite é certo afirmar que se trata de ação criminosa coordenada com fim de gerar caos ou constranger algum setor ou grupo alvo. Cadeia para estes bioteroristas
  13. Após 130 dias sem chuvas, a situação é de aridez total na zona rural. E para piorar, tivemos o acréscimo de registros de geadas em baixadas, impactando bastante as plantações de cana-de-açúcar e pastagens. Apesar do breve e bem vindo refresco, a temperatura já se encontra em gradativa e rápida elevação, bem como o retorno da camada de fumaça. Com relação ao fim de grade , o modelo GFS como de costume , superestima a bolha de calor e aposta em até extremos de 46 em manchas do chaco Paraguaio, e não muito distante disto em zonas da Amazônia e Pantanal brasileiro
  14. Desde o fim da tarde de sábado, devido as rajadas de vento de até 50 km/h (dados particulares),provocadas pelo avanço da frente fria ,temos um céu encoberto pela fumaça e visibilidade drasticamente reduzida. Já com relação as temperaturas, no momento ,temos civilizados 20.4C e provavelmente não passaremos dos 23a 25C,ou seja, uma MP tipicamente de padrão primaveril aqui da região..
  15. Mais uma tarde quente,desértica e seca. Combinação está que aliada a baixa UR e ação dos ventos serve de combustível para a propagação de focos de incêndio pela região. É Um quadro monótono que acredito que deverá persistir ate meados da primeira quinzena de setembro no minimo. Segundo o meteoblue e Google, tudo leva a crer que o refresco e leve pausa da Braza está mantido
  16. Leste do sudeste e centro norte paranaense , tem apenas uma prévia do quão infernal geralmente se encontra o Brasil central nesta época do ano. Por aqui na capital do pontal,segue o bafo quente. Segundo leitura das 18UTC, temos os seguintes dados: Umidade Instantânea 13% Pressão Instantânea 952.7hPa Direção do Vento 25° Velocidade do Vento 2.7m/s Temperatura Instantânea 34.5°C Temperatura Máxima 35.4°C Temperatura Mínima 33.9°C. Lembrando que ainda há possibilidade de subir mais, apesar de ultimamente as previsões principalmente do meteoroed, superestimar em torno de 1 a 2C as temperaturas máximas. Com relação a próxima mp, será um breve refresco muito bem vindo.
  17. É comum as primeiras instabilidades serem praticamente indistinguiveis da camada de fumaça.
  18. Já pra cá ,de acordo com o Google e Gem, será uma incursão polar típica de primavera. Porém antes disso, Braza e mais Braza, não ficando muito longe dos quarentinha.. Preocupa me bastante o posterior a esta mp, que tem grande chances em servir de fermento ao fortalecimento do bloqueio.
  19. 20 cm de Neve? Ou seja, tarde sub 10 em primavera e por volta de 11 a 12 em Curitiba. E quanto a BH? Algum Registro?
  20. Se est for a fatura desta onda de frio que acabamos de vivenciar, tudo bem; não podemos (ainda) controlar o comportamento da atmosfera de nosso planeta. E digo mais (fiquem à vontade para discordar ou me crucificar): aceitaria tranquilamente a segunda parte de agosto e o início de setembro com anomalias de até +5°C, como forma de compensação, em troca de uma primavera/verão com uma estação chuvosa bem estabelecida.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.