Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

lucasfumagalli

Members
  • Content count

    4016
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

lucasfumagalli last won the day on January 28

lucasfumagalli had the most liked content!

Community Reputation

136 Excellent

About lucasfumagalli

  • Birthday 12/08/1984

Recent Profile Visitors

The recent visitors block is disabled and is not being shown to other users.

  1. CAPE acima de 4000J/kg no fim da tarde de sábado.
  2. Tarde de sol aqui em Pelotas. 22,4°C, umidade 69% e pressão de 1016 hPA.
  3. Previsão de temperatura para amanhã as 9Z. A cor verde escuro corresponde a isoterma de 15°C. Em azul valores inferiores a 10°C.
  4. Alta noite no Paraná, com temperatura de 4,8°C em Toledo; 4,5°C em Palmas; 3,8°C em Guarapuava; 2,2°C em Laranjeiras do Sul; 2,0°C em São Mateus do Sul e 0,0°C em General Carneiro; Uma observação interessante de como o relevo influencia facilmente no comportamento da temperatura noturna é a cidade de Laranjeiras do Sul, onde a estação do SIMEPAR tem agora 9,9°C e a do INMET 2,2°C. As duas estações NÃO estão no mesmo local.
  5. Mínimas no Paraná neste domingo. Minha cidade (Cascavel) registrou a mínima do ano. No mapa abaixo a distribuição espacial das geadas teóricas.
  6. Temperatura mínima até as 15h deste sábado. Agora 13,1°C em Pelotas.
  7. que site é esse? Eu vou pra Curitiba dia 28, vou ficar 2 semanas na capital.
  8. Terminando o dia aqui na planície litorânea do Rio Grande do Sul. Em Pelotas máxima de 21,2°C.
  9. Finalmente melhorou a condição do tempo aqui em Pelotas. Temos agora 21,1°C
  10. lucasfumagalli

    Resumos Climatológicos Mensais - 2018

    Brincando com o desvio padrão eu e meus amigos encontramos uma importante perturbação no campo de 500 hPa, pelo visto bem persistente nos últimos 30 dias. O forte gradiente de pressão apontando para fora dessa área perturba todo o escoamento ao longo do hemisfério sul e ondas longas são guiadas pelos guias de onda (jato subtropical e polar) e explica (em parte) o frio quase constante a sul da latitude de 30°S e as friagens nas regiões tropicais.. O efeito dos Andes também é bem bonito!
  11. Dos 8 dias de julho até agora, 8 foram de chuva aqui em 32°S. Este gráfico mostra 3 variáveis: precipitação, pressão e temperatura. Todos medidos na janela do meu apartamento no 4° andar, portanto, podem ser usados como uma aproximação. Ontem tivemos um mínimo de pressão, mas ainda não saímos do vale de nuvens e chuvas
  12. Justo. Bem, por aqui uma sofrida elevação de temperatura agora noite, após uma certa precipitação que perto do meio-dia foi mais forte.
  13. Rapaz, bem complexa sua análise, mas acredito que esteja fazendo um pouquinho de confusão. Um artigo interessante e relativamente recente sobre classificação climática é "World Map of the Köppen-Geiger climate classification updated" de Kottek et al. (2006). Vale a pena a leitura. Na minha humilde opinião os padrões em escala sinótica (que respondem as interações de escala planetária) determinam as regiões com características de latitudes médias, e aí sim Pelotas abre vantagem sobre outras cidades, mas mesmo para Curitiba as diferenças não são assim tão grandes, com regimes subtropicais bem característicos, a exemplo de outras regiões em latitudes semelhantes (EUA, Europa, Sul da Ásia, parte da Oceania e Sul da África, entre outros). Por aqui o inverno permanece constante, veja só:
×