Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento 2010 - Definido :


Bruno
 Share

Recommended Posts

Carlos, acho que poderia ser diferente. A divisão por estados acaba eliminando informações importantes de estados geograficamente maiores como é o caso do RS. Cinco estações mais frias para SC é aceitável para o tamanho deste Estado. Para o RS, que acho que tem o dobro da área de SC, muitas estações e regiões climatologicamente importantes ficariam sem monitoramento. Seria o caso de Bagé, Livramento e Santa Vitória do Palmar. Estas 3 ao meu ver tem que constar em toda e qualquer lista aqui no BAZ, pois são as únicas aqui do Brasil que são frias pelo critério latitude, se diferenciando da maioria das cidades mais frias do Brasil que tem na altitude o seu grande potencial.

 

Há anos, inclusive, que estas três estações são as que apresentam as menores médias de julho do Brasil. Foi o caso de 2007. Imagina ficarmos sem estes dados no futuro num ano congênere à 2007?

Link to comment
Share on other sites

Carlos excelente ideia mias uma vez, aliás o Carlos sempre brilhante!!!

Vamos começar de novo a ladainha, mas respeitando a opinião do Bruno, mas Carlos só discordo de uma coisa, Soledade não é apenas "convidada" nos quesitos, sensação térmica e vento ela ESTARÁ SEMPRE ENTRE AS CINCO PRIMEIRAS, portanto, titularíssima, além de ter excelentes índices pluviométricos e máximas relativamente baixas..

Link to comment
Share on other sites

o RJ não esta incluído nessa lista? ;)

Sempre temos mínimas muito boas no Pico do Couto e Teresópolis.

 

De que adianta, no ritmo atual todas as automáticas do estado estarão completamente inoperantes em menos de 2 anos, a meses não é feita manutenção, Parati e Marambaia estão sem dados de chuva desde o verão, Copacabana tem o pluviômetro e sensor de radição solar pifados (além de registrar algumas temperaturas suspeitas), Arraial do Cabo só funciona de dia, Cambuci e Ecologia Agrícola não reportam vento e 3 estações deixaram de dar sinal de vida (Xerém, Pico do Couto e Niterói, a última foi retirada por motivo de obras na UFF e talvez nem achem outro local), se a Vila Militar continuar funcionando já estamos no lucro, mas nenhuma estação sobrevive por muito tempo sem manutenção, ainda mais automática, dinheiro no lixo.

 

Para piorar até a rede da aeronáutica sofre com a falta de cuidados, o Santos Dumont passou a superestimar o aumento de temperatura na parte da manhã após a primeira semana de outubro, hoje pulou de 23 para 27 graus entre 8 e 9 horas quando todos os aeros da cidade variaram no máximo 2 graus no mesmo período (sob céu nublado, nenhuma chance de ter sudibo 5 graus em 1 hora). Meu acompanhamento das médias do Santos Dumont X Inmet histórica (não pode ser feito com a Vila que tem um microclima mais extremado muito diferente do centro) foi para o espaço.

Link to comment
Share on other sites

Loepa, o pessoal do INMET no Rio decidiu adotar apenas uma estação para manter. Só pode ser isso, porém não deixa de ser lamentável.

 

As que ainda estão funcionando direito é questão de tempo para dar algum problema, a ação do tempo vai deteriorando aos poucos (pluviômetro então qualquer coisinha entope), a tendência é que em poucos anos não funcione mais nada, exceto se a manutenção voltar, já enviei um e-mail para o 6ºDISME perguntando a respeito. Quando visitei o Inmet local em 2007 disseram que uma equipe de manutenção é responsável por todas as estações de MG, RJ e ES (ou algo assim) e que volta e meia falta dinheiro (sem combustível o carro não sai), para conseguir reposição de peças tem que pedir na sede em Brasília e passar por um processo muito burocrático até a liberação.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, se é para ter no máximo 10, tiraria Bom Jesus da minha lista e colocaria Soledade. Para saber como foi BJ, basta fazer mais ou menos uma média aritmética entre Ausentes e Vacaria.

Agora tu falou bem Bruno,Ausentes é a melhor referência da parte mais alta do RS,e Vacaria pega melhor os campos de cima da Serra, portanto Bom Jesus fica fora de foco.Entendo que a representatividade pode ser por região.E sinceramente sem bairrismos, se minha cidade não tivesse expressão em vento, térmica e nem colocaria na lista.

Link to comment
Share on other sites

01-São José dos Ausentes RS

02-Soledade RS

03-Canela RS

04-Vacaria RS

05-Canguçu RS

06-Bento Gonçalves RS

07-Santana do Livramento RS

08-Santa Vitoria do Palmar RS

09-Uruguaiana RS

10-Santa Rosa RS

 

Considero que a Serra Gringa merece representante, por isto , Bento, assim com S Vitória do Palmar repersenta bem todo litoral sul.

Link to comment
Share on other sites

01-São José dos Ausentes RS

02-Soledade RS

03-Canela RS

04-Vacaria RS

05-Canguçu RS

06-Bento Gonçalves RS

07-Santana do Livramento RS

08-Santa Vitoria do Palmar RS

09-Uruguaiana RS

10-Santa Rosa RS

 

Considero que a Serra Gringa merece representante, por isto , Bento, assim com S Vitória do Palmar representa bem todo litoral sul.

Link to comment
Share on other sites

Percebi aqui que varios escolheram Santa Rosa .....Porque esta cidade é tão importante no Estado em termos de clima..?? Tem algo especial ali.....?? Pois fria não é..

Não é, mas serve de uma comparação para integrar o RS.

 

Santa Rosa, assim como Uruguaiana, é extremada. Ambas possuem a maior amplitude térmica anual entre a média mínima absoluta e a máxima média absoluta.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, se vc quiser diminuir o seu trabalho, não calcule Canela e pegue os dados da minha estação. Os resultados são muito parecidos com o INMET. É uma conta a menos para fazer.

 

Daí, vc poderia incluir Rio Negrinho na tabela. Acho que o Planalto Norte de SC deve ter uma representante. Aliás, excelente representante.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Pensei sobre a metodologia do estudo. O objetivo está óbvio, monitorar neve... É isso???

 

Pensei em um primeiro momento indicar Santa Maria, mas me questionei: O que Santa Maria teria em si????... Como ela foi citada... Então "puxo a brasa para o meu assado"...

 

A inclusão de Santa Maria, ou outras que não apresentam constância em mínimas muito baixas, seria justamente para manter uma metodologia mais abrangente. Pois pegar apenas as mais frias seria ter uma metodologia muito linear, sem dados (outras cidades que não apresentam extremos de frio) para "contrabalançar" ou "contrapor", como queiram...

 

Como novato não quero dar "pitacos" sem nexo, muito porque diz o ditado que "quando a formiga quer morrer ela cria asas". Mas creio que, em prol de uma metodologia Strictu Sensu, em um primeiro momento a organização por regiões geográficas daria um espectro maior e uma melhor visibilidade de quais cidades entrariam na relação... Após, dentro de cada região, as cidade que realmente possam servir aos objetivos do estudo a ser realizado... Aí não caberiam argumentos do tipo "há mas Santa Maria esteve entre as mais frias nos últimos monitoramentos"... Quando houver duas ou mais cidades sem "grande" relevância em termos de míminas exigíveis para figurarem no rol de estações a serem monitoradas em uma mesma região, mas com "potencial" para oferecem dados, faças como sugeriu o Bruno em relação "Ausentes / Vacaria"... Creio que iria diminuir consideravelmente o número de estações à monitorar e permitiria tempo para os cálculos e observações em si... É o que penso...

 

Saludos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fiz a manutençao na minha estação ontem.. troquei baterias, limpei o abrigo todo e limpei o captador de chuvas.

Estou ainda finalizando o processo de instalar o Speedy em casa. Alem disso, comprei um ROuter melhor e uma camera igual a do Bruno, que pretendo colocar no ar quando o speedy estiver ok. Se minha estação estiver funcional, gostaria que incluísse na pesquisa. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Serra do sudeste:

 

Piratini (300 metros), Encruzilhada do Sul (420 metros), Caçapava do Sul (450 metros), Canguçu (465 metros), Pinheiro Machado (450 metros) e Herval (300 metros com morros de 370 metros ao redor e paralelo 32S).

 

Estas são as principais representantes. Herval é um caso sui generis aqui no BAZ. Pouca gente já ouviu falar, porém merece menção devido a sua considerável altitude dentro da serra do sudeste aliada a sua grande latitude para esta mesma região. Herval está 50km em linha reta ao sul de Pinheiro Machado. Seus morros de quase 400 metros ao redor da cidade podem ter média de julho abaixo de 10ºC. Ninguém sabe.

 

Pois é Mafili, divisões... divisões... Aproveitando a ajuda do Bruno fui "à cata" (não de "cerejas" :lol:) de estudos mais atualizados para saber como andam os marcos teóricos para considerar que X pertence à 'esta' ou 'aquela' região, etc.etc...

 

Pois bem, a maioria do que encontrei ainda se utiliza do "Atlas Agroclimático do Estado do Rio Grande do Sul, normal climatológica 1931-1960 (INSTITUTO DE PESQUISAS AGRONÔMICAS,1989)" o qual vem servindo de base para a divisão que propões a partir de Maluf... Porém, Estudos... estudos...

 

Encontrei o Relação entre o Multivariate Enso Index (MEI) e a TSM das Regiões dos Niños com a Precipitação em Regiões Homogêneas do Estado do Rio Grande do Sul: Fábio Ziemann Lopes; Gilberto Barbosa Diniz & Júlio Renato Marques.(http://www.anuario.igeo.ufrj.br/anuario_2007_2/2007_2_p11_22.pdf)...

 

Compares na pg. 16 a consideração sobre altitudes... Dividir por altitude também fica complexo, pois enquanto Maluf, citando Araújo, coloca Santa Maria à 138m e Porto Alegre à 10m, o estudo acima citado coloca Santa Maria à 95m e Porto Alegre à 46m. Considero que o estudo de Maluf (2000) se utiliza de dados menos atualizados que o de Lopes, Diniz & Marques (2007)... Por isso referi que deveriam ser estabelecidos critérios muito bem definidos para uma divisão por regiões e para elencar-se as cidades/estações.

 

Nesse estudo, embora o foco seja " (...) verificar quais regiões pluviometricamente homogêneas do Estado apresentam maior coeficiente de correlação com MEI e a TSM das regiões dos Niños... (p. 16), o estado fica assim dividido...

 

Seguindo o método de agrupamento utilizado por Marques (2005), conforme mapa da Figura 2, 6 regiões homogêneas foram obtidas. Estas seis regiões possuem juntas 40 estações meteorológicas. A região R1, é constituída por 4 estações meteorológicas, a R2 por 7, a R3 por 6, a R4 por 7, a R5 por 5 e a R6 por 11 estações. A Tabela 2 mostra as estações meteorológicas pertencentes a cada uma dessas regiões.

 

* Figura 2 Regiões homogêneas de precipitação do Rio Grande do Sul.

* Tabela 2 Estações meteorológicas do Rio Grande do Sul, que fazem parte das regiões homogêneas de precipitação

 

24ay25f.jpg2zin4bd.jpg

 

Pensei que poderia valer como análise, embora o número de cidades nestas regiões ainda seja elevado... Talvez eu esteja complicando ainda mais a situação :lol:, mas creio que se vão elencar cidades/estações, propondo um "nova divisão territorial" :), há que levar-se em conta todos os aspectos que envolverão a empreitada... Inclusive para quando inquirido sobre 'o por quê' 'desta' e não 'daquela' cidade a resposta seja embasada em argumentos insofismáveis e que não deixem margem para "dúvidas" da seriedade do trabalho...

 

Será um belo trabalho e...

 

Tenho que definir meu honorários antes de definir a cidades.. :mrgreen: :mrgreen:

 

"Deus lhe pague" :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

O ideal seria as 38 estações do RS

 

01-Bom Jesus (Conv)

02-Caxias do Sul (Conv)

03-Encruzilhada do Sul (Conv)

04-Irai (Conv)

05-Santa Vitoria do Palmar (Conv)

 

(Aut)

 

06-Alegrete

07-Bagé

08-Bento Gonçalves

09-Caçapava do Sul

10-Camaquã

11-Canela

12-Canguçu

13-Chuí

14-Cruz Alta

15-Erechim

16-Frederico W.

17-Jaguarão

18-Lagoa Vermelha

19-Mostardas

20-Palmeira das Missões

21-Passo Fundo

22-Porto Alegre

23-Quarai

24-Rio Pardo

25-Santa maria

26-Santa Rosa

27-Santana do Livramento

28-Santiago

29-Santo Augusto

30-São Borja

31-São Gabriel

32-São José dos Ausentes

33-São Luiz Gonzaga

34-Soledade

35-Torres

36-Tramandaí

37-Vacaria

38-Uruguaiana

 

MÃOS À OBRA!!!! ;)

 

Eu só fico dando "pitacos" porque se surge uma discussão que acho "Boa"... TÔ DENTRO!!! :lol:

Depois, se ficares dando "ouvidos" para cada sugestão que surgir, ao fim e ao cabo ficarás em uma "eterna dúvida"... Sabes a história do "Velho, o Menino e o Burro"????... :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, não posto mais no monitoramento, mas tenho uma sugestão. Coloque também algumas cidades do Centro-Oeste e Norte. Aí vão as minhas sugestões:

-Ponta Porã/MS

-Corumbá/MS

-Campo Grande/MS

-Jataí/GO

-Cuiabá/MT

-Comodoro/MT

-Vilhena/RO

-Rio Branco/AC

 

Somente essas.

Link to comment
Share on other sites

Que isso Carlos! Pode contar sempre comigo.

Mas só volto ao monitoramento somente quando conseguir provar a autenticidade e veracidade de meus dados ;) .

 

Cara, fica tranquilo, as vezes me surpreendo com os dados de minima da minha namoradinha de Marilia, em frente a casa dela tem uma baixadinha de uns 80mts.

 

abraços e espero seus posts também.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

NÃO É O CALCULAR, SIM MONTAR AS TABELAS.

 

Esse Shimutz pensa que é tudo facil.. :roll: :lol:

 

Ordenar uma tabela com dados prontos é tão sofrido assim, quando se coloca 10 estações a mais?

 

Montar, MONTAR, não é fácil não!!!!

Exige todo um cuidado e dedicação... Além do que se é "montagem" do Carlos, Lucas, "fulano, beltrano", sempre alguém vai questionar a veracidade dos dados... Quando é de um programa qualquer poucos se arvoram à questionar... E programas são muito menos fidedignos e passíveis de erro, no meu ponto de vista, do que uma "garimpagem" dos amigos para formatar um mapa, uma tabela, etc.etc.

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Se tivesse que escolher mais duas, seriam Uruguaiana e Santa Rosa pelo critério amplitude térmica anual. O quê os demais acham?

 

Com certeza, Bruno. Apesar das médias não serem tão baixas, a amplitude compensa. As duas cidades registram no inverno mínimas compatíveis ou até menores que várias cidades serranas, e no verão máximas muito altas.

Link to comment
Share on other sites

Porque deixar o resto do Brasil de fora?

 

01- Morro da Igreja

02- São Joaquim

03- S J dos Ausentes

04- Vacaria

05- Canela

06- Lages

07- General Carneiro

08- Canguçu

09- Campos do Jordão

10- Soledade

11- Chui

12- Rio Negrinho

 

13- Porto Alegre

14- Curitiba

15- São Paulo

 

Eu incluiria só mais 5, NADA MAIS QUE ISSO:

 

16- Ponta Porã/MS

17- Jataí/GO

18- Rio Branco/AC

19- Vilhena/RO

20- Guaramiranga/CE

Link to comment
Share on other sites

SIMPLES; AS QUE ESTÃO FORA O PESSOAL PODE FAZER TAMBÉM. ASSIM SABERÃO O PORQUE DA REDUÇÃO....

 

Estou quase optando pelas 15 primeiras do monitoramento climático para 2010 e mais 5 capitais :

 

01-Morro da Igreja SC

02-São Joaquim SC (Aut/Inmet)

03-São José dos Ausentes RS

04-Bom Jesus RS

05-Vacaria RS

06-Canela RS

07-Lages SC

08-General Carneiro PR

09-Canguçu RS

10-Santana do Livramento RS

11-Campos do Jordão SP (Aut/Inmet)

12-Chuí RS

13-Curitibanos SC

14-Caçador SC

15-Campos Novos SC

Com todo o respeito, mas qual a importância de Campos Novos e Curitibanos???

E mais, qual a justificativa pra incluir um pico isolado (Morro da Igreja), numa lista comparativa de cidades?

Link to comment
Share on other sites

Eu incluiria só mais 5, NADA MAIS QUE ISSO:

 

16- Ponta Porã/MS

17- Jataí/GO

18- Rio Branco/AC

19- Vilhena/RO

20- Guaramiranga/CE

 

Valeu, Vinícios, pela força.

 

O Carlos faz 15 e o você 5. Alguém mais se propõe?

 

O Mafili gostaria de fazer outras 3: Piatã, MV e Teresópolis.

 

Já temos 23 cidades.

 

O Ronaldo em SC pode fazer as de lá.

 

Com este auxílio, o serviço fica completo e menos trabalhaso.

 

Valeu, gente! :D

 

Tudo bem, sem problemas!

 

Com o programa do Tkr tudo fica mais facil!

 

Mas...devo fazer no mesmo modelo do Carlos né?

Temperatura mínima, máxima, média simples, compensada, chuva, extremos, isso??

 

Faço com todo prazer!

Link to comment
Share on other sites

QUESTÃO DE MÉDIAS E FRIO, DO MESMO MODO, QUAL A IMPORTÂNCIA DE SOLEDADE??

 

FALEI PARA O CARLOS, PEGUE AS 2 MAIS DE CADA ESTADO E PT SAUDAÇÕES. QUEM QUER MAIS QUE O FAÇA.

 

Já está beirando a sandice ou indo ao lado pessoal:

 

Ronaldo, por que você não aceita que o Carlos faça outras estações?

 

Ora, se o cara tava fazendo até de Caicó-RN e NUNCA vi uma reação sua tão enérgica assim... Digo isso por que você REPETIDAS vezes aqui no BAZ, igual a um papagaio, diz: "outras, quem quiser que FAÇA".

 

Afinal, o que está acontecendo? Você está pagando ao Carlos por estação feita? 8-)

 

Mas, voltando a seriedade: Por que diz tanto aqui no site que quem quiser outras além daquelas 15, que faça? Há algum problema se o Carlos fizer outras, além das estações que VOCÊ indicou? E eu nem me refiro a Soledade, mas outras que há interesse em saber. Afinal, que mal há em monitorar mais de 15? Diga, meu caro.

 

Fico impressionado diante de tanto dó que tem com o nosso amigo Carlos. Chega a ser comovente...

 

:|:|

 

PS: MEU, SE O CARLOS QUISER FAZER MIL ESTAÇÕES, DANE-SE! EU TENHO CURIOSIDADE EM CONHECER OUTRAS TANTAS ESTAÇÕES. VOCÊ NÃO?

Shima, o detalhe é que o Ronaldo é muito insistente e parcial, parece que o mundo gira em torno de São Joaquim, se toca Coutinho.

Nem me refiro à minha cidade, mas como disse o Shima, pq esta insistência de colocar em evidência apenas as cidades da panelinha, e os outros estados????

Se eu fosse levar em conta a tua colocação, pois bem ,apenas pra deixar as coisas no lugar:

Soledade é a Capital Mundial das Pedras Preciosas, tem composições musicais dos maiores cantores do sul do Brasil, dedicadas à ela, realiza a terceira maior feira de Pedras Preciosas do mundo, tem muito mais história que SJ,aliás é bem maior que SJ,e daria páginas e páginas,mas não vem ao caso...

Link to comment
Share on other sites

Eu já monitoro 3 automáticas do Inmet aqui no estado (extremos, chuva e médias) a mais de um ano, no início era Teresópolis, Niterói e Vila Militar, mas Niterói foi desativada e a Vila Militar está com problemas então só estou com Teresópolis agora, para 2010 posso pegar 3: Teresópolis, uma na capital (a escolher dependendo de qual estiver funcionando) e mais outra que vou pensar.

 

Tamém estou anotando os dados diários de Friburgo (estação Uerj), mas não faria sentido colocar duas cidades serranas (e vizinhas) do estado no monitoramento do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Bem>>>>>

Fernando Troyano:

Achei Piatã...na barra de rolagem...cliquei em dados....pediu uns números e letras....

Aparece só os dados de hoje.

Onde errei???

 

Após clicar em dados, aparece os numeros e letras, ali em cima tem a data que vc quer ver, mas creio que só pode ter os ultimos tres meses, da uma mudada nas dadas, o periodo a ser pesquisado. okay?

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Ok.

 

E POA? Quem de lá fará?

 

Eles podem colaborar , pois sao 10 bazianos de Porto Alegre...cada 1 faria 3 dias....Minha duvida seria meses com 31 dias, teríamos que fazer um sorteio..

 

MARCOS

BRUNO

FABIO TORALES

ALEXANDRE AGUIAR

BRUNO SOUZA

VICENTE LIMBERGER

PAULO GAMBOA

NAYMAIER

PEDRO_GEHRKE

IVONEIA

 

 

Eu me candidato sim a ajudar com a estação de POA, mas não sei se dividir entre 10 pessoas o mês seria uma boa idéia. Talvez complique a análise. Não seria melhor dar um mês para cada um? Além disso, seria interessante que conseguíssemos não apenas compilar os dados do INMET como também os das estações do Metroclima, dada a enorme diferença de microclimas. Será que o Alexandre consegue nos ajudar com isso?

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente não consegui convencer o Prefeito hoje pela manhã, quanto a possibilidade de mudança de local a estação automática do Inmet.

No entanto ele me deu liberdade para tentar trazer a Metsul pra cá, ele está aguardando proposta AAA.

Ele considera que podem ocorrer contratempos nesta ação de colocar a aut Inmet em outro local.

Pra mim, quanto ao INMET joguei a toalha Carlos, não tenho o mínimo interesse em que se divulguem os dados da aut Inmet, a não ser por dados de vento, chuva, e sensação térmica, no mais considero-a totalmente inadequada por sua localização, ou seja topo baixo de 667m, que não reflete mesmo os 720 a 744m da cidade e muito menos os 821m da Raia da Pedra e menos ainda as baixadas de 650 a 700m na cidade e interior, na minha opinião esta estação reflete de 30 a 50 % do clima de Soledade...

Link to comment
Share on other sites

Pois é, as vezes a gente acaba não valorizando o enorme trabalho do Carlos com os cáulculos, tabelas, registros, mas eu acho que dividindo o trabalho pode funcionar melhor para 2010. Eu me candidato a fazer de POA para todo o ano, sem nenhum problema. Só tenho que aprender direitinho como se faz e como se posta. Além disso, seria bem interessante se a gente conseguisse com o Alexandre os dados compilados das estações da Metsul/Metroclima, pra calcular média mensal, média mínima, essas coisas...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.