Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Carlos Campos

Members
  • Posts

    13964
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    580

Everything posted by Carlos Campos

  1. Lima fica no nível do mar der É só nuvem baixa e poluição mesmo o q segura as máximas por lá 🤧🤒
  2. Eu quero! 30°C várias vezes em Maio vai ser incrível. Depois vem o frio, não tenho a menor dúvida. Às vezes é necessário um bom combustível pra acelerar a dinâmica de vez.
  3. Sempre tem a opção de fazer as malas e pegar o trem com destino à .................................. .................... Lima......
  4. Não sei se realmente foi banido, ao menos na carta de despedida consta "suspender". Detalhe que ele aparentemente mudou de opinião sobre temperaturas. Na última estrofe kkk ele diz que torce pelo calor.
  5. Q bom q vai dormir. Chega por hoje (ontem). PS, não gosto da Chaquira/tira meu nome da playlist (escrevi errado Shakira propositalmente pra te irritar). O dia de ontem (24/4) na íntegra, visto de casa, sudeste:
  6. Vamos então à participação séria do dia no site: Como foi a variação térmica na altura do paralelo ~25°S de leste à oeste (obviamente no Paraná) durante a chegada, atuação e desaparecimento da massa de ar fresco e seco, entre os dias 17 e 23 de Abril. Peguei inicialmente a estação de Antonina que fica ao leste da Serra do Mar, na beirada do porto homônimo e dentro da zona climática de transição tropical/subtropical/região costeira. A segunda estação da tabela é Curitiba com seus 920 m de altitude (eu poderia ter colocado a minha estação (900 m de altitude) como referência mas achei melhor Curitiba mesmo, por diversos fatores que não preciso citar). A terceira estação é Entre Rios, próximo à Guarapuava, com 1.120 m de altitude e um dos melhores climas do Estado. Quarta estação: Cascavel A cidade é bastante representativa para quem quer entender o clima do oeste paranaense numa altitude razoavelmente elevada. Cascavel tem mais de 700 m e é uma das primeiras cidades grandes estaduais alcançadas pelas instabilidades vindas da Argentina e do Paraguai. Também recebe com muita intensidade os diversos tipos de ventos oriundos tanto do sul quanto do norte. Ainda ocorrem no município aqueles poeirões anunciadores de tempestade ou atuações pré frontais de grande porte. Foz do Iguaçu aparece por último, extremo oeste (eu diria sudoeste) paranaense, 160 m de altitude. É a porta de entrada dos sistemas frontais, é a porta de entrada das massas de ar polares, mesmo aquelas mais rasas, que não influenciam muito o clima nos planaltos à leste. E é também a porta de entrada de uma porção de outras coisas não relacionadas ao clima. Tô vendo aqui q a resolução ficou ruim, mas agora é tarde. Vai assim mesmo. Durante a passagem da massa de ar fresco e seco, tivemos aqui no Estado alguns registros de temperaturas mínimas na casa dos 4°C. Inclusive 0,4°C em Palmas, na estação do Rodrigo Ataíde (+1.200 m de altitude/baixada). Também tivemos + de 30°C em cidades do noroeste. Guaíra, na beira do rio Paraná chegou a registrar 34,0°C no dia 21 e nesse mesmo dia, Palotina registrou 32°C, e Maringá (31°C). Os próximos dia prometem marcas ainda maiores nessas localidade. Uma imagem que achei interessante e me chamou atenção hoje cedo: Nada relevante em termos de nebulosidade na vasta área abrangida pelo quadro, desde Tocantins até o Prata, a não ser uma instabilidade chuvosa exatamente sobre o Sul do Brasil.
  7. Lamentável (ou não) que ventos ruins estejam soprando nas nossas terras tropicais (diga-se de passagem). Vou ser bem sincero pq não quero ser hipócrita: eu gosto de assistir esse drama trágico que o clima proporciona nos indivíduos que por mais que insistam (e tentem nos enganar) que são das exatas , pertencem definitivamente às humanas. Uma coisa que, sem sombra de dúvida alguma eu aprendi ao longo de 32 anos anotando e acompanhando diretamente e diariamente as variáveis climáticas aqui no paralelo 25 é "AS MAZELAS DO CLIMA - NÃO TEM NADA QUE EU POSSA FAZER PRA MUDAR ISSO". Essa idéia é bíblica e poderia ser colocada numa placa de bronze sobre a minha lápide (em Dezembro de 2067). Poderia também ser título do meu tratado climático de 768 páginas que irei publicar futuramente, provavelmente antes de 2030 e vc está convidado para a grande noite subtropical dos autógrafos. Olha, Renan, eu me recuso terminantemente a ser lembrado como o tiozinho que se lamenta e chora e ri de emoção à cada rodada de modelos que não escolhi como meus senhores e deuses do clima. E, principalmente (essa é a mensagem mais importante desta... mensagem.... ): "o bom humor faz parte!". Tem muitos senhores "sérios" aqui que não apreciam a minha participação bem como a do @Eclipse POA mais conhecido como Shakira, e eu tô pouco me lixando. Eu também não aprecio a forma de participação deles kk Abraços e saúde ao filhote 🥰
  8. Boa noite Aqui estamos sob forte estabilidade e aumento gradual das temperaturas, depois da queda acentuada q ocorreu no final da semana. Hoje, em razão da coberta de nuvens durante a madrugada, o frio foi pouco sentido ao amanhecer, nem daria para chamar de "frio". Na tabela coloquei os registros mínimos de algumas estações da grande Curitiba no período de 19/21 de Abril. A diferença nas mínimas dos dois dias anteriores é bastante nítida em comparação com as de hoje e foi devido à ausência de nuvens nos dias 19 e 20. Algumas imagens de hoje no parque das Águas, aqui perto. (desta última foto, já sei q o @Eclipse POA vai dar o seu pitaco, e estou preparado😌) O Sol não estava ardido apesar da temperatura em rápida elevação. Foi uma manhã tranquila e muitas pessoas aproveitaram para sair e curtir o bom tempo. As máximas subiram bastante e em casa registrei 26,8°C. O entardecer, visto de casa, bonito:
  9. A tarde foi simplesmente espetacular, sob um céu azul e clima fresco à sombra. A máxima em casa foi 23,7°C. Então repetindo, variação hoje em casa 8,9°C e 23,7°C. Deu pra observar que com o ligeiro aumento nos índices de URA a diferença entre aqui que é topo e outras estações em áreas mais baixas foi maior do q ontem. Enquanto registrei um aumento de 1,2°C na mínima em relação à ontem, Canguiri que é uma das mais próximas apresentou uma diminuição de 0,2°C comparando com ontem. Tive praticamente a mesma idéia do @SandroAlex e me afastei de casa, indo parar na divisa Piraquara/Pinhais/Quatro Barras. O visual trás aquela calma e tranquilidade que não encontro na vila, apesar de morar bem dizer num vilarejo. Algumas fotos.. O morro alí é o Anhangava com seus 1.430 m de altitude.
  10. Boa tarde, tivemos outra manhã incrível com atmosfera perfeitamente outonal. E novamente a temperatura desceu abaixo dos 10°C em estações curitibanas. Em casa, mínima de 8,9°C (ontem 7,6°C) Fotos hoje, mostrando bancos de nevoeiros em alguns setores mais afastados da vila.
  11. Boa noite, @Otavio Cyrino O local é bem montanhoso, com boas baixadas (quase verdadeiros precipícios). Esse registro a meu ver é possível mas ainda tenho algumas dúvidas. Possível porquê o ar estava muito seco ao entardecer ontem, então o frio escoa muito rápido e se acumula nas baixadas. Foi praticamente um valor de relva. Vou acompanhar também.
  12. Bom dia... Conforme o @SandroAlex informou, manhã mais fria do ano, valendo pra cá também. Pelo que eu observei mais cedo, umas 6h da manhã, várias estações da grande Curitiba baixaram ligeiramente dos 10°C. Sobre isso, farei mais tarde uma tabela com os registros. Aqui em casa, registrei na minha estação uma mínima inferior ao que eu realmente esperava. Ontem por volta das 23h30 marcava a mínima em horário invertido, com 10,4°C (pela manhã estava em 12,5°C). Hoje a mínima atingiu 7,6°C em resultado de uma madrugada absolutamente limpa, sem nuvens ou neblinas. Finalmente saímos de um início de mês com aspectos de verão para uma segunda etapa mais parecida com outono de fato. Espero poder preencher as próximas lacunas com bons números, como nos velhos tempos... Registros que eu fiz hoje cedinho na baixada.
  13. Aqui na vila tive mínima de 12,5°C na minha estação, registrada há pouco, em virtude do nevoeiro e da nebulosidade baixa que surgiu na madrugada. A chegada da instabilidade frontal trouxe médios acumulados pluviométricos ao Estado, com média de 30 mm aqui na região Curitiba. Os maiores acumulados ocorreram antes da chegada da frente, quando áreas de instabilidade vindas do SW se posicionaram aqui no leste, gerando + de 100 mm em algumas cidades da região metropolitana de Curitiba (Lapa 133 mm/24/h e Campina Grande do Sul 120 mm/24 h). No litoral algumas cidades superaram 110/120 mm/24 horas. Em Curitiba essa instabilidade gerou 81,6 mm/24 horas no dia 14/4. A instabilidade produzida diretamente pela frente fria gerou em média 1/3 desse valor. Um evento anterior de bons registros pluviométricos ocorreu em meados de Março, atingindo principalmente o centro-sul/sudoeste/oeste e noroeste.
  14. Bom dia... Não diria que hoje temos a manhã mais fria do ano aqui na região de Curitiba em virtude de alguns fatores, que não somente temperatura. Já tivemos temperaturas parecidas em Janeiro e também em Março com mínimas na mesma faixa. O q possivelmente poderá sim tornar o dia de hoje mais frio do que esses dias anteriores será a questão dos ventos, que no momento ainda estão fracos. Temperaturas agora em alguns pontos da capital: Situação observada na manhã de ontem, com a frente avançando na altura de Santa Catarina/Paraná, sentido SW-NE: Situação nesta manhã, com a frente já bem distante no oceano e Alta pressão ainda continental sobre o Sul do Brasil:
  15. Choveu 31 mm neste evento de ontem para hoje. Amanheceu encoberto e logo veio o vento noroeste, rondando para oeste. O sol apareceu durante a tarde e a temperatura máxima atingiu 24,1°C. O final da tarde com vista para NE. Nuvens se afastando:
  16. Linda essa imagem ♥️ Abril de 1999 foi uma bela surpresa. Os registros na minha primeira estação aqui em Piraquara, mas em outra vila, uns 4 km à oeste: Fiz o registro de 3 geadas, inclusive uma delas, no dia 18 foi moderada, com a atmosfera bem estabilizada. De um modo geral o inverno de 99 foi bacana, com neve em Agosto nas serras e chuva congelada aqui no município, em pleno meio-dia. Uma pena q a alta nessa ocasião escorregou rapidamente para o mar. Foi muito rápido. Espero algo bom neste próximo inverno.
  17. Prefiro vc caindo na risada do q morrendo de ódio. Se cair é só levantar. Se morrer, nem mesmo no 3 dia vc irá voltar sniff
  18. Chegada da primeira leva de chuva forte aqui em casa, com imagem exclusiva da minha estação, graças à Deus, está firme e forte he he E vem mais coisa.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.