Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

VitorVM

Advisors
  • Content count

    1716
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    1

Everything posted by VitorVM

  1. Enquanto boa parte do Brasil sente a presença do ar quente do Brasil central, em Pinheiro Machado o inverno climático seguirá: Em Floripa nenhum sinal de calor nos próximos dias e teremos tardes frias:
  2. Não houve. O pessoal apenas retirou do Wunderground porque haviam pessoas usando para trabalhos. Mas como os dados do Wunderground estavam incompletos, logo todo o trabalho estava sendo prejudicado. Por isto, as estações estão disponíveis apenas no Weatherlink.
  3. Pra complementar, Olaria(Pinheiro Machado) em toda sua vida por enquanto, percebemos a clara dinâmica(Em Itálico, é um dia que a estação caiu de noite e perdeu uma provável mínima de -6,x):
  4. Não entrando na discussão sobre preferências climáticas, que é extremamente relativo, mas li certas coisas que estão erradas. Primeiro sobre a definição de dinâmica. A região de Pinheiro Machado sem dúvidas é mais dinâmica que Urupema, principalmente no Verão, que é quando há picos de calor e também o famoso verão mais seco da campanha, que em determinadas ocasiões causa geadas em baixadas. Neste pouco tempo de estação, já foram anotadas temperaturas sub5 em Pinheiro Machado em Fevereiro. E o inverno é constantemente frio, com picos isolados de mínimas mais altas. Julho 2019 é perfeito para ilustrar isto, porque terminou na média na região de Bagé. Abaixo, PM BAIXADA(que é o justo pra comparar com outra baixada) neste último mês: Percebemos claramente o que acabei de citar, se tem algo que a pessoa não irá morrer nesta região, é de tédio.
  5. @LucianoD Esse vento continental hoje causou um severo adiabático em Florianópolis. Máxima de 32ºC mesmo com ausência de ar quente em altura. Por um momento, no leste da Ilha tinha 19ºC e vento sul, enquanto no Norte da Ilha em Carijós fazia 32ºC.
  6. Uma grande surpresa vem sendo a Estação de Pinheiro Machado no Passo da Olaria, com 9 negativas neste mês. Agora a Davis marca -1,4ºC por lá. Se segurar até a meia-noite, será o décimo dia com temperatura negativa na localidade. Estas médias estão insanas.
  7. És cadastrado no Weatherlink ? Aqui sem problemas.
  8. Neste momento -4,1ºC em Pinheiro Machado. Estação em novo local, segue o link: https://www.weatherlink.com/bulletin/ece3cf15-9105-4682-93e0-65a9a214f7cb
  9. E ontem tivemos um recorde de maior mínima da história do INMET de São José/Florianópolis para Maio, com 23,1ºC. Os últimos dois dias estão bizarros, com um padrão atmosférico absolutamente de verão. Até temporais típicos de verão se formaram ao fim do dia de ontem. Hoje, um pouco menos quente, com 21,7ºC de mínima. Hoje os recordes ficaram com o Sul do Estado, com Urussanga conseguindo a maior máxima da história pra Maio. A bizarrice de 2019 não para, isto logo após a sequência 14/15/17/18. Sem contar Abril 2016. Enfim, são novos tempos e que devemos nos acostumar.
  10. Exatamente. O pessoal tem ideias muito equivocadas sobre o verão da região. Segue abaixo 2019 e anomalis baseadas na semi normal 07-18 em Bagé: Percebe-se claramente que Abril está totalmente fora da realidade, estando mais quente que Março, que é um mes pleno de verão na sua primeira quinzena.
  11. 7,3ºC em Pinheiro Machado no momento. Em Florianópolis 21,3ºC 75% e vento incessante de sul. Noite agradável.
  12. Na verdade não tem transição nenhuma aí. Em locais tropicais e perto da transição pra subtropical como São Paulo, o que marca a chegada do Outono é a ausencia de chuvas. Coisa que não está ocorrendo, com uma ZCAS atuando, sistema típico de verão pleno. Locais com uma clara fase de transição estão na latitude 30º pra cima, que pode ser vista com uma tabela de médias diárias.
  13. Porto Alegre é a única de todas as capitais que basicamente dependem exclusivamente de frentes/baixas para ter bastante chuva. Diferente de Florianópolis e CWB por exemplo que o relevo ajuda. Sem contar que por lá por estar numa latitude média, é difícil um mesmo sistema de chuva atuar por mais de 3 dias. O mes mais chuvoso da história de Bagé(587mm no INMET), por exemplo, foi Novembro 2009. Mes extremamente dinamico termicamente e atmosfericamente. Foram diversos tipos de sistemas afetando a cidade naquele mes e todos trazendo tempestades. Foi muito severo, raíssimos momentos apenas com uma chuva calma e constante. Porto Alegre pra ter um mes com mais de 500mm precisaria de algo parecido, mas é mais difícil por estar mais longe dos sistemas de baixas que se formam no interior do continente e de CCMs da primavera.
  14. Em Florianópolis, uma tarde fria com temperatura variando entre 21/22C em grande parte do tempo. Muita garoa hoje e mínima de 19,6ºC e máxima de 23,1ºC em Santo Antonio de Lisboa. Por aqui a anomalia negativa vai ser bem pequena. Aliás no domingo tivemos a segunda maior temperatura da história de Florianópolis para fevereiro, com 38,3ºC. Mês extremamente dinamico, com muitas tempestades, calor, frio, rajada de 124km/h e dilúvios.
  15. Boa noite. Hoje o dia foi de frio na Campanha e Sul gaúcho. Seguem algumas mínimas: Pinheiro Machado(290 metros): 3,7ºC Herval(213 metros): 5,3ºC Livramento PWS: 7,3ºC Bagé Automática INMET: 7,5ºC Aliás este mes em Bagé irá terminar levemente abaixo da média 81-10:
  16. Hoje a Sensação Térmica em Florianópolis alcançou 59,4ºC e o Ponto de Orvalho bateu 30,0ºC. Davis de RATONES, do Caio César. A surrealidade é tanta, que o aeroporto de Florianópolis, que raríssimamente passa de 32ºC quando o vento predominante é NNE(Vento que traz muita umidade do mar para a Ilha), bateu 36,0ºC. Ou seja, é a umidade de sempre de Floripa(alta) porém, com uma temperatura absurdamente acima da normalidade. - A máxima foi de 36,7ºC por lá. Itacorubi com 36,9ºC. INMET com 34,8ºC. As diferenças entre as máximas nas estações é típica de vento NNE, porém em níveis extremamente elevados. E já é o mês mais quente da história de Florianópolis disparadamente e ainda a média vai aumentar. 2019 fazendo história na capital catarinense.
  17. Florianópolis deverá registrar o mes mais quente de toda sua história e ainda com recordes ABSOLUTOS de máxima e mínima(série de 108 anos). E recordes absolutos de média mínima e máxima. Isso é extremamente histórico e não um dia isolado.
  18. Em Florianópolis a temperatura bateu 33,2ºC próximo as 11hrs da manhã e agora despencou devido ao vento Sul/Sudeste. Mas está errado quem pense que o calor diminuiu, porque quando entra vento mais fresco nesta época, a UR dispara e a ST fica igual a da temperatura anterior ou até maior. 30,1ºC 72% em Ratones. Sol entre muitas nuvens.
  19. Onda de calor começando com vento NNE em Florianópolis. 29,6ºC no norte da Ilha com 58% de U.R. Sensação de abafamento. Sol entre poucas nuvens. Chama a atenção que a 00Z do Europeu alongou a duração desta onda de calor, o que certamente irá reverter as anomalias negativas. Depois da primavera que é sempre sombria na região, o verão é mais do que bem-vindo.
  20. Aqui em Florianópolis, vamos tendo um Outubro absolutamente depressivo e entediante. Por incrível que pareça, só tivemos sol por 2 dias basicamente neste mes de outubro e mesmo assim, choveu quase nada. Só garoas. Mínimas lá em cima e máximas mais baixas. Hoje, aliás, foi a menor máxima dentre as capitais, com 23,9ºC
  21. Estação que deve ser acompanhada de perto para vermos se teremos neve ou não. Cruzeiro e INMET SJ idem.
  22. As saídas da 00Z dos principais modelos foi desanimadora, porém as 12Z de hoje, foram bem melhores. Os melhores locais vão ser os acima de 1500 metros. No M.I. creio em acumulação na minha visão. Esperando as análises do Caio e o que o Coutinho tem a dizer.
  23. Pelos dados de HOJE dos modelos, começa a pintar uma boa chance de branquinha(neve) segunda a noite, principalmente nas áreas a partir de 1500 metros na Serra. Não haverá inversão.
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.