Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    1017
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by RafaelBHZ

  1. Chuvas consideráveis nesta tarde no Distrito Federal. A estação automática de Gama já acumulou 22,2 milímetros e praticamente todas as demais estão entre 10 a 20 milímetros. De dar inveja aos demais estados do sul e do sudeste, que ainda amargam chuvas fracas ou inexistentes. E olha que nenhum modelo previu isso, esperava-se apenas chuvas fracas e isoladas por lá. As chuvas de ontem em Belo Horizonte serviram apenas para molhar o chão, e por enquanto, nenhum indicativo de novas chuvas hoje. Se continuar assim, o maçarico vai ser ligado com ainda mais facilidade no próximo final de semana.
  2. Olhando daqui, parece haver uma pancada um pouco mais forte, porém isolada para os lados do barreiro e Nova Lima. Parece ter outra para o lado da Várzea das Flores também, entre Contagem e Betim. Mas infelizmente parece que essas não vão durar muito tempo. Vamos ver se ao longo do dia ainda teremos boas surpresas.
  3. Parece que o ar mais frio está começando a dar as caras por aqui neste exato momento. Algumas rajadas de vento um pouco mais fortes e mais úmidas são registradas. Grande aumento de nebulosidade também e agora alguns pingos mais grossos aqui em casa.
  4. Segundo a previsão da climatempo e também segundo a previsão do Google, Belo Horizonte irá ter uma nova onda de calor no próximo final de semana, com 34°C/35°C.
  5. Olha, o europeu está colocando sub-20°C na terça-feira. Seria uma das mudanças mais radicais que já presenciei por aqui em 48 horas. Complementando meu post, não vejo uma estrela no céu noturno. E parece que é fumaça e não nuvens. Amanhã teremos uma noção melhor.
  6. Pampulha com surpreendentes 35,7°C na leitura de 14:00. Por essa eu não esperava, pois a expectativa era de 34°C/35°C. Será que vamos a 36°C?
  7. Não sei se já é efeito das queimadas do centro-oeste, mas o tempo hoje está muito opressivo em Belo Horizonte. Além da previsão de 34ºC e baira URA logo mais, uma névoa já toma conta da cidade. Meu bairro é alto e possui vista da capital, e em uma caminhada agora a pouco, a situação ao vivo estava muito pior do que o captado pela câmera do Clima ao Vivo. Pena que eu não estava com meu celular.
  8. Hoje é o dia mais quente em Belo Horizonte desde janeiro. A estação automática da Pampulha já está indo para 34ºC neste momento. Demais estações na faixa dos 31ºC. Vamos observando. Acredito que o recorde na convencional do Inmet, atualmente de 33,7ºC em janeiro, será batido somente amanhã.
  9. Ano passado viajei de João Pessoa para Belo Horizonte com escala em Guarulhos no dia 13/09, praticamente a exato um ano. Essa era a situação por aqui quando cheguei, totalmente diferente do que estamos vendo agora, apesar da Serra da Moeda em Brumadinho estar em chamas neste momento. Do dia 18/09 ainda tenho essa aqui, da fumaça predominando a noite: Algumas reportagens da época: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2019/09/18/interna_gerais,1086291/redes-sociais-repercutem-fumaca-em-bh-bombeiros-culpam-incendios.shtml https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/09/19/fumaca-sobre-bh-e-regiao-gerada-por-queimadas-causam-sensacao-de-sufocamento-em-moradores.ghtml https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/no-dia-mais-seco-do-ano-e-de-vários-incêndios-bh-é-tomada-por-névoa-de-fumaça-na-noite-desta-quarta-1.743488 Voltando a 2020, acredito que no próximo final de semana devemos ter a maior temperatura do ano e creio que a fumaça do centro-oeste deve conseguir chegar até Belo Horizonte durante a passagem da frente fria, mas espero que não seja nada duradouro.
  10. Por enquanto, pelas projeções, Belo Horizonte está desviando com louvor de possíveis ondas de calor. Se este cenário permanecer até outubro e chover dentro da normalidade em novembro e dezembro, pode ser que 2020 termine a moda antiga e sem registrar temperaturas acima dos 35ºC. Porém, contudo, todavia, entretanto, muita calma nessa hora!
  11. Se fosse ano passado, ou em outros anos, realmente era urgência de chuva. Mas neste, não. As chuvas do mês de agosto ajudaram bastante a vegetação, ou caso contrário, os incêndios estariam bem mais intensos por aqui. E as chuvas do inicio do ano, então, nem se fala. Os reservatórios estão em pleno auge da estiagem com os melhores valores para a época desde 2012.
  12. E olhando a tabela, o Cuiabá terá alguns jogos sábados às 15:30 horário local, inclusive no dia 19/09, em plena onda de calor. Complicado, hein?!
  13. Pessoal, algum de vocês que possuem acesso aos modelos e previsões de longo prazo, saberia informar se há alguma data no radar indicando a volta da chuva ao brasil central e ao sudeste? Estou vendo no GFS que pelas últimas rodadas está se esboçando timidamente alguma mudança de padrão na última semana do mês, mas nada sustentado ainda.
  14. Começou meu calvário, a pior época do ano para o meu bem estar e para a minha saúde. O calor de hoje, como o @LeoP já relatou, foi intenso a ponto de fazer mal fisicamente, e esse é o padrão da transição do inverno para a primavera. Com esse calor a produtividade despenca, e se eu ligo o climatizador, momentaneamente até ajuda, mas resseca as vias aéreas e provoca outros problemas logo em seguida. O ponto positivo é que estou aproveitando as temperaturas agradáveis da manhã para ir pedalar ou fazer caminhada. Mas de toda forma, minha torcida é grande pelo retorno do período chuvoso, pois agora só a presença de nebulosidade consegue frear a elevação da temperatura, além de proporcionar melhoria nos níveis de umidade e na qualidade do ar. Que venha alguma surpresa agradável na segunda quinzena do mês, mas até lá, haja coração (e pulmão).
  15. O europeu está indicando, de última hora a possibilidade de chuva fraca em Belo Horizonte entre a madrugada e a manhã de quarta-feira, devido a infiltração marítima. Por enquanto, nem sinal, mas aguardemos.
  16. Me dou bem com condições climáticas como essa da Serra do Mar. Além do mais fica perto tanto da metrópole quanto da tranquilidade do litoral. Tenho vontade de dar um passeio nesta região ou mesmo, quem sabe, morar um dia. A qualidade do ar por lá também é muito boa o tempo inteiro ou somente quando há infiltração marítima, como hoje?
  17. Devido a infiltração marítima, a cidade de São Bernardo do Campo registra muito mais chuva do que a região central de São Paulo ou a diferença não chega a ser tão grande? Olhando por esses mapas, a impressão que tenho é que esses municípios do entorno de SP que estão "virados" para a serra do mar possuem um clima mais úmido e mais "Curitibano" digamos assim.
  18. Um jornal local de Belo Horizonte estava reclamando da chuva ter ficado abaixo da média, que é de 14 milímetros e disse que o tempo seco era culpa da chuva abaixo da média. Deveriam era ter comemorado o fato de ter chovido neste mês de agosto, coisa que não acontece todos os anos. Em 2019 estava tudo em chamas nos arredores da cidade a essa altura do campeonato e a 4 ou 5 meses sem chuvas significativas. Em 2020 pelo contrário, alguns locais até esboçaram um tom esverdeado nas últimas semanas.
  19. Dizem Cuiabá mas eu só consigo enxergar Dubai nessa previsão.
  20. Agora já conhecemos mais uma das combinações que são extremamente favoráveis a Belo Horizonte. Além das já conhecidas MP's totalmente marítimas ou híbridas, descobrimos que uma MP continental atuando juntamente com um bloqueio extremamente continental e centralizado no Brasil "espreme" o ar mais frio em direção a região central de Minas. Uma espécie de bifurcação ao chegar no estado de SP. A MP de agosto de 1999 imagino que deve ter sido nesta mesma configuração, porém por mero capricho da natureza a máxima foi inferior a atual. Outra coisa que está sendo possível pouco a pouco de 2016 pra cá é que nós, mais novos, estamos tendo uma noção melhor do verdadeiro potêncial de frio da cidade, que foi praticamente desperdiçado por uma década inteira. A inauguração da estação Cercadinho em 2014 contribuiu muito para isso, mas acima de tudo, créditos a mudança gradual do padrão atmosférico, que ficou mais favorável. Quem sabe BH não volte, pelo menos por alguns anos, a ser uma referência quando se trata de um clima mais ameno... (Alô São Pedro, não precisa mandar uma onda de calor só porque eu falei isso não, ok?)
  21. Que dia incrível aqui na RMBH. Amanhecer com chuva e 13°C, 14°C é relativamente comum na primavera, mas hoje foi o dia em que parece que era 06:00 o tempo todo. Sensacional, ficará sempre na memória! 2020 é o ano de chuvas históricas e máximas baixas e, agora, históricas também. Teve o veranico em junho e julho mas pelo conjunto da obra não posso reclamar. Destaco que, além dos já citados 14,3°C de máxima na convencional e dos 15,5°C na Pampulha, A ESTAÇÃO CERCADINHO REGISTROU SUB-12, COM 11,8°C DE MÁXIMA, massacrando, desintegrando o recorde anterior de 15,8°C. Depois dessa, acho que agora só quando eu já tiver meus filhos e talvez netos pra isso se repetir. Curitibamos hoje!
  22. Na Cercadinho até então, é máxima sub 12°C. Creio que de 13°C não passa por lá. O recorde de 15,8°C vai ser massacrado com sobra. Pampulha com seus 15°C de máxima até então, vai superar o recorde anterior de 18°C. A convencional do Inmet que dificilmente irá bater o recorde de 13,9°C, mas top 3 de menor máxima já registrada, muito provavelmente.
  23. Ainda temos 13°C e chuva moderada na maior parte da cidade. Vamos ver se será possível se manter assim. Cercadinho segue com 10°C e teve máxima de 11°C na madrugada. Está muito próxima de um recorde de menor máxima, atualmente em 15,8°C. A Pampulha está com 13,3°C. O recorde de maior máxima, salvo engano, é de 18°C. Também possui chances muito grandes de um novo recorde. Demais estações da região acho que estão no mesmo caminho. Mas pessoal, me tira uma dúvida: A convencional registrou 14,1°C às 0:00 UTC. Vamos supor que não passe de 14,0°C o dia inteiro. A máxima que iriam considerar seria da leitura de 00:00 UTC ou a de 18:00 UTC?
  24. A Serra da Piedade, o "Morro da igreja" da RMBH, a 40km do centro da capital, terá máxima sub 10°C amanhã. Se estivesse aberta a visitação, eu passaria o final de semana lá.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.