Jump to content
Brasil Abaixo de Zero


Nazareno Rodrigues
 Share

Recommended Posts

Destaca-se a formação do ciclone extra-tropical na altura da bacia do Prata, como também o avanço da frente fria para o Rio Grande do Sul.

Um anticiclone migratório começa a atravessar os Andes sugado pelo ciclone citado acima.

A não ser por esse anticiclone, o continente continua dominado pelas baixas pressões.

Link to comment
Share on other sites

O bloqueio deste ano foi bastante intenso. Este tipo de fenômeno está associado a circulação em altitude, que provoca uma camada de subisidência em toda a troposfera.

 

O que me chamou a atenção, foram as características. Parecia uma situação de inverno, com uma faixa de latitude entre o NE e São Paulo, com ar totalmente seco e estável, sem a formação de nenhum tipo de nuvem. Como estamos no verão, as temperaturas ficaram muito elevadas, danificando profundamente a vegetação.

 

Como os modelos indicam um ressecamento rápido no outono, é provável que este seja o ano dos incêndios florestais no Brasil. Os meteorologistas deveriam alertar o país para este risco e, desta forma, buscar estratégias de combate mais eficazes de combatê-los.

Link to comment
Share on other sites

Nosso tempo está, realmente, um merengue... e o sorvete ainda derreteu e se esparramou numa poça de óleo!! É água pra todos os lados, solo sempre molhado/úmido, muitos estratus, chuviscos e mesmo chuva forte!!

 

Interessante notar aqueles núcleos de instabilidade no centro-leste do RS. O Alexandre me informou que teríamos bastante chuva na madrugada passada. Não sei se ele se referia a esses núcleos, mas acumulei 16 mm na noite (e soube, pelo INMET, que entre 6 e 7 h tivemos chuva forte).

 

Agora choveu mais e já tenho 25 mm acumulados. E agora tem sol!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.