Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

Buenas!

 

Respira.... :lol:

 

EXPLODIU NOVO CB EM CIMA DE POA EM 5 MINUTOS!! :shock: :shock:

 

Deus do céu!! Faz muito tempo que não via algo assim!!! Há raios gigantes para todo o lado!!! :shock: :shock:

 

Aqui o barulho dos trovões é enlouquecedor... Começou um carga de chuva... Pingos esparsos...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Calmaria, graças a Deus!! Confesso que fiquei com medo de queimar algum aparelho aqui em casa ou mesmo que tivéssemos granizo ou uma tempestade pior.

 

Gente, foi impressionante!! Vocês sabem o que é o tempo virar TOTALMENTE em 5 minutos e explodir raios para todos os lados?? Foi memorável!!

 

Agora sopra o vento E mais uma vez. Há relâmpagos em áreas à volta e nova trovoadas ao longe. Venta de SE a 8,9 km/h e faz 18,9°. Duas estações da Metroclima (Sertório e Lomba do Pinheiro) estão fora do ar.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Calmaria, graças a Deus!! Confesso que fiquei com medo de queimar algum aparelho aqui em casa ou mesmo que tivéssemos granizo ou uma tempestade pior.

 

Gente, foi impressionante!! Vocês sabem o que é o tempo virar TOTALMENTE em 5 minutos e explodir raios para todos os lados?? Foi memorável!!

 

Agora sopra o vento E mais uma vez. Há relâmpagos em áreas à volta e nova trovoadas ao longe. Venta de SE a 8,9 km/h e faz 18,9°. Duas estações da Metroclima (Sertório e Lomba do Pinheiro) estão fora do ar.

 

Qué carga cara pálida... :lol:

Manda sinal de fumaça...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

O núcleo que chegou aqui foi muito intenso, quando avançou sobre o mar desintensificou, mas no continente pegou forte, pensei em estragos e foi mesmo...

 

Chuva causa estragos em Biguaçu e Governador Celso Ramos

Casas teriam sido atingidas por granizo nos dois municípios

 

A chuva que caiu na noite deste sábado causou estragos em Biguaçu e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis. Ainda não há dados precisos sobre os prejuízos. As primeiras informações que chegaram à Defesa Civil indicam que houve danos ao telhado de casas por causa do granizo.

 

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão no local auxiliando os atingidos. O prefeito de Governador Celso Ramos, Anísio Soares, já teria entrado em contato com a Defesa Civil Estadual solicitando lonas para cobrir as casas. A região de Palmas é uma das mais atingidas na cidade.

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2667046.xml

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Clima | 26/09/2009 | 23h06min

 

Porto Alegre registra queda de granizo

Há ruas alagadas em alguns pontos da zona sul da Capital

 

O mau tempo anunciado já chegou em Porto Alegre na noite deste sábado. Na zona sul da cidade foi registrado queda de granizo durante 5 minutos, por volta das 22h, na Avenida Padre Cacique, em frente ao BarraShoppingSul. Raios e trovões também assustaram moradores na Capital.

 

Há casas e ruas alagadas em alguns pontos da Zona Sul, como na Rua Luiz Sérgio Metz, bairro Belém Novo, Estrada Cristiano Kraemer, no Jardim Vila Nova, Rua Gorki, no bairro Cavalhada. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também registrou alagamentos na Avenida Cavalhada, próximo ao supermercado Zaffari e na Avenida Dr. Carlos Barbosa com Avenida Niterói, no bairro Medianeira.

 

A previsão é de temporal neste domingo em todo RS, apenas na região sul do Estado as chuvas serão mais brandas. Na região metropolitana de Porto Alegre, o temporal deve vir acompanhado de trovoadas e a máxima chega aos 24°C.

 

 

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2667044.xml

Link to comment
Share on other sites

Algumas rajadas máximas (km/h) no Paraná até 13h00:

 

Cambará (norte): 51,8 km/h

Londrina (norte): 49,3 km/h

Apucarana (norte): 62,3 km/h

Maringá (norte): 55,4 km/h

Campo Mourão (centro-oeste): 54,0 km/h

Cianorte (noroeste): 46,4 km/h

Guarapuava (centro-sul): 69,1 km/h

Toledo (oeste): 64,8 km/h

Curitiba: 52,2 km/h

 

Fonte: Simepar.

 

O vento é quente e com sol, e servirá para a formação de tempestades localizadas no Paraná até o fim do dia.

Link to comment
Share on other sites

Talvez não dê em nada, mas interessante notar os valores extremamentes altos de SRH previstos. Nunca tinha visto isso, vai ser legal para ver como funciona o índice e o que ele reflete.

srh1.th.png srh2u.th.png srh3.th.png

 

No meu fraco inglês, SRH é uma medida do potencial de rotação ciclônica do movimento vertical do ar:

http://w1.spc.woc.noaa.gov/exper/mesoanalysis/help/help_srh.html

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, estou bastante gripado, porém não resisti em vir até aqui para descrever o que ocorreu aqui em Canela por volta das 2:15 da madrugada. Estava eu lá, malzão na cama, dormindo com muita dificuldade quando de repente, depois de infinitos raios, começa uma barulheira no telhado. O barulho das pedras foi crescendo exponencialmente. Resolvi sair da cama para ver os estragos que a saraivada podia estar trazendo para o meu carro, estação e a recém plantada araucária que trouxe da casa do J. Tucci de CDJ. Meus amigos, quando abri a janela já estava tudo branco! Parecia neve olhando de longe! A saraivada durou uns 5 minutos, mas isso já é o suficiente para deixar tudo branco. Vou tentar recuperar as imagens da minha webcam para que possam ver como estava isso aqui. Felizmente a recém plantada araucária está intacta! A estação idem. Porém não consegui ver o meu carro. A minha gripe me impossibilita.

 

Já foram 90,4mm só hj.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, estive aqui nas redondezas e foi muito sério o que vi, em São Carlos por exemplo, tinha um festerê na Igreja e muitos dos 300 veículos tiveram o pára-brisa quebrado, casas com furos incríveis no telhado, acamamentos em milho crescido e em muitas plantações, frutas cítricas, árvores partidas na raiz, galhos por tudo, perda na horticultura incrível e a minha surpresa de ter chegado antes da RBS TV (eles passaram voando para o lado errado) e chegar em uma casa com torrões de gelo desde ontem em Areias, interior de Palmas.

 

Mas a Defesa Civil aqui informou que Barra Velha levou a pior novamente, mais de 1000 casas destelhadas pela segunda vez em poucos dias, alí onde falei que era sério Ricardo, foi mesmo. Bom, há morros com erosão significativa, se a chuva (que pela manhã foi forte) continuar, a coisa será feia... Não quis me arriscar mesmo. No sul do estado está caótico também.

 

Ricardo, linda tua foto. Parabéns! Não consegui nada de especial aqui, na verdade senti medo, quando vi a água sobre o mar, elevada pelo vento, as árvores sacudindo muito, estava em Cacupé, sabe quando não dá um pressentimento legal, então corri para casa. A não ser o granizo acumulado na via ontem a noite e uma nuvem sinistra do chão ao céu sobre o mar em direção ao núcleo forte que passava aqui. Se esse núcleo não tivesse se resfriado quando chegou no mar, lá na 101, hoje teríamos problemas sérios.

 

Foto abaixo, Aparício, que gentilmente me mostrou sua casa, empresas, casa dos parentes em Areias, que hoje às 9h30, mais de 12h do ocorrido... Tinha pedras do tamanho de ovos de galinha, outros falaram em tamanho de laranjas no momento da precipitação. Consegui medir umas pouco menores que o controle do carro, perto de 4cm, 12 horas passadas. Aqui, ontem a noite, o granizo deve ter sido de aproximadamente 1cm pelo que acumulou na via e no vidro do carro.

 

areias.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Talvez não dê em nada, mas interessante notar os valores extremamentes altos de SRH previstos. Nunca tinha visto isso, vai ser legal para ver como funciona o índice e o que ele

 

Onde acesso esses gráficos?????

 

Segundo locutor da RBS "Porto Alegre está desabando"... A chuva é intensa no Beira Rio...

Muitas cidades já estão com a Defesa Civil e Bombeiros distribuindo lonas, como o caso de São Chico...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Zeca, as instabilidades junto a fronteira RS/SC estão se potencializando.... Olha o modelo do nosso MARCELO que apontou aquele Skew - T para a cidade catarinense... Desejo que o modelo esteja errado. Bom, aqui chove torrencialmente neste momento, com trovoadas, diferente de ontem que só teve descarga intra-nuvem sem barulho.

Há acumulados e daqui a pouco sairei para registros....

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Marcelo, quando acesso alguns gráficos eles não se completam... Será por causa do navegador???

 

Jay, os gráficos do Marcelo "batem" perfeito com o que eu tenho olhado no GFS/MRF e outros sitios. Inclusive volta à escurecer bastante por aqui, lembrei das rodadas de 15 e 18Z, com pressão em queda... Segundo INMET 21°C e 1003 hPa com pouquíssimo vento.

 

"AVISO NR 624/2009

AVISO DE VENTO FORTE

EMITIDO ÀS 1430 HMG - DOM - 27/SET/2009

ÁREA SUL OCEÂNICA AO SUL DE 30S E OESTE DE 040W A PARTIR DE 271200 HMG.

VENTO NE/NW PASSANDO NW/SW FORÇA 7 COM RAJADAS.

VÁLIDO ATÉ 281800 HMG.

ESTE AVISO SUBSTITUI O AVISO NR 616/2009.

BAIXA 1016 EM 44S044W. BAIXA 1004 EM 30S055W. BAIXA 1016 EM 28S023W. ALTA 1038 EM 38S015W. FRENTE FRIA EM 44S044W, 42S045W E 39S048W MOVENDO-SE COM 10/15 NÓS PARA E/NE. CAVADO EM 33S051W E 35S048W." http://www.mar.mil.br

 

Vou morrer e não verei tudo... Tirar água de gramado de estádio com rodo foi minha primeira vez :lol:!!!!

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Amigos, Se ontem Pomerode escapou, hoje está indo para o espaço.... Deve ter granizada...Neste momento.

 

E dizer que falávamos sobre isso durante a madrugada. Fui olhar o MOSAICO e viste que na região de Major Vieira, Papanduva (meu mapa não tem mais detalhes :?) para "baixo" há alguns pontos que indicam 70/75dBZ???

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Há um núcleo de instabilidade ao N de POA pelo satélite, também pegando a borda da serra.

 

Dia extremamente instável!! Depois do show do início da madrugada, parece que predominaram as chuvas fortes. Tivemos variadas trovoadas à tarde e pancadas fortes, mas nada excepcional. Ainda tem muita água para cair.

 

Detalhe: pressão afundando!!! Tenho 1002,6 mb! Estava 1006 mb em torno do meio-dia.

Link to comment
Share on other sites

Olás!

 

Muita armação do tempo, e finalmente perto das 20h começou a ventar bastante, veio algum granizo, e uns 10 min depois uma pancada muito forte de granizo,

algumas pedras tinham 3/4cm, e eram bem consistentes, não quebradiças....

 

Durou un 4/5 min, deu uma branqueada boa.

 

Agora, mais de meia hora, voltou a chuva e com algum granizo, tá por demais instável!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

O vento é quente e com sol, e servirá para a formação de tempestades localizadas no Paraná até o fim do dia.

 

 

Como eu dizia...

 

Vendaval devasta Ibiporã e parte de Londrina

Postos de combustíveis, hospitais e várias casas foram atingidas pelas fortes rajadas na tarde de domingo. Diversos bairros ficaram sem energia.

 

img_1_3_3651.jpg

img_1_3_3652.jpg

 

http://www.bonde.com.br/bonde.php?id_bonde=1-3--842-20090927

Link to comment
Share on other sites

Acabei de voltar e aqui está quente, ar morno, tanto que começaram os raios novamente, sem a chuva parar por um minuto.

 

Resumo de Floripa: ontem a noite deu granizo no norte da ilha, principalmente Ponta das Canas (tamanho de azeitonas), bem menor que o de Palmas. Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Daniela e Jurerê também. Há acumulados diversos, algumas ruas cobertas de água no norte da ilha, alagamentos diversos pela cidade. Se chover mais a coisa deverá começar a complicar. Muita nebulosidade baixa, tipo estratus nos topos, sem ser a neblina de sempre, algo bem invernal, bem bonito de ver. Venta fraco.

Link to comment
Share on other sites

Um vendaval que durou poucos minutos na tarde deste domingo (27) causou vários prejuízos na cidade de Ibiporã e na zona norte de Londrina, Norte do estado. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, os ventos registrados chegaram a 70 km/h em Ibiporã, o que provocou o destelhamento de uma ala da enfermaria do Hospital Cristo Rei. Não houve registro de feridos.

 

O sub-tenente Luiz Cláudio Prierweiler da Defesa Civil do Paraná informou que 33 leitos do hospital foram comprometidos e alguns pacientes estão sendo transferidos para hospitais de Londrina. Conforme o cabo do Corpo de Bombeiros de Ibiporã Mário Dias Duarte Filho, o vendaval atingiu todas as regiões da cidade, derrubando várias árvores e postes de iluminação pública.

 

Casas também foram destelhadas com a força do vento. Cinco salas do Batalhão da Polícia Militar de Ibiporã foram inundadas pela chuva. De acordo com a PM, papéis e computadores foram atingidos.

 

O meteorologista do Simepar Marcelo Baeur Zaicovski explicou que o temporal ocorreu em razão do calor e da presença de umidade, que provocou a formação de áreas de instabilidade. Segundo Zaicovski, os ventos mais fortes foram registrados em um intervalo de 15 minutos. “A previsão já indicava a possibilidade de pancadas de chuvas fortes na região. Essas chuvas são bem características da estação da primavera e ficam concentradas em regiões mais localizadas”, disse.

 

Zona norte de Londrina também foi atingida

 

Em Londrina, o vendaval foi registrado com mais intensidade na zona norte. De acordo com o meteorologista do Simepar, na cidade a intensidade dos ventos foi um pouco inferior aos registrados em Ibiporã. A estação meteorológica do Instituto registrou ventos de 66 km/h.

 

Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos quatro casas foram destelhadas e houve a queda de várias árvores. O morador do Conjunto Maria Cecília, Milton Jofre, disse que o vendaval surpreendeu a todos. “Primeiro começou a chover e quando o vento começou, ele veio com tudo, arrancando árvores e postes de energia. Fazia muitos anos que eu não via algo parecido.”

 

O Corpo de Bombeiros informou que não houve o registro de feridos. A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Copel para saber quantos consumidores ficaram sem energia elétrica, mas ninguém atendeu as ligações.

 

http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=928290&tit=Vendaval-provoca-estragos-em-Ibipora-e-Londrina

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.