Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo - Inverno de 2008


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

  • Replies 455
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Estão só um pouquinho atrasados, mais de 12h. :lol:

 

Notícias

 

Clima | 11/09/2008 10h46min

 

Defesa Civil registra queda de granizo na Grande Florianópolis

 

Fenômeno aconteceu entre as 20h30min e 21h em Santo Amaro da Imperatriz

O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) registrou a queda de granizo em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, na noite de quarta-feira.

 

De acordo com o subtenente Edson Baú da Silva, da Dedc, o fenômeno aconteceu entre as 20h30min 21h e não houve dano a propriedades no município.

 

Apesar do mau tempo, durante a madrugada não foram registrados alagamentos e deslizamentos na região da Grande Florianópolis.

 

Bairros ficam sem energia elétrica

 

Entre a noite de quarta e a madrugada desta quinta, a queda de árvores e galhos e descargas elétricas provocaram a interrupção no abastecimento de energia elétrica em diferentes regiões da Grande Florianópolis.

 

Entre as 20h30min e as 21h20min, galhos de uma árvore caíram sobre a rede de distribuição da Celesc no Morro da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Cerca de 13 mil consumidores da região do Centrinho, Canto e Costa da Lagoa foram atingidos.

 

Por volta das 21h, uma descarga elétrica provocou o desligamento do alimentador que abastece o município de Antônio Carlos. Cerca de 2 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por pelo menos duas horas.

 

Às 23h20min, 13 mil clientes ficaram sem energia depois que pára-raios se romperam devido a descargas elétricas nos bairros Ingleses e Vargem do Bom Jesus, no Norte da Capital. A energia foi restabelecida à 1h30min.

 

Na manhã desta quinta, moradores da Praia dos Ingleses e Santinho voltaram a ficar sem energia elétrica entre as 9h20min e 9h45min. Um bambu que caiu sobre a rede na região do Morro do Maurício provocou o acionamento da rede de segurança da Celesc, acionada automaticamente quando há risco de curto-circuito.

 

Risco de temporal e queda de granizo

 

A Defesa Civil alerta para riscos de mais queda de granizo nas próximas horas, quando o tempo continua instável. A previsão da Central RBS de Meteorologia é de chuva forte, com possibilidade de temporal para os próximos dias.

 

O alerta da Defesa Civil vai até o sábado. A partir de sexta-feira, as atividades náuticas devem ser evitadas no Sul da Ilha e no sábado, em toda o Litoral do Estado, devido à agitação do mar.

 

Ocorrências de acidentes devem ser informadas à Defesa Civil, pelo telefone 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, pelo número (48) 3244-0600.

 

Defesa Civil contabiliza prejuízos em Irani

 

Na manhã de quarta-feira, pelo menos 40 residências foram danificadas pela queda de granizo no município de Irani, no Meio-Oeste do Estado. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil fazem o levantamento dos estragos nesta quinta-feira.

 

 

DIARIO.COM.BR E CBN/DIÁRIO

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Em Palotina, entre 15 e 16 horas, houve uma rajada de ventos de 25,9 m/s!! Também, às 15 horas a temperatura chegou por lá aos 37,6 ºC!! Verdadeiro "calderón"!!!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Nuvens carregadas agora fazem parte do cenário escaldante que se instalou na região desde a noite. Registrei 36,6°C, sendo a segunda maior máxima do ano! Mínima de 22,6°C. Um dia pra esquecer...

 

Agora faz 32,7°C e o ar abafado juntamente com a aproximação da frente fria me faz lembrar de exatos 3 anos atrás quando um tornado atingiu pequena área da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Nesta tarde estive fazendo uma vigília em Floripa, mas nada. Se for como ontem, a coisa fica feia depois das 21h.

 

Com relação a Morro Reuter, fica em local cercado de montanhas, já peguei uma tempestade muito forte lá em 2003 ou 2004, tenho fotos, é espetacular e lindo ao mesmo tempo, pois observa-se lá de cima o efeito da tempestade lá embaixo.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, há coisas que um storm não faz, por mais maluco que seja... Ontem havia descargas nuvem-terra aterrorizantes aqui, uma eu estava observando e veio scccccccccccccccccccccccccccciiiiiiiiiiiiiiii.... Atingiu o morro, uns 50m onde eu estava, levei um susto daqueles, é cômico, pois ficou gravado, eu estava na área externa e ensopada... Mas hoje, revendo alguns filmes do flood, extraí essa imagem. Em tempestades com raios nuvem-terra é meia morte certa, jamais façam isso.... (morador local)

 

floripa10092008pi7.th.jpg

 

Sem o raio e um tanto o quanto bucólica, mas uma bela imagem, observando fotograficamente. Graças ao Igor a gente descobre coisas legais ao extrair...

 

floodfloripa10092008wl8.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Clóvis

 

Tudo indica que sim. Observa a animação do radar que a SHEILA colocou lá no site... O movimento das células é de NOROESTE PARA SUDESTE !!! A área do sudoeste, oeste e a central do PR, juntamento com o oeste e a central de SC apresentam, no momento, os locais onde o risco potencial para os eventos severos é maior. Eu verifiquei agora há pouco um célula em rotação SE DESLOCANDO EM DIREÇÃO A PONTA GROSSA NO SENTIDO NORDESTE PARA SUDOESTE!!!!! Isso mesmo! Contrário os escoamento médio!!!! Acho que irei dormir mais cedo para estar lá no SIMEPAR por voltas das 04:30... Tá demais hoje!!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Bah, nessas horas que o radar em tempo real e de boa qualidade que vocês têm lá poderia estar disponível apra nós míseros usuários né Duquia..... hehehehehhe

 

Ficarei alerta!

 

Abraços e qualquer coisa muito louca pra cá, dá um toque por favor!

 

Abraços e bom monitoramento!

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto calmaria, sem vento um abafa terrível. Faz 28,1°C com alguns relâmpagos a sudoeste, ainda distantes.

 

Minha nossa! 28,1ºc! Como está quente!

 

Eu acho que desisto de tentar capturar imagens de TS, por aqui a coisa voltou a acalmar e nada de chuva...

Ricardo, a saída do WRF indica que vai ter muita coisa no RS ainda, principalmente de madrugada e talvez no inicio da manhã, devido a instabilidades vindas do norte argentino e Paraguai.

Já vou postar os links.

Link to comment
Share on other sites

Nova saída do wrf das 18 UTC, com a precipitação estimada e vários indices de instabilidades. Vejam os altos indices de instabilidade para o oeste do RS na próxima madrugada e a formação de áreas fortes de precipitação:

 

http://tempo.web44.net/html/1.html 11/09 18z

http://tempo.web44.net/html/2.html 11/09 21z

http://tempo.web44.net/html/3.html 12/09 0z

http://tempo.web44.net/html/4.html 12/09 03z

http://tempo.web44.net/html/5.html 12/09 06z

http://tempo.web44.net/html/6.html 12/09 09z

http://tempo.web44.net/html/7.html 12/09 12z

http://tempo.web44.net/html/8.html 12/09 15z

http://tempo.web44.net/html/9.html 12/09 18z

http://tempo.web44.net/html/10.html 12/09 21z

http://tempo.web44.net/html/11.html 13/09 0z

http://tempo.web44.net/html/12.html 13/09 03z

http://tempo.web44.net/html/13.html 13/09 06z

Link to comment
Share on other sites

Clóvis

 

Essa linha que tinhas observado no leste já se afastou de Pato. Uma nova linha se aproxima pelo oeste! No momento as descargas estão atingindo os municípios de Flor da Serra do Sul e o de Marmeleiro e o sinal dessa segunda é atenuado pela primeira. Mas igualmente é de forte intensidade...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Certo Duquia!

 

Pelo Rindat, o bixo começou a enfeiar lá pra fronteira, em umas 2/3 horas deve estar por aqui então, se mantiver a força...

 

abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo ou Igor, será que vocês não conseguiriam salvar os videos desta matéria... Ou me ensinar como.

 

Jaque, eu sabia como, os vídeos dos tornados do ano passado no noroeste estão salvos no PC, não é tão fácil, nem tão difícil, o problema é que já exclui os programas que usei... Vou procurar durante a tarde ou noite como fazer, também quero uma cópia desse material! É muito bom. Ok?

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo ou Igor, será que vocês não conseguiriam salvar os videos desta matéria... Ou me ensinar como.

 

Jaque, eu sabia como, os vídeos dos tornados do ano passado no noroeste estão salvos no PC, não é tão fácil, nem tão difícil, o problema é que já exclui os programas que usei... Vou procurar durante a tarde ou noite como fazer, também quero uma cópia desse material! É muito bom. Ok?

 

Abraço!

 

Já te enviei um passo-a-passo via MP! Boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Ricardo! Muito obrigada e desculpe-me o transtorno. Ah! Será que podes me repassar os videos do ano passado... Tenho que atualizar o site e gostaria de não perder detalhes. Obrigada. mail ts@temposeverors.com

 

Abraço,

 

Pessoal, o EPAGRI/CIRAM divulgou as praias do forte granizo dia 10... Peguei granizo em transito em 2 delas. Corretíssima informação:

 

Granizo na Grande Florianópolis

O granizo atingiu SC principalmente na quarta-feira, dia 10, em municípios do Oeste e Meio-Oeste, como Joaçaba, Videira e Concórdia. Em Florianópolis, nas localidades de Jurerê, Daniela, Canasvieiras, Ingleses, no norte da Ilha foram as regiões mais atingidas pelo granizo na noite do dia 10.

 

Só não posto os videos por causa da gritaria da minha irmã que estava dirigindo enquanto eu filmava, ela se assustou, eram pedras grandes.

Link to comment
Share on other sites

Lindo, lindo Igor! Parece que tem até um tornado no clarão sobre a cortina...

 

É.. mas foi apenas uma cortina mesmo.. Já editei o vídeo várias vezes e foi essa a conclusão que cheguei.

 

Impressiona a imagem do radar do Simepar de agora a tarde sobre a cidade de Cerro Azul. Deve ter dado uma granizada daquelas!

 

http://www.simepar.br/templates/popup.htm?/tempo2/palavrameteorologista/imagens/200809121635.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.