Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Stringer Elowen

Members
  • Posts

    15643
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    692

Posts posted by Stringer Elowen

  1. Estamos numa sequência de dias bem chatos, na minha percepção. 

    Hoje deve mudar um pouco, mas até ontem era só nuvens baixas, garoa em vários períodos e bastante vento. 

    Houve geada fraca na quarta-feira com 4,6°C no Orleans, zona oeste de Curitiba e algo pouco abaixo disso na área que normalmente faço imagens das geadas. Amanheceu com gelo em alguns veículos expostos e em pontos isolados exclusivamente de baixada. As máximas estão comuns para junho sob alta marítima. 

    Ontem a nebulosidade ainda prevaleceu até o final da tarde. Mas já não era soprada do leste. 

    Máxima 18,2°C e mínima durante a noite com 9,0°C.

    GIF_20260606_082350_406.gif.d483cd5c30c0eee7cc44d20df9ea831f.gif

    • Like 4
  2. Em 06/06/2026 em 08:18, Serrano disse:

    Previsão de uma MP parruda, será que confirma?

    Screenshot_20260606_074005_Chrome.jpg.84f6d007512096978696041e57d48de8.jpg

    Mas qual cidade é essa do gráfico?

    Tá parecendo ser SJ ou Urubici Vacas Gordas. 

    Peguei aqui Bom Jardim da Serra que geralmente se destaca nas máximas e está mais suave. 

     

    Screenshot_20260606_091101.thumb.jpg.536026c1f4b4ac86583906438e4291f3.jpg

     

    Aliás houve uma mudança brutal na condição dos ventos, que mais cedo indicava ciclone violento em dois eventos simultâneos. 

    Primeiro pulso chegaria nos 92 e 94 km/h. 

    Screenshot_20260606_092036.thumb.jpg.6b82122f6a3343f717957bdbc17bca6f.jpg

     

    Segundo pulso ultrapassando 100 km/h. 

    Screenshot_20260606_092056.thumb.jpg.45dd93c8e478871ff11a632681027da5.jpg

     

    Pode ser q retorne essa condição extrema e quem sabe alguma precipitação sólida aí na tua região. 

    • Like 5
  3. Em 01/06/2026 em 18:45, Moretão disse:

    > Mínima: -0,4°C em São Joaquim/Jardim Bandeira.

    > Máximas: 12,0°C Bom Jardim da Serra/Serra do Rio do Rastro, 13,2°C Morro das Torres e 13,6°C em São Joaquim/Cruzeiro.

     

    Maio26.PNG.4036bef3c34abee8bd9bbdfabaf940ff.PNG

    > Maio 2026. Mais frias à direita. Terra do Gelo e Cruzeiro tentei ajustar de posição por causa das falhas.

    Caramba, parece tabela de julho.  Muito legal 

    • Like 7
  4. Amanheceu frio, em torno dos 9°C em vários locais da região.

    A previsão indica céu nublado com garoa ocasional e baixa variação térmica, em Curitiba.

    IMG_20260602_093532.thumb.jpg.60e1b1ebed963fad5260d7559c68b599.jpg

     

    Tô num bairro meio ao sul da capital.

    IMG_20260602_093218.thumb.jpg.886004dec8b64d6cbea69e4e66c40858.jpg

     

    Temperatura 12°C, vento frio e ainda Sol.

    IMG_20260602_093302.jpg.2dbc6b5d1827062e0ac61921ca7eb772.jpg

     

    A serra está invisível pela nebulosidade baixa ao leste.

    Mas ainda tá ok. Manhã bonita.

    IMG_20260602_092956.jpg.bfd625f5551bc6f0a892b72c330c3c84.jpg

     

    Tô no décimo segundo andar, vista pro leste.

    IMG_20260602_093047.thumb.jpg.b5b0d0f118658ae1451c15f2cc939800.jpg

    • Like 16
    • Thanks 1
  5. Ah, eu não sei... Tirando Reino Unido e regiões próximas a França, o q nem daria pra considerar uma área imensa se comparada com o Brasil, por exemplo, não foi algo tão surreal. Foi algo mais "pontual". 

    No meu ver e já ciente de q não entendo muita coisa de lá, Pq não me interesso pela Europa, vi q essa alta pressão avançou anormalmente pegando o noroeste europeu, e isso fez o "estrago" no UK (com resalvas: Dublin 24°C contra absoluta de 33°C e Glasgow 25°C contra absoluta de 32°C). Como comparação seria 29°C em São Paulo, que tem absoluta na faixa de 38°C. 

    E outra coisa, se pegarmos Madrid, 35°C não tem nada de anormal, visto a máxima abs de 42°C no aero e 41 no INMET de lá. 

    Amesterdã fez 33°C, 4°C abaixo da absoluta. 

    Roma teve agora 32°C mas a absoluta é 42,9°C.

    Lisboa 35°C e a absoluta é 44°C ou seja, 9°C a mais do q a atual. 

    Sim eu sei q não se trata dos dados e sim da época.

    Aqui no Brasil e até em parte da Argentina os maiores picos de calor às vzs acontecem 2 e até 3 meses antes do verão. Por lá foi 1 mês antes.

    Mas 1 mês antes do verão não significa que não possam haver ondas de calor. Ou picos de calor. Onda de calor é algo bem específico. 

    • Like 1
  6. Em 25/05/2026 em 21:17, jean10lj disse:

     

    Pasto nativo. Campos

    Sim, e provavelmente muitos chegaram pelo planalto mesmo, já acostumados com clima difícil. 

     

     

    Em 25/05/2026 em 21:15, jean10lj disse:

    Barra do Guarita - RS, divisa com SC

     

     

     

    Um dos poucos vídeos em q não me incomodei com as "falas" das pessoas enquanto filmam o evento. Crianças são curiosas e fofas kk

    Essa super célula não me surpreendeu. Estava vendo pelas animações de imagens de satélite. 

    As fotos lá que vc fez ficaram ótimas. Em campo aberto pega bem o horizonte. Tenebroso.

    • Like 11
    • Thanks 2
  7. Em 25/05/2026 em 14:12, LeoP disse:

    recorde histórico de alta temperatura para maio no Reino Unido (primavera deles), sepultando a marca anterior em 2 GRAUS!

     

    image.png.92d2a42c0034f550a13daa38d4498a00.png

     

    outro destaque é que o antigo recorde foi batido em outras 13 estações diferentes, inclusive a do aeroporto de Londres.

     

    edit. (17:30): um paralelo, aqui no Brasil, seria a temperatura passar de 46°C em várias estações de MT ao mesmo tempo num mês de outubro (recorde anterior 44,X°C).

    É até estranho observar esse mapa em laranja "vivo" e quase vermelho no centro, se referindo ao Reino Unido.

    Escócia geralmente se safa dessas "ondas de calor" raras no território.

    Tem uma estação que eu acompanho desde a época q fazia time-lapses de uma câmera local (2023/24), onde ontem a máxima foi 14,4°C e hoje 14,7°C.

     

    IMG_20260525_201901.thumb.jpg.81550577f11a840be540550579ad0944.jpg

     

    IMG_20260525_201730.jpg.3e4ee32cd01685d822a2677312e2a747.jpg

    IMG_20260525_201516.jpg.9f21a42681271e0eb2191778271c18ad.jpg

    IMG_20260525_201448.jpg.eb2fb438d8c75d89b34fe9c33da1b1e4.jpg

     

    • Like 8
  8. Em 25/05/2026 em 18:51, Edison Bocorny Jr disse:

    Imagina morar no Distrito Cruzeiro em SJ 1550 m?

    No inverno após o pôr do sol é entrar em casa, janelas fechadas, lareira, fogão a lenha, vinho, pão caseiro, Wafler, assistir TV, escutar rádio e ir para a cama ou banho antes de dormir naquela calmaria do interior.

     

    Eu vivi isso na pele, lá em Bom Jardim da Serra e em São José dos Ausentes. Dias escuros e frios demais. Não era bom. Eu até tinha algumas regalias, mas, no fundo, vivia numa situação que antigamente chamavam de "paternalismo" e que hoje se dá o nome real: trabalho análogo à escravidão kkk.. Eu não tinha direito a absolutamente nada.

    A realidade de quem tem dinheiro nesses lugares é totalmente diferente da de quem não tem. Existe um abismo gigante entre os donos de terras e o pessoal comum, que precisa se virar com quase nada.

    Lembro de um exemplo marcante em Bom Jardim: eu morava numa casa boa, confortável, mesmo aquilo não sendo meu.  Enquanto isso, numa fazenda num morro distante, morava uma mulher com os filhos numa miséria triste.  Pra comprar comida ou ir ao posto de saúde, ela tinha que botar as crianças no cavalo e encarar o morro.  Era o dia inteiro, esse processo.  A casa deles estava caindo aos pedaços, cercada por uma mata fechada e escura. Dava uma angústia de olhar.

    A casa onde eu ficava já era alta, uns 1.100 metros de altitude, mas essa fazenda ficava ainda mais para cima, nuns 1.300 metros.  Era um frio constante ali na borda da serra, com o termômetro mal batendo 12°C de máxima em dias medianos e  caindo para menos de 5°C em algumas tarde cinzentas.  Lembro que em 1990 nevou umas cinco vezes.  Quando o frio era assim, eu só conseguia pensar em como aquela família conseguia sobreviver ali dentro.

    Uma pergunta que eu me fazia direto era: por que os primeiros tropeiros, quando chegaram nesses lugares, resolveram ficar? Sendo que logo ali embaixo tinha o litoral: Urussanga, Criciúma, Tubarão, Timbé do Sul, com um clima muito melhor (ou menos ruim)?

    • Like 12
    • Thanks 2
  9. Em 25/05/2026 em 13:22, Serrano disse:

    Aqui tenho um dia escuro e frio...

     

    Em 25/05/2026 em 16:01, Felipe Backendorf disse:

    Às 15h céu escuro..

     

    Mesma situação por aqui. Não somente "tempo escuro", mas além disso, uma energia escura perdurando o dia inteiro. Ausência de vento e temperatura baixa.

    Precisei sair mas adiei até não poder mais, com dor de cabeça e desânimo geral.

    Quando criei coragem já estava quase no momento do poente e inevitavelmente fiz essas fotos. 

    IMG_20260525_183233.jpg.17a1fb1c84dc8d462bfadc1480fd62d9.jpg

     

    IMG_20260525_183324.jpg.311f305c8a1d9f883ab2525bb429efde.jpg

     

    Quando vc é imune as influências visuais e físicas do clima, blz. Tira de letra e ainda agradece pelo dia sombrio, imaginando que está em latitude maior. Hoje não agradeci por absolutamente nada. Apenas sofri o impacto (q pelo visto será recorrente neste "inverno").

    • Like 16
  10. Em 23/05/2026 em 19:10, Felipe S Monteiro disse:

    Boa noite, houve um pouco de chuvisco ontem a noite, que acumulou 2mm, hoje amanheceu com 14° e um espesso nevoeiro, que perdurou por algumas horas manhã a dentro.

    Nevoeiro pelas 7:45:1779573849828_copy_3072x2304.thumb.jpg.1da2ba18ffea42cc5e0ceef037190f5d.jpg1779573872220_copy_3072x2304.thumb.jpg.33eab479e32fb6836209bd2718fa1d7f.jpg

     

    Depois que o nevoeiro se dissipou, o tempo abriu um pouco e a temperatura subiu, mas de tarde voltou a nublar, e segurou a máxima, que ficou em 19,4°.

    Agora fazem 17,4°.

     

    Caramba, q imagens. Inspiradoras. 

    • Like 7
  11. Em 23/05/2026 em 03:30, GabrielMacedo disse:

    Uma forte ventania atingiu São Luís do Maranhão na tarde desta sexta-feira (22) e provocou vários estragos:

     

     

    Parece uma célula tornádica pouco evoluída na estrutura visual. 

    É curioso ver isso em "São Luís do Maranhão".

    • Like 12
    • Thanks 1
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.