Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Carlos Campos

Members
  • Content count

    7883
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    157

Everything posted by Carlos Campos

  1. Em Curitiba, apesar do céu limpo e ausência de vento, os micro-climas ainda não se destacaram neste final de noite. A keda irá ocorrer mas provavelmente no meio da madrugada. Em casa, 11°C agora.
  2. Errei feio nas minhas apostas ontem, mas não por culpa minha e sim devido à estagnação ocorrida ao longo da noite q prejudicou todo mundo abaixo dos 26°Sul kkk Desejo boas mínimas para amanhã aí...
  3. As nuvens se afastaram do Sul... Uma bela imagem do final da tarde. Vacaria, final da tarde: Teotônia, final da tarde: Piriápolis, sul do Uruguai, durante a tarde:
  4. É muito bacana poder compartilhar fotos e vídeos do tempo num espaço específico para isso. Hoje, apesar da fumaceira q teve ao amanhecer, ainda registrei belas imagens do sol subindo no horizonte e do nevoeiro na baixada:
  5. Voltando ao assunto da "representatividade climática de uma cidade inteira, pela estação oficial", será q daria para utilizar os dados viciados do Mirante como parâmetro do clima de São Paulo? Se não me engano, a mínima absoluta no Mirante em 20 anos de dados é superada praticamente TODOS OS ANOS em diversos bairros super povoados da capital... Então fica aí a pergunta: dá ou não dá? Um exemplo do q aconteceu hoje: A estação Serra Dona Francisca 868 m teve mínima de 2,7°C enquanto Serra Smith (1.185 m) teve 11,3°C. É uma diferença monstruosa para duas estações próximas. A pergunta é: qual dos dois valores representam a realidade de hoje pela manhã na região serrana de Joinville? À meu ver ambas representam realidades dentro de uma determinada área geográfica. Os dois valores tem q ser aceitos. E aceitar, faz doer menos. Mas claro q qdo a pessoa não ker aceitar, não adianta insistir, até pra não se perder muito tempo precioso.. é mais ou menos como ter q formular uma resposta à alguém q diz q foi dormir e estava 11°C e ao acordar, 12... E q essas foram as únicas temperaturas observadas durante o período em q a pessoa dormia. Qualquer valor q não sejam esses, estão incorretos... Casos assim, melhor entrar mudo e sair calado..e fingir q não viu...
  6. O centro de Curitiba ou os bairros do chamado centro não representam a realidade da maioria da população da região metropolitana, muito pelo contrário. Grande parte da população mora nos bairros da periferia, e nesses locais a temperatura ficou em média 2°C a 4°C abaixo do valor registrado no INMET. Existem bairros e cidades no entorno da capital q são tão grandes ou ainda maiores em termos populacionais q o maior bairro do centro de Curitiba, então fica uma coisa meio estranha dizer (não me refiro à vc) q os registros q não são do INMET representam "o contrário" da nossa realidade. Isso é loucura. Mas kem kiser seguir raciocínios desse tipo, q esteja a vontade. Isso não altera em nada. Aliás cada qual com a sua própria realidade e sejamos felizes assim. Qto ao aeroporto Afonso Pena, não verifico os dados de lá já faz bastante tempo. Os sensores ficam na parte interna do aeroporto. Quase dentro da sala de operações. Aí fica difícil né?.
  7. Terminando o monitoramento da baixada nesta manhã, tive q sair às pressas do local devido à chegada de uma nuvem de fumaça de uma keimada q já dura uns 5 ou 6 dias nas proximidades. A calmaria e o ar frio contribuíram para q a densa camada de fumaça baixasse logo q o sol surgiu no horizonte.
  8. Bom dia à todos... A madrugada e o início da manhã foram geladas aki no leste do Paraná, conforme já comentado pelo colega @Guto Cesar. Às 6h45 registrei uma temperatura espetacular para início de Abril na baixada aki da vila: 3,7°C. Foi um valor muito próximo da possível mínima, acredito eu, já que ocorreu no momento em que o sol começava a aparecer por detrás do arvoredo ao leste. Fiz também o registro da relva que por pouco não negativou: 0,8°C. Infelizmente a geada não se formou. Amanhecer de céu limpo, mas posteriormente coberto por uma espessa camada de fumaça que obscureceu o sol por cerca de meia hora. Em casa a temperatura mínima atingiu 6,1°C. Outros valores interessantes na região metropolitana de Curitiba foram registrados nos arredores da cidade (Orleans 5,4°C - Tijucas do Sul 6,2°C - Colombo 6,3°C - Lapa 6,5°C - São José dos Pinhais 6,7°C).
  9. @jean10lj, estou curioso pelos registros da próxima madrugada/manhã aí na tua região. As diferenças topo/baixada serão bem expressivas e vou chutar alguns valores (me baseando na estabilidade e ausência de nebulosidade): São Miguel do Oeste e Laranjeira 8°C Maravilha 6,5°C Catres 6°C Aparecida 6°C Wickert 4,5°C Sinceramente espero errar e q as mínimas seja ainda mais baixas 🤔
  10. Citei o fato (natural) no post anterior 👇 👆
  11. Hoje foi um dia excelente aki no leste do Paraná, sem a presença de nuvens e com temperatura agradável e ventos secos eventualmente fortes. Ainda na borda kente dos ventos ciclônicos, tivemos uma máxima até elevada para a situação geral do Sul: 23,5°C. O final da tarde já com keda bastante acentuada de temperatura (15,5°C) e céu limpíssimo: Ao longo do dia a presença dos ventos de oeste e sudoeste manteve o clima fresco. Em alguns momentos, tanto da madrugada, quanto da manhã e da tarde, as rajadas superaram 40 km/h, com máximos em torno dos 60 km/h. Outro destake de hoje foi a keda acentuada dos índices de URA q atingiram os 35%. Extremo leste sempre é um problema quando o ar frio avança pelo sud/oeste e tem ciclone no mar... Somos a última área do universo a receber sua cota de felicidade, argh... Ao norte de Curitiba, o município de Cerro Azul (local kente devido à altitude de ~250 m) teve máxima de 30,3°C. No litoral, situação idêntica com 30,7°C em Antonina e 30,1°C em Guaratuba.
  12. Grandes formações atuaram nesta tarde entre o leste de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo, resultando numa bonita (e invejável) imagem:
  13. Boa noite à todos. O ar frio e seco adentrou com força total aki no Paraná e em parte de Santa Catarina. Durante a tarde desta sexta-feira, mesmo sem a presença de nebulosidade as temperaturas máximas ficaram "baixas" na maioria das regiões do Paraná e do norte e oeste catarinense. Alguns registros máximos: Fraiburgo 15,0°C Lebon Régis 16,0°C Villaggio Grando/Água Doce 16,9°C Horizonte/Palmas 17,0°C Clevelândia 17,4°C Caçador 17,5°C Serra Smith/Joinville 19,5°C Lembrando que são registros máximos em pleno início de Abril e com forte insolação ao longo de todo o período. Da metade sul catarinense ao nordeste do Rio Grande do Sul a nebulosidade persistente e a ação dos ventos ciclônicos contribuíram para registros de temperaturas máximas bem inferiores às registradas ao norte de Santa Catarina. Não olhei os registros PWS das principais mas dei uma olhada em algumas estações não particulares: São Joaquim 12,7°C Urupema 12,9°C Bom Jesus 14,2°C Vacaria 16,1°C Caxias do Sul 16,3°C A presença de muita nebulosidade baixa no nordeste do estado gaúcho é confirmada pelas imagens locais de webcam. Vacaria não teve a presença do sol ao longo do dia e garoou durante a manhã, com muito vento: Mesma situação registrada na região de Caxias do Sul, como mostram as imagens da webcam em Sapiranga, porém já com um decréscimo na quantidade de nebulosidade ao final da tarde: No meu ponto de vista é um clima muito desagradável e entediante, já que a presença de vento forte e umidade me incomodam bastante, fora a pekena variação térmica, q combinada com muitas nuvens cobrindo o céu, transformam o dia numa chatice...
  14. Sim, Nani.. Em casos de forte advecção polar, 200 metros a mais fazem uma tremenda diferença.
  15. Curiosamente, dois núcleos giratórios em torno da baixa.. O do norte composto por nebulosidade baixa e o do sul por nuvens altas e possivelmente chuvas.
  16. Aliás acredito q algumas baterão as mínimas matinais antes da meia-noite...
  17. O sul do Paraná teve frio mais acentuado na manhã de hoje. Em Horizonte, no município de Palmas a mínima atingiu os 5,0°C e às 7h da manhã a temperatura média estava em 5,2°C e a sensação térmica era de 0°C devido aos ventos: Em General Carneiro a mínima foi de 5,8°C:
  18. Concordo Tem cidades do nordeste gaúcho e de Santa Catarina q ainda registram 12/14°C. Morro da Igreja ainda não bateu os 10°C neste início da tarde.
  19. Manhã de céu limpo e muito vento SW. A temperatura ainda está em keda e agora (8h10) temos 15,5°C. A chuva não aconteceu na região de Curitiba e as chances são mínimas nos próximos 4 dias. Ao menos o resfriamento será sensível por aki com possibilidade de mínima em torno dos 5 ou 6°C na manhã deste sábado aki na vila. Nebulosidade e tempo severo em alto-mar...
  20. Bom dia... Imagem desta manhã: Ventos muito e de forma intensa em boa parte do litoral, tanto aki do Sul quanto do Uruguai, chegando as rajadas à 100 km/h durante a madrugada no sul uruguaio e 91 km/h na estação Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina. As temperaturas não caíram tanto nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina devido à presença de nuvens baixas sobre essas regiões. Aki no Paraná o frio está mais intenso no sul, oeste e sudoeste do Estado com registro de 7°C em Palmas (Horizonte) e 8°C na cidade. Não olhei muitas estações e seria interessante verificar os registros do Morro da Igreja. Acredito que os ventos possam ter superado os 130 km/h na base da montanha. @Moretão, @Felipe Backendorf, @Renan, @Augusto Goelzer
  21. Dois momentos de hoje aki na vila: manhã com céu parcialmente nublado e céu encoberto durante a tarde. Como ventou muito, não houve formação de nuvens volumosas e mal chuviscou às 16h.. Temos céu parcialmente nublado agora de noite e vento oeste com rajadas 40 km/h.
  22. O lado ruim das instabilidades que acompanham grandes sistemas de baixa pressão formados no oceano é justamente o quadro que se desenhou hoje aki no Sul: muito vento e pouca chuva. Em situações normais, principalmente no período de inverno, é uma situação até interessante, com o ar polar investindo rápido pelos 3 estados e posteriormente o frio e as geadas se estabelecendo por 3 ou 4 dias. Imagem triste nesta noite... Uma fina linha de chuvas avança pelo centro-leste catarinense. Provavelmente pouca chuva irá chegar à região de Curitiba, q teve o mês de Março mais seco do histórico do INMET pós 1961):
  23. Noite começando com muita agitação atmosférica no Sul do país. Diversas cidades costeiras do Rio Grande do Sul e da metade sul catarinense registraram rajadas de vento variando entre 50km/h e 90 km/h. O centro da baixa pressão se encontra ao leste do Uruguai, cerca de 400 km da costa dakele país e os ventos atingem velocidades superiores à 60 km/h. Mar agitado no sul do Uruguai durante praticamente todo o dia de hoje mas principalmente depois da segunda metade do período. Pela webcam da estação Piriápolis da pra perceber a agitação das águas na praia, em comparação com o que foi observado na quarta-feira: A instabilidade frontal levou pouca chuva ao Rio Grande do Sul e o clima já seca velozmente na região. Os ventos fortes e a rapidez com que todo o sistema avançou pelo estado não foram favoráveis para formações importantes e duradouras, com isso continua o quadro de estiagem na maioria dos municípios que já vinham sofrendo falta de chuvas volumosas. Agora neste começo de noite o tempo já secou e em muitas áreas o céu está limpo. Em Teotônia, depois de uma manhã nublada com chuviscos, céu limpo depois das 17h e muito vento, com rajadas de 45 km/h: Na imagem do Morro Ferrabraz em Sapiranga da pra ver a nebulosidade se afastando no horizonte no final da tarde:
  24. Boa tarde à todos... O sistema de baixa pressão se intensifica no oceano e no momento se encontra próximo à costa do Uruguai. Pouca chuva e muito vento na área litorânea são resultado dessa forte instabilidade. Até o momento os acumulados pluviométricos não atingiram 10 mm nas principais estações do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Na cidade de Rio Grande, uma das mais próximas da área de baixa pressão no estado gaúcho, as rajadas máximas atingiram 50 km/h na última hora e o acumulado não chegou ainda aos 6 mm. Um pouco ao sul da cidade, mas ainda no município, a estação Granja Caiuba 1 reportou 58,7 km/h e um acúmulo de apenas 8,89 mm ao longo do meio da manhã, o que sugere chuva de fraca intensidade. No Uruguai, região de Rocha, Castillos e Maldonado os ventos máximos atingiram 50/80 km/h nas PWS locais e as precipitações foram de fraca intensidade, à exemplo do que ocorre no Rio Grande do Sul. Em Montevideu, registros também de ventos com 50/60 km/h ao leste da cidade e pouca chuva. Choveu fraco na região nordeste do Rio Grande do Sul, com 3 mm em média em Teotônia. Em Soledade a chuva acumulada até o momento não atingiu nem 4 mm. Imagens do Morro das Antenas (Teotônia) ao amanhecer e há pouco: Nuvens baixas e nevoeiros atingiram a área serrana gaúcha, nas proximidades de Caxias do Sul. Imagem do Morro Ferrabraz em Sapiranga, pouco antes do nevoeiro (nuvens Stratus) cobrir a região durante umas 2 horas na manhã desta quinta-feira:
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.