Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Análise Sinóptica - Janeiro 2007


Luiz
 Share

Recommended Posts

  • Replies 116
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ouvi a previsão da SOMAR na Band dizendo que o VCAN do Nordeste estava na costa do Sudeste.

 

:!:

 

Não desceu para cá, mas formou-se aqui. Olha a localização do vórtice na análise do INPE:

 

altitude2007010412nq3.th.gif

 

Esse vórtice aparece bem aos 200 hPa... em 850 hPa já não se apresenta definido (análise do ETA 40x40 km do INPE).

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A última análise mostra todo o Brasil com baixas pressões e o avanço de alta pressão no centro-sul argentino, cruzando os Andes. Mas a maioria dos modelos não indica queda da temperatura por aqui, apenas o ETA.

A última imagem de satélite ainda mostra o sistema discutido anteriormente. Fica nítido também o ar seco penetrando pelo oeste da região sul, provavelmente sendo puxado pelo VCAN:

asrib10.jpg

Link to comment
Share on other sites

Com o avanço da alta pressão sob a Argentina, com 1024 hpa em seu núcleo, formou-se a frente fria sob o RS, associada a baixa de 1002 hpa no oceano, na altura do litoral gaúcho (exatamente como o WRF havia previsto com 2 dias de antecedência) e as baixas pressões que estão sob o sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Inclusive houve a formação de outra baixa, à 47ºS e 30ºW, até onde a frente se estende.

Interessante a alta pressão sob Rondônia e Mato Grosso, em 12 horas 10hpa a mais!!

30º

Link to comment
Share on other sites

Achei interessante a circulação de nuvens que "parece" ser soprada da nebulosidade sobre o Peru, faz uma curva em "C", atravessando o Chile e Argentina e chegando até o Rio Grande do Sul.

Essas nuves são sopradas pelo jato de altos níveis(250 mb), ou seria a circulação de um centro de alta pressão também em altos níveis da atmosfera?

 

Att,

Nazareno

 

ultimaasnv9.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

Ao nível do chão, aparece uma baixa no Parguai, mas o padrão circular de ventos não se repete em 850 nem em 500 mbar, e volta logo em 200 mbar! Tenho receio de estar errado (caso sim, por favor me corrijam), mas ainda tenho impressão que a circulação divergente em 200 mbar tem relação com a circulação convergente ao nível do chão.

Link to comment
Share on other sites

Ao nível do chão, aparece uma baixa no Parguai, mas o padrão circular de ventos não se repete em 850 nem em 500 mbar, e volta logo em 200 mbar! Tenho receio de estar errado (caso sim, por favor me corrijam), mas ainda tenho impressão que a circulação divergente em 200 mbar tem relação com a circulação convergente ao nível do chão.

 

É A ALTA DA BOLÍVIA. EM SUPERFÍCIE É UMA BAIXA E EM ALTITUDE, +-250 MB É UMA ALTA, ELA DISTRIBUI A UMIDADE PELA A.M.SUL

Link to comment
Share on other sites

Ao nível do chão, aparece uma baixa no Parguai, mas o padrão circular de ventos não se repete em 850 nem em 500 mbar, e volta logo em 200 mbar! Tenho receio de estar errado (caso sim, por favor me corrijam), mas ainda tenho impressão que a circulação divergente em 200 mbar tem relação com a circulação convergente ao nível do chão.

 

É A ALTA DA BOLÍVIA. EM SUPERFÍCIE É UMA BAIXA E EM ALTITUDE, +-250 MB É UMA ALTA, ELA DISTRIBUI A UMIDADE PELA A.M.SUL

 

 

Valeu pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Atual quadro aponta o Brasil tomado por baixas pressões.

Cenário "interessante" no RS, onde pode haver encontro da frente quente com a frente fria no sudeste do estado, apesar da possibilidade de muita chuva.

O que seria aquele arco azul na baixa pressão entre Paraná e Santa Catarina?

Link to comment
Share on other sites

Observamos que dois núcleos de alta pressão influenciam o tempo no sul-sudeste do Brasil, ambos com 1014hpa.

O núcleo que encontra-se no litoral do sudeste traz muita infiltração marítima, devido a sua localização. Além disso, vemos que há um grande contraste entre o litoral (maior pressão e menor temperatura) e o interior do continente (menor pressão e maior temperatura), o que está gerando muitas nuvens e algumas intabilidades fracas agora pela manhã.

Link to comment
Share on other sites

Tenho dúvida em relação ao valor barométrico para ser considerada uma ALTA ou uma BAiXA, seria nos 1010 mb?

Outra dúvida:

Quando da entrada dos cavalos polares secos, com pressão acima dos 1020 mb e o céu limpo, a temperatura cai muito rapidamente quando o sol se põe.

A uma pressão do ar mais baixa, na casa dos 1010 mb ou menos, essa queda seria mais lenta, mesmo com esse ar bem seco?

 

Sds

Nazareno

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei ,o limite entre alta e baixa fica em 1013MB ao nível do mar.

 

Não. O que define uma baixa ou alta pressão (além dos próprios valores de pressão atmosféria, que são menores que os das áreas vizinhas) é também a configuração dos ventos, que são convergentes na baixa... creio ser esta a explicação.

 

Este valor de 1013,25 hPa é a pressão média a nível do mar a 45ºN (Paris)... tida como padrão para este nível...

Link to comment
Share on other sites

Pelo que sei ,o limite entre alta e baixa fica em 1013MB ao nível do mar.

 

Não. O que define uma baixa ou alta pressão (além dos próprios valores de pressão atmosféria, que são menores que os das áreas vizinhas) é também a configuração dos ventos, que são convergentes na baixa... creio ser esta a explicação.

 

Este valor de 1013,25 hPa é a pressão média a nível do mar a 45ºN (Paris)... tida como padrão para este nível...

 

 

Valeu pessoal, via nos mapas valores próximos a 1013 mb, tanto como sendo Alta, assim como também considerado Baixa.

 

Sds,

Nazareno

Link to comment
Share on other sites

Por acaso o jato subtropical tem haver com o CCM??

Digo isso pois os dois estão "alinhados", assim acho que o jato deve ter alguma importância na formação dos CCM.

Aqui em SP, quando o jato está sobre o estado, as instabilidades ficasm muito ativas, aliás acho que foi em um quadro de jato com umidade vindo da amazônia que houve a formação do tornado de Indaiatuba, aqui do lado.

altitude_2007011912.gif

imagem.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.