Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Funil ou apenas uma frente de rajada?


Igor Camacho
 Share

Recommended Posts

Amigos, nesta sexta-feira dia 22 choveu o dia todo praticamente, chuva tranquila. Por volta das 19:00 da noite, ouvi vários estrondos de trovões como se fossem bombas explodindo no horizonte oeste. Uma pequena linha de CBs atuava próximo, e corri pegar a máquina digital para registrar. É uma pena e me desculpem por não ter saído tão nítido pois já estava escurecendo, mas ainda assim consegui captar algo que parecia um funil. É verdade que havia uma frente de rajada e pela distância não sei, ou nunca saberei se foi mesmo um funil, mas que parece..parece mesmo! Olhem só entre o espaço do horizonte e a nuvem, quase no meio da foto.

 

1ww8.th.jpg

 

A chuva chegou logo mais na área urbana com intensidade moderada.

 

3du2.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

De qualquer modo, é interessante observar o histórico que a região de Cianorte e Maringá possui com tornados. São áreas cujo relevo ou posição parecem contribuir para tais formações...

 

Noto em Sarandi que uma determinada área da região (não muito longe das minhas terras) parece favorecer a formação de nuvens lenticulares.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Lindas imagens Igor, essas frentes de rajada em sua região são sempre muito bonitas, ainda mais as suas imagens que são sempre espetaculares. Mas essa realmente não saberia dizer se é funil ou não, mas um bom estudo seria esclarecedor, pelo tipo de formação lateralizada, nuvem arcus e gustfront creio que funil não seria. Mas, observar o radar e demais características poderia ajudar, já que a imagem está distante.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Luiz, o histórico é bom mesmo. Dia 11 de setembro de 2005 uma linha de tempestade passou por aqui durante a noite, estava um calor terrível. O vendaval destelhou um posto de combustível, derrubou galhos, derrubou placas de publicidade na margem de uma rodovia e destruiu uma fábrica de confecção, tudo na mesma área. Na época a imagem que se viu na TV, inclusive passou no Jornal Nacional parecia destruição feita na passagem de um tornado. Foi tudo na mesma área. Entrei em contato por e-mail com o Ernani do Simepar, e ele me disse que não há como saber se foi um tornado ou não, pois não houve relato visual. Ainda me disse que poderia ter sido uma microexplosão, que geralmente é confundido com destruição feita por um tornado.

Na lista do site Tempo severo da Jaqueline, de tornados de 2005, Cianorte está lá nesta data.

Link to comment
Share on other sites

Luiz, o histórico é bom mesmo. Dia 11 de setembro de 2005 uma linha de tempestade passou por aqui durante a noite, estava um calor terrível. O vendaval destelhou um posto de combustível, derrubou galhos, derrubou placas de publicidade na margem de uma rodovia e destruiu uma fábrica de confecção, tudo na mesma área. Na época a imagem que se viu na TV, inclusive passou no Jornal Nacional parecia destruição feita na passagem de um tornado. Foi tudo na mesma área. Entrei em contato por e-mail com o Ernani do Simepar, e ele me disse que não há como saber se foi um tornado ou não, pois não houve relato visual. Ainda me disse que poderia ter sido uma microexplosão, que geralmente é confundido com destruição feita por um tornado.

Na lista do site Tempo severo da Jaqueline, de tornados de 2005, Cianorte está lá nesta data.

 

Igor, realmente está, se essas fotos são da região deve ser algo mais pesado mesmo..., até havia um post aqui no BAZ com as imagens da destruição daquele tornado. Se não me engano... Teria como me passar o horário exato das suas imagens, não custa nada dar uma pesquisada...

 

Obrigada, abraços.

 

Feliz Natal

Link to comment
Share on other sites

Eis uma boa questão: Como definir os estragos por tornado ou microburst? Sem querer ser chato ( :roll: ), mas creio que se valoriza e se credita demais fenômenos ao primeiro em detrimento do segundo.

 

Sds.

 

Microburst.JPEG

 

Tomasini,

 

Linda imagem, super esclarecedora do fenômeno, que por vezes pode ser confundido sim. O próprio INPE confundiu com o tornado ocorrido em São Bernardo, mas houve aquele observador que registrou o funil, lembra, que a Metsul já tinha informado tornado... A meu ver, o que vale mais, quando há, são os observadores eventuais, ou seja, nós (a nível geral), que curtimos a tempestade de dentro e quem dá a sorte de ver o funil... Pena que muitos nem sabem a quem informar... Ou são desacreditados!!!

 

Abraços, e Feliz Natal

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.