Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Condições do tempo no Estado do Acre :


Guest Jordan Valle
 Share

Recommended Posts

Olá amigos, hoje é o último dia do verão e acredito que assim como eu, a comunidade baziana em massa está muito feliz pelo dia 20 de março que marcará o início do outono, a estação que já traz muitas emoções, senão iguais as mesmas sentidas no nosso inverno.

 

Assim como no fórum antigo, estou criando um tópico para postangens e informações sobre acontecimentos do tempo no Acre, especialmente na capital Rio Branco, cidade onde moro.

 

Após um verão com chuvas ligeiramente abaixo da média, o mês de março está fechando como aquela música de Tom Jobim, com as águas de março fechando o verão. Tem chovido tanto nos últimos dias, que o Rio Acre já ultrapassou a cota de alerta e já deixa alguns pontos da cidade alagados.

 

Nessa quinta-feira mais uma vez choveu forte no fim da tarde. O céu foi tomado por nuvens negras que avançaram de sul, rapidamente uma tempestade atingiu Rio Branco. A Av. Getúlio Vargas, uma das mais importantes da cidade, teve alguns trechos com alagamentos. O Rio Acre segue muito cheio e desabrigando algumas famílias que moram nas áreas mais próximas a ele. A chuva que começou por volta das 16:30 no centro da cidade, onde eu estava no momento, fez a temperatura despencar para apenas 22 graus, de acordo com os termômetros do centro, do aeroporto da cidade e do meu carro :D . As chuvas já estão caindo mais "frias" o que já marca uma das características do outono acreano.

Link to comment
Share on other sites

Aliás o Time do Acre , o Rio Branco esteve aqui na Vila Belmiro em Santos e a partida foi com chuviscos e 23 graus, penso que foi normal uma noite normal para o pessoal de Rio Branco...!!

 

POis então Carlos, eu vi o segundo tempo da partida pela Band, só pra me decepcionar com o RBFC. Tinha até esperanças que ele metesse dois gols, mas....... terminou com aquele vexame de 4 a zero pro Santos. Se estava 23°C, então estava bem familiar pros jogadores daqui :D .

 

Hoje, o segundo dia de outono está com muitas nuvens no céu, mas com o sol aparecendo de vez enquando, a mínima ficou em 21 graus na madrugada e agora ao meio-dia já temos 29 graus. Deve ter chuva mais tarde....

 

 

Ahhhh Shimutz, Deus lhe escute... heheheh! Já vi 7 graus em RB, e quero ver menos que isso ainda!

Link to comment
Share on other sites

Vcs estão sonhando como o pessoal da novela da record, a nave mãe estará em SP e a mesma é do tamanho da cidade, kkkkkkkkkkk, assim ta cm esse frio de 7°, acho que ta muito longe de nossa realidade local, claro q pra Deus nada é impossível, se ele quiser, hj msm faz 3°, kkkkkkkkkkkkk, mas pelas discursões que estamos vendo, nao vai ser por esses anos nao!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Mas seria interessante usar roupas de frio como a dos argentinos, por exemplo! :P :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Bacana, Jordan ! O Acre é, juntamente com Rondônia, os 2 estados com clima mais interessante da região norte, justamente por haver sempre a possibilidade do fenômeno da friagem. E às vezes, essa friagem pode ser realmente intensa. Qual foi a última geada registrada na região norte ?

 

COM CERTEZA FOI EM 1985, QDO TEVE TEMPERATURA PRÓXIMA DE 0°C. NESTE EPISÓDIO MORRERAM 3000 CABEÇAS DE GADO NA CHAPADA DOS PARECÍS (É ASSIM?) EM RO.

 

1985 foi o ano de uma forte incursão polar no Brasil inteiro, pois a mínima absoluta daqui também foi registrada neste mesmo ano, bem como de várias outras cidades. E foi em Junho/85.

Link to comment
Share on other sites

Jordan, tomara que Rio Branco registre pelo menos abaixo dos 10 graus, ver um digito nos termometros eh muito bacana,ainda mais ai no norte.

 

Pode deixar DVD, quando chegar a marcar apenas 1 dígito nos termômetros de rua aqui, estarei pronto para fotografar esse momento raro :D .

 

 

Hoje o domingo está quente, muito sol. A temperatura máxima girou em torno de 31°C, e a umidade do ar segue alta. Já tivemos alguns chuviscos mas desde sexta-feira não chove forte por aqui.

Link to comment
Share on other sites

André Shimutz, obrigado pelas boas vindas!! ;)

Olha, eu sou muito leigo no que diz respeito a clima e meteorologia, mas tenho muito interesse no assunto, pq adoro frio e sol quente quando estou na praia!

Bem, eu quero muito aprender mais e ja estou fazendo isso, meu amigo Jordan ja tem me explicado bastante coisas. Agora o clima aki esta ficando razoável, o dia inteiro foi muito quente, a máxima q vi no termômetro do meu PC foi 30°, mas a sensação de bem mais, Agora o termômetro aki esta marcando 24° e ja tivemos umas pancadas de chuva e continua uns chuviscos aki no bairro onde estou no momento, a 15 minutos do centro da cidade. :)

Link to comment
Share on other sites

Domingo abafado em Rio Branco. Durante a madrugada houve pancadas de chuva na cidade, mas agora de dia o sol brilha entre nuvens fazendo a temperatura subir. No aeroporto faz 30°C com elevados 70% de U.R. agora às 13:00hs :oops: .

 

 

Estavam falando sobre Xapuri. Com relação ao clima, essa cidade possui as mesmas características do clima de RB, não havendo diferenças entre embas, pois as duas encontram-se muito próximas uma da outra.

Link to comment
Share on other sites

Após um fim de semana de muito sol e calor de até 32°C, o domingo terminou com chuva forte no fim da tarde. Por volta das 17:00 o céu fechou em Rio Branco já anunciando que não ia chover pouco. E assim, choveu muito forte até por volta das 19:30. Fortes trovoadas foram registradas na zona urbana de RB, alguns impressionantes. Após isso tivemos um breve período sem chuva até meados da madrugada, quando novamente voltou a chover forte em boa parte do Estado do Acre, incluindo a capital. Em Rio Branco hoje pela manhã quem teve que sair de casa cedo enfrentou céu escuro, chuva forte e muitas ruas alagadas devido ao grande acúmulo de água das fortes chuvas em um curto período de tempo.

 

Alguns dados impressionantes da chuva nas últimas horas no Acre:

 

A estação meteorológica do convencional do INMET, localizado no Campus da Universidade Federal do Acre, região Oeste de RB, registrou até as 8 da manhã dessa segunda-feira quase 100mm, e seguramente essa marca foi ultrapassada visto que choveu até por volta das 11 horas de hoje.

 

Estação

82915 - RIO BRANCO - AC 94,6 mm

 

No Oeste do Estado, um raio matou um jovem na tarde do último sábado em Cruzeiro do Sul. Vejam a matéria colhida do site http://www.noticiasdahora.com:

 

Raio mata jovem em Cruzeiro do Sul

Por JAIRO BARBOSA

06 de abril de 2009

Terminou de forma trágica a tarde de lazer de um grupo de amigos que se divertia na tarde desta sábado na comunidade Moura Piranga, zona rural de Cruzeiro do Sul, nas proximidades do Igarapé Preto.

O jovem Diogo Souza morreu instantaneamente após ser atingido por um raio. Ele tomava banho na chuva com alguns amigos no banho do Assis, quando recebeu a descarga elétrica.

 

O jovem morreu no local deixando todos os presentes apavorados. Digo era filho da professora Ruth Bernardino de Souza, diretora da Escola Flodoardo Cabral, que estava no local com o filho.

 

O corpo do jovem foi removido para o hospital regional do Juruá.

 

Pelas imagens de satélite atuais ainda existem muitas instabilidades no oeste da bacia amazônica, o que ainda pode trazer chuva localmente forte nas próximas horas para todo Acre. No momento a chuva dá uma trégua em Rio Branco, mas o céu manten-se nublado e faz 25°C.

Link to comment
Share on other sites

Será que agora posso postar nesse fórum??? Eu estava simplesmente bloqueado para postagens a alguns dias atrás, o que me deixou furioso :x .

 

Segue chovendo muito nesse mês de abril em Rio Branco. O índice de precipitação já superou a marca dos 300mm, enquanto que a média normal para todo mês é em torno de 200 a 250mm. O prefeito da cidade já decretou estado de emergência, devido a enchente que alaga vários bairros de Rio Branco. Mais de 300 famílias estão desabrigadas. Além do Rio Acre, o Rio Abunã no extremo leste do Estado também está desabrigando várias famílias devido a cheia, na cidade de Plácido de Castro, fato noticiado inclusive ontem no JN. Nesse momento o tempo é nublado em RB, com 24°C. Já choveu hoje durante o dia, e o tempo segue bastante instável.

Link to comment
Share on other sites

Eta povo, cheguei hj de Xapuri e os Rios Acre e Xapuri estão lindo, com água até a tampa, como dizemos aqui, muito cheios e continua chovendo muito msm.

O lado triste é a situação dapopulação que mora nas proximidades dos mesmos porque tem que ser lavada pra outros locais da cidade,em abrigos, onde a situação nao é nada fácil. A minha precupação não é essa apenas, após a alagação, vem as doenças decorrentes dela, que nao é nada bom. Ainda mais pra saúde pública que aina é bastante precária no estado.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Após um dos meses de abril mais chuvosos da história de Rio Branco, com a marca alcançando quase 500mm de chuva, enquanto o normal seria cerca de 200 a 250mm, o Mês de maio que costuma marcar o início da época seca, começou com chuva no feriado do dia 1º, porém de lá pra cá não choveu mais. O sábado e esse domingo estão sendo de sol e céu parcialmente nublado. Fazia muito tempo que não tínhamos um dia de sol como esses últimos dois dias. A umidade também diminuiu um pouco, estando na marca dos 48% aqui no meu termohigrômetro. A temperatura que normalmente fica mais baixa no mês de maio aqui em Rio Branco, está acima do normal. Faz cerca de 32 graus no momento. Pelo padrão atual da atmosfera, percebe-se que a partir de agora a tendência é das chuvas diminuirem no Acre, visto que quase não há nuvens sobre a região central e oeste do Brasil. Mesmo assim, deverá continuar existindo possibilidade de chuvas localmente intensas, até a chegada das massas de ar frio e seco que costumam atingir a região sul-amazônica nessa época do ano, trazendo dias mais secos e frescos.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, se alguém consultar as condições do tempo em Rio Branco nesses dias através dos dados da estação do aeroporto, por favor não se surpreendam com os absurdos da temperatura que estão sendo marcados desde o último domingo. A estação do aero ficou sem dados de temperatura por dois dias e quando voltou a registrar esses dados, acredito que substituiram o termometro antigo, ou calibraram.. não sei exatamente, mas o fato é que ele pode estar marcando até 5 graus acima do real. Desde ontem eu havia percebido isso, pois ontem ele marcou uma máxima de 35 graus, sendo que eu nunca vi 35 graus em pleno mês de maio por aqui. Por sorte aqui em RB além da estação do aero, temos outras 3 estações meteorológicas, duas do INMET e outra do CPTEC. Consultando os dados da estação automática do INMET constatei que por lá a máxima ontem foi de 31,2 graus e 31,3°C hoje. Realmente esquentou nos últimos dias, mas é importante salientar que a umidade do ar segue alta, ao redor dos 65% durante o dia, o que associada com uma temperatura de 31 graus gera uma sensação térmica bastante desagradável, mas muito longe dos 36°C de temperatura registrados hoje pela estação do aeroporto. Espero que tão logo façam a manutençao do termômetro da estaçao do aero. Ano passado aconteceu a mesma coisa durante o mês de abril e demorou semanas para repararem o erro. Dá raiva que justamente nessa época do ano, onde mais prestamos atençao aos dados de temperatura, eles fazem essa merda!

 

So mais um comparativo:

 

As 20:00hs de hoje, o aeroporto marcava absurdos 30°C, a mesma temperatura que fazia na verdade as 18:00 da tarde quando o sol ainda brilhava. Enquanto isso nas mesmas 20:00hs a automática do INMET marcava 26,9°C. Aqui na minha casa onde eu também possuo termômetro, nesse horário ele marcava 26°C, a mesma temperatura desse exato momento. De qualquer maneira não deixa de ser uma noite bastante quente, mas longe do absurdo que o aero tá marcando.

Link to comment
Share on other sites

O dia está amanhecendo com chuvisco, céu nublado e temperatura agradável em Rio Branco. No momento faz 21,6°C de acordo com dados da estação aut. do inmet. O aero continua marcando acima da temperatura real, e registra irreais 24°C. Aqui no meu bairro meu termômetro também marca 21 graus agora as 7 da manhã. Estive percebendo que o termometro do aero está marcando 3°C acima do real, o que pra mim é uma diferença muito considerável e já deveria ser corrigido. Ontem voltou a chover forte na cidade, o tempo ficou instável à tarde e no fim da noite voltou a chover.

Link to comment
Share on other sites

Realmente é um absurdo estarem com um erro tão grande assim. Não tem algum jeito de contactar este pessoal ?

sds

 

Eu nem sei quem é responsável pela manutençao das estaçoes dos aeroportos Renan, se é a Infraero ou se é a aeronáutica. Vamos aguardar mais uns dias para ver se eles corrigem isso.

 

No momento tenho 25°C aki no meu bairro, às 18:19. A automática do inmet. marca 24,4°C e o aeroporto tosco marca 28°C :twisted: .

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Rio o aeroporto de Santa Cruz registrou dados errados desde meados de março de 2008 até novembro do mesmo ano, primeiro estava subestimando as temperaturas (em até 4 graus nos dias chuvosos), depois passou a superestimar as máximas.

 

O Galeão (principal aero da cidade) teve problemas ocasionais nos dados de outubro de 2008 até março de 2009 (em alguns dias subestimava e nos seguintes superestimava, intercalando com dados melhores, como se calibrassem toda hora e depois resolvessem mudar ou o sensor automático estivesse derivando sozinho).

 

O Campo dos Afonsos e Jacarepaguá também sofrem com problemas ocasionais nas máximas principalmente, o melhorzinho é o Santos Dumont que andou superestimando as temperaturas matinais entre janeiro e o comecinho de abril de 2008 mas depois disso não deu mais problemas perceptíveis.

 

Isto só aqui na cidade do Rio, todos os 5 aeros da cidade reportaram dados duvidosos em algum dia de 2008 (no caso de Santa Cruz durante a maior parte do ano), eu tenho um olho bom para dados duvidosos de temperaturas, imagino que pelo Brasil o problema também aconteça, já vi dados de qualidade suspeita em outros estados também, Confins por exemplo passou a ser 2 a 3 graus mais frio que as outras estações de Belo Horizonte nas máximas misteriosamente em 2008, antes disso era muito parecido, e as máximas altíssimas que Pirassununga teve na primavera passada eu não engulo, até 6 graus acima de Campinas (com vento norte e tempo aberto nas duas cidades) e superava com frequência até Ribeirão Preto, para quem via dados em anos anteriores isto nunca acontecia, ficou claro que houve uma mudança no abrigo ou na calibração (aparentemente muito mal feita).

 

Se citar a rede do Inmet vem mais problemas, a nossa estação principal na Praça Mauá é uma aberração, e estou sendo generoso com o termo.

 

Bem vindo ao time dos insatisfeitos com a qualidade dos dados meteorológicos "acima de qualquer suspeita" do Inmet e da Aeronáutica. :evil:

 

PS: depois de muitos e-mail enviados ao Redemet consegui umas palavras sobre Santa Cruz, disseram que iam apurar e depois silêncio, hoje está bom.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Dia fresco em Rio Branco nesse sábado. Abaixo seguem os dados da temperatura hoje:

 

Máx.: 23,2°C

Mín.: 19,9°C

 

Temperatura atual (23:51) --> 20°C Céu encoberto com garoa.

 

Tivemos um dia bastante úmido com chuva leve durante a tarde e garoa boa parte do dia. Agora à noite o vento mais frio deixa a sensação térmica menor.

 

Essa foi a menor máxima do ano até o momento em Rio Branco.

Link to comment
Share on other sites

Dia fresco em Rio Branco nesse sábado. Abaixo seguem os dados da temperatura hoje:

 

Máx.: 23,2°C

Mín.: 19,9°C

 

Temperatura atual (23:51) --> 20°C Céu encoberto com garoa.

 

Tivemos um dia bastante úmido com chuva leve durante a tarde e garoa boa parte do dia. Agora à noite o vento mais frio deixa a sensação térmica menor.

 

Essa foi a menor máxima do ano até o momento em Rio Branco.

 

Fala Jordan, blz :?:

As pessoas daí reclamam muito quando esfria aí no Acre :?: Aqui no Rj é quase uma unanimidade, é a temp. abaixar de 20.0C começam as reclamações...rs. Conheço pouquíssimas pessoas que gostam de frio por aqui, quando chove então, meu Deus! Será que isso é típico de lugares quentes :?:

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Fala Jordan, blz :?:

As pessoas daí reclamam muito quando esfria aí no Acre :?: Aqui no Rj é quase uma unanimidade, é a temp. abaixar de 20.0C começam as reclamações...rs. Conheço pouquíssimas pessoas que gostam de frio por aqui, quando chove então, meu Deus! Será que isso é típico de lugares quentes :?:

Sds.,

 

Aee Ricardo!

 

Eu já fui ao Rio em maio do ano passado, nessa mesma época que costuma esfriar um pouco, e descobri por mim mesmo o porque que os cariocas tanto detestam frente fria. A cidade fica cinzenta, nem dá pra ver as lindas montanhas que tem nessa cidade, não dá para ir à praia tomar banho. Nossa Ipanema muda de cara com tempo cinzento, totalmente diferente do céu azul e do calor.

 

Já aqui no Acre, como não temos praias tão lindas como no Rio, a maioria das pessoas assim que chega o outono, já começa a esperar a chegada das frentes frias, na esperança de que o tempo esfrie para aliviar o calor que faz o resto do ano inteiro, e somos obrigados a suportá-lo sem muitas opções de lazer que cidades do litoral possuem 8-) . Hoje mesmo tinha uma colega me perguntando até quando iria ficar esse "tempinho bom..." :D

 

Ahh, falando dos dados desse domingo agora, hoje ainda fez um leve friozim pela manhã, mas bastou dar meio-dia no relógio pro sol aparecer com toda força elevando a temperatura.

Abaixo seguem os dados da automática do INMET hoje:

 

Máx.: 28,3°C

Mín.: 19,6°C

 

Temperatura atual (meia-noite) --> 22,1°C - Céu parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

Fala Jordan!

É amigo, acho que o que vc falou faz sentido sim. Mas, isso só vale para uma pequena parcela de frequentadores assíduos da praia, ou seja, moradores da Zona Sul que podem ir à praia dia de semana, após o trabalho ou no decorrer do dia... Porém, a maioria dos cariocas mora no subúrbio ou municípios afastados da praia, e só podem se banhar no Domingo, após enfrentar uma via-crucis (ônibus e trens superlotados...rs). Falo isso pois morei até pouco tempo num município afastado uns 30kms da praia, cidade muito quente, nem vento tem aqui (estou hj nesta cidade) e 99,9999% das pessoas que aqui moram preferem o calor infernal do que um friozinho qualquer... ou seja, pessoas que nem vão à praia, algumas nem conhecem Ipanema e preferem ficar suando aqui! Parece algo genético sei lá, são quase todos assim...rs.

Sou professor na rede pública e vejo alunos de gorro e luvas quando chove e faz 20C... dias desse tava um sol de rachar, e tinha uma menina de casaco, reclamando do ventilador... quase joguei ela do 2º andar...rs. Agora as salas de aula serão climatizadas, vai ser um inferno, pois vou querer frio e eles calor...rs.

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Fala Jordan!

... ou seja, pessoas que nem vão à praia, algumas nem conhecem Ipanema e preferem ficar suando aqui! Parece algo genético sei lá, são quase todos assim...rs.

Sds.,

 

O calor tá no sangue dos cariocas Ricardo! hehehe

 

Aqui no Acre os últimos dois dias o calor veio com tudo novamente e os dias estão bem ensolarados. Segue os dados da automática do Inmet hoje:

 

Máx.: 31,0°C

Mín.: 21,5°C

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

A frente fria que atinge parte do continente sulamericano, conseguiu influenciar o tempo no leste do Acre desde a sexta-feira. Na quinta tivemos máxima de 31,2°C e ontem a máxima caiu para 26,5°C na estação automática do Inmet, ou seja, uma queda de 5 graus na temperatura. O dia foi chuvoso e bem agradável, como leve sensaçao de abafamento apenas no começo da manhã.

 

Nesse sábado o tempo já está mais frio em algumas cidades do Acre que fazem fronteira com a Bolívia, pois por lá o ar polar está atuando desde quinta-feira. Em Brasiléia agora pouco fazia 19°C com chuviscos. Temos céu encoberto nessa manhã e uma promessa de um dia bem agradável com a máxima não devendo ultrapassar os 25 graus.

 

Faz 22,0°C em Rio Branco agora às 08:00 da manhã, pela automática do Inmet.

Link to comment
Share on other sites

COMPARANDO RIO BRANCO COM O RIO DE JANEIRO, A PARTE "CONTINENTAL" DA CIDADE, MELHOR RIO BRANCO, POIS O FRIO AÍ É MAIS FREQUENTE QUE NO RIO. JÁ AQUI, BOA PARTE DA POPULAÇÃO PREFERE O NOSSO "LONGO' VERÃO DE ALGUMAS SEMANAS (EM MÉDIA 12 SEMANAS)

 

Pelas normais, a média do mês frio é de 23,2 em Rio Branco e 21,3 aqui no Rio (a nossa estação era do lado do centro e da água), ou seja, em média tem mais "inverno" aqui, este ano a mínima mais baixa da cidade do Rio até agora está entre 13 e 18 graus (13 na parte continental em área parcialmente urbanizada e na casa dos 18 na orla/centro/ilhas de calor da ZN) enquanto Rio Branco ainda não desceu de 19 graus (tá, sei que esta temporada começou ruim no norte e nem todo ano é assim).

 

Claro que quando tem uma massa continental que avança bem Rio Branco se dá melhor, esta próxima por exemplo vai ser um fiasco aqui, acho que Rio Branco vai se dar melhor desta vez.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos! Por enquanto nem sinal de massa de ar frio por aqui!

 

O domingo começou com nevoeiro e céu encoberto. E além disso, sabe o que temos agora????? Um céu bastante escuro e chuva!!!!!! :o . Pelo satélite não dá pra perceber nenhuma área de instabilidade mais forte, porém começou a chover... vamos ver até onde vai esssa chuva. Espero que segure ao menos a máxima de hoje, visto que ontem eu pensava que não iria passar dos 25 devido o céu nublado, mas acabou chegando aos 28 por causa do aparecimento do sol.....

 

No momento começa a chover fraco em Rio Branco, e faz 22.2°C

Link to comment
Share on other sites

Finalmenteeeee!!!!!!

 

A frente fria se segurou, brigou, entrou em greve, passou o fds paralisada sobre a Bolívia, e nessa madrugada finalmente, conseguiu chegar a Rio Branco!!!!!!

 

Na estação automática do INMET choveu mais de 40 mm nessa madrugada, por causa dos efeitos da FF. A temperatura que até a meia-noite era de 23°C, despencou para 18.7°C agora às 07 horas da manhã :D . Está garoando no momento, e temos um vento gelado soprando, além do céu completamente encoberto. A sensação já é de frio na cidade. É bom lembrar que nesse ano, a temperatura ainda não havia sido menor que 19°C em Rio Branco... :shock: .

 

No sul do Acre, faz 17°C em Brasiléia nesse momento, também com chuviscos. É... demorou, mas chegou essa onda de frio aqui no norte!

Link to comment
Share on other sites

Foi só terminar de postar a mensagem anterior e quando olhei para a janela, começou a CHOVER na cidade :o ! Isso é espetacular, pois com chuva hoje o dia prometerá ser gelado. Segue chovendo leve no momento, com 18 graus. A sens. térmica deve tá em torno dos 14/15 devido o vento sul.

Link to comment
Share on other sites

Finalmenteeeee!!!!!!

 

A frente fria se segurou, brigou, entrou em greve, passou o fds paralisada sobre a Bolívia, e nessa madrugada finalmente, conseguiu chegar a Rio Branco!!!!!!

 

Na estação automática do INMET choveu mais de 40 mm nessa madrugada, por causa dos efeitos da FF. A temperatura que até a meia-noite era de 23°C, despencou para 18.7°C agora às 07 horas da manhã :D . Está garoando no momento, e temos um vento gelado soprando, além do céu completamente encoberto. A sensação já é de frio na cidade. É bom lembrar que nesse ano, a temperatura ainda não havia sido menor que 19°C em Rio Branco... :shock: .

 

No sul do Acre, faz 17°C em Brasiléia nesse momento, também com chuviscos. É... demorou, mas chegou essa onda de frio aqui no norte!

E a temperatura sequer subiu por aí: fazia 19,3° às 11 h, um aumento de 0,6° em relação à mínima! No Parque Chandless, bem mais ameno, mas a frente também está evidente: mínima de 22,7° e 3,5° às 11 h. Não há aquecimento.

 

No S do Amazonas a frente muito pouco se fez sentir. Apenas o vento sul e temperatura acima de 25°.

 

Abraços de friagem! 8-)

Link to comment
Share on other sites

Poizeh Marcos, meio-dia a temperatura mantinha-se estável, inclusive um pouco menor batendo a marca dos 18.3°C

 

Interessante que pela manhã o sol ainda apareceu rapidamente, mas depois voltou a nublar e garoar! Ainda bem que ele se escondeu, senao seria um fiasco hoje!

 

No momento faz 19°C e segue encoberto. O vento sopra com rajadas de 32km/h.

Link to comment
Share on other sites

Poizeh Marcos, meio-dia a temperatura mantinha-se estável, inclusive um pouco menor batendo a marca dos 18.3°C

 

Interessante que pela manhã o sol ainda apareceu rapidamente, mas depois voltou a nublar e garoar! Ainda bem que ele se escondeu, senao seria um fiasco hoje!

 

No momento faz 19°C e segue encoberto. O vento sopra com rajadas de 32km/h.

 

Com 19°C e 32km no vento.. a sensação é de muito mais frio. Que bom que o Frio chegou ai tb Jordan!!!

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Poizeh Marcos, meio-dia a temperatura mantinha-se estável, inclusive um pouco menor batendo a marca dos 18.3°C

 

Interessante que pela manhã o sol ainda apareceu rapidamente, mas depois voltou a nublar e garoar! Ainda bem que ele se escondeu, senao seria um fiasco hoje!

 

No momento faz 19°C e segue encoberto. O vento sopra com rajadas de 32km/h.

 

Com 19°C e 32km no vento.. a sensação é de muito mais frio. Que bom que o Frio chegou ai tb Jordan!!!

Abraços,

 

19C com um vento desse acho que dá uns 13/14 de sensação térmica, é friozinho sim, aqui tava fazendo por aí nas madrugadas de chuva de Maio.

Link to comment
Share on other sites

Rio Branco teve hoje mais um dia "gelado" para os padrões acreanos.

 

Pela madrugada tivemos a menor temperatura do ano até o momento, 16.8°C na automática do Inmet. À tarde a máxima não superou a marca dos 20.8°C, sendo também a menor máxima do ano. O dia foi inteiro com céu encoberto e ventos moderados.

 

No momento a noite segue encoberta, com pouco vento e 18.6°C pelo Inmet. No meu bairro, região central da cidade também tenho 18 graus.

Link to comment
Share on other sites

Fim de semana de tempo seco em Rio Branco. O céu esteve parcialmente nublado e a temperatura um pouco alta para essa época do ano

 

Nesse domingo o dia foi um pouco mais agradável e na estação automática do Inmet a temperatura variou entre 19.5°C a 26.2°C com céu parc. nublado. Na minha casa a máxima atingiu os 28 graus.

Link to comment
Share on other sites

Fale Jordan!!

 

Moro aqui em PVH e trabalho com previsão de tempo. Faço previsão aí pro AC tb. Não tinha visto esse tópico e achei super interessante, pois não tinha conhecimento de pessoas que gostassem de discutir o tempo e clima nesse estado. Bom saber que existe!! 8-)

 

Tuas informações sobre o defeito na estação do aeroporto me ajudaram a esclarecer uma grande dúvida, pois também estava achando super estranho o aeroporto registrar 35 graus nessa época do ano. Já vi chegar, mas só em agosto/setembro. Tanto que tava usando os dados do inmet pra fazer a previsão que tinha dados bem mais realísticos. Achei mais engraçado foi ver na previsão do CPTEC pra Globo temperatura de 36 graus pra RB e saquei logo que eles caíram no erro.

 

Enfim, vamos aproveitar esse espaço pra comentar sobre as condições observadas por aí. No que eu puder observar e ajudar eu farei com certeza.

 

Uma pergunta....tá preparado pra próxima MP que deve chegar na sexta aí?

 

Um abração!!

Link to comment
Share on other sites

Fale Jordan!!

 

Moro aqui em PVH e trabalho com previsão de tempo. Faço previsão aí pro AC tb.

 

Opa!

 

Mais um meteorologista no BAZ :D

 

É formado onde, Luiz? Aqui temos 3 institutos de meteorologia e alguns profissionais do setor. Qual o teu site? Faça a propagandinha, sem problemas...

 

Sinta-se em casa! ;)

 

Fale André...

 

Então...sou formado pela UFPA. Já trabalho na operação tem uns 5 anos. Atualmente trabalho no SIPAM (http://www.sipam.gov.br). Aqui na divisão faço previsão para AC, RO e MT. Aqui em RO, além de nós tem a SEDAM, que é um órgão do Estado, mas que atualmente a SEDAM não trabalha com operação até onde eu sei. No AC não há ninguém que trabalhe com isso. Soube que a Defesa Civil estava com planos de contratar alguém para isso, mas como até agora não fez isso, eu tô tentando suprir essa carência daqui, mandando avisos sempre que possível. No MT só sei do INMET que tem um distrito lá, mas pelo que vejo deles, eles se preocupam mais com a capital. No interior do MT, a previsão que eu faço é bem aceita, modéstia a parte :roll: .

 

Um abração!!

Link to comment
Share on other sites

Fala Luiz! Será que somos parentes, pois temos um sobrenome em comum.. heheheh!

 

Já te adicionei na lista do meu msn tb!

 

Então é tu que fazes a previsão do Sipam??

 

A Tv Acre (Globo) divulga em seus telejornais locais a previsão do Sipam. Fico muitas vezes indignado quando o tempo está prestes a mudar por aqui, e os telejornais locais não alertam a população. Lembro-me da última onda de frio, do começo desse mês, equanto tínhamos uma máxima de 20 graus a previsão indicava uns 29.... Só quando o frio ia acabando que a imprensa ia divulgar que estávamos sob o domínio do ar polar. Aqui em Rio Branco tem um meteorologista chamado Davi Friale, que a alguns anos vem fazendo a cobertura de eventos meteorológicos no Jornal escrito A Gazeta, o melhor do Estado em circulação, na minha opnião. Só que ele geralmente só cobre quando tem previsão de friagens e divulga uma previsão um tanto amadora.

 

Mas bom saber que vc é do Sipam! No que puder contar comigo sobre as informaçoes do tempo aqui, pode ter certeza que estarei à disposição.

 

Quanto a estaçao do aero, desde o final de abril ela vem apresentando dados incoerentes de temperatura. A estação passou por uma manutençao por alguns dias no fim de abril e devem ter mechido no termômetro, que marcava até bem antes. Atualmente eu observo que ele tá marcando entre 2 a 3 graus acima do real. Por isso deves ter se espantado com temperaturas de até 36°C em maio, algo que realmente não acontece em Rio Branco. Maio,junho e julho são os meses menos quentes do ano por aqui. Com relaçao a confiabilidade de dados, baseie-se pelas estações do Inmet, tanto a convencional quanto a automática, que são dados precisos atualmente. Ainda bem que temos essas estações para "salvar".. hehe!

 

Estou na expectativa de que a temperatura já caia um pouco a partir da noite de quinta-feira. No momento, monitorando as condiçoes na Bolívia, não estou muito animado com essa massa de ar polar, parece ser fraquinha, tanto que nem chegou com tudo, como costuma chegar no sul Boliviano. Aqui para Rio Branco to esperando uma sexta-feira nublada com temperatura em torno dos 18 a 22 graus... melhor que nada!

Link to comment
Share on other sites

Nota-se que ou os funcionários designados para calibrar estas estações da aeronáutica são despreparados ou a qualidade das estações é ruim, aqui no Rio o principal aeroporto da cidade voltou a apresentar registros incoerentes hoje, um pico de 28 graus na observação de 12:00 quando na verdade mal passava de 25 graus com céu nublado.

 

E o problema de Rio Branco continua, em maio pelo aeroporto a temperatura média foi de 28 graus, acima até da média dos meses do período quente dos últimos anos (set-nov) que tem ficado entre 26 e 27 graus, um absurdo que nem tenham percebido depois de tanto tempo

 

Se possível, tente enviar um e-mail para o Redemet.

Link to comment
Share on other sites

Fala Luiz! Será que somos parentes, pois temos um sobrenome em comum.. heheheh!

 

Já te adicionei na lista do meu msn tb!

 

Então é tu que fazes a previsão do Sipam??

 

A Tv Acre (Globo) divulga em seus telejornais locais a previsão do Sipam. Fico muitas vezes indignado quando o tempo está prestes a mudar por aqui, e os telejornais locais não alertam a população. Lembro-me da última onda de frio, do começo desse mês, equanto tínhamos uma máxima de 20 graus a previsão indicava uns 29.... Só quando o frio ia acabando que a imprensa ia divulgar que estávamos sob o domínio do ar polar. Aqui em Rio Branco tem um meteorologista chamado Davi Friale, que a alguns anos vem fazendo a cobertura de eventos meteorológicos no Jornal escrito A Gazeta, o melhor do Estado em circulação, na minha opnião. Só que ele geralmente só cobre quando tem previsão de friagens e divulga uma previsão um tanto amadora.

 

Mas bom saber que vc é do Sipam! No que puder contar comigo sobre as informaçoes do tempo aqui, pode ter certeza que estarei à disposição.

 

Quanto a estaçao do aero, desde o final de abril ela vem apresentando dados incoerentes de temperatura. A estação passou por uma manutençao por alguns dias no fim de abril e devem ter mechido no termômetro, que marcava até bem antes. Atualmente eu observo que ele tá marcando entre 2 a 3 graus acima do real. Por isso deves ter se espantado com temperaturas de até 36°C em maio, algo que realmente não acontece em Rio Branco. Maio,junho e julho são os meses menos quentes do ano por aqui. Com relaçao a confiabilidade de dados, baseie-se pelas estações do Inmet, tanto a convencional quanto a automática, que são dados precisos atualmente. Ainda bem que temos essas estações para "salvar".. hehe!

 

Estou na expectativa de que a temperatura já caia um pouco a partir da noite de quinta-feira. No momento, monitorando as condiçoes na Bolívia, não estou muito animado com essa massa de ar polar, parece ser fraquinha, tanto que nem chegou com tudo, como costuma chegar no sul Boliviano. Aqui para Rio Branco to esperando uma sexta-feira nublada com temperatura em torno dos 18 a 22 graus... melhor que nada!

 

Fale Jordan!! Pelo visto...parece que tenho parentes aí em RB e não sabia, hehehe...prazer em tê-lo na minha rede de amigos e espero sim que troquemos muitas figurinhas de agora em diante, pois pra mim isso seria de muita valia no meu trabalho.

 

Com relação a esse Davi Friale, eu ouvi falar dele em algum momento nas minhas andanças por estas bandas aí. Pelo que eu soube, ele não é meteorologista e sim geógrafo (foi o que me disseram) e talvez por isso o amadorismo nas previsões. Até porque, pelo que eu sei, os geógrafos tem tanto conhecimento quanto a gente mas somente no que se diz respeito a clima, tanto que conheço vários geógrafos que fazem excelentes pesquisas na área de climatologia....mas em previsão de tempo, só quem tem competência pra isso é o meteorologista, tá na lei inclusive. Oficialmente não há meteorologistas operacionais no Acre, te afrimo com convicção. Existem sim pessoas especialistas na área de clima aí que atualmente trabalham na UFAC como o Alejandro e o Foster Brown, mas na operação como a gente faz aqui em PVH, não há ninguém....foi o que o pessoal do governo daí e também da Defesa Civil passou pra nós quando eles estiveram por aqui fazendo visitas e cursos.

 

Com relação a previsão que passa na Rede Amazônica há um grande problema, mas que é interno entre a o órgão e a tv. Quem faz essa previsão é o SIPAM de Manaus. Existem outros centros regionais que fazem a mesma atividade, mas somente pra sua área de atuação. Aí, como o centro de meteorologia fica lá em Manaus e a central da Rede Amazônica também, daí fica mais comodo pra todo mundo fazer todas as atividades por lá. Por isso aparece com esse atraso nas previsões nos jornais locais. É um troço bem complicado...melhor deixar pra lá isso, rsrsrsrs....

 

Bom...minha expectativa se confirmou hoje com a chegada dessa friagem. E lá na Bolívia foi bem significativa sim....eis algumas míminas observadas hoje por lá:

San Joaquin - 12.2

Santa Ana - 15.4

Riberalta - 17.7

Cobija - 16.4

San Ignácio de Moxos - 12.6

Rurrenabaque - 16.0

San Javier - 11.6

Santa Cruz de la Sierra - 14.4

 

Todas estas cidades ficam na amazonia boliviana, tem baixa altitude e são relativamente próximas a fronteira com o Brasil. Agora uma comparação com os dados de agora 1400UTC e a diferença com a temperatura do mesmo horário de ontem no AC (dados de aeródromo):

Rio Branco - 20ºC (-10ºC)

Brasiléia - 17ºC (-8ºC)

Tarauacá - 22ºC (-5ºC)

Cruzeiro do Sul - 25ºC (-1ºC)

 

Como se pode ver...não é uma MP para ser desapreciada. Ela está com a mesma configuração e intensidade da última que passou por aqui.

 

Um abração!!

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoas!

 

Rio Branco teve hoje a madrugada mais fria do ano, até o momento. De acordo com dados da estação automática do Inmet, fez 15.1°C agora pouco, por volta das 07:00 horas da manhã. A noite de céu parcialmente nublado proporcionou uma queda mais expressiva da temperatura, com relação a última noite.

 

Ontem, devido a presença da nebulosidade da frente fria, tivemos um dia predominantemente nublado, porém com rápidas aberturas de sol. A mínima ontem foi de 17.6°C por volta das 08 horas da manhã, e a máxima de 22.9°C às 14:30. (Estação automática Inmet).

 

Aqui no meu bairro a temperatura mínima foi exatamente a mesma do Inmet, batendo a marca dos 15 graus. No momento o sol já aparece, o céu tem poucas nuvens mas ainda está friozinho.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.