Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Felipe Kanhotto

Members
  • Content count

    34
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by Felipe Kanhotto

  1. 15h25 e Curitiba registra 15.5ºC com ventos e muita nebulosidade.
  2. Na verdade vai depender muito da área que ele for atuar. Na Marinha eu usava, enquanto que na empresa privada que trabalhei eu tinha muito mais função de jornalista do que de meteorologista.
  3. Victor, se não curte cálculo, melhor esquecer o curso de meteorologia, pois é matemática pura...como falei anteriormente, a maioria das pessoas acha que o curso tem muita relação com geografia (por conta da climatologia), mas na verdade eu diria que é 80% matemática/física, 10% programação e 10% geografia física (principalmente climatologia).
  4. Oi Guto, felizmente eu consegui trabalhar na área sim, inclusive na própria graduação, pois fui observador meteorológico na estação do IAG por um ano se não me engano, além de trabalhar na Marinha e na empresa privada. Confesso que acabei saindo da área por questões salariais, infelizmente é uma área pouco reconhecida no Brasil.
  5. Ah sim, obrigado pela dica Kevin, em breve pretendo ter uma...vocês têm algum grupo no whattsapp?Sobre as observações, eu já fui observador meteorológico na estação do IAG-USP lá no zoológico, e é bem interessante que mesmo lá é possível verificar uma diferença significativa em relação ao Mirante de Santana. Na época eu ainda estudava e muitas vezes eu dormia por lá, e não era raro ter noites de neblina, sozinho naquela imensidão e só escutando o barulho dos animais do zoo. Tem que ter coragem hehe
  6. - Sobre a questão da urbanização, tenho uma experiência pessoal e posso afirmar que a "São Paulo da garoa" ainda existe em algumas áreas da Região Metropolitana, no caso me refiro especificamente a cidade de Embu-Guaçu, provavelmente uma das menores e menos urbanizadas cidades locais. Meus pais moram especificamente numa região bem arborizada (um condomínio dentro de uma área de preservação), e é impressionante a diferença do tempo lá em relação à Capital. Mesmo no verão, ainda é possível ter aquela virada no tempo no meio da tarde, com o céu ficando cinza e com garoa. As máximas raramente passam dos 30ºC, e as mínimas comumente ficam abaixo dos 10ºC (este ano, por exemplo, eles registraram valores na casa dos 5ºC). É interessante que eu moro em Curitiba e muitas vezes ao ligar para eles, nas conversas sobre tempo percebo que as temperaturas são bem parecidas, exceto nas ondas de frio de inverno, quando as mínimas geralmente ficam 2 ou 3ºC mais altas. Quero ver se compro uma estação, nem que seja das mais simples, para ter mais dados da região.
  7. Opa, muito obrigado Kevin!Aqui em Curitiba tivemos 3 dias seguidos com máximas na casa dos 20 graus, sendo que nos dois últimos a mínima ficou na casa dos 11C, algo bem interessante pra essa época do ano. Já o volume de chuva já é o maior dos últimos três anos, atingindo quase o dobro do esperado para o mês.
  8. Felipe Kanhotto

    Cidades mais frias do Brasil acima dos 100 mil habitantes

    Oi Udson, a média de temperatura da sua cidade é em torno de 15.9ºC, January February March April May June July August September October November December Avg. Temperature (°C) 20.4 20 17.8 15 12.8 12 12.3 13.3 14.6 16.3 18.2 17.9 Min. Temperature (°C) 15.5 15.2 13.1 10.4 8.3 7.3 7.5 8.4 9.6 11.2 13 12.8 Max. Temperature (°C) 25.4 24.8 22.6 19.7 17.4 16.7 17.1 18.3 19.7 21.5 23.5 23 Avg. Temperature (°F) 68.7 68.0 64.0 59.0 55.0 53.6 54.1 55.9 58.3 61.3 64.8 64.2 Min. Temperature (°F) 59.9 59.4 55.6 50.7 46.9 45.1 45.5 47.1 49.3 52.2 55.4 55.0 Max. Temperature (°F) 77.7 76.6 72.7 67.5 63.3 62.1 62.8 64.9 67.5 70.7 74.3 73.4 Precipitation / Rainfall (mm) 164 162 151 127 134 146 150 167 183 160 130 144
  9. Felipe Kanhotto

    Cidades mais frias do Brasil acima dos 100 mil habitantes

    Em termos de média anual certamente, mas existem divergências sobre a definição de "mais fria". Se o critério é média anual, se média das mínimas, média do inverno, enfim, depende do ponto de vista. Mas de um modo geral acredito que seja Curitiba.
  10. Felipe Kanhotto

    Cidades mais frias do Brasil acima dos 100 mil habitantes

    Sim, me parece que ela tem pouco mais de 500 mil habitantes, então seria a primeira dessa categoria.
  11. Felipe Kanhotto

    Cidades mais frias do Brasil acima dos 100 mil habitantes

    - Nesse enquadramento de 100 mil habitantes, a cidade mais fria é Lages/SC, com uma média de 16.1ºC (Inmet). Em segundo vem Caxias do Sul/RS, com uma média de 16.8ºC. Em seguida aparecem outras cidades da Serra Gaúcha e diversos municípios entre Ponta Grossa e Curitiba, e com médias ligeiramente maiores aparecem cidades da Região Metropolitana de São Paulo, como Itapecerica da Serra e Poá.
  12. Chuva forte ontem a noite em Curitiba/PR, com rajadas de mais de 50km/h e volume de 40 mm...cidade honrando o apelido de "Chuvitiba"....hehe
  13. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Justamente, El Alto fica ainda mais elevada e seria realmente bem estranho uma temperatura na casa dos 30 graus em plenos 4 mil metros de altitude...
  14. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Sim, pelo menos na que entrei...lá cita como fonte: Fonte: Weatherbase[1] e Climatebase.ru (médias de temperaturas, horas de sol e umidade)[2] O link foi esse: https://pt.wikipedia.org/wiki/La_Paz
  15. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    outras cidades com perfil parecido são Punta Arenas e Ushuaia...eu até arriscaria morar lá...hehe...devem ser paisagens deslumbrantes...
  16. - Curitiba registrando um outubro bem úmido e frio, nos últimos três dias houve registro de uma chuva contínua e temperaturas oscilando entre 13 e 18 graus. Vale destacar ainda uma onda de frio ocorrida alguns dias atrás, com temperaturas variando entre 13.6C e 15.5C e 11.6C e 14.2C, valores de máximas bem expressivos para esta época do ano.
  17. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Pois é, acredito que os dados que peguei sejam relativos à parte mais baixa. O que eu achei estranho desses dados da wikipedia é que a máxima absoluta chegou a tórridos 30 graus em dois meses, o que seria bem alto considerando a altitude e as médias das máximas, que nesse caso giram em torno dos 13 graus. Outra situação interessante é que apesar do frio, neva pouco na cidade, talvez pela questão da umidade, já que o inverno lá é bem seco.
  18. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Se não me engano existe um alto índice de suicídios e de uso de drogas/bebidas entre os jovens escandinavos, justamente por esse inverno prolongado, no caso de Reykjavik, inverno eterno hehe....
  19. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Como o tópico é sobre o clima nas capitais do mundo, eu gostaria de destacar algumas capitais que considero com clima bem interessante, ao menos pra quem gosta de frio (e no caso quase ausência de calor). Aqui bem perto de nós tem La Paz, com seus quase 3700 metros de altitude, tem uma média anual idêntica a de cidades bem frias como Vancouver ou Dublin, sem falar que é uma das poucas regiões no mundo onde faz frio intenso até mesmo nos meses mais quentes do ano. Só para se ter uma idéia, no ápice do verão, a média das mínimas na cidade é de apenas 4.8 graus (algumas fonte colocam valores ainda menos, em torno dos 3 graus)!!Um lugar que certamente pretendo conhecer algum dia.Da mesma forma, a média das máximas varia muito pouco ao longo do ano, permanecendo entre 17 e 20 graus, e são raros os dias com máxima acima dos 25 graus. Mas para quem procura lugares sem verão, a escolha certa é a capital islandesa Reykjavik, com uma média anual de apenas 4.8 graus e temperaturas máximas em torno dos 12, 13 graus nos meses mais quentes. Imagino que seja consideravelmente difícil se adaptar a um clima com frio constante ao longo do ano, sem nenhuma trégua.
  20. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Justamente, e interessante que não era raro ter uma névoa na praia, me lembro de ter presenciado esta situação algumas vezes, mesmo no verão (morei lá entre setembro e dezembro).
  21. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Sim, muito provavelmente, teria que ser algum fenômeno do tipo para gerar essa circulação vertical...e venta muito ali na região, inclusive as temperaturas máximas são bem mais baixas do que na Baixada Fluminense...não são comuns valores beirando os 40 graus como ocorre com os cariocas. E toda essa situação particular criou um bioma bem característico, com grande presença de cactos e vegetação típica de regiões semi-áridas, sem falar na areia bem clara. Eu morei uns meses em Arraial do Cabo e parece que você está em outro país, pelo menos em relação às paisagens naturais.
  22. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Verdade, me confundi com a Humboldt, mas de qualquer forma ela não influencia a região de Cabo Frio, ela basicamente só influencia alguma coisa ali pela metade sul da Argentina, não tem relação com as águas frias na região citada.
  23. Felipe Kanhotto

    Como seria o seu inverno perfeito?

    Meu inverno ideal seria o registrado em Aomori, no Japão, onde o frio é bem suportável (mínimas médias na faixa dos -5C) e a precipitação de neve é intensa, uma das maiores do mundo (talvez pela combinação ideal de frio e umidade). Vancouver também acho bem interessante, é um frio onde neva com alguma frequência, mas sem extremos que dificultem as atividades humanas. Vancouver ainda tem a vantagem de ter um verão fresco, pois odeio calor (acima de 25 graus já me incomoda...hehe).
  24. Felipe Kanhotto

    Clima nas capitais do mundo

    Se não me engano a questão da região de Cabo Frio/RJ é a ressurgência (um fenômeno localizado onde águas profundas e frias atingem a superfície mais quente e rasa), e não tem relação direta com a corrente das Malvinas, uma vez que ela teria que contornar todo o litoral chileno, argentino e do Centro-Sul brasileiro para atingir a região citada.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.