Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Halo solar encanta e assusta no Rio Grande do Sul


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

halo3vy2.jpg

 

halocapamw3.jpg

 

Imagem de cima de Alexandre Aguiar/MetSul Meteorologia mostra o halo em Porto Alegre e a imagem de baixo de Pedro Rucker/MetSul Meteorologia mostra o halo em Montenegro.

 

Quem olhou o céu na tarde desta terça-feira percebeu algo diferente: um círculo colorido em volta do sol. Foi o chamado halo solar. O efeito ótico é comum mas a intensidade e o colorido registrado em todos os municípios do estado surpreendeu até os meteorologistas. Há muito tempo, o halo solar desperta emoção quando ocorre. O nome do fenômeno é sinônimo de auréola.

 

O halo solar é um fenômeno ótico que ocorre com a refração da luz quando ela transita entre meios de diferentes naturezas. Consiste em um arco ou uma circunferência luminosa ao redor do Sol e acontece quando a luz deste astro passa por um fenômeno de refração por parte dos cristais de gelo eem suspensão na troposfera. No Estado, em função da massa de ar frio que formaram as nuvens conhecidas como rabo-de-galo, ou cirros, além das fortes correntes de vento que circulam a grandes altitudes, o halo solar pôde ser observado em praticamente todo o Estado.

 

Segundo o professor Eugênio Hackbarth, existe uma pequena possibilidade de o efeito ótico se repetir nesta quarta. O meteorologista alerta que o halo, em algumas circunstâncias, pode ser avistado até durante a noite, em volta da lua.

Link to comment
Share on other sites

O que pensam a respeito disso? Digo, aqui por perto nunca ouvi ninguém se dizendo assustado por um halo, seja ele lunar ou solar.

 

Numa mesma semana tu és bombardeado pela mídia de que o homem está destruindo o planeta (aquecimento, que há um comenta no espaço com visibilidade jamais vista em décadas, etc. O que acontece ? Tem gente que mistura tudo e pensa que é o fim do mundo.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em cometa, alguém sabe onde posso encontrar na web informações sobre o mesmo e quais os dias mais propícios para visualizá-lo?

Sds.

 

O dia bom mesmo era hoje porque amanhã deve ter muitas nuvens. Mas ele permanecerá 15 dias ainda no céu do hemisfério sul. Tem uma matéria na ZH de hoje com dicas.

Link to comment
Share on other sites

O dia bom mesmo era hoje porque amanhã deve ter muitas nuvens. Mas ele permanecerá 15 dias ainda no céu do hemisfério sul. Tem uma matéria na ZH de hoje com dicas.

 

Eu vi de meio-dia de relance no restaurante em que estava uma matéria do Jornal do Almoço e esta tarde aqui em Sarandi para os lados do poente estava muito nublado, impossibilitando qualquer visualização do fenômeno. Uma pena que era justamente hoje o melhor dia para vê-lo.

Obrigado Alexandre.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.