Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Outono 2009


Diego Costa
 Share

Recommended Posts

Forte chuva e vendaval provocam estragos em Londrina

 

Uma chuva forte, seguida de um vendaval que durou menos de cinco minutos, atingiu a cidade de Londrina, na região Norte do Paraná, na tarde deste sábado (28). Com muitos estragos pela cidade, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 50 chamados só na zona leste do município, área mais atingida pelo temporal.

 

Pelos bairros da cidade, árvores quebradas ficaram espalhadas nas ruas. Várias casas tiveram as telhas arrancadas por causa do vento. O mercado municipal também teve parte do telhado prejudicado, e alguns comerciantes ficaram feridos no momento da chuva.

 

Uma mulher grávida de oitos meses ficou com o tornozelo fraturado após ser atingida por um muro que desabou, mas passa bem.

 

 

http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=872075&tit=Forte-chuva-e-vendaval-provocam-estragos-em-Londrina

 

As imagens dos destelhamentos impressionam!

Link to comment
Share on other sites

O temporal foi mais violento na Zonal Sul de POA! Vejam só o que diz a MetSul:

 

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=219&p_secao=6#

 

Os dados da chuva acumulada até 22h deste sábado mostram que, dentre as estações automáticas do Sistema Metroclima, a área que mais registrou chuva foi o extremo Sul da cidade. No Aeroclube de Belém Novo, choveu até agora 42,3 milímetros, sendo 37 em apenas 15 minutos [grifo meu] numa pancada torrencial do começo da noite. O volume equivale à metade da média histórica (1960-1990) de precipitação de abril na cidade de 86,1 milímetros em questão de duas horas, o que é muito significativo. No Menino Deus, a estação meteorológica do Metroclima localizada a poucas quadras do Gigantinho, onde ocorre a festa do centenário do Internacional nesta noite, a precipitação até 22h foi de 21,1 milímetros, um quarto da média mensal. Na Avenida Sertório, na zona Norte, até 22h tinha chovido 4,2 milímetros, No Centro, a precipitação até o mesmo horário atingiu 15 milímetros. Já no Jardim Botânico, a chuva acumulada até 22h na estação do Instituto Nacional de Meteorologia foi de 24 milímetros, sendo 22,6 em apenas uma hora. (Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia)

 

:shock: :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

EM SC, NADA OU QUASE NADA DE CHUVA. ESTÁ CRÍTICA A FALTA DE CHUVA, ESPECIALMENTE NO OESTE E PLANALTO.

 

Sorte que a colheita até que foi boa aqui, média de 45 sacas por hectare. Resumindo: os agricultores não esperavam nada devido à seca no final de 2008, depois ficaram otimistas demais, e agora estão colhendo uma média "boa" mas não tanto quanto a esperada.

 

Mas falta muita chuva! Em alguns locais o volume acumulado não chegou sequer a 6mm em março!

Link to comment
Share on other sites

Chuva de granizo atinge quatro regiões

 

Vales do Rio Pardo, do Caí e do Taquari, além da Região Central, foram atingidos ontem

 

Na tarde de ontem, pelo menos quatro regiões do Estado, em pontos isolados, registraram chuva de granizo entre três e dez minutos. Equipes de bombeiros e da Brigada Militar dos municípios atingidos não foram informados sobre estragos.

 

Em Cachoeira do Sul, na região Central, foi por volta das 15h, na localidade de Passo da Seringa e nos bairros Fátima, Marques Ribeiro e Santo Antônio. Em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, houve queda de granizo em torno das 17h30min, no Centro. No mesmo horário, o fenômeno também aconteceu no bairro Campestre, em Lajeado, no Vale do Taquari. Mais tarde, às 19h, outro município que registrou queda de granizo foi Harmonia, no Vale do Caí, em pelo menos em dois bairros: Centro e Morro Azul.

 

fonte jornal ZH

Link to comment
Share on other sites

Marcos,

 

Realmente uma forte chuva ontem com raios lindos em PoA, estava bem curiosa para ver os dados e agora cheguei de lá e teu post diz tudo, obrigada. Fazia tempo que não via raios tão belos. A primeira tempestade foi muito eletrificada, a segunda, em seguida, teve frente de rajada. Fiz algumas imagens noturnas, nada de muito especial, mas dá para ver raios, vou postar no imagens.

 

Ronaldo, deu um flood na Penha, junto a BR101 a tarde, peguei na estrada que ficou muito alagada, não sou de perder uma dessas nem de ter medo, mas tive que parar o carro e sair da pista pela inundação, assim como todo pessoal que estava na estrada.

 

Abraços,

 

-----------------------------------

 

Jack

Link to comment
Share on other sites

Fato muito curioso: havia um CB muito bonito, com um anvil alaranjado pelo pôr-do-sol, estacionário a sudeste da cidade no fim do dia, na base perturbações mais baixas como nos estágios iniciais de uma gust front. Dali surgiu uma nuvenzinha fina e nem dei importância pois é normal surgir essas pontinhas, continuei dirigindo para casa. Passados quase 10 minutos olho novamente na direção e vejo algo diferente de tudo que já vi: aquela nuvenzinha tomou a forma de um cone, grosso junto a base e se afunilando para a direita, se dissipando após uns dois minutos. Estava sem a digital e já estava escurecendo, além de estar um pouco distante.. infelizmente. Não posso afimar exatamente o que foi, mas fica o registro.

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Bem legal o relato. Conseguiu ver alguma rotação na base de onde pendia o funil... Tenta ver o horário bem certinho para vermos no radar.

 

Hoje aqui prometia, um mega CB se formou na direção da serra, ao eletrificar, ficou muito bonito, mas foi para o mar e não precipitou aqui. Um dia muito quente na cidade, insuportável mesmo, não vejo a hora de congelar....

 

Abraços,

 

--------------------

 

Jack

Link to comment
Share on other sites

Igor,

 

Bem legal o relato. Conseguiu ver alguma rotação na base de onde pendia o funil... Tenta ver o horário bem certinho para vermos no radar.

Abraços,

 

--------------------

Jack

 

Não consegui ver rotação, estava relativamente escuro e eu estava dirigindo.

Tem essa imagem de meia hora depois, não diz nada, só mostra uma perturbaçãozinha na região.

 

clip1g.jpg

Link to comment
Share on other sites

Areas de instabilidades provocaram chuva de GRANIZO durante 3 minutos agora há pouco em Araçatuba-SP (das 19:46h as 19:49h). Mas o destaque nem foi o Granizo, mas sim o temporal de forma geral que atingiu a cidade as 18:30h. Choveu de forma muitíssimo intensa, com fortíssimas rajadas de vento e muitas trovoadas. A temperatura despencou de 26°C para 17°C. Neste momento ainda chove de forma intensa, com vento mais fraco e trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

Hoje em Brasília, após a máxima superar os 27 graus entre 13:00 e 15:00, o tempo começou a mudar com queda da temperatura para 21,8 graus (15:00), entre 15:00 e 16:00 choveu 41 mm e a mínima atingiu 15,8 graus na automática.

 

Bem pior foi na cidade Patos (interior da PB), onde choveu 284,6 mm em 12 horas entre os dias 23 e 24 (Inmet auto), com pico de 147 mm em 2 horas, nem precisa dizer que os alagamentos foram generalizados.

 

Aqui no Rio, só para constar, tive a mínima do ano aqui em casa hoje (19,1) durante uma pancada de chuva com vento no começo da tarde, mas foi menos de 10 mm.

Link to comment
Share on other sites

Chuva e tromba d'água surpreenderam moradores do Rio no feriado de Tiradentes

 

Publicada em 21/04/2009 às 12h16m

RIO - A chuva que caiu sobre a cidade nesta terça-feira, foi suficiente para alagar algumas ruas da Zona Sul. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, um carro parou com problemas mecânicos (foto), enquanto outros continuavam desafiando as enormes poças.

 

Em São Conrado, também na Zona Sul, uma tromba d'água sobre o mar chamou a atenção de quem passava pela Auto-estrada Lagoa Barra. O cone formado pelo fenômeno meteorológico se dissipou ao chegar ao continente.

21_MHG_redemoinho_eduardomesquita2.jpg

tromba.jpg

http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/04/21/chuva-tromba-agua-surpreenderam-moradores-do-rio-no-feriado-de-tiradentes-755364079.asp

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Uma foto magnífica !!!

 

Trombas d'água são por demais comuns no litoral brasileiro

 

Mais comuns do que a maioria imagina, inclusive faz apenas uns 2 ou 3 anos que uma tromba d'água se formou (e foi bem noticiada pela mídia, saiu até em capa de jornal) nesta mesma região de São Conrado, onde existem formações rochosas (desde quase nuas até cobertas por florestas) que superam os 800 m de altitude praticamente coladas no mar, é a região de relevo mais acidentado da cidade, seria uma coincidência? Deixo a resposta para os entendidos.

 

Enquanto isso partes do nordeste continuam sendo castigadas por aguaceiros, ontem foi uma cidade cearense (Icapuí) que registrou chuvas de mais de 200 mm em poucas horas.

 

Aqui no Rio (só dentro da cidade) a precipitação nesta terça-feira variou entre mais de 150 mm no Sumaré (em 12 horas) e 5 mm na região portuária do centro, chuva bem orgoráfica. Cidades do litoral paulista como Iguape, Caraguatatuba, Ubatuba e Ilhabela também registraram localmente mais de 100 mm em 24 horas.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

Aqui desde o início da chuva acumulei 185mm, ontem a noite foi o caos. Uma pessoa faleceu na Cachoeira socorrendo pessoas. Pela manhã, em direção ao mar uma porção de mammatus gigantes cobria o céu. Espero que a chuva pare, caso contrário haverá muito mais problemas. Na 401, é um perigo como sempre, há muitas pedras, da medo passar lá...

 

------------------------

Jaqueline

Link to comment
Share on other sites

Mais um no Rio de Janeiro

 

Tromba d´água no Posto 8, em Ipanema

 

trombaipanema.jpg

 

Uma equipe de reportagem dos Jornais de Bairro do GLOBO (Berg Silva e Fadua Matuck) flagrou, na tarde desta segunda-feira (27-4-2009), uma tromba-d'água (pequeno tornado que se forma sobre a água) na Praia de Ipanema, na altura do Posto 8. O fenômeno, que durou cerce de um minuto, no entanto, passou desapercebido por moradores que passavam no local. Apenas uma turista foi vista fotografando.

 

Assista o vídeo da Tromba d´água aqui:

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2009/04/27/tromba-agua-no-posto-8-em-ipanema-180878.asp

 

Segundo os meteorologistas, trombas-d'água não são tão raras no Rio, apesar de serem pouco documentadas. No dia 21 de abril, o leitor Ricardo Mayer enviou o registro de um pequeno tornado que se formou na Praia do Pepino ao site do Globo

Mais fotos:

http://oglobo.globo.com/participe/mat/2009/04/21/chuva-tromba-agua-surpreenderam-moradores-do-rio-no-feriado-de-tiradentes-755364079.asp

 

O fenômeno foi registrado pelo GLOBO em abril de 2006, na Praia da Barra; fevereiro de 2005, na Baía de Guanabara; e maio de 2001, perto das Ilhas Cagarras.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, acabei de ver no site do wunderground que as 22:00 horário local desse domingo o aeroporto de Natal registrou um fenômeno de TORNADO OU TROMBA D'ÁGUA. Se alguém tiver alguma notícia sobre o evento informe-nos no fórum. Aqui vai a página que sai a informação:

 

http://www.wunderground.com/history/airport/SBnt/2009/5/3/DailyHistory.html?req_city=NA&req_state=NA&req_statename=NA

 

Valeuu!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olá amigos, como estão...

 

Estava olhando esse sistema e achei interessante, será que nossos craques já tem alguma informação mais sólida...

 

http://moe.met.fsu.edu/cyclonephase/cmc/fcst/archive/09051312/18.html

 

Aqui, no momento nada de especial, miseros 3mm ontem e hoje calor... Vamos aguardar o desenrolar do ciclone.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Suspeita de tornado em SC. Pelos danos nas imagens das árvores, relatos e danos em geral, boas chances... (TV)

 

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2510071.xml

 

Fernando, com relação a baixa, nada demais mesmo, apenas apareceu em um modelo, nos outros nada.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Mais dados de Faxinal... : http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2510349.xml

 

Fernando, é, o Luiz Fernando Nachtigall é um cara que sabe muito, as previsões do pessoal da METSUL são milimétricas, no meu entendimento. Às vezes, muita gente faz escândalos por ciclone que nem se forma e em poucas palavras dele no Blog, assim como do professor, a serenidade volta a pairar e na data prevista observa-se que nada aconteceu, como foi ano passado aqui...

 

Obrigada pelas palavras, em tempo, gosto muito dos teus comentários no Blog da METSUL e te encontrar aqui só faz crescer o BAZ. Muito legal.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Parece piada, mas o Rio ganhou mais um registro:

 

Tromba d'água assusta moradores da Barra. Meteorologista diz ser difícil detectar fenômeno

Publicada em 06/06/2009 às 20h22m

 

O Globo

 

RIO - Uma tromba d'água assustou moradores da Barra no fim da tarde deste sábado. O leitor Marcello Guimarães registrou o fenômeno nas imediações do shopping Downtown e enviou as imagens para o site do Globo. (Veja o vídeo, do site http://www.bcyou.com)

 

 

Segundo a mulher de Marcelo, Paula Gomes, as pessoas pensaram se tratar de um tornado.

 

- No Itanhangá, as pessoas saíram para as janelas; ouvi gente dizendo "ih, está vindo pra cá!". Eu mesma quase saí correndo de casa, mas ele (o suposto tornado) acabou se desfazendo.

 

O site Climatempo esclareceu que a formação foi uma tromba d'água, que ocorre quando a atmosfera está bastante instável. No entanto, o meteorologista Paulo Matsuo reconheceu que o fato foi incomum.

 

- O curioso é que a atmosfera não estaria tão instável para form te tipo de fenômeno. Não houve registro de trovoadas ao longo do dia nos principais aeroportos, por exemplo - disse o meteorologista.

 

Paulo conta que existem dois tipos de instabilidade, a termodinâmica e dinâmica, e o que explicaria a formação da tromba d'água foi o segundo tipo. Ocorreu o que ele chamou de "cisalhamento de vento": em superfície, após a passagem de frente fria, sopra vento moderado a forte de sudoeste principalmente em alto-mar.

 

Além disso, em níveis altos da atmosfera (cerca de 10.000km) acontecem jatos. Este cisalhamento (circulação de vento forte com altura), gera uma instabilidade da atmosfera que pode levar à formação de fenômenos como tromba d'água (quando ocorre sobre mar) ou tornado (sobre continente).

 

- O fenômeno é extremamente pequeno e efêmero, sendo de difícil detecção e de previsão - disse Paulo

Assista o video:

http://www.BCyou.com/ase/default.asp?mProg=redirect_video&mId=id&mValue=7834&id_site=1

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.