Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Brasilia - DF


Pcacella
 Share

Recommended Posts

Criei esse tópico pra irmos acompanhando os aspectos subjetivos, já que a estação apresenta os dados históricos.

 

Hoje a temperatura baixou bastante a noite em relação aos últimos tempos. A minima agora de manha foi de 15.0

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather/wx.htm

 

Muito curioso isso. A gente se acostuma a temperaturas mais quentes e quando esfria um pouco parece que tá frio ! Isso mostra como esses aspectos subjetivos de frio e calor são questionáveis. Muitas vezes a sensação de frio vem da variação de temperatura e nao de seu valor absoluto.

 

Apesar de 15 graus estar longe de ser frio, é o que eu estou sentindo com o ventinho da manhã. Daqui há tres meses isso seria "calor".

 

Interessante tambem observar que, como o Bruno tinha notado, quando o vento começa a temperatura sobe, o que pode ser visto nos gráficos da estação hoje pela manhã

 

O serrilhado e o pico das máximas durante o dia é causado pelo impacto direto do Sol na proteção do termometro. Ele esta lacrado dentro de uma caixa que não é lá muito adequada, além de estar preso a uma parede que recebe o impacto direto do Sol. Mas como queremos saber de frio...depois eu conserto isso.

Link to comment
Share on other sites

Muitas vezes a sensação de frio vem da variação de temperatura e nao de seu valor absoluto.

É verdade, isso acontece bastante, sair do calor para o frio em mudança brusca afeta bastante o corpo humano...

 

Interessante tambem observar que, como o Bruno tinha notado, quando o vento começa a temperatura sobe, o que pode ser visto nos gráficos da estação hoje pela manhã

Bem, nem preciso falar, todos sabem o vento daqui de Campinas... Ele prejudica em muito as mínimas, tanto que por muitas vezes temos mínimas menores que muitas cidades quentes do interior.

O que ajuda é a sensação térmica, que fica bem baixa...

Venta muito em Brasília, Cacella?

Link to comment
Share on other sites

Nao..Como já expliquei umas trocentas vezes :lol: eu moro proximo ao Aeroporto. Pegue os dados de lá. A estacao do INMET fica no centro da cidade e a diferença de temperatura com os bairros com casas pode ser grande.

 

Os dados da estacao automatica estao aqui :

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather

 

A Localização e os detalhes estão aqui :

 

http://cacella.tachyonweb.net/estacaoim.html

 

Lamento desapontá-los :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Nao..Como já expliquei umas trocentas vezes :lol: eu moro proximo ao Aeroporto. Pegue os dados de lá. A estacao do INMET fica no centro da cidade e a diferença de temperatura com os bairros com casas pode ser grande.

 

Os dados da estacao automatica estao aqui :

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather

 

não me lembrava disso... :lol:

 

aliás, sabe que bairro moro? :lol: :lol: (mas não vale procurar pelo site) :idea:

Link to comment
Share on other sites

FRIO em Brasilia....

 

Agora está 14.0 e a minima hoje foi 13.9

 

Vejam esse desenho do WUnderrground hoje de manha. Alias é o que tem se repetido. Uma enorme bolha de temperatura mais baixa no centro do Brasil

 

 

sa_st.gif

 

 

Esse ano promete....

 

Taí uma situação pontual e específica em que realmente a altitude tem predomínio avassalador na distribuição das temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Nao..Como já expliquei umas trocentas vezes :lol: eu moro proximo ao Aeroporto. Pegue os dados de lá. A estacao do INMET fica no centro da cidade e a diferença de temperatura com os bairros com casas pode ser grande.

 

Os dados da estacao automatica estao aqui :

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather

 

não me lembrava disso... :lol:

 

aliás, sabe que bairro moro? :lol: :lol: (mas não vale procurar pelo site) :idea:

 

Shimutz, O Inmet de BSB fica, como em praticamente todas as cidades, no topo da cidade. Está a 1162 metros no meio do plano piloto, porém, discordando do q o cacella disse, numa área em que a construção mais perto deve estar a 1 KM de distância. É bem descampado. Já a casa dele fica numa semi-baixada perto do aeroporto e do lago Paranoá, onde se registram as melhores mínimas da cidade

Link to comment
Share on other sites

Olá,

 

Infelizmente nenhuma das observações é verdadeira, exceto a estacao no topo do INMET.

Podem ir no Google Earth e voces vao achar a esquerda do " aviao" um circulo. La e a estacao do INMET. Ela é cercada de predios e está no meio da cidade. Ha vinte anos atras o local era bem isolado, mas com o crescimento de Brasilia a cidade engoliu a regiao.

 

No meu caso ja mostrei, inclusive com as fotos acima, que a minha casa nao é baixada, nem semi-baixada, nem 70% baixada. É topo. Estou cerca de 200m de distancia do topo da colina. As baixadas aqui tem temperaturas muito inferiores. No caminho de casa eu passo por tres delas e a diferença de temperatura aqui pra casa é notavel a noite. Nunca medi, mas estimo no minimo uns 2/3 graus. Aqui sempre é o local de maior "calor" do caminho depois que se passa do aeroporto.

 

O que ocorre é que moro em um bairro com baixa densidade demografica. Dessa forma o efeito de urbanizacao é pequeno. Por isso creio refletir o clima de toda a regiao do planalto central, exceto se voce mora num predio no centro das cidades :lol:

 

O problema do impacto da urbanizacao nas temperaturas é serissimo. Quando volto do trabalho no inverno é impressionante a diferença de temperatura da cidade para as regioes de baixa urbanizacao.

 

É por isso que muita gente antiga por aqui diz que o aquecimento global esquentou a cidade. Dizem que fazia muito frio antigamente. Obviamente isso nao é verdade, nem aqui nem em nenhum lugar de forma sensivel (variacoes de 0.5 grau nao sao perceptiveis de forma significativa). O que se sente é que a urbanizacao bloqueia os ventos, aumenta a retençao de calor.

 

Antigamente era tudo descampado e hoje nao. Basta voce sair 10km da cidade e esse " clima frio de antigamente" aparece.

Link to comment
Share on other sites

Olá, muito interessante esse aplicativo, parabéns! Parece facilitar e muito o trabalho com dados do tempo.

 

Porém no meu PC, dá alguns erros quando quero verificar as tabelas de algumas estações. Tenho somenteo firewall do windos XP ativado, preciso desativá-lo?

 

Qual a linguagem que você usou para fazer esse aplicativo? Eu estive tentando esses tempos dar uma tentada no Visual Basic, mas desisti pois meu tempo é curto para se destinar a isso!

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Os efeitos da frente chegaram em Brasilia. Ontem ventou o dia inteiro e hoje amanheceu fechado com vento.

Acho que a partir de agora as minimas noturnas vao baixar depois do ceu abrir.

 

A minima foi de 17.0, valor elevado para a época. Agora temos 20 graus as 9:52 com sensação termica de 16.5 e muito vento. Tempo quase fechado.

Link to comment
Share on other sites

As temperaturas vão baixando e se adequando ao normal para a época. Hoje foi a minima do ano até agora com 12.6 e sensacao termica de 8.0 pela manha com ventos de ate 23km/h. A umidade pela manha nao chegou a 65%.

 

Detalhes aqui..

 

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather/wx.htm

 

O termometro na relva marcou 7.5 e o ponto de orvalho chegou a 5.9

 

O mapa abaixo mostra o efeito da altitude e continentalidade após a passagem da frente fria e consequente secura e ceu aberto

 

wm1.gif

 

O Link da minha estacao abaixo mostra a evolucao de 5 em 5 minutos. Observem o ponto de orvalho e a questao da umidade

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IDFBRASI2&month=5&day=4&year=2007

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Hoje a minima foi de 10.4, a mais baixa do ano até aqui, pra indicar que o inverno chegou.

Toda vez que as temperaturas sobem no Centro Sul a temperatura aqui abaixa. Aquele padrao da bola de frio no meio do Brasil se repete nessas ocasioes pela manha cedo. Como o normal nao é a passagem de frentes frias, mas o periodo entre elas, esse fato se repete com certa constancia...:))

 

Agora 7:15 está 10.9 com brisa leve.

 

A minima a relva foi de 7.1 com orvalho...

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather/

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
Desde o fim de Maio (eu estava viajando) até hoje o tempo tem estado anormalmente quente por aqui. Se ve claramente que essa forte anomalia negativa na regiao sul aparece aqui como uma anomalia positiva, com nebulosidade, maximas e minimas elevadas. Hoje aqui chegou a 27.1,

 

Agora as 21:40 temos 19.3

 

Deu para perceber....

enquanto que aqui no Sudeste tivemos um final de maio ótimo, com muitos dias frios...

Aqui no Rio, tivemos vários dias com máximas baixas...

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

ah ah ah...agora vai acabar....

 

Brincadeiras a parte o inverno aqui realmente nem cmeçou. Os dias estao um pouco mais quentes que o normal mas as noites estao muito mais quentes. A nebulosidade persiste.

Hoje a umidade baixou e acho que pode esfriar um pouco. Nos proximos dias as coisas devem voltar ao normal.

 

Esse ano ainda nao teve um dia aqui com minima menor que 10 graus. A minima hoje deve ser entre 11.5 e 12.5, eu acho :)))

Link to comment
Share on other sites

O que voces chamam de bloqueio é a situação normal, media. Hoje aqui a minima foi de 11.0 aqui em casa.

O avanço das frentes e aqueles 3/4 dias de frio é que sao os eventos. Em algumas regioes do Sul o frio persiste por mais tempo, mas no sudeste nao passa de uns 2/3 dias. Situacoes como as que ocorreram nas duas ultimas semanas, de frio por varios dias, sao muito raras. A temperatura no RJ chegou a 15 graus no Leblon e 10.5 na Vila Militar, eventos muito raros e que nao devem se repetir esse ano.

Link to comment
Share on other sites

O que voces chamam de bloqueio é a situação normal, media. Hoje aqui a minima foi de 11.0 aqui em casa.

O avanço das frentes e aqueles 3/4 dias de frio é que sao os eventos. Em algumas regioes do Sul o frio persiste por mais tempo, mas no sudeste nao passa de uns 2/3 dias. Situacoes como as que ocorreram nas duas ultimas semanas, de frio por varios dias, sao muito raras. A temperatura no RJ chegou a 15 graus no Leblon e 10.5 na Vila Militar, eventos muito raros e que nao devem se repetir esse ano.

 

VAI QUEIMAR A LÍNGUA....

Link to comment
Share on other sites

Espero que eu queime :))) Afinal o ideal é que o inverno seja forte...

 

Hoje é capaz de fazer a minima do ano até agora. O gradiente está razoavel, mas o vento é persistente. Agora tenho 16.9 com sensação termica de 14.7...quase nenhuma diferença...Ta fresquinho la fora, mas daqui a pouco vai ficar mais frio.

 

A minima devera chegar a 10 graus ou até menos. Vamos ver.

 

Hoje o ponto de orvalho chegou a 5 graus e agora está em 8.3. Com a situacao se normalzando, isto é, sem frentes frias agindo, a umidade baixa e, com ela, as temperaturas minimas.

 

As maximas nao tem chegado a 24 graus aqui em casa. Hoje a maxima foi de 23.6 as 15:10

 

Quem quiser acompanhar a queda online...

 

http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IDFBRASI2&month=6&day=8&year=2007

Link to comment
Share on other sites

E aí Pcacella. Invadindo seu tópico aqui, só pra comentar esse frio. Aqui em Goiânia pegou abaixo de 10ºC certeza também, mas a estação automática do Inmet não tá mandando informações agora pra se ter certeza. No aeroporto, tem-se 11ºC desde às 4am, mas a automática sempre é bem mais fria. Abadiânia-GO, entre Brasília e Goiânia, pegou 5,0ºC ontem e às 2am de hoje tinha 7,0ºC. Vai ter outra mínima interessante hoje.

Link to comment
Share on other sites

Como eu disse em outro topico, essa é a situação normal por aqui. Quando há o avanço de frentes frias intensas as minimas sobem por aumento da umidade.....E isso ocorreu nessa notavel dupla de frentes do final de Maio e inicio de Junho...Agora deve ser assim todos os dias, couro neles... até que alguma onda venha do Sul.

 

Interessante observar que as minimas em Goiania sao inferiores a de Brasilia quando ha invasao de fortes frentes frias, mas nessa situação isso não deve ocorrer. O efeito da altitude vai contar e, na media, as mininas aqui devem ser menores.

Eu suponho que essa estação de Abadiania está em algum buraco perto de um rio :twisted:

Link to comment
Share on other sites

Dito e feito: Goiânia pegou 9,4ºC na automática do Inmet. A menor do mês e segunda menor do ano, perdendo apenas pro dia 25 de maio, quando teve 7,7ºC.

 

Link da automática do Inmet: http://venus.inmet.gov.br/sonabra/dbRegSonabra.php?codEst=A002

 

 

Como eu disse em outro topico, essa é a situação normal por aqui. Quando há o avanço de frentes frias intensas as minimas sobem por aumento da umidade.....E isso ocorreu nessa notavel dupla de frentes do final de Maio e inicio de Junho...Agora deve ser assim todos os dias, couro neles... até que alguma onda venha do Sul.

 

Interessante observar que as minimas em Goiania sao inferiores a de Brasilia quando ha invasao de fortes frentes frias, mas nessa situação isso não deve ocorrer. O efeito da altitude vai contar e, na media, as mininas aqui devem ser menores.

Eu suponho que essa estação de Abadiania está em algum buraco perto de um rio :twisted:

hehehe couro neles mesmo. Abadiânia (estação cptec) pegou 5,0°C novamente. :D

 

Mas olha que Goiânia até consegue rivalizar um pouco com Brasília, pelo menos com a estação normal do inmet, mesmo estando 400m mais baixa. Com o aeroporto de BSB que é difícil, lá é bem foda nas mínimas. A média das mínimas aqui em Goiânia até o dia de hoje é de 13,4°C.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

Nao...eh trabalhoso...

 

O tempo esse ano por aqui está normal. Amanha vou tentar organizar os dados de Junho.

Hoje o dia foi fresco e agora a noite esta mais frio com vento intenso e sensacao termica pouco superior a 10 graus agora. A temperatura minima deve baixar e chegar a 10

 

Agora dá pra ver aqui

 

http://cacella.tachyonweb.net/weather/

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Esse mes de Julho até agora tem sido, na aparencia, um pouco mais quente do que eu suponho ser a media. Aepenas um dia do mes até agora a temperatura foi inferior a 10 graus.

Hoje chegou a fazer 28 graus aqui. O que é realmente incomum nessa época do ano.

Mas o tempo aqui é de uma monotonia absolutamente incrivel. As variacoes termicas sao pequenas de um dia para o outro. A amplitude diaria tem aumentado.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Hoje deve o dia mais frio desse ano que teve um inverno mais quente por aqui.

 

Agora tenho 14.3 as 21:25 com ceu aberto. Venta. Nada que ,se precise de um casaco, mas com o correr da noite vai esfriar.

 

A minima pode ser inferior a 9.

 

Toda a regiao deve ter minimas baixas.

 

Qual foi a menor máxima que registrou este ano por ai, Cacella?

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Hoje a minima aqui foi de 9.0 e no Aeroporto 8.0 . Foi a mais baixa do ano.

O ponto de orvalho foi de 2 graus e a minima na relva de 3.5

Nas automaticas da cidade a minima foi de 12.3 no centro e de 12.7 no Gama

 

Quanto a menor maxima.... No inverno foi algo como 22 graus. Aqui, normalmente, as menores maximas sao no "verao" que, junto com Curitiba, é o mais frio do pais.

 

No inverno nao chove e nem fica nublado, é sol direto, ou quase, dai a temperatura maxima sempre é superior a 20 graus. As minimas sao, em media, cerca de 11 graus.

 

Esse ano a minima absoluta foi alta. Tive aqui uns 5 dias abaixo de 10 graus, o que é pouco. A minima absoluta anual é de certa de 7/8 graus em media.

 

A maxima raramente ultrapassa os 30 graus, e isso ocorre em Setembro e Outubro, os meses mais "quentes" do ano.

 

A minima absoluta na cidade foi de 1.6 no centrao (INMET) e 34 de maxima absoluta.

 

Comparando-se com o Rio, que eu conheço bem, aqui é muito mais frio em qualquer epoca do ano, principalmenye no verao e nas noites de inverno.

 

 

Em situacoes normais, que nesse inverno nao foram comuns, o quadro seria o que foi hoje de manha no wunderground :lol: ps: A frente passou longe daqui...Enquanto no Sul e Sudeste, em geral, as minimas ocorrem por 1 ou 2 dias seguidos (esse inverno tem sido excepcional no Sul, com a sucessao de frentes), por aqui elas permanecem por varios dias. Como estamos ja em Agosto vai esquentar mais rapido, mas fosse em Maio, Junho e Julho teriamos varios dias seguidos abaixo de 10 graus.

Acho que isso explica a dinamica da coisa por aqui

 

Temperatura

 

wun.gif

 

 

Sensação Termica

 

wunwund.gif

 

 

Ponto de Orvalho

 

wdew.gif

 

 

Acho que isso explica...

 

 

Pra voces terem uma ideia como esses "modelos"nao merecem a confiança que se cre por aqui vejam esse to CPTEC para Brasilia hoje

 

Enquanto as temperaturas marcam extremos que sao razoaveis, mesmo que as variacoes horarias nao cheguem perto do real, a umidade esta grosseiramente errada. No modelo chega a 100%, na realidade bateu apenas 62 % !!!!

 

Compare Brasilia com Sao Paulo e Florianopolis em situacoes normais. Se voce colocar o Rio em comparacao fica claro a diferença entre as temperaturas. Os graficos falam por si.

 

Quando ha uma invasao polar os graficos se perturbam quanto mais ao sul esta a estacao. É nesses eventos de 2/3 dias que o movimento aumenta por aqui. No resto do tempo a realidade é essa que está ai abaixo.

 

 

XRIO.gif

 

XBRA.gif

 

XFLO.gif

 

XSAP.gif

Link to comment
Share on other sites

Percebe-se que o cacella sequer conhece as normais climatológicas de sua própria cidade!

 

Cacella, a média das mínimas para Julho, em Brasília, 1961-1990, é de 12,9ºC. Inclusive, é difícil baixar de 10 graus pelo INMET... em 2002 e 2003 sequer ocorreu. Em 2004, naquele julho "histórico", fez 9,xºC. A média é de 19,1ºC, e a média das máximas é de 25ºC.

 

Tal é o mês mais frio de Brasília. Quanto a setembro e outubro, são quentes, só não o são caso o padrão seja o verão carioca... eu conheço vários cariocas que passam(ram) muito calor por aí neste período. Desde 2002 - pelo menos, pois é a partir de quando venho acompanhando - houve vários meses com máximas superando os 30 graus quase todos os dias. Inclusive fez 35 graus no aeroporto. Creio que a última vez foi outubro passado, com média de 24,7ºC pelo INMET e m. máxima superando 31 graus. Isso sem contar com o sol agradabilíssimo e as noites de ar estático e temperatura interna teimando em não baixar. Por causa disso, já peguei 31 graus dentro de casa e tinha 29 graus às 22:00... não foi nada agradável. É passar de 19:00 e o ar pára. E a sensação dispara.

 

abs

Link to comment
Share on other sites

Caro Zeocit,

 

Voce me obriga a responder sempre as mesmas coisas. mas tenho que deixar registrado, tamanho o disparate das afirmações. :lol:

 

1 - Nao conhece as normais da propria cidade

 

Claro que conheço. Os dados que informo sao os do Aeroporto e da casa onde moro, que sofrem uma influencia menor de urbanizacao, que no caso de Brasilia, apresenta valores acentuados. Pode-se ver pelos dados que falei das automaticas, que se situam no meio da cidade.

Usando o mesmo criterio Florianopolis nao apresenta 1 mes sequer de media das minimas inferior a 13 !! Em Sao Paulo o mes mas frio da 11.8 ! O Rio de janeiro da 18.3

Exatamente o que eu disse na mensagem anterior

 

2 - Em Brasilia nao faz calor. Obviamente que se voce esta em um apt com sala pro poente com sol a tarde inteira no meio da cidade algo acontecerá.

O normal nao é esse. na minha casa RARISSIMAS vezes sequer usei um ventilador, quanto mais um ar condicionado.

 

Comparem na propria fonte

 

http://www.inmet.gov.br/html/clima.php?lnk=http://www.inmet.gov.br/html/clima/graficos/index4.html

 

Observem as maximas de Brasilia com o resto e verao que, junto com Curitiba, tem as menores medias e maximas do Brasil no verao.

 

Para demonstrar a analise pouco cientifica e viesada do colega, ele escolhe a estação que lhe convem para "provar" as falacias. os numeros falam por si.

 

Resumindo...Vamos analisar as coisas com mais cuidado caro Zeo...Veja que o que eu disse é reflexo apenas de duas coisas :

 

1 ) Brasilia é a capital mais elevada do brasil

 

2 ) O clima é tropical de Altitude

 

Entendo suas restricoes quanto aos aspectos politicos do local. Tambem creio que existem profundas implicacoes de se ter uma cidade administrativa tao distante dos grandes centros. Mas obviamente que a opiniao politica nao deveria ser capaz de alterar as temperaturas do local

 

Finalmente chequem tambem no site do INMET as maximas absolutas na normal, de Brasilia com outros locais, incluindo Curitiba

 

Curitiba apresenta maximas absolutas mais altas que Brasilia em 5 meses no periodo de verao. Sao Paulo e Rio é quase o ano todo.

 

CQD colega

Link to comment
Share on other sites

Existe a possibilidade de a minima hoje ser menor que a de ontem. O ponto de orvalho chegou a estra abaixo de zero e agora esta a 1 grau. Essa disparidade (secura) favorece a queda rapida de temperatura durante a noite

 

Hoje as 4 da manha a temperatura estabilizou em 9.3 graus por quase duas horas. Se hoje isso nao acontecer ele pode ser a mais baixa do ano

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.