Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Content count

    703
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    2

Everything posted by RafaelBHZ

  1. Eu apostaria que o tempo aqui já vai virar a partir desta noite. Se for pra tirar o pessoal de áreas de riscos, tem que ser HOJE.
  2. Será que fomos a 500mm com a chuva de hoje? Não duvido...
  3. Prefeitura de Contagem veio se pronunciar falando sobre a chuva e disse que foi uma chuva jamais vista e que foram 105 milímetros em 40 minutos, para uma média de 30 milímetros. Nessas horas eu queria ser cego.
  4. Europeu e GFS em suas últimas atualizações ainda deixam BH com mais de 300 milímetros. Sobre a chuva de ontem em Contagem e parte de BH, segundo a Defesa Cívil, foram 102 milímetros em 2 horas de chuva.
  5. Mais um vídeo impressionante da chuva em Contagem, neste vemos a água arrastando até mesmo as pessoas.
  6. E o caos está generalizado aqui em Contagem e nas regiões Oeste e Barreiro em BH. Praticamente todos os locais passíveis de alagamento, alagaram, até mesmo aqueles onde isso não costuma ocorrer, como o local da feira do Amazonas. Se fosse pra chutar, diria que nos aproximamos ou superamos os 100mm/h.
  7. Recebi agora um vídeo que é preocupante demais. A feira do bairro Amazonas, uma das maiores feiras aqui da região metropolitana, que vive sempre lotada aos domingos, se encerrou de maneira trágica. Estou orando para que não hajam vítimas fatais, mas as imagens impressionam. Toda a área alagada na imagem concentrava diversas barraquinhas no meio da avenida. A autoria do vídeo é desconhecida. VID-20200119-WA0056.mp4
  8. E a chuva já veio muito forte, com direito a pedras de granizo aqui em Contagem. E continua muito grossa. Me impressiona a rapidez com que a chuva de formou bem sobre nossa cabeça.
  9. Nuvens carregadas já estão em rápido desenvolvimento por toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Imagem daqui de casa:
  10. Olha, pra natureza que já foi duramente castigada recentemente e para os reservatórios, é melhor que essa chuvarada se concretize. Transtornos na área urbana infelizmente acontecem mesmo em fortes bloqueios, basta uma CB isolada que pronto, a confusão está formada. Mas deve-se ficar atento em especial ao risco de deslizamentos. A Defesa Civil já deveria estar em alerta máximo em todo o centro-norte do estado.
  11. É, pelo visto janeiro veio para compensar, ou melhor, amenizar o déficit que tivemos em BH de outubro a dezembro. Espero que continue assim!
  12. BH teve chuva durante toda a noite e hoje o dia também amanheceu chuvoso. Está com mais cara de ZCAS do que da última vez. Que continue assim!
  13. O mundo está desabando aqui em Contagem e também em partes de Belo Horizonte nesta noite. Estou muito curioso para saber os acumulados, mas acho que supera os 30 milímetros nesta última hora.
  14. Nesse meio tempo entre esta semana e o dia 19, o GFS apontava grandes acumulados para toda MG, ES e sul da Bahia, enquanto o Euro indicava um mini bloqueio antecedendo o dilúvio. Bem, o Euro parece estar ganhando. Quase nenhuma nuvem no centro-norte de MG e sem previsão de chuva nos próximos dias. Reservatórios da RMBH ainda precisando de mais chuva
  15. Chove muito forte em Belo Horizonte neste momento. Aqui em casa e em regiões a oeste da capital, nada. Hoje está o retrato da última semana, de pouca chuva pra esse lado. Só que a linha de corte me deixou fora da chuva pela primeira vez.
  16. A previsão pra BH reduziu consideravelmente os acumulados no próximos 10 dias, a ponto do Euro colocar somente 26 milímetros. Sinceramente, eu to com o Euro nessa. Um pé e meio atrás pra ocorrência de muitas chuvas, tendo em vista o histórico recente.
  17. Tempo abriu e encerramos o dia sem praticamente uma nuvem em BH e muito calor. Já dizia o Molejo: Não era ZCAS era... ZCOU! 🎶
  18. Depois da chuvarada, o tempo abriu de uma hora pra outra e não parece nem um pouco com o cenário de algumas horas atrás. Tudo isso com agradáveis 24°C e vento.
  19. Mais um dia de ZCAS em Belo Horizonte, com várias pancadas de chuvas de até forte intensidade. Com as chuvas de hoje, estamos superando os 200 milímetros em apenas 5 dias do mês de janeiro. Tomara que se mantenha nesse ritmo até o final do mês!
  20. Bom, pelo menos na capital em si os acumulados já são de ZCAS raiz. Pena que não está tão generalizada como parecia.
  21. Neste caso, o mais curioso é que de norte a sul na região metropolitana a chuva está caindo com grandes acumulados. O problema parece estar localizado a oeste da capital, onde ficam os reservatórios. A Automática de Florestal, também a oeste, registrou 39,8 milímetros até agora, o que reforça minha tese. Isso reforça a necessidade de continuar chovendo e creio eu que a natureza ainda fará essa compensação ao longo do mês.
  22. Mas é surreal essa diferença. Chega a ser inacreditável.
  23. A convencional de BH está com 183,9 milímetros após atualização de hoje, já havia superado a marca ontem. Neste tipo de evento, Belo Horizonte e Vitória costumam dar as mãos e ambas registrarem acumulados elevadíssimos, como em 2011. O RJ também costuma, mas esse ano não está no time.
  24. E ainda tem que levar em consideração que embora a convencional esteja acima de 100 milímetros, o que já é muito em 3 dias, tem muito lugar que já passou de 200 milímetros. O risco de deslizamentos é muito elevado.
  25. Sei que haverão transtornos, deslizamentos... Mas Minas Gerais precisa MUITO de toda essa água. Tomara que se concretize e caia de forma volumosa mas tranquila, como uma ZCAS clássica.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.