Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

CloudCb

Members
  • Content count

    1145
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    16

Everything posted by CloudCb

  1. GFS já coloca ventos de ENE/NE em baixos níveis aqui na PB na tarde desta segunda. Além disso estarão mais fracos. Vamos vendo como será.
  2. Pombal teve chuva moderada (até forte em alguns curtos momentos) das 17h26 até 5 minutos atrás, mas agora deu uma diminuída e apenas cai um chuvisco. Agora, o radar mostra áreas de chuva ganhando força na região logo ao norte/noroeste de Patos. Se elas saírem do canto (estão indo pra oeste) pode voltar a chover aqui mais tarde. Ah, se todo distúrbio de leste fosse assim. Já com relação ao volume mensal, na estação oficial, sem a chuva de hoje, maio tinha 158,2 mm (valor sujeito a revisão no fechamento), o que coloca este maio atual na 14ª posição de maio mais chuvoso.
  3. Mais cedo caiu uma pancada de chuva bem forte aqui em Pombal, mas não durou nada. A chuva atingiu com força as regiões ao meu redor. Fotos de 40 min atrás. De lá pra cá cai uma chuva fraca, mas que pode aumentar caso esses núcleos a leste e a sudeste avancem ou, caso se formem alguns outros por aqui mesmo (é o que acontece na região de Patos). Na imagem de radar também nota-se uma área de chuva forte a nordeste daqui, na região de Jucurutu e Messias Targino (ambas no RN).
  4. A tarde foi bem amena aqui em Pombal por conta do tempo fechado. Foto de 15 min atrás. No momento ocorrem algumas rajadas de vento, e cai uma chuva que começa mas não começa (fica naqueles pingos fortes e depois vai pra chuvisco).
  5. A chuva de ontem provocou bons volumes no sertão da Paraíba. 👇 Aqui em Pombal tivemos 27,5 mm na oficial da AESA e 14,1 mm no meu pluviômetro. Hoje pode chover novamente.
  6. Pombal tem chuva constante, fraca/moderada e alguns trovões no momento. Acumulado está em torno dos 10/12 mm. Até às 9h de hoje, maio tinha 120,4 mm no meu pluviômetro (e com a chuva de hoje esse valor vai aumentar bem). Está gelado (padrões locais) pro horário também. A automática do INMET em Patos teve mínima horária de 23,2°C às 17h. Segundo GFS pode chover todos os dias até quarta.
  7. É sempre assim. Quando não chove tá lá, bom todo, mas quando chove ou tem potencial de chuvas boas ele dá um jeito de ir embora. Triste. Falando de Pombal, a tarde começa bem instável, qualquer nuvem provoca chuva. Aqui mesmo já passou uma pancada mais cedo mas foi fraca (tive o azar de ter só a ponta dela) e no momento ouço alguns trovões baixos. A foto acima é de 30 min atrás.
  8. Agora a chuva desceu. Está caindo forte no litoral do Pernambuco.
  9. Os volumes oficiais da chuva que caiu entre ontem e hoje no leste da PB. Aqui em Pombal caiu uma pancada de chuva às 3h. Foram 6 mm na oficial e 1,1 mm em casa. Com relação aos volumes mensais no estado, os 5 maiores são esses: Os dados são da AESA.
  10. Muita chuva no litoral da PB. Chove desde ontem à noite. No momento a chuva deu uma enfraquecida na região de João Pessoa, mas continua forte na fronteira com o PE. A imagem de satélite mais atual mostra o distúrbio bastante ativo no mar, logo em frente a costa da PB.
  11. É, o distúrbio se antecipou para a noite de hoje mesmo. A estação do CEMADEN no Manaíra, em João Pessoa, já vai em 64 mm nesse evento. As outras estações estão off, o motivo eu não sei, mas já ocorreu isso antes. O mais provável é que voltem depois que a chuva pesada passar (ou não).
  12. É bem legal quando há o casamento entre gosto pessoal com relação ao clima e o aniversário. No meu caso como moro no sertão da PB e completo ano em novembro, o presente se restringe a aqueles redemoinhos cheios de terra que vez ou outra levam umas telhas. Enfim, fazer o quê, né... *** No momento há áreas de chuva moderada a forte na costa leste do RN e da PB, e no oceano.
  13. Um novo distúrbio de leste está a caminho da costa leste nordestina. Na verdade ele já até influencia pontos do litoral (leste) do RN, mas a parte mais forte dele deve influenciar hoje de noite ou amanhã mesmo (isso segundo os modelos, vamos vendo como será). Imagem de satélite mais atual. 👆 O provável aumento na instabilidade aqui no interior para o dia de amanhã, sugerido pelo GFS, será por conta desse sistema.
  14. Ok, me é muito esquisito ver isso na previsão, esses ventos de N/NE em baixos níveis aqui na região com junho já batendo a porta. Parece mais uma situação de brobro ou de verão mesmo. Se isso se confirmar, é muito difícil não ter algum evento significativo no Cariri da PB. Mas vamos acompanhado.
  15. Bom dia. Na pancada de chuva que caiu ontem de tarde em Pombal, foram acumulados 2,5 mm no meu pluviômetro. A estação oficial da cidade não registrou chuva. No sertão tivemos 22,5 mm em Carrapateira. No mês o destaque é Lucena (cidade do litoral da PB), que está com 406,7 mm, a primeira a atingir a marca dos 400 mm no estado. Para hoje o GFS sugere uma diminuição na instabilidade, mas que pode voltar novamente a partir de amanhã e indo, pelo menos, até o dia 26.
  16. Agora pela noite ainda saíram uns núcleos convectivos isolados aqui no sertão da PB. Cheguei a ouvir trovões desse núcleo a meu nordeste, mas agora não ouço mais (perdeu força).
  17. Que curioso essa previsão de chuvas no interior do NE em pleno fim de maio. Me pergunto como se comportariam esses mapas de previsão de chuvas num evento semelhante ao de junho de 1985.
  18. Tarde amena e levemente instável em Pombal. No momento cai uma pancada de chuva. Já é o 6° dia seguido que chove.
  19. As instabilidades de ontem ainda provocaram alguns bons volumes na região. São Bentinho teve o maior valor: 31,1 mm, seguido por Mato Grosso com 24,3 mm. Os dados acima são da AESA. Aqui em Pombal a chuva ontem rendeu 5 mm no meu pluviômetro. Infelizmente o núcleo perdeu muita força assim que chegou aqui, mas proporcionou belas imagens. A estação de Mato Grosso foi a primeira do sertão a superar a casa dos 200 mm neste maio: está com 215,6 mm (média de 86,2 mm).
  20. Tem chuva forte a caminho de Pombal. No momento já venta forte. Fotos tiradas perto daqui de casa.
  21. Com relação a esse evento, foram 5,7 mm acumulados no meu pluviômetro. A chuva durou 10 minutos. Na região tivemos 51 mm em Vista Serrana, 41,8 mm em Mato Grosso, 33,8 mm em Bom Sucesso e 32,5 mm em Jericó. Para hoje as chances de chover em mais locais são bem maiores. O radar da APAC mostra muita instabilidade entre o PE e a PB.
  22. Desde o começo da madrugada chove forte em pontos da zona da mata e do agreste do Alagoas. No Sergipe a chuva é intermitente, desde a tarde de ontem. E no leste do Pernambuco a chuva ganhou força por volta das 3h da madrugada, e continua. Abaixo as imagens de satélite e de radar mais atuais.
  23. Noite. Mais uma vez se desenvolveram áreas de chuva no sertão da PB e no Seridó do RN. No momento (20h32) passa uma pancada forte em Pombal, o núcleo responsável é esse a sudeste mostrado na imagem de radar abaixo. Infelizmente devido ao vento mais forte as chuvas não duram tanto tempo.
  24. Nas últimas horas foi a vez do litoral norte da Bahia de ter chuva forte, incluindo a região de Salvador. A imagem de satélite mais atual mostra muita instabilidade na região ainda. Nota-se também instabilidade no sertão do RN e em alguns pontos do Cariri da PB.
  25. No fim da tarde e início da noite de ontem ainda se desenvolveram algumas áreas de chuva no sertão da PB. Elas foram responsáveis pelos volumes mostrados abaixo. Os dados acima são da AESA. Aqui em Pombal choveu de forma intensa, mas se muito durou 2 minutos acumulando 3 mm na oficial. A média de maio já foi atingida, e neste ano apenas fevereiro não conseguiu isso (ficou levemente abaixo).
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.