Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

RafaelBHZ

Members
  • Posts

    1951
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    6

Everything posted by RafaelBHZ

  1. É... sempre critiquei os modelos porque sempre insistiam nessa bolha de ar quente com anomalias que nunca se materializaram, mesmo em outras fortes ondas de calor. Mas de tanto insistirem ao longo desses últimos anos, não é que agora neste mês de maio parece que finalmente, e tristemente, acertaram?
  2. Curiosamente, o recorde anterior foi no ano da maior cheia do Guaiba, inclusive no mesmo mês. E agora, 83 anos depois, a história se repete. Recorde em Resende e cheia histórica no Guaiba. O padrão atmosférico devia estar semelhante em 1941, exceto pela duração.
  3. Acho que o novo normal será de extremos, hora de frio, hora de calor. Falando por BH, da década de 2010 pra cá, noto que passou a acontecer de tudo um pouco, chuvas extremas, calor extremo, secas severas e até o frio mais significativo (e em partes histórico), passou a ser mais frequente também. Quase não existe mais um meio termo, quando tende para um lado, vai com tudo de uma vez. E assim intercalando entre os mais diversos extremos. Essa loucura atrás de doidera pra mim é a marca mais significativa das mudanças climáticas. Deve ficar cada vez mais comum recordes caírem por vários dias seguidos no futuro.
  4. A média é 28,7°C. Se for seguir à risca, vai beirar ou até mesmo superar os 40°C em uma eventual pré frontal desse nível.
  5. Pelo que entendi da explicação do Coutinho, a causa seriam esses jatos em altos níveis e a bolha de ar quente uma consequência desse movimento. Mas o que explicaria isso? Esse fluxo dos jatos também possui relação com o desmatamento e a maior secura no país ou meramente com o aquecimento das águas do pacífico? Essa parte que não está muito clara pra mim.
  6. Esse fim da grade, a partir do dia 10/05, me faz acreditar que a segunda quinzena possa ser algo mais normal, podemos assim dizer. Algo pelo menos distante dessas bizarrices de agora. Não espero frio significativo ou uma compensação das anomalias da primeira quinzena a ponto de salvar o mês de maio, até porque não há nenhuma evidência dessa possibilidade. Mas acredito sim que possa haver um primeiro passo rumo a uma certa normalidade que ainda virá a ser estabelecida de forma plena ao longo no inverno. Me julguem, estou me apegando ao fim da grade sim, é a primeira vez em pelo menos 1 mês que ela indica algo. A ilusão é minha e eu deposito ela onde eu quiser. #EuEscolhiAcreditar
  7. Belo Horizonte é isso, quando está na média tem um conforto térmico absoluto entre a segunda quinzena de Abril e a primeira quinzena de Agosto. Máximas normalmente entre 22°C e 27°C com sol e mínimas entre 12°C e 16°C sem a presença de MPs ou ondas de calor. Mas quando sobe um pouco acima da média, como é o caso de agora, já começa uma sequência acima de 28°C nas máximas e acima de 17°C nas mínimas, aí o conforto desaparece e a sensação sempre é de calor. Essa onda de calor escancara que os únicos lugares do Brasil que permanecem agradáveis nesta época, apesar dos pesares, são as serras gaúchas e catarinenses (com ressalvas) e o extremo lá do Chuí. De resto, ninguém escapa do desconforto com essas anomalias.
  8. Mais um dia onde eu acordo e não há nenhum alívio nas anomalias nem sequer no fim da grade. Até quando, Brasil?
  9. Não há razão para chorar... estamos todos rindo bastante!!!! BH segue a mesma previsão, mas a do centro-sul conseguiu piorar. Procura-se um milagre!
  10. Calma, pessoal, calma!!!! Em breve vamos ver uma luz no fim do túnel, não deve demorar muito... ...será um trem bala vindo em nossa direção pra terminar o serviço!
  11. O homem nasce bom, a previsão do tempo o corrompe. Tenho nem pauta mais pra postar aqui, falar o quê? Só resta rir de assuntos paralelos mesmo.
  12. Moderação, gentileza banir o Fábio e o @SandroAlex pelo bem estar coletivo. Esbanjar felicidade e contentamento com as condições climáticas, além de provocar inveja em um momento de angústia geral aqui no fórum é uma conduta inaceitável. Gentileza também restaurar o acesso do Matheus Vinicius. Grato! #pas
  13. Membros do BAZ já protestam em frente a casa de São Pedro, inconformados com a má fase da atmosfera que já dura 8 meses.
  14. Cara, ver essa previsão me estressou mais do que o Cruzeiro está me estressando esse ano. INACREDITAAAAVEEEEEEEEEELLLL!!!!!!!!!!! Seria uma previsão normal para uma atuação da ASAS em janeiro, como foi em 2014/15, mas beirando maio??????? A terra se aproximou do sol e não ficamos sabendo???? Aliás, lembram do vulcão que entrou em erupção em Tonga no inicio de 2022? Na época vi cientistas falando que ele poderia provocar um certo aquecimento no planeta por conta da quantidade de vapor nos altos níveis da atmosfera. Será que isso não tem alguma parcela juntamente com os oceanos até hoje?
  15. É, o auge dessa "MP" em BH foi provocar a chuvarada de quinta feira e uma sexta feira agradável a tarde, porque de resto, o que ela fez foi simplesmente aliviar a anomalia positiva e trazer as temperaturas para a normalidade de uma segunda quinzena de abril. Apenas nas regiões mais altas que tivemos temperaturas melhores mas muito aquém do potencial. Hoje mesmo, variação de 16,7°C/28,1°C na Pampulha, o que em outros anos seria um dia normal, ordinário, e sem qualquer influência de ar polar se tratando de segunda quinzena. A média para Abril é 18°C/27°C, muito por conta da primeira quinzena que é mais quente. Parabéns mesmo, nota dó!! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Agora vamos para outra sequência infinita de máximas muito altas. A única possível melhoria é que talvez, bem talvez mesmo, o céu claro aliado a maior amplitude térmica proporcione mínimas aceitáveis, mas de tarde, as anomalias muito positivas seguirão garantidas.
  16. Dias agradáveis, porém insuficientes para usar agasalho. Vou entrar em maio sem me agasalhar uma vez sequer em 2024. Apenas quem acordar cedinho neste domingo que talvez precisará um leve, mas nada demais. Tentei olhar para o copo meio cheio entre ontem e hoje, mas as perspectivas são desanimadoras demais.
  17. Cara, quando (e se) houver uma mudança de verdade desse padrão de verão para o inverno, imagino que viradas atípicas no tempo vão acontecer brasil a fora. Papo de alguns lugares saírem de perto dos 40°C (pré frontal) para perto de 0°C em questão de 24 ou 48 horas, fora as tempestades atípicas que estaremos todos sujeitos por conta do choque das massas de ar.
  18. Lá no sul do continente, mais precisamente em Ushuaia, as coisas estão totalmente opostas. Acredito que essas mínimas são na verdade muito boas para a época por lá.
  19. Acho que nunca vi tamanha patifaria em uma previsão pra BH se tratando de um inicio de maio. Já lembro sim de máxima de 32°C em algum ano avulso, mas acho que era coisa de um único dia, não uma sequência como o que está sendo sugerido aqui: E pior ainda são essas mínimas de verão a essa altura do campeonato. Precisamos de mais do que um La Niña, precisamos de um herói, de um prefeito. Parece que o pesadelo nunca acaba.
  20. Se eu falar o que penso disso, do fundo do coração, vou ser banido do fórum e uma viatura vai aparecer aqui em 10 minutos pra me levar embora. Então vou resumir meu pensamento: É complicado isso daí, cara! Vamos encher o atendimento desses jornais com reclamações toda vez que aparecerem com uma dessas. Acho que é o que está ao nosso alcance.
  21. Tarde de bons acumulados para a época na RMBH. Alguns lugares já passam dos 30 mm, e segue chovendo. Em outros anos poderia ser a saideira rumo a um período de meses sem chuva, mas com as temperaturas acima da média, acredito que ainda teremos outras pancadas ao longo do outono. Vamos nos aproximando de 17:00 e temos agradáveis 22°C.
  22. Vamos ter uma sequência de dias bons para a época aqui em BH mas logo depois parece que o inferno vai retornar, inclusive com Maio começando acima de 30°C. Essa previsão precisa mudar urgentemente!
  23. Marcos, @Eclipse POA, @Edison Bocorny Jr e demais gaúchos, pelo conhecimento empírico de vocês, será que mesmo sem o estabelecimento pleno do La Niña já dá para esperar alguma coisa bacana na primeira semana de julho? Pergunto pois surgiu uma possibilidade, a verificar ainda, de eu estar por aí neste período, 2 dias em POA e aproveitaria 2 dias para subir a serra. Máximas abaixo de 15°C ou mínimas abaixo de 5°C com geada já seriam do meu agrado... será que rola em meio a tanta zika? Kkkkk
  24. Essa mancha de anomalia positiva no centro do continente está em praticamente todas previsões desde pelo menos 2020 que eu me lembre, e na maioria das vezes passa longe de se concretizar. Minha confiança nos modelos de previsão atualmente é muito baixa, eles precisam ser adaptados para a realidade tropical urgentemente. Ta faltando alguma coisa nas equações.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.