Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Mesorregião Noroeste do Rio Grande do Sul


Ricardo
 Share

Recommended Posts

Reproduzo aqui os balanços publicados em meu blog.

 

13º SEMANA - Começa 29/03. Termina 04/04.

 

Média das mínimas

Três de Maio – estação Mato Queimado 14,6

Santa Rosa – estação baixada 15,3

Erechim 15,9

Passo Fundo 16,1

Soledade 16,4

Santa Rosa 16,8

Cruz Alta 16,9

Palmeira das Missões 17,8

Santo Augusto 18,1

Frederico Westphalen 18,4

São Luiz Gonzaga 18,7

Santa Rosa – estação central 19,1

Três de Maio – estação urbana 19,2

 

Média das máximas

Três de Maio – estação Mato Queimado 36,6

Santa Rosa – estação baixada 35,5

Santa Rosa – estação central 35,1

Três de Maio – estação urbana 34,9

Santa Rosa 34,3

Frederico Westphalen 33,7

São Luiz Gonzaga 33,4

Santo Augusto 32,4

Cruz Alta 31,7

Palmeira das Missões 31,2

Erechim 29,7

Passo Fundo 29,3

Soledade 28,8

 

Média geral

Soledade 22,6

Passo Fundo 22,7

Erechim 22,8

Cruz Alta 24,3

Palmeira das Missões 24,5

Santo Augusto 25,3

São Luiz Gonzaga 26,0

Frederico Westhpalen 26,1

Santa Rosa – estação baixada 25,4

Santa Rosa 25,5

Três de Maio – estação Mato Queimado 25,6

Três de Maio – estação urbana 27,1 (27,05)

Santa Rosa – estação central 27,1 (27,11)

 

Valores extremos – Menor mínima

Soledade 11,0

Santa Rosa – baixada 12,1

Cruz Alta 12,3

Três de Maio – estação Mato Queimado 12,5

Palmeira das Missões 12,6

 

Valores extremos – Maior máxima

Três de Maio – estação Mato Queimado 38,0

Santa Rosa – baixada 36,8

Santa Rosa – estação central 36,5

Três de Maio – estação urbana 36,2

Santa Rosa 35,5

Link to comment
Share on other sites

Participam da tomada de dados:

1. Três de Maio - Estação urbana

2. Três de Maio - Estação de Mato Queimado

3. Santa Rosa - Estação urbana/central

4. Santa Rosa - Estação baixada

5. Santa Rosa - Estação Inmet

6. Palmeira das Missões - Estação Inmet

7. Cruz Alta - Estação Inmet

8. Santo Augusto - Estação Inmet

9. Frederico Westhpalen - Estação Inmet

10. São Luiz Gonzaga - Estação Inmet

11. Passo Fundo - Estação Inmet

12. Soledade - Estação Inmet

13. Erechim - Estação Inmet

Link to comment
Share on other sites

Soledade, Erechim e Passo Fundo estarão fora das próximas análises de dados, não se preocupe, Paulo. Assim, ao menos, o assunto verdadeiro do tópico volta a prevalecer. E quanto a baixada por baixada, acho que os valores daqui do inverno de 2008 também foram claros, ou não?

Sim foram bem claros, e se vc lembrar, que as Tuias, uma baixada da série B daqui, bateu qualquer lugar daí :geek: :ugeek: ;)

Assim como agora neste ano quando estiver montitorando mais baixadas do Botucaraí, a tunda será grande. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Soledade, Erechim e Passo Fundo estarão fora das próximas análises de dados, não se preocupe, Paulo. Assim, ao menos, o assunto verdadeiro do tópico volta a prevalecer. E quanto a baixada por baixada, acho que os valores daqui do inverno de 2008 também foram claros, ou não?

Sim foram bem claros, e se vc lembrar, que as Tuias, uma baixada da série B daqui, bateu qualquer lugar daí :geek: :ugeek: ;)

Assim como agora neste ano quando estiver montitorando mais baixadas do Botucaraí, a tunda será grande. :lol:

 

Sempre as suas são série B, quando será que encontrará a tão esperada da série A?? A baixada de Santa Rosa também é "série B", fica dentro da cidade e tem seus problemas... Soledade era para ser tão fria, agora está brigando por baixadas... Tem que é que concorrer com cidades de seu porte, porque não faz uma comparação com as outras cidades do Alto da Serra, Bom Jesus, São Chico, São Joaquim... Aí eu quero ver você criar um tópico e comparar os dados, amigo.

 

MATO QUEIMADO, TM, está sendo monitorado esse ano, prefiro aguardar, o outono/inverno está chegando e com ele poderemos anotar as temperaturas. Ademais, os 200/300/400m de altitude de minha cidade já superaram muitas expectativas, até mesmo as minhas.

 

Como pode Soledade sempre se sobressair e desvirtuar temas do qual ela é apenas uma cidade qualquer analisada? Não se preocupe, S....., Passo Fundo e Erechim estarão fora da próxima tomada de dados, já falei.

 

Paremos com esta discussão, o assunto do tópico é claro!

Link to comment
Share on other sites

Soledade, Erechim e Passo Fundo estarão fora das próximas análises de dados, não se preocupe, Paulo. Assim, ao menos, o assunto verdadeiro do tópico volta a prevalecer. E quanto a baixada por baixada, acho que os valores daqui do inverno de 2008 também foram claros, ou não?

Sim foram bem claros, e se vc lembrar, que as Tuias, uma baixada da série B daqui, bateu qualquer lugar daí :geek: :ugeek: ;)

Assim como agora neste ano quando estiver montitorando mais baixadas do Botucaraí, a tunda será grande. :lol:

 

Sempre as suas são série B, quando será que encontrará a tão esperada da série A?? A baixada de Santa Rosa também é "série B", fica dentro da cidade e tem seus problemas... Soledade era para ser tão fria, agora está brigando por baixadas... Tem que é que concorrer com cidades de seu porte, porque não faz uma comparação com as outras cidades do Alto da Serra, Bom Jesus, São Chico, São Joaquim... Aí eu quero ver você criar um tópico e comparar os dados, amigo.

 

MATO QUEIMADO, TM, está sendo monitorado esse ano, prefiro aguardar, o outono/inverno está chegando e com ele poderemos anotar as temperaturas. Ademais, os 200/300/400m de altitude de minha cidade já superaram muitas expectativas, até mesmo as minhas.

 

Como pode Soledade sempre se sobressair e desvirtuar temas do qual ela é apenas uma cidade qualquer analisada? Não se preocupe, S....., Passo Fundo e Erechim estarão fora da próxima tomada de dados, já falei.

 

Paremos com esta discussão, o assunto do tópico é claro!

Só pra encerrar caro Ricardo, pode colocar Soledade na lista sem problema desde que informe a região certa, e mais não tenho receio nenhumde comparar com qualquer cidade, aliás quero fazer isto para saber a realidade do clima gaúcho sem problemas.E ah, baixadas da Serie A daqui são o Rincão dos Silvanos, Tatim,Picada Fernandes Fontoura Xavier e outras similares, o Almeida, Farroupilha entre outras da cidade são da Série B. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem, paremos por aqui para evitar desgastes.

 

Agora sem nenhuma relação direta com as postagens acima, o pessoal de Mato Queimado gava muito o frio de lá, que em junho do ano passado tiveram geada de palmo! com aquelas projeções do solo igual do modo que ocorre nos pontos altos da Serra. Neste sábado pode chegar a 5ºc lá, mesmo dia que recebo a automática aqui em casa! Final de semana bom esse. :lol:

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, PH.

 

Vc vai monitorar a relva tmbm?

 

Não, Paulo, somente a temperatura do ar. A da relva poderá ser "vista" nas fotos que vou trazer ;)

 

Quanto aos dados do Almeida, vou utilizá-los quando forem extremos, como curiosidade. Não teria lógica comparar a temperatura da relva com a do ar. A única que marca a relva aqui perto é a da baixada urbana de SR, de posse do Ilson.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado, PH.

 

Vc vai monitorar a relva tmbm?

 

Não, Paulo, somente a temperatura do ar. A da relva poderá ser "vista" nas fotos que vou trazer ;)

 

Quanto aos dados do Almeida, vou utilizá-los quando forem extremos, como curiosidade. Não teria lógica comparar a temperatura da relva com a do ar. A única que marca a relva aqui perto é a da baixada urbana de SR, de posse do Ilson.

Não Ricardo acho que me expressei mal, vc pode usar as do Inmet para dados gerais e pode incluir a da relva, mas não para comparar com a do ar,apenas a título de curiosidade.O Ilson tem de relva, que legal vamos comparar ;)

É que por enquanto ainda não adquiri as estações que vou espalhar pela cidade, provavelmente até o final deste ano. :D

Link to comment
Share on other sites

Hoje, com o abrigo ficando à sombra durante a tarde, as máximas foram "normais"

 

Santa Rosa (276m): 32.1ºC

São Luiz Gonzaga (245m): 31.4ºC

Cruz Alta (432m): 30.9ºC

Três de Maio (330m): 30.5ºC

Santo Augusto (550m): 30.1ºC

Frederico West. (490m): 30ºC

Palmeira das Missões (667m): 28.9ºC

 

Gráfico das temperaturas hoje na minha estação:

 

73254131.png

Link to comment
Share on other sites

Mas não seria uma "covardia": comparar dados de uma estação à sombra com outra ao sol?

 

São medições diferentes que inviabiliza a coleta, falseando, se bem dizer a verdade. O correto não é uma estação ou local marcando mais calor e sim o que de fato marca. É o que acho. :mrgreen:

 

Abçs

 

Como também seria covardia comparar estações com abrigo padronizado e 100% funcionando com outro que sofre pelo aquecimento. Basta ver as temperaturas, basta estar aqui para sentir, a temperatura de modo algum, superou 30ºc nesta tarde, se fosse deixado ao sol estaríamos com pelo menos 33ºc de máxima. Um absurdo!

Link to comment
Share on other sites

Acredito que, por causa das condições do abrigo, sua estação na sombra reporta temperaturas mais próximas do que reportaria uma do Inmet no sol, o seu abrigo deve registrar um valor mais próximo da verdadeira temperatura do ar quando colocado na sombra, e não ao sol.

 

As automáticas do INMET são fabricadas pela Vaisala mas não si se o ar é "aspirado" para dentro do abrigo (o que melhora a qualidade do dado durante o dia).

 

Neste link uma experiência bem interessante sobre as diferentes maneiras de exposição do sensor temperatura do ar: http://wattsupwiththat.com/2008/01/14/

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acredito que, por causa das condições do abrigo, sua estação na sombra reporta temperaturas mais próximas do que reportaria uma do Inmet no sol, o seu abrigo deve registrar um valor mais próximo da verdadeira temperatura do ar quando colocado na sombra, e não ao sol.

 

As automáticas do INMET são fabricadas pela Vaisala mas não si se o ar é "aspirado" para dentro do abrigo (o que melhora a qualidade do dado durante o dia).

 

Neste link uma experiência bem interessante sobre as diferentes maneiras de exposição do sensor temperatura do ar: http://wattsupwiththat.com/2008/01/14/

Pela experiência o melhor abrigo é o tradicional de branco.

 

Aqui em casa eu tenho os mesmos registros de temperatura quando do abrigo antigo, sendo que o antigo era até mais aberto e tinha um pequeno ventilador. De qualquer forma o abrigo atual comprado do Bruno é mais natural (um pouco maior do que os da automática do INMET), e o comportamento da temperatura acompanha melhor as variações ao longo do dia, se bem que retém um pouquinho de calor ao cair da tarde.

 

Abraços abrigados!

Link to comment
Share on other sites

Agora, começo a me convencer que, de fato, a estação do Inmet de SR está sob influência grande do relevo. Vejam essas mínimas:

 

Santa Rosa (276m): 12.7ºC

Palmeira das Missões (642m): 15.8ºC

Frederico West. (490m): 16.9ºC

Santo Augusto (550m): 17.2ºC

Três de Maio (330m): 18.3ºC

 

Não há como SR sofrer apenas efeito da continentalidade, TM e SR, estão a aprox. 30/40km em linha reta, como pode, TM com 365m ficar SEMPRE muito atrás de SR que tem 100m a menos!?

 

Há algo aí no meio que carece de explicação!

Link to comment
Share on other sites

Agora, começo a me convencer que, de fato, a estação do Inmet de SR está sob influência grande do relevo. Vejam essas mínimas:

 

Santa Rosa (276m): 12.7ºC

Palmeira das Missões (642m): 15.8ºC

Frederico West. (490m): 16.9ºC

Santo Augusto (550m): 17.2ºC

Três de Maio (330m): 18.3ºC

 

Não há como SR sofrer apenas efeito da continentalidade, TM e SR, estão a aprox. 30/40km em linha reta, como pode, TM com 365m ficar SEMPRE muito atrás de SR que tem 100m a menos!?

 

Há algo aí no meio que carece de explicação!

Agora vc vai me entender Ricardo quando eu digo que não é apenas baixadão, em V ou U, que tem capacidade de retenção de ar frio,eu insisto gurizada, qualquer encosta, semi-baixada, ou baixada com aclive de dois lados e abertura para outros dois, ou mesmo qualquer morrinho em volta que escore e faça a meia-baixada influencia e muuuito nas mínimas, te cito o Almeida como exemplo é uma semi-baixada com aclive para o norte, noroeste e leste e no entanto locais mais baixos à oeste, sul sudeste e tem alta capacidade de armazenar ar frio emo noites propícias, ou seja na maioria das noites...

Link to comment
Share on other sites

O Ilson tem as seguintes explicações sobre a temperatura em SR, que aliás, não é só baixa na "baixada", mas no Inmet, no centro, e inclusive no parque de exposições, que é um topo com 330m em relação aos 270m do restante da cidade.

 

Ilson:

"Ja´faz um bom tempo que venho tentando entender o por que do inmet de santa rosa registrar minimas tao baixas em comparaçao a outras cidades que deveriam ser mais frias,tirei algumas conclusoes apos observar os 4 pontos das cidade e de discutir com os meu colegas do meu outro forum:

 

1º: A ESTAÇAO DO INMET NAO ESTA LOCALIZADA EM UMA BAIXADA E NEM NADA PARECIDO,SUA ALTITUDE É DE 276 MTS,SENDO A MEDIA DA ALTIUDE DE TODA A CIDADE DE SANTA ROSA,SE VOCE PEGAR O GOOGLE EARTH,VERÁ QUE NAO EXISTE AREAS MAIS ELEVADAS AO REDOR DA LOCALIZAÇAO DO INMET.A BAIXADA É AQUI ONDE EU MORO E OUTRAS QUE MARGEAM OS 2 RIOS QUE CRUZAM A CIDADE,CUJAS ALTITUDES VARIAM ENTRE 190 A 210 MTS.

 

2º: APOS A INSTALAÇAO NA CASA DE MINHA IRMA LÁ NO ALTO DO PARQUE DE EXPÓSIÇOES[310 MTS],TIVE CERTEZA ABSOLUTA QUE O INMET NAO RECEBE INFLUENCIA ALGUMA DO RELEVO EM SUAS TEMPERATURAS,PORQUE AS MINIMAS SAO LEVEMENTE INFERIORES NO PARQUE QUE NO INMET,ISTO QUE O PARQUE ESTÁ A 36 MTS MAIS ELEVADO QUE O INMET.

 

3°: A LOCALIZAÇAO DO INMET,POR ESTAR FORA DA AREA URBANA É UM FATOR QUE CONTRIBUI PARA AS MINIMAS MAIS BAIXAS,É RODEADA DE VEGETAÇAO E MUITAS ARVORES,É PURO MATO A SUA VOLTA MESMO.

 

4º-NOTE,QUE GERALMENTE SANTA ROSA POSSUI AS MENORES MARCAS DE URA DENTRE TODAS AS AUTOMATICAS DO INMET NO ESTADO,E NO MEU VER,ESSE É O GRANDE FATOR QUE CONTRIBIU PARA AS MINIMAS SEREM DENTRE AS MAIS BAIXAS DO ESTADO,ALEM CLARO,DE UMA ENORME AMPLITUDE TERMICA,UMA DAS MAIORES DO BRASIL.[sE NAO FOR A MAIOR]"

Link to comment
Share on other sites

Ricardo, o que acontece ? Por causa dessa secura no ar, as temperaturas à tarde tem subido muito no noroeste gaúcho, e como as MPs foram todas marítmas até agora, vocês ainda não puderam experimentar um frio de verdade. O outono parece estar demorando para entrar de vez por aí :(

 

Exato, Renan! Por outro lado, quando as MPs continentais chegarem... :twisted:

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.