Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Vi neve, finalmente! Na Turquia!


Michel do Lago Amaro
 Share

Recommended Posts

Oi pessoal. Estou teclando aqui de Bursa, na Turquia.

Finalmente eu vi neve. Não aqui na cidade de Bursa, é claro, pois já

é primavera, a altitude por aqui é menos de 300m. Mas eu vi a branquinha quando eu passeei em uma montanha aqui perto, num parque nacional que fica entre 1600m e 2500m de altitude.

Eu saí de Bursa com tempo nublado, chuviscos e 15º C de tempertura ao meio dia.

Aos 1800m de altitude, às duas e meia da tarde, fazia 4ºC e ventava muito. Mas lá por uns 1300m, acho, já começou a haver neve acumulada, e aos 1800m (não dava para ir mais alto com o carro, mesmo com a corrente de neve no pneu), já deveria haver uns 50cm de neve acumulada em toda a extenção. O tempo estava nublado, e quando a temperatura caiu para 1º C (três horas da tarde!), começou a cair neve granular de montão. Mas ela derretia, pois as árvores não ficavam brancas, apesar da

grande quantidade de neve no chão, que deveria ser de outros dias.

Foi uma emoção para mim, esse contato tão sonhado com a neve!

Vi muito mais coisas interessantes neste velho país, mas quando eu voltar ao Brasil daqui 8 dias, eu só vou ter visto uma pequena parte do quê há para se ver por aqui!

Na semana passada estava bem friozinho em Bursa, parecendo o inverno de Curitiba quando não está muito frio, nem com veranico. Já nesta semana está um clima típico de primavera, bem agradável. Venta pouco por aqui, mas quando venta, é de assobiar!

A vegetação é muito bonita por aqui, há muitas flores, especialmente ceregeiras e tulipas, muitas tulipas e de muitas cores diferentes.

Bursa fica a 39º N de latitude. Na semana que vem eu vou conhecer Tróia e passear em Istambul e conhecer alguns pontos turísticos de lá.

Estou louco para conhecer Santa Sofia, a grande catedral de Justiniano (século V) e o primeiro grande templo da fé cristã; a qual depois foi transformada em mesquita pelos otomanos, e hoje é museu.

Aliás conheci bazares e vários museus aqui em Bursa, entre eles, um museu arqueológico com peças de 800 antes de Cristo até a Idade Média (Império Bizantino).

Michel

Link to comment
Share on other sites

Parabéns. Se tiver fotos, disponibilize para nós.

 

Eu tenho fotos sim, Vicente.

Quando eu estiver de volta a Curitiba, eu vou salvá-las no computador e, é claro, imprimí-las.

Mas eu gostaria que alguém me explicasse como devo fazer para postar fotos aqui no BAZ, pois já tentei antes e não consegui.

Quem puder, me diga passo a passo como fazê-lo.

Eu até fiz uns filminhos na neve com a minha máquina, mas eu não sei repassá-los ao youtube.

Um abraço, Vicente.

Michel

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.