Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Stringer Elowen

Members
  • Posts

    15643
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    692

Everything posted by Stringer Elowen

  1. Hoje, primeiro dia de Fevereiro, tivemos instabilidades atuando cedo, durante a madrugada, com Cbs surgindo no lado norte antes do nascer do sol. Essa instabilidade gerou chuvas e trovoadas rápidas e se afastou por volta das 06h30. Lado norte/nordeste (com zoom). O sol refletindo em parte da precipitação: O tempo melhorou e a máxima atingiu fácil os 29°C em boa parte da região metropolitana.
  2. Nevoeiro hoje ao amanhecer.. Máxima beirando 30°C e vento fraco variável. Cbs curiosas durante a tarde no oeste/sudoeste.. Essa bem ao sul (sudoeste), com zoom. Oeste..
  3. Essa se formou ao sul e oeste. Trouxe a pancada de chuva. A câmera mostrando a chegada da borda oeste do sistema acima, com chuva. Resolução horrível, a câmera está com problemas gerais e em PB.
  4. Por aqui, depois de muitos dias com nuvens baixas dispersas e insistente vento do mar, Cbs despontaram durante a tarde, final da tarde e houve um pancadão com sol aqui na vila. YouCut_20260127_211958564.mp4 E arco-íris... Calor durante a tarde superou 29°C na maioria das estações Curitibanas. Amanhã, mesma situação deve se repetir.
  5. Perturbações na borda da Alta pressão em níveis baixos. Geralmente ocorre no lado oriental, aqui no leste, devido a umidade que sopra do oceano. Creio q alguns dos participantes entraram em "modo férias" ou estão utilizando outra plataforma para falar sobre o clima.
  6. 13,7°C e 22,2°C hoje, novamente temperaturas típicas de primavera, com sol entre nuvens baixas. Durante a tarde o Sol esteve presente boa parte do período. Entardecer bonito, mas já esfriando com bastante vento do oceano. Amanhecer - Tarde -
  7. Ha ha Valeu... O q eles fazem bem é o q se propõem fazer... Monitorar o tempo com aparelhos tecnológicos em boas condições. Para fotos e vídeos, são horríveis (e na classificação de alguns fenômenos, como o tornado de São José dos Pinhais kk) Eu faço bem o q me proponho fazer, monitoramento na vila e fotos. Ali na imagem que o Simepar compartilhou está uma foto de algum internauta, mostrando a célula já "achatada" e em estágio avançado, rumando para o litoral do estado. Está ruim, com resolução horrível e com muito "ruído noturno". As minhas fotos, eu peguei uma parte da célula no início, mostrando a Cb crescendo antes de achatar. E dei zomm, removi os ruídos que estragam a definição. Pra ter uma noção, usando a imagem que o Simepar disponibilizou pro público, eu foquei na área que estava na borda oeste do sistema, então ficou "enorme" e a Cb estava evoluindo e não "madura" como mostra aqui no recorte da foto do Simepar 👇 A seta aponta para mais ou menos onde eu estava. Aqui a imagem do Simepar 👇 A minha, no início da evolução da Cb e com zoom/sem ruído de imagem 👇 Eu fiz dezenas de imagens dessa célula mas não vou publicar (talvez publique depois kk) senão irá poluir o fórum com muita coisa de um único lugar ha ha.
  8. Começo da noite houve algo meio extraordinário e inclusive filmado por muitos curitibanos: a última célula linear de tempestade que cruzou a nossa área mas se manifestou visualmente na região da serra, indo em direção ao litoral. Descargas elétricas ininterruptas, com flashs a cada 1 ou 2 segundos e que perduraram por cerca de 1h. Poucas vzs eu vi algo nesse patamar, se é que já vi, ao menos não devo ter visto estando distante da célula (não é incomum flashs simultâneos mas sobre o meu local e durante tempestades - o de ontem era visível na distância). Abaixo, Cb eletrificada no leste, vista do telhado de casa (tanto o clarão da célula, quanto da base no horizonte, são relâmpagos internos) - Aqui 👇publicação do simepar, mostrando a célula (ou parte dela) -
  9. Idem por aqui. Estação no alto do Marumbi (divisa Piraquara/Morretes) com apenas 13,8°C agora às ~15h. Em casa tenho 20,5°C e será uma semana amena pra fria, com máxima prevista de 19°C amanhã. Ontem foi o último dia do ciclo de calor + temporais. E esse ciclo acabou em grande estilo, com células relativamente bem desenvolvidas durante a tarde e super desenvolvidas no final/início da noite. Diversas pancadas de chuva com trovoadas ocorreram aqui e nos horizontes ao longo da tarde. Geralmente acompanhadas ou antecipadas de rajadas moderadas ou fortes de vento. Formações durante a tarde -
  10. Eu tinha um livro q explicava esse tipo de situação, quando uma área gigantesca sobre os efeitos de um grande sistema frontal. Usava o termo "frente reflexo", uma frente falsa (ou linha de instabilidade produzida pelo movimento frontal uns 1.000 km ou mais de distância ao norte da frente "verdadeira", geralmente na costa do Sudeste, quando a frente ainda está ao sul do RS). Hoje, da pra ver q tem uma LI no litoral do Sudeste e FF no Uruguai.
  11. Está sendo um começo de verão tempestuoso, praticamente uma sequência bem legal de tempestades diárias. Muitas dessas, severas em locais específicos, com micro-explosões, granizo, raios frequentes e até um tornado. Mas devido à característica de temporais de verão, os acumulados variam muito dentro da região metropolitana que é grande. Pelo q vi de São Paulo, não há pq ter inveja dos acumulados daqui. Curitiba 148mm nos últimos 30 dias - Lapa 94 mm (Sul) - Piraquara 140 mm (leste) - Cerro Azul 113 mm (norte da região metropolitana) - Estação localizada no aeroporto de Curitiba em São José dos Pinhais tem acumulado 178 mm nesses 18 dias de janeiro. Somando com o final de dezembro, soma já uns 240mm (é a q está na frente, aparentemente). O fato de Curitiba (o leste do Paraná excluindo a serra e litoral) não apresentar eventos de ZCAS com frequência, como no Sudeste, dependemos de chuvas frontais e temporais formados pelo calor/umidade. Normalmente cai 180/220 mm em Janeiro. Estamos na média, já que faltam vários dias para o mês encerrar. Já no litoral, geralmente chove quase 300mm em Janeiro. Morretes 286 mm nos últimos 30 dias - Guaratuba 299 mm -
  12. Hoje eu fui até Pinhais e fiz umas fotos de um dos locais atingidos pela micro-explosão (ontem às 15h), também, assim como o tornado de São José, praticamente na divisa com Piraquara. Uma araucária imensa foi derrubada por volta das 15h de ontem. Falei com o morador e ele contou que no momento do desastre estava abrigado na sala da casa e o chão "levantou" fazendo a casa tremer (as raízes do pinheiro estavam sob o piso). Disse que houve granizo com pedras do tamanho de ovos de galinha. Depois, começou a reclamar do pinheiro, e antes q essa parte se estendesse, me despedi, pq aí já entraria a questão do ódio pelas araucárias e isso não me interessa. Aqui a frente da casa do homem (tronco e raízes já serrados): Nesse local, restos de outra araucária serrada, depois de cair: Essa, perdeu a copa: Estrago pelo granizo, poucas pedras grandes: Micro-explosão vista de casa:
  13. Essas imagens eu fiz no final da tarde, do bairro Xaxim/Curitiba. Célula ao sul - A mesma célula (parte) , vista de casa (Piraquara) -
  14. Temporal micro-explosão durante a tarde que atingiu principalmente Pinhais, com algum estrago. Aqui chuva pesada e vento moderado/forte. Vista noroeste -
  15. Por aqui também. Um friozinho bom nos próximos dias e depois o calor retorna. Sol e nuvens dispersas nesta penúltima manhã de calorão. 23°C agora em Curitiba, no Jardim das Américas.
  16. Aqui, segue as "pauladas" diárias. Não lembro de uma sequência tão boa de temporais diários em Janeiro. Com certeza houveram muitos, mas minha memória climática não é lá aquelas coisas. Hoje, início da tarde, lado noroeste. Célula com base "indecisa", ora indo pra sul, ora pra norte.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.