Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Imagens diversas - Tópico único - 2009


Ricardo
 Share

Recommended Posts

Valeu pelos elogios turma!

O céu estava mais avermelhado do que aparece nas imagens mas a minha Kodak tem deficiência de pegar todo o vermelho (deve ser gremistona como o dono) por isso acabou surgindo o 'UFO'. Tentei usar o flash para ver se captava todo o vermelhão e me aparece o que provavelmente é um inseto na foto devido ao flash. Note-se que o 'UFO" está fora de foco. Portanto, bem pertinho da digital que estava configurada para o infinito.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Show de bola Ricardo!!

 

Aqui em Passo Fundo neste domingo a coisa corria modorrenta até o final do dia quando rolou umas coisas bem bonitas.

O raio lá embaixo veio deste CB da primeira imagem.

O estranho que ele se eletrificou repentinamente e em menos de 15 minutos se acalmou por completo. Infelizmente demorei em buscar a digital e só capturei uma imagem das descargas. As mais belas eu perdi. E que imagens eu deixei de captar. :roll:

Sds.

 

cb1in9.jpg

cb2wv9.jpg

cb3at6.jpg

cb4pg0.jpg

cb5bs2.jpg

cb6gi2.jpg

cb9900gk7.jpg

cb10zc2.jpg

raio010209pg6.jpg

Link to comment
Share on other sites

Lindíssimas Ricardo.

 

Será que você poderia colocar uma original sempre junto da retocada para poder fazer a avaliação. Não costumo usar essa facilidade do equipamento porque sempre procuro retratar bem a realidade, uso cor real ou normal, contraste real ou normal, não uso filtro, embora tenha, mas as cores impressionam e para o Flicker ou Flickr, que estou pensando em entrar assim que tiver um tempo, seria muito legal esse recurso.

 

Parabéns!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado, Jack. A única que possuí tratamento é a última, é preciso deixar claro que em fotos de nuvens, tormentas ou fenômenos meteorológicos nunca uso edição alguma, afinal aí sim o objetivo é retratar pura e simplesmente a realidade. Agora como este tópico refere-se a imagens diversas e puxa mais ao lado da fotografia, utilizar algumas imagens com novos recursos é sempre uma possibilidade.

 

Veja, o HDR é uma técnica de fotografia e não um simples efeito de Photoshop. Se eu tirasse fotos no automático ou mesmo uma foto no manual eu poderia escolher por ou mostrar os detalhes do céu e das nuvens escurecendo sem desejar o solo OU poderia destacar o solo mas clarear demais o céu ao por uma velocidade mais lenta de obturação.

 

Já, já coloco as demais fotos, só um instante!

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Para este HDR utilizei 3 fotos, uma subexposta, uma superexposta e uma normal.

 

Subexposta: se o céu e as nuvens aparecem bem, o solo e árvores ficam obscurecidos.

 

img4275yf3.jpg

 

Superexposta: se as árvores e solo aparecem nítidos, o céu e as nuvens não.

 

img4272wr2.jpg

 

Normal: imagem distorcida pelo contraste entre áreas muito diferentes em luminosidade, nenhuma área aparece bem definida.

 

img4275yf3.jpg

 

Se notarem perceberão que nenhuma das 3 acima revela a visão de realidade que eu tive, justamente porque o olho humano é capaz de ver os contrastes em tanto em áreas escuras quanto muito claras mesmo que juntas, o que nenhuma máquina consegue. Por isso este tipo de técnica une os contrastes existentes nas duas áreas para criar uma fotografia diferenciada:

 

img4263hdrwu8.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Obrigada pela trabalheira de postar, sei do tempo que se perde nisso. Realmente gostaria de uma aula sobre o assunto, como são feitas as sobreposições, ou entendi errado?, e qual programa para unir os efeitos... Não uso nenhum editor da Sony, se precisar de um contraste uso o photoshop e o GIMP 2, mas apenas reduzo as imagens nestes programas. Se se consegue esses efeitos nos programas, por favor, dá a dica. De fato ficou uma obra de arte a foto. Parabéns novamente!

 

Um abraço

Link to comment
Share on other sites

Obrigado novamente, Jack! É uma espécie de sobreposição sim, por isso que é indispensável fazer uso de um bom tripé (comprei um outro em SC) para que as fotografias fiquem idênticas.

 

O trabalho de comprimir e postar é mínimo perto da satisfação e alegria de ver as fotos sendo comentadas e discutidas aqui no fórum. Hoje à noite terei um tempo livre e assim posso fazer uma espécie de tutorial para depois postar aqui.

 

Primeiramente é necessário que sua câmera digital tire uma seqüência de fotos automáticas (com o temporizador) utilizando diferentes valores de exposição. Para variar a exposição podes utilizar o EV (+,-) ou diferentes valores de tempo de exposição (utilizo este método). Poderia usar também a variação da abertura, mas aí altera a profundidade de campo e o efeito não é o melhor para sobrepor as imagens depois.

 

Faz pouco menos de um ano e eu não entendia nada de fotografia, agora estou cada vez mais fascinado por ela. A minha câmera apesar de ser a top das powershot não tinha recurso de fotografias contínuas com diferentes exposições, por isso tive que baixar o CHDK, este é um programa que vai no cartão de memória e é executado pela câmera permitindo várias funções extras que o firmwire da máquina não oferece.

 

Foi uma trabalheira, várias semanas pesquisando, softwares para testar, mas agora tudo certo!

 

Verás que não é difícil, utilizei o Photoshop para retocar e alterar variáveis como brilho e contraste, e o Photomatix para fazer o HDR em si. Este último é bem pequeno, menos de 5MB mas é o melhor no ramo. Como eu te disse, ao postar o tutorial posso disponibilizar o link do programa.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo,

 

Vou aguardar já com muita vontade de fazer o efeito em muitas fotos... Mas se tiveres afazeres, vai aos poucos. Obrigada pela dedicação. Olha, imagina uma frente de rajada com a cor real, um sonho... Uma vez, em 2005, o Tomas me deu uma aula de uso de um minimizador de ruidos que é sensacional. Minha máquina já tem todos os recursos que falaste, tem filtros, mas nunca entrei no recurso, uso apenas o de imagens sequênciais. O tripé é raro usar, a não ser que não tenha a luz natural, mas vou tentar fazer algumas capturas com tripé para aprender a sobreposição. Essa minha câmera atual, ruim por sinal, tem controle remoto também para captura de fotos, vou utilizar pela primeira vez então.

 

Obrigada.

 

Abração,

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Vou postar aqui algumas capturas aéreas de nuvens. O que vemos por baixo, visto de cima. Não tem muita qualidade porque o vidro do avião não ajuda. Sobre MG deu para ver a instabilidade entrando, cortinas de chuva e halos diversos.

 

Capturas sobre MG em 04.02.2009 - Deu algumas tempestades na região.

 

Halo

 

mg20091co8.th.jpg

 

Anvil com mammatus

 

mg20092da1.th.jpg

 

Parte da Base do mesmo CB

 

mg20093vo1.th.jpg

 

Outro CB com halo

 

mg20094ku1.th.jpg

 

Anvil distante de outro CB

 

mg20096xc8.th.jpg

 

Entrando em zona de turbulência

 

mg20095zq7.th.jpg

 

mg20097sv6.th.jpg

 

CB arredondado

 

mg20098xq0.th.jpg

 

Forte turbulência com outro avião abaixo no mesmo corredor

 

mg20099ib9.th.jpg

 

Anvil do CB responsável pela turbulência - saindo dele

 

mg200910ahx7.th.jpg

 

Formação de cristais de gelo após a saída dele

 

mg200911de1.th.jpg

 

SP em 04.02.2009 - A região estava com muita turbulência e ver uma tempestade de dentro é muito legal além de assustador.

 

Área de instabilidade com Anvil de CB gigante arredondado

 

sp20091ya9.th.jpg

 

Cortinas

 

sp20092el3.th.jpg

 

Close

 

sp20093ya2.th.jpg

 

sp20094jv6.th.jpg

 

Anvil

 

sp20095hf9.th.jpg

 

Pileus

 

sp20096ln8.th.jpg

 

Este CB estava muito eletrificado, mas não consegui imagens, forte turbulência

 

sp20097xl3.th.jpg

 

Ao fundo o CB e o anvil

 

sp20098ss0.th.jpg

 

Parte de SP com iluminação de final de tarde e tempestade

 

sp20099qw4.th.jpg

 

Mammatus (com contraste)

 

sp200910zb7.th.jpg

 

A chuva chegando no aeroporto

 

sp200911wn2.th.jpg

 

RJ 28.01.2009, a cidade estava muito nublada e quente.

 

rj20091yo1.th.jpg

 

rj20092ls1.th.jpg

 

rj20093mg9.th.jpg

 

rj20094gn9.th.jpg

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Última foto da Jaqueline: em primeiro plano a cidade de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), dá para ver bem a pista de pouso da cidade e os prédios de NI no canto esquerdo, em segundo plano o maciço do Gericinó, passa bem no meio deste maciço a divisa entre as cidades do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, mais atrás o maciço da Pedra Branca (inteiramente dentro da cidade do Rio e onde fica o ponto culminante da cidade com 1024 m), a área entre os dois maciços (que não aparece nas fotos) tem os dias mais quentes da cidade (mas em noites de céu limpo no inverno também as noites mais frias), é onde fica Bangu e a Vila Militar.

 

Boas fotos, me deixaram com saudades dos tempos quando eu andava mais de avião, e com a paisagem cinzenta que predominou em janeiro por aqui.

Link to comment
Share on other sites

 

Ricardo!!!

 

Parabéns pelas fotos! É muito difícil fazer, não dei sorte ainda com os níveis... Por enquanto está ficando pior que as originais, hehehe!

 

Abraços,

 

Viste, é difícil mesmo, Jack! Olha, eu deixei o hdr de lado nas últimas capturas e parti pra fotografias normais. Por ele ser tão bem feito e parecer imagem de computador passa a falsa impressão que é fácil de fazer, mas te digo, a técnica mais complicada que usei até agora.

 

Mas não desista, quanto mais se pratica melhores as imagens ficam! Tente experimentar todos os controles do tone mapping no Photomatix.

 

Até agora não tive problemas com os níveis ou balanço de branco, prefiro somente usar o modo TV para determinar a exposição e o resto no automático.

 

Qualquer dúvida estou aqui.

 

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.