Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Carlos Campos

Members
  • Content count

    6561
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    11

Everything posted by Carlos Campos

  1. Boa tarde... Por enquanto, máxima de 11,0°C nesta terça-feira. Ainda com tempo instável e com alguma chuva fraca nas redondezas..
  2. A tarde possivelmente mais fria e de menor amplitude térmica de 2019: mínima 7,6°C e máxima 8,0°C. Variação de 0,4°C em 6h. Fica difícil saber qual dado é o mais interessante, se a baixa temperatura ou a minúscula variação térmica... A altura pluviométrica chegou aos 25mm.
  3. RMCURITIBA --14H20- COLOMBO SÃO JOSÉ DOS PINHAIS QUATRO BARRAS
  4. Não tem importância, pelo menos para mim.. ao menos é menos importante do q ter q ver nas previsões locais DO INÍCIO DA TARDE afirmações de q a máxima SERÁ de 13/14°C durante a TARDE. E foi isso q eu ouvi. E isso é uma piada... Pelo andar da carruagem, a máxima da tarde não ultrapassa hoje os 10°C (se chegar até esse valor). Oficialmente, claro, não há o q discutir. Obviamente os akecimentistas vão ao delírio total nessas ocasiões: nos registros oficiais, diferenças de 1 ou 2°C para mais são o q realmente importam... Não kero entrar no mérito da kestão, até pq não valeria a pena gastar o tempo de escrever 2 frases referentes ao assunto e isso é muito chato. A verdade dos fatos está na cabeça de cada um. O entendimento desse fato me basta. Temos chuva fraca, vento frio e céu bem acinzentado. E Agosto segue com todas as características do inverno. Se vier mais frio ainda antes da primavera, e provavelmente virá, 2019 não ficará em dívida conosco.. Abraço
  5. Olá à todos... Vamos às informações da situação no leste paranaense e alguma coisa do nordeste catarinense... Boa notícia: já, desde ontem a chuva retornou de forma abrangente e generosa à nossa região. Nas últimas horas os acumulados pluviométricos ultrapassaram 20mm, fato q contribuiu de maneira definitiva ao fim das keimadas e da sujeira na atmosfera. Durante a madrugada ocorreram pancadas de chuva ainda de forma isolada acompanhadas de trovoadas, mas às 5h30 um núcleo bem desenvolvido passou sobre os municípios de Curitiba, São José dos Pinhais e Piraquara, com chuva forte e muitos trovões. A área de mau tempo se estendeu até o litoral catarinense, atingindo principalmente a região serrana de Joinville e a cidade propriamente dita. O ar frio q acompanhava a instabilidade avançou sobre o planalto e sobre as montanhas, baixando a temperatura (e isso ocorreu já no final da noite de ontem, mas se intensificou nesta manhã) até os 9°C em Curitiba, 7,5°C no planalto de Joinville e apenas 4,4°C no alto do Quiriri (Bradador). Observando as baixas temperaturas, cheguei a cogitar na possibilidade de ocorrência de chuva congelada no alto das montanhas, tanto no lado catarinense quanto no paranaense, já q na divisa dos estados ergue-se o Morro Araçatuba, com seus 1.673m de altitude. Pela lógica, a temperatura estaria cerca de 1°C inferior a registrada no Morro Bradador, q nakele momento era de 4°C. No entanto, observando a projeção de temperatura em outras camadas, vi q havia uma pekena inversão logo acima da cota dos 1.500m: 7°C na cota de 2.000m e 6°C na cota dos 3.000m. Uma pena, mas necessário para a manutenção da instabilidade. Pelo q eu pude observar, o ponto inicial de congelamento atmosférico começava próximo dos 4km de altitude. Então, tivemos bons momentos de chuva, e logo q a precipitação mais forte deu uma trégua, saí para fazer algumas imagens: 👆Um pouco de água da chuva que havia caído nas últimas horas... Céu cinzento chuva fraca, e frio de 8°C às 10h40 aproximadamente 👇 Uma vista para N/NW... a tristeza envolvendo a nossa região com seu manto frio e cinzento.. 👇 Já quase no retorno do meu passeio, me senti sendo observado e não resisti em registrar isso: não tenho idéia do q se passava na mente desse animal...talvez pensasse apenas no q iria comer mais tarde, depois q acabasse de comer o q estava comendo... Mas percebi q ao menos ele(s)estava(m) bem agasalhado(s) ha ha 🐏🐏 ⤵⤵⤵ A chuva retornou por volta do meio-dia e a temperatura permaneceu nos 8°C. Enquanto aki 8, no nordeste catarinense 6°C na Serra Smith (1.200m) e 3,5°C no Bradador (1.532m). Frio tbm no nosso litoral, com apenas 12°C em Paranaguá: Neste momento, 13h15, núcleos de trovoadas ainda atuam por aki. Não passaremos dos 9°C muito provavelmente nesta tarde..
  6. Considero esse fenômeno do akecimento adiabático noturno um dos mais interessantes entre todos os q estão relacionados à temperatura. 29°C em plena madrugada eu nc tive a oportunidade de presenciar, pelo menos q eu lembre, não. Claro, isso não ocorre nos planaltos a oeste das montanhas. O vento q sopra do mar e passa pelas montanhas antes de chegar nos planaltos só nos trás frio e umidade, na maioria dos casos. E isso não tem nada de anormal ou emocionante 🙄 Creio q nesses locais (baixadas litorâneas do NE do RS ao RJ) a força turbulenta da descida do ar de alturas entre 1.500/2.700m deve ser de um impacto tremendo. Já li sobre esse fenômeno e seus efeitos no leste das Rochosas canadenses e no leste dos Andes argentinos. É surreal. Tem tbm o famoso vento kente q desce das montanhas no Mar Adriático e gera um estrago tremendo. Enfim, coisas de vento rs Agora, chuva em pancadas rápidas e alguma trovoada. Assim como aí, o frio está atrasado algumas horas..
  7. Lucas, Felipe... Eu fikei muito contente pelo elogio. É minha forma de tentar passar para outros as minhas interpretações do q eu vejo e sinto em relação aos acontecimentos climáticos. Eu vejo, e ao longo da vida sempre observei como as pessoas (não nós daki) são secas e indiferentes ao tempo climático. Fora nós, há excessões, claro, mas seria como achar agulha no palheiro. Então eu me sinto na obrigação de narrar os fatos como eu os vejo, pra tentar transmitir um pouco de vida à esses fatos. É só isso. E agradeço muito por vcs terem feito os comentários. Abraços 💜
  8. Olá à todos... ...a mudança começou e não há possibilidade de reversão no quadro projetado para os próximos dias no leste paranaense: tempo chuvoso e frio. Amanhã, a temperatura não deverá ultrapassar 12°C durante a tarde e na terça a situação provavelmente será a mesma. Dependendo do meu estado de espírito, será um período agradável ou horrível... não tenho como decidir isso agora. Só espero pelo melhor. Começamos o domingo com 10°C e nuvens "congestus" flutuando no céu. Aki, ao nível do solo, vento calmo e tranquilidade, mas nos níveis mais altos, muito vento e rajadas q atingiram 82 km/h no alto do Quiriri (1.500m de altitude). Tenho como base a Serra do Quiriri - 60 km ao sul, devido a não existência de monitoramento nas montanhas mais próximas. E o Bradador voltou a "bradar": estou feliz, obrigado Diego! Imagem do comecinho da manhã, com nuvens ameaçadoras, mas q não trouxeram nada (fora ameaças): A medida em q a manhã avançava no tempo, surgiu o sol e consequentemente a temperatura disparou para cima. A máxima atingiu 28°C. Muito calor e muito vento. Imagem das 10h30, na divisa Piraquara/Pinhais: Uma manhã incrível e só não permaneci por mais tempo nesse parke ☝ pq o café da manhã não foi o suficiente pra matar a fome e retornei às 11h pra casa para um segundo round de café haha Os ventos trouxeram a instabilidade, ou foram o resultado da forte instabilidade, não importa... As rajadas atingiram em média 40/45 km/h mas no topo do Bradador chegaram a 95 km/h: Com a chegada da tarde, os ventos enfraqueceram e nuvens escuras cobriram o Sol. O clima ficou sombrio e em alguns momentos, tenebroso. Saí para fazer algumas imagens e a calmaria total me deixou angustiado...parecia sufocar. Tive pensamentos ruins, negativos, como se algo estivesse errado 😡 ou como se tudo não passasse de uma falsa realidade. Kem nunca sentiu isso? Vejam o aspecto q estava a paisagem ao norte, na área ainda com uma certa "claridade": ☝ Se isso não lembra algo sem vibração, sem vida, não teria outros adjetivos q pudessem se encaixar melhor no quadro... No lado sul, nuvens escuras e chuva no horizonte. Imagens q se tornaram raras neste inverno seco, mas nem a aparição dessas nuvens me trouxe alegria. Lembrei das minhas caçadas de verão, quase diarias atrás das nuvens Cumulonimbus e das tempestades frequentes. Hoje, vendo e registrando essas nuvens, me senti um tolo ha ha.. Uma caçada "fake". Me senti como se estivesse participando de uma peça ridícula. O tempo e o clima mexem com meu estado de espírito, isso é fato. As nuvens desta tarde 👇 Depois da terrível calmaria, um vento sul passou a soprar e trouxe pouca chuva e keda de temperatura. Troveja ao longe neste começo de noite..
  9. Dia desses, falamos sobre máximas baixas nos meses de inverno e com isso na cabeça, resolvi dar uma vasculhada nas minhas anotações. Encontrei algo interessante... Interessante, pq neste caso minha memória meteorológica não me traiu: a tarde do dia 4 de Agosto/2010, ou há exatos 9 anos atrás eu senti na pele os efeitos da forte onda polar q atingiu basicamente o Sul do país, causando inclusive keda de neve e chuva congelada em muitas cidades, tanto do planalto da neve quanto no sul e sudeste do Paraná (no Paraná, basicamente chuva congelada no sudeste). Por que estou citando este evento, se houveram frios bem maiores em outras ocasiões? Principalmente pq eu quase tive uma hipotermia nakela tarde. Chovia copiosamente e eu lembro de ter visto termômetros marcando temperatura de 3 e 4°C em plena tarde chuvosa. Estava no centro de Curitiba e mesmo dentro do shopping Estação Plaza não dava pra aguentar a baixa temperatura. Tomei 1 café, comi alguma coisa e tomei outro café... tentando adiar inutilmente ao máximo a hora de ter q sair e enfrentar um frio ainda pior do q o q fazia lá dentro. As anotações dos meus registros pessoais da época eu teria q procurar, e não estou disposto a ter esse trabalho agora, mas achei fácil anotações referentes aos dados do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (RMCURITIBA). Foram 4 dias de frio intenso e a menor máxima (7,9°C) é a registrada no dia do meu passeio no Shopping. Porém essa máxima não deve ter ocorrido nakela tarde, e se ocorreu foi por volta do meio-dia ou um pouco mais, já q dp das 14h a temperatura estava abaixo dos 6°C. Os dados do aero 👇 Relatos exagerados nessas situações sempre aparecem, principalmente nas redes sociais e jornalecos, mas a matéria da qual retirei o título abaixo é do Jornal Gazeta do Povo, um dos maiores do país: É claro q a temperatura não atingiu 0°C no Parque Barigui no meio dakela tarde, mas a sensação térmica era condizente com isso. A chuva caía sem dó nem piedade e pensei inclusive q iríamos ter neve antes do final do dia. Não nevou, não negativou e o ar frio se afastou para o oceano... Nas minhas buscas, encontrei os dados do mês de Julho de 1988, com as tão comentadas (por mim, basicamente haha) máximas sub10°C de Curitiba. Em outro momento posso falar sobre isso.
  10. Olá à todos... O resfriamento foi intenso durante a noite aki no leste paranaense, principalmente nas áreas abertas e de menor altitude. Entre a tarde de ontem e a manhã de hoje, a keda de temperatura atingiu 22,8°C: de 26,1°C para 3,3°C! A geada apareceu fraca em vários locais e mostrou q Agosto/19 ainda tem "lenha pra keimar"... Markei no mapa os locais onde fiz as imagens... Os lugares onde a geada apareceu nitidamente. Também fiz medição da temperatura em 3 locais diferentes: em casa (7,6°C), na área da estação (3,3°C) e no ponto mais baixo, até onde consegui chegar sem ter q atravessar um cercado e sem me afastar muito da vila (2,5°C) 👇 O surgimento do Sol nesta manhã foi bem bonito tbm:
  11. Sim, e eu fiz a observação referente aos dias em q ocorrem geadas não generalizadas, e quase q exclusivamente em pontos isolados do sul de Minas, nordeste se SP e até mesmo na Serra Catarinense. Já presenciei geada q não sobe morro (pekenas elevações de não mais do q 40/50m) em Bom Jardim da Serra, em São Joaquim e em Silveira/S.José dos Ausentes, quando morei por lá. São situações com atuação de ar frio e seco, geralmente... Abraço
  12. @Renan eu estava observando hoje o relevo da tua região e vi q a vila "del Rey" onde vc fotografou geada fica num topo, cerca de 200m acima do bairro Bandeirantes, confere? Calculando 720m o teu bairro e 920m a baixada da geada. Lá tem topos com mais de 1.000m. Lembra um pouco a geografia daki, porém as altitudes mínimas aki ficam em torno de 860/870m..
  13. Já observei também essas diferenças.. É o frio raso de baixada. Comum nas montanhas em latitudes subtropicais. A tão falada "geada q não sobe o morro"..
  14. O calor retornou, como estava anunciado já há vários dias. A mudança no padrão dos ventos trouxe também, além da alta temperatura, o ar seco q estava restrito às áreas mais continentais do Estado. Hoje, definitivamente me senti cansado... Tive q me ausentar do "refúgio" na vila e ir até o centro de Curitiba, coisa q evito o máximo q posso... Não gosto da movimentação, da atmosfera da cidade, enfim... Mas fiz uma boa imagem por volta das 15h00 na praça Tiradentes.. 👇 A temperatura no momento da foto estava em 26°C... Sim!... em nada lembrando os 10°C q fez na terça-feira no mesmo horário! Mudanças bruscas de temperatura não são incomuns na nossa região, mas geralmente acontecem de forma contrária: calor e depois, repentinamente, frio. Dados da estação mais próxima da minha casa: Terça-feira, MÁXIMA de 9,6°C 👇 Quinta-feira (hoje), MÁXIMA de 26,1°C 👇 O entardecer foi muito colorido e o céu permaneceu por cerca de 30 min alaranjado no lado do poente:
  15. @Renan Boa chance de keda durante a madrugada. Nebulosidade mais afastada da tua região ao amanhecer, diferente daki... Inclusive parece q devido ao céu nublado, as mínimas curitibanas amanhã serão maiores..
  16. Q bom... Nuvens altas não são problema.. Vou dar uma conferida na nebulosidade baixa prevista pra madrugada aí...
  17. Houve algum problema com as estações de PM e Herval? Não aparecem mais na pág do Underground e faz tempo q sumiram do Baz Charlier...🤔
  18. @Renan, provável mínima sub-7°C amanhã? Nuvens?...
  19. Das capitais do Sul e do Sudeste, me parece q só a capital gaúcha está dentro da normalidade. BH eu não estou por dentro de como é o regime pluvial em agosto... provavelmente abaixo dos 40mm, mas acima dos 30mm suponho.. Situação preocupante...
  20. Olá à todos... Dia nada agradável hoje, com garoa em vários períodos entre a madrugada e a manhã e vento constante. Houve a tão temida elevação de temperatura ao longo da madrugada, com a mínima ocorrendo exatamente à 0h00 com 7,3°C e algo em torno dos 9°C ao clarear do dia. (hj e provavelmente em muitas outras ocasiões, utilizarei dados da estação automática mais próxima, porém, em situações de forte resfriamento noturno, utilizarei os dados da minha estação convencional). Como era de se esperar, a nebulosidade baixa não nos abandonou e o Sol pouco apareceu... Com isso, mesmo tendo o forte ar polar se afastado para alto mar, a temperatura não se elevou muito, e a máxima ficou nos 15,4°C 👇 Não verifikei Curitiba, mas as máximas nas estações municipais devem ter atingido valores não muito diferentes, já q a nebulosidade cobriu uma área extensa da nossa região 👇 As temperaturas q aparecem acima são das 15h00, horário das máximas de um modo geral. Um dia sem alegria e monótono e nem o poente com suas cores conseguiu melhorar meu "humor climático". Espero q isso acabe logo..
  21. Olá A minha vila fica localizada entre as cidades de Pinhais e Piraquara, ambas as cidades fazem parte da RMCURITIBA e situam-se ao leste da capital. A distância entre a vila e Curitiba é praticamente a mesma entre vila e Piraquara... Moro no meio do caminho kk É uma área verde (ainda), com fazendas, pekenas e grandes chácaras, uma rua principal com comércio e relativa tranquilidade. A altitude do local onde eu moro é 902m e do local onde faço medições é de 892m. É uma baixada suave, uns 300 m à leste. Por ser o ponto de menor altitude da vila, é para lá q o ar frio costuma descer e se acumular nas noites de calmaria. Como geralmente é sombreada depois das 16/17h (muitos pinheiros altos no lado do poente), esfria muito rápido e ao anoitecer a keda de temperatura é vertiginosa. Dá uma boa diferença entre lá e o q eu observo em casa (no kintal). Essa diferença já ultrapassou 5°C em certas ocasiões. Quanto às máximas, diferem um pouco das de Curitiba, q registra em média 0,5/1,5°C a mais do q aki...mas devido obviamente a urbanização q aki é quase nula (na baixada). Próximo de onde eu moro, mas a uns 0,5-3km para leste existem pontos muito melhores pra registrar mínimas, mas não tenho como manter um monitoramento desses locais. Inclusive não faço mais monitoramento fora do período invernal, pois não tenho mais tanto interesse qto já tive no passado... Mantive um registro regular, diário e ininterrupto por muitos anos, de janeiro a janeiro, porém já deu... Talvez eu tenha dedicado muitos anos da minha vida fazendo isso e não tenho mais esse interesse todo. Os jovens aficionados por meteorologia darão continuidade ao meu trabalho kkk Apesar de eu não conhecer nenhum nas redondezas. Médias, comparações, acho q estão todas guardadas em algum lugar no sótão (kkkkk)... São tantos cadernos de anotações, pode acreditar. Iniciei provavelmente antes de vc vir à este mundo. Claro q a paixão continua... não estou aki? Mas, pego leve agora. Estou só me divertindo.. E as nuvens voltaram a cobrir o céu e a chance de geada cai por terra... O leste é assim! Abraço 👇 GABRIEL 👇
  22. Se refere à Curitiba, não é mesmo? No dia 23/7 a máxima ficou mesmo entre 4/6°C na região metropolitana. No dia 24, sim, 8,5°C. Desconsiderando a bobagem do critério. Em casa, a máxima foi 4,6°C no dia 23/7. Máximas sub10°C com céu limpo são raras mas ocorrem em todas as décadas em grandes eventos, se não me engano. Com céu parcialmente nublado, em Julho/1988 foram 4 em SEQUÊNCIA na capital paranaense. Em 2013 foram se não me falha a memória, 3 em sequência.. (não tenho absoluta certeza) Abraço
×

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.