Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Daniel Lisboa

Members
  • Posts

    834
  • Joined

  • Last visited

Posts posted by Daniel Lisboa

  1. Em 21/05/2024 em 19:58, Edison Bocorny Jr disse:

    18Z GFS e 12Z euro tiraram mais um pouco do frio, não sendo mais uma mp forte aqui.

    Vamos ver as próximas rodadas, mas estamos próximos do evento.

    Acho que, mais importante do que os valores em si, é a permanência do frio. Em SP, de sábado pra frente só tem 2 dias com temperaturas acima da média até o final da grade (pelo Euro). No caso de Porto Alegre, a sequência fria, mesmo que sem extremos, será ainda maior dado que vcs já vêm recebendo MPs faz algum tempo.

    • Like 12
    • Thanks 1
  2. Em 20/05/2024 em 21:20, RamirezFZ disse:

    Pisem um pouco no freio, 1 MP não singifica que o resto do inverno será frio, Junho segue com tendência pouco interessante, ademais, no começo do mês ainda eu disse "voltaremos a um patamar mais dentro do normal, porém segue acima da média", e é exatamente isso que vai acontecer, 1 mp diminuindo as anomalias, mas não irá mudar o padrão ao completo, é necessário ser pé no chão, essa MP nos trará a normalidade, não virá um padrão inverso ao qual estava instaurado, não teremos anomalias negativas de -8 por 4~5 semanas, é uma MP, forte para maio, comum (se tratando do Sul) para Junho-Julho, pra normal 61-90 seria banal.

    O mês que está com boas tendências é Julho, mas como está muito longe, absolutamente nada definido, como dito pelo Flavio, ENSO e SOI estão entrando em neutralidade agora, Junho ainda deve demonstrar sinais do menino, a coisa fica interessante é depois.

    E neve pra bater o martelo é só com ~4 dias de antecedencia, mas veremos, logo tem portal por aí soltando "era glacial, neve no sul", é complicado....

    Cara, pelo amor de deus, vamos nos permitir ser felizes e curtir o momento. Essa MP, mesmo não sendo bombástica, é uma benção para o que a gente estava enfrentando. E ninguém aqui está esperando anomalias de -8 em junho. Se tem uma coisa que esse fórum é, é pés nos chão. Por fim, como já disseram aqui, esquentar a cabeça com prognósticos de longo prazo se mostrou um sofrimento desnecessário. Até poucos dias atrás essa MP de agora sequer aparecia no fim da grade.

    • Like 7
    • Thanks 12
  3. Em 17/05/2024 em 18:50, Matheus b Santos disse:

    Pessoal vão arrumar outro hobby, o frio é restrito a Argentina e RS, esqueçam qualquer frio forte no sudeste esse mês, e dependendo o inverno todo. Não queiram ficar, ah mais 1996 teve frio, 2000 o primeiro frio veio em junho, ah não, 2013 ele só deu a cara em julho, em tempos de GW não existe mais isso, esqueçam essas comparações.

     

    Outra coisa, deixem de olhar rodadas (sozinhas de um ou outro modelo) ou ouvir alguns "gurus do tempo" que prometem, prometem, mas o tal do frio nunca chega. Se não cada vez mais vocês irão se decepcionar e criar frustrações à toa.

     

    O ENSEMBLE do europeu em nenhum momento mostrou frio forte avançando na semana que vem, e isso tem sido comum, o controle e determinístico vem com rodadas com o fim do bloqueio e com o avanço das rodadas a "massa quente" domina.

     

    E será assim de novo, somente com muita sorte essa MP irá avançar.

     

    Essa é a 12z de hoje no período mais frio de 5 dias.

     

    1716919200-IeznMdsI7Jo.png

     

    A 12z de ontem estava melhor (muito por conta da paulada que o euro controle colocou e puxou a média dos membros para baixo), mesmo assim mostrava esse bloqueio em SP.

     

    1716919200-hi35sljY4ls.png

     

    A 0z de hoje já começava retirar o frio, o que foi confirmado na 12z:

     

    1716919200-3E5BfCLBuro.png

     

    Caraca, que paulada, quase chorei aqui (tou exagerando, mas seu post me abalou mesmo)

    • Like 4
    • Sad 7
  4. Em 17/05/2024 em 16:16, Edison Bocorny Jr disse:

     0Z do euro veio com  mínima de 8 e máxima de 19 em Alto Taquari, cidade mais fria e alta do Mato Grosso, enquanto Cuiabá mínima de 12 graus e máxima de 20 graus.

    Não creio que se mantenha na próxima rodada, mas os modelos podem devolver nas posteriores.

    Pelo que o @Renandisse, a 12z já destruiu a mp. Ficou até com pena de postar aqui.

    • Like 4
    • Haha 1
    • Sad 5
  5. Em 17/05/2024 em 09:42, Bruno D disse:

    Europeu e GFS 00z manteve. Mas não tá com cara que será realmente uma bomba, principalmente do PR para cima, deve ser uma MP média/forte para o padrão de outono e nada muito além. GFS 06z enfraqueceu bem o pulso, mas nas demais rodadas o operacional tava apostando em algo mais forte em relação a todos os membros, agora na 06z ele já foi em algo mais mediano, e tem vários membros que mantiveram algo mais extremado. 

    6z do GFS matou totalmente a MP. A ver o que virá nas próximas.

    • Like 2
    • Thanks 1
    • Haha 1
    • Sad 5
  6. Em 16/05/2024 em 13:58, Edison Bocorny Jr disse:

    12 Z GFS aqui é uma das segundas quinzenas de maio mais frias que já vi.

    Parece 2016, projetando duas mps com mínimas de 4/5 graus e máximas de 11/12 e com garoa e chuva fraca.

    Pelo amor de Deus, não venha mais chuvarada e nem perto daquele volume que tivemos.

    De fato, na falta de 1, o 12z mostra duas bombas polares na sequência. Se acontecer, será uma das maiores surpresas da longa e sofrida história deste fórum, pois NADA indicava qualquer esperança de frio até o começo de junho (pelo menos de SC pra cima)

    • Like 14
    • Thanks 4
  7. Em 15/05/2024 em 18:30, Carlos Campos disse:

    Eu desconsidero Setembro. Pra mim, independente se faz bastante frio, já não tem aquela emoção de quando Maio ou Junho começam frio.

    Uma comparação tosca mas é o q me veio agora na mente e estou sem vontade de procurar outra: Eu sou muito apaixonado por tempestades fortes e duradouras (algo q já não vejo com frequência) então naturalmente fico muito animado nessas situações mas quando vejo pelo radar que está nos momentos finais, mesmo que ainda esteja forte e barulhenta a minha animação diminui e logo me sinto sem graça.

    Setembro é assim... pode fazer o frio q for, eu não me animo pois tenho a maldita consciência de q o Sol já está mais alto, as noites mais curtas e nada de excepcional poderá ocorrer no percurso Setembro/Novembro, em termos de frio. Nada surpreendente.

    Geadas em Setembro são corriqueiras mas são geadinhas meia boca.

    Eu gosto da expectativa por dias congelantes de Junho e Julho. E de não saber exatamente o q esperar a partir de Abril ou Maio.

    Antes de surgirem essas mer#d@$ de modelos de previsão numérica e o di@bo A4 eu deixava a minha imaginação correr solta. Agora é impossível. Em cada lugar q vc vai virtualmente tem previsão estendida. Daí eu acabo vendo, pq apesar de tudo, sou meio ansioso. Mesmo não querendo, quando vejo, já vi 😡

    Então, resumindo: Setembro pra mim é igual aquelas músicas chatas de final de balada. Já é hora de partir...

    Mas eu não sou o centro do mundo e vc tem todo o direito de gostar de colher batatas já cozidas pela geada e de passar frio na beira da piscina em Novembro 🫠

    Entendo completamente o amigo. Também acho que setembro é clima de fim de festa. Porém, recentemente me tornei mais tolerante e passei até a aceitar de bom grado frio em setembro. De outubro em diante é que realmente não dá pra comemorar. Me deixa irritado, como o convidado inconveniente que apareceu quando a festa já acabou.

    • Like 9
    • Haha 2
  8. Em 15/05/2024 em 15:29, Renan disse:

     

    Essa é a questão...será apenas otimismo ou com embasamento teórico ? Porque todo mundo apostava num inverno bom em 2022, devido à La Niña duradoura...e acabou sendo aquela grande droga. Estou com os dois pés atrás...na verdade, depois desse Maio inacreditável, eu definitivamente já fico mega feliz se o inverno for "um pouco acima da média".

    Haha acabei de defender 2022 no post acima. Acho que não foi um inverno ruim, pelo menos para SP.

    • Like 9
  9. Em 15/05/2024 em 15:12, BrunoSaoPauloCapital disse:

    O @coutinho já falou diversas vezes que o inverno de 2024 será melhor do que os invernos horríveis de 2022 e 2023. Sabemos que não será excepcionalmente frio, mas pelo menos terá frio. E o Coutinho também afirma que o frio vai se estender até a primavera, com setembro sendo abaixo da média na temperatura.

    Espero que sim, mas só acho que o pessoal é injusto com o inverno de 2022. Apesar do julho HORRÍVEL, em SP tivemos maio, junho, agosto e setembro abaixo da média. Por padrões atuais, foi uma enormidade.

    • Like 12
    • Thanks 1
  10. Em 14/05/2024 em 21:14, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

    Boa noite pessoal...

     

    Belo dia hoje, pena que não vai durar muito, o jeito é aproveitar bastante, amanhã promete ser ainda mais ameno... 

    Enquanto isso.... Uma publicação do tempo.com sobre o "Fim do bloqueio"

     

    https://www.tempo.com/noticias/previsao/atualizacoes-confirmam-o-fim-do-bloqueio-atmosferico-o-que-ira-mudar-no-cenario-meteorologico-do-centro-sul-do-brasil.html?utm_cmp_rs=localidad_promocionados&utm_campaign=modulo_promocionados_v0002

     

    De acordo com eles, o bloqueio termina dia 18 segundo os modelos, porém não é de se esperar muitas mudanças já que uma massa de ar quente e seco deverá persistir sobre o centro do país e apesar do fim do bloqueio não há previsão de forte frente fria que consiga avançar mais do que no máximo o sudeste de SP... 

    Agora eu pergunto: ORAS, se o bloqueio terminou que raios então é essa massa de ar seco e quente que permanece? Será que sou tão leigo assim ou não entendi o que eles escreveram? Vai ou não acabar o bloqueio? Estou confuso com tudo isso 🤔...

     

    Só pra não sair do monitoramento, agora 18°C, ventinho SE e céu encoberto... Delicia!!!

    Inacreditável essa matéria. Ela alardeia mudança de padrão para depois dizer que nada vai mudar. Tempo.com tá numa fase péssima.

    • Like 10
    • Thanks 4
  11. Em 12/05/2024 em 21:21, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

    Pelo que eu estava lendo sobre esse fenômeno, ele geralmente se inicia no início do inverno do HS tendo seu ápice de influência sobre nosso clima no final da primavera... Se for levar em consideração isso e pensando que não é um fenômeno que surge, depois some e retorna lá na frente de novo mas sim algo que surge e tem um tempo médio de duração assim como o fenômeno El Ninõ por exemplo (comparação se referindo apenas sobre duração) podemos concluir então que perdurará esse padrão por quase duas estações inteiras (inverno e primavera) e aí realmente a coisa fica muito difícil... Li em artigos tbm que o DOI influência o clima da América do Sul através do trem de Ondas de Rossby e quando o mesmo está em fase positiva no Índico ele influência na facilitação de Ondas de Calor e temperaturas gerais bem acima da média em nossa região... Cheguei a ler um post de um colega daqui falando sobre o DOI e o fato de ele estar em fase positiva, o que seria péssimo para o Brasil... Único beneficiador que consigo enxergar tendo em vista todos esses fenômenos externos é a transição para La Ninã mas aí fica a dúvida se lá por julho pelo menos, tendo em vista o delay da Atmosfera, o mesmo conseguira influenciar beneficiando nosso inverno desse ano no mínimo a segunda parte dele... Sou leigo no assunto mas tento aprender e entender com algumas leituras diárias .. sobre o DOI, aos entendedores, ele ainda estaria em sua fase positiva? E se estiver, existe perspectiva de inversão para a fase negativa a tempo de nos beneficiar? O clima é realmente muitíssimo complexo e tudo está conectado, jamais imaginaria que o Oceano Índico poderia nos influenciar tanto...

    Especialistas em DOI, por favor se manifestem. Preciso saber se mantenho alguma esperança ou volto só ano que bem.

    • Like 7
  12. Em 11/05/2024 em 09:01, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

    Bom dia...

    Realmente impressionante como os modelos estão perturbados, completamente confusos, principalmente o euro que eu jamais imaginaria que falaria isso... Como disse o @SandroAlex cada rodada é uma novidade, inclusive a apenas 120h o ECMWF e o GFS projetam trajetórias da possível MP totalmente divergentes mas por incrível que pareça o americano parece estar um pouco mais estabilizando mas sei lá, tô confuso e quando a gente mentaliza algum padrão mostrado pelo modelo na rodada seguinte o mesmo vai lá e muda tudo... Sei que dia 14 e 15 é meio consolidado o refresco aqui em SP mas depois disso acho que nem a mãe Dináh conseguiria prever... 

    Na verdade, estou achando os modelos bem estáveis. Tanto GFS quanto Euro mostram um peidinho polar dia 14 e depois inferno até o final da grade.

    • Like 6
    • Thanks 1
    • Haha 3
    • Sad 5
  13. Em 10/05/2024 em 13:52, Edison Bocorny Jr disse:

    GFS 12z cada vez menos frio.

    Agora mal belisca 9 graus aqui e infelizmente mantém a chuva nos próximos 4 dias em grande volume.

    GFS chegou a indicar 5 graus aqui e o euro 3.

    Só rindo mesmo, além de ir empurrando e prolongando o frio meia boca reduzido diarréia para frente.

    Acho que, com as rodadas mais recentes, podemos dizer que não há perspectiva real de quebra de bloqueio. Um negócio insano.

    • Like 4
    • Sad 10
  14. Em 10/05/2024 em 11:20, Gabriel fontenelle disse:

    Meu caro desanimei tanto aturando  dias e dias com máxima de 33 graus para cima e mínima superiores a 23 graus aqui no alto subúrbio carioca esse calor nunca passa tomare que eu esteja errado, e ainda é mais capaz de batermos os 40 graus pela primeira vez na história no Rio de Janeiro em Maio infelizmente 

    Entendo seu desespero, as últimas rodadas foram horríveis. Mas o fato é que temos tempo para pelo menos algum frio decente aparecer.

    • Like 9
  15. Em 10/05/2024 em 09:36, Gabriel fontenelle disse:

    Devido ao avanço da frente fria lá no alto mar, temos um dia de sol porém entre algumas nuvens ao amanhecer obtive mínima de 23 graus aqui no cachambi zona norte do Rio, agora são 9:30 e faz 28 graus, realmente não me lembro de um maio tão quente e seco aqui no Rio de Janeiro também, a previsão é que teremos um certo refresco e uns dias a temperatura tende a ficar na média e com pico de calor, sem falar da previsão de máxima de 38 graus na segunda feira, posso ser realista tem tudo para QUARENTA pela PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA do Rio de Janeiro no mês de Maio além do período de calor seco que  nunca passa, frio esse ano ESQUECE, neve no SUL esse ano ESQUECE,  Geada em Plena capital Paulista ESQUECE esse ano e talves nem Curitiba veja Geada esse ano, sejamos recompensados no inverno de 2025 Talves.

    Pelo amor de Deus, menos. Essa previsão catastrófica não tem nenhuma base. Sei que esse é o maio mais horrível de todos os tempos, mas tem muito chão pela frente. 

    • Like 7
    • Thanks 3
    • Haha 1
    • Sad 2
  16. Em 09/05/2024 em 00:14, BrunoSaoPauloCapital disse:

    Não, pô. kkkk

     

    -1,5 em relação à normal 1991 - 2020 (creio eu que seja essa normal, a referência).

     

    Logo, em vez de fazer variação 14 ºC - 24 ºC, faria algo em torno de 12 ºC - 22 ºC (que é a normal de julho pra São Paulo capital).

    Ah sim, mas essa anomalia sustentada durante um longo período significaria bastante frio.

    • Like 6
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.