Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Neve de setembro no Sul do Brasil - Baixando o sarrafo


Alexandre Aguiar
 Share

Recommended Posts

Alexandre,

 

Show de bola o teu desabafo.

 

Lembro-me no primeiro encontro do BAZ que este assunto foi uma das pautas: A dificuldade de obter dados oficiais que sejam a expressão da verdade e o preconceito "Oficial" com quem é leigo em meteorologia porém possui muita vivência nesta área.

Outro assunto foi o Catarina, onde Prof. Eugênio e RBS divergiram profundamente sobre o assunto. O resultado todos lembram qual foi...

(Para não ser injusto com a RBS, lembro que os demais Órgãos oficiais de meteorologia também enveredaram pelo caminho errado).

 

Sobre conhecer neve e presenciar o fenômeno, tenho certeza que no mínimo 20 pessoas aqui do BAZ viram e presenciaram mais neve que 95% dos meteorlogistas "profissionais".

 

Sobre "presenciar neve", informo que estarei em Boston nos dias 26, 27, 28 e 29/dez, onde espero ver muita neve. Envio as fotos depois.

Link to comment
Share on other sites

Botei para fora o que há muito estava a fim de dizer.

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=2

 

Grande Alexandre!!!

 

Cara, os orgãos oficiais da meteorologia brasileira fazem o possível e o impossível para ignorar a neve!! Para eles, RS/SC e PR são apenas um pouco diferentes do resto do país tropicaliente... Por isso, para estes caras, a neve é uma aberração... Existe uma permanente tentativa de empurrar a cultura tropicaliente guela abaixo de todos os meteorologistas destes órgãos e dos brasileiros em geral! Portanto, sempre que eles tiverem oortunidade de fazer algo semelhante, eles irão fazer!!!

 

PAra medir o tamnho do desconhecimento deles deêm uma acompanhada no desempenho dos institutos oficiais nacionais em suas previsões para o sul do Brasil......Acho que não precisa falar nada!

 

Valeu!!

Link to comment
Share on other sites

Botei para fora o que há muito estava a fim de dizer.

 

http://www.metsul.com/blog/?cod_blog=2

 

Grande Alexandre!!!

 

Cara, os orgãos oficiais da meteorologia brasileira fazem o possível e o impossível para ignorar a neve!! Para eles, RS/SC e PR são apenas um pouco diferentes do resto do país tropicaliente... Por isso, para estes caras, a neve é uma aberração... Existe uma permanente tentativa de empurrar a cultura tropicaliente guela abaixo de todos os meteorologistas destes órgãos e dos brasileiros em geral! Portanto, sempre que eles tiverem oortunidade de fazer algo semelhante, eles irão fazer!!!

 

PAra medir o tamnho do desconhecimento deles deêm uma acompanhada no desempenho dos institutos oficiais nacionais em suas previsões para o sul do Brasil......Acho que não precisa falar nada!

 

Valeu!!

 

Cara, que legal que tu apareceste. Tenho uma pra ti contar que é sensacional. Mergulhei no arquivo histórico do Rio Grande do Sul e fiz amizade com o adminsitrador. Minha idéia é abrir uma seção no site da MetSul sobre eventos extremos do passado (secas, enchentes e nevadas no Sul do Brasil). Ontem olhei a coleção inteira do Correio do Povo de agosto de 1965. Cara, vou te dizer que possivelmente não tenha havido um mês com tantos extremos no Sul do Brasil em todo o século XX. Ninguém fala, mas antes da nevada espetacular do final do mês houve a pior enchente desde 1941. E entre tantas matérias uma dizia: "A neve cai quase todos os anos na Encosta do Nordeste da Serra do Rio Grande do Sul, mas as precipitações são fracas e passageiras [paraguaias]. Desta vez a paisagem tornou-se européia com os campos brancos da neve em várias regiões do Rio Grande do Sul". Há 41 anos se falava o mesmo que hoje aqui no BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, muito bom o texto. As fotos sao clarissimas e podemos afirmar que nevou e nevou bem em muitas cidades do RS, mesmo que em algumas nao tenha havido acumulacao. Ignorancia eh uma maxima em muitos setores de nosso pais, e meteorologia nao escapa a isso.

 

Agora parabens mesmo pelos posts e dinamismo do site da Metsul. Eu fico impressionado com as materias (aquela tempestade em Saturno eh algo fantastico, curiosissimo, que nunca saberiamos). O site da Metsul certamente eh daqueles que frequento no meu dia a dia.

 

Um abraco

Joao

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo texto, Alexandre!!! Faço das tuas palavras as minhas!! 8)

 

A burocracia e a oficialidade se sentem ofendidas com a sinceridade... dos fatos!!! Ao invés de confiarem nos fatos e em pessoas como tu, que os relatam sem dó nem rodeios, preferem confiar na burocracia.

 

Nota 10! 8)

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, já tentei essa pesquisa no Arquivo Histórico, conheço quem trabalha lá também.. me parece que eles não tem nenhum estudo definido sobre o assunto.. pesquisar não é fácil mesmo! Dá trabalho!

 

O Marcos poderia ajudar, mas existem estudos científicos com bolsistas das áreas envolvidas que poderiam auxiliar na pesquisa, seria interessante verificar em faculdades. Algum tipo de parceria.. certo?

Link to comment
Share on other sites

Vou tocar sozinho porque dá e gosto. O problema é o pó no nariz. Outro problema é o disquete da minha câmera digital que não tem muita capacidade de armna. Mas aguardem que vem coisa sensacional aí pela frente. Vai ser demorado e aos poucos, mas vamos colocar na internet o que considero literalmente um tesouro esquecido. Chega de falta de memória climática. Pena que o Thiago Augusto não mora em Porto Alegre. Teria parceria certa.

Link to comment
Share on other sites

Vou tocar sozinho porque dá e gosto. O problema é o pó no nariz. Outro problema é o disquete da minha câmera digital que não tem muita capacidade de armna. Mas aguardem que vem coisa sensacional aí pela frente. Vai ser demorado e aos poucos, mas vamos colocar na internet o que considero literalmente um tesouro esquecido. Chega de falta de memória climática. Pena que o Thiago Augusto não mora em Porto Alegre. Teria parceria certa.

 

 

Grande notícia Alexandre!!! Toda vez que tinha alguma reportagem histórica como esta de agosto de 65 por exemplo, eu lia e relia várias vezes a notícia!!!Antigamente o ronaldo colocava algumas também no site do Climaterra!!!

 

Na página da metsul, há algumas realmente espetaculares!!!Mas realmente dá muito trabalho!!!

Boa sorte!!! :D

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Tenho uma grande colaboração redigida de um livro histórico de Porto Alegre, tratava basicamente das chuvas, da enchente de 41 e outras enchentes que tiveram na cidade. Tem alguns poucos dados de temperaturas e eventos de frio. Foi postado no BAZ antigo ainda. Não sei como recuperar..

 

TENS O LIVRO AINDA ?

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo desabafo.

 

Eu até enviei um e-mail para a RBS criticando a forma como foi dovulgada a notícia. Eo deboche constante dos fenômenos.

Realmente, é chamar o povo de ignorante.

Conversando com pessoas de Caxias, Farroupilha, Gramado e S.Francisco de Paula. Desde viagens a trabalho que eu fazia para lá e , até, depois de virar um caçador maluco de neve, muitos sabem, e sabem muito bem, diferenciar neve de granizo ou qualquer outra coisa.

Acontece, que a falta de informação aos "meteorologistas"(entre aspas) é enorme.

 

Não somente em relação à neve; mas, relacionado a tornados.

Lembro-me de um outro meteorologista da RBS afirmando, quando de um tornado em S.Chico ou muitos capões(não me recordo agora) disse que foi um vento de 90km/hora.

 

Eu respeito que estuda. Acho que os sujeitos que falam pelos cotovelos na rádio, falam demais e nada dizem. Há, por parte deles, desinformação ou dor de "cotovelo". Por isso falam pelos cotovelos...

 

Prefiro muito mais as previsões "germânicas" do Prof.Eugênio feitas na Rádio Guaíba. São germânicas mesmo: fala pouco e preciso.

 

Acho que está na hora de botarmos a boca no trombone!

 

Vi, no livro que meu colega me mostrou, sobre o clima de SP, relatos de diversos fenômenos que talvez se quer tenham sido estudados.

Postei dados aqui no BAZ.

Acho que é necessários sermos ratos de sebo. SIM RATOS DE SEBO. É impressionante o que tem de material perdido nestes sebos, que têm grande valor científico e de relatos, que se perdem depois da morte das pessoas. Este mesmo amigo, comprou e um sebo, um relato sigiloso do exército brasileiro, com timbre e tudo. Estava em um sebo. Provavelmente, algum general morreu e a família se desfez em bloco de sua biblioteca.

O próprio livro de 1899 de SP. É um exemplo.

Quando estudante de Eng. Uma conhecida minha trabalhava e uma biblioteca de uma escola filantrópica. Pois, uma Sra. doou toda a coleção do marido para a escola. Disse que não tinha valor. Pois eu, estudante de engenharia, fui lá um dia, estvam colocando fora diversas obras importantes para quem era estudante. Como estavam por queimar(pois para eles não tinha valor histórico) e aproveitei os livros para estudar minhas disciplinas de calculo estrutural.

Link to comment
Share on other sites

Concordo plenamente e parabenizo tua atitude Gamboa.

 

A RBS não tem jeito. Pode ser muito competente em algumas áreas, até extremamente qualificada. Em meteorologia, não. Há questões políticas importantes nessa área, além, é claro, de uma relevante falta de capacidade dos meteorologistas (provavelmente não todos). Entretanto, alguns erros são gritantes. Nunca são reparados. Quem vê de fora percebe isso.

 

Não adianta reclamar, infelizmente sequer dão indícios de melhoria.

Link to comment
Share on other sites

Parabéns pelo desabafo.

 

Eu até enviei um e-mail para a RBS criticando a forma como foi dovulgada a notícia. Eo deboche constante dos fenômenos.

Realmente, é chamar o povo de ignorante.

Conversando com pessoas de Caxias, Farroupilha, Gramado e S.Francisco de Paula. Desde viagens a trabalho que eu fazia para lá e , até, depois de virar um caçador maluco de neve, muitos sabem, e sabem muito bem, diferenciar neve de granizo ou qualquer outra coisa.

Acontece, que a falta de informação aos "meteorologistas"(entre aspas) é enorme.

 

Não somente em relação à neve; mas, relacionado a tornados.

Lembro-me de um outro meteorologista da RBS afirmando, quando de um tornado em S.Chico ou muitos capões(não me recordo agora) disse que foi um vento de 90km/hora.

 

Eu respeito que estuda. Acho que os sujeitos que falam pelos cotovelos na rádio, falam demais e nada dizem. Há, por parte deles, desinformação ou dor de "cotovelo". Por isso falam pelos cotovelos...

 

Prefiro muito mais as previsões "germânicas" do Prof.Eugênio feitas na Rádio Guaíba. São germânicas mesmo: fala pouco e preciso.

 

Acho que está na hora de botarmos a boca no trombone!

 

Vi, no livro que meu colega me mostrou, sobre o clima de SP, relatos de diversos fenômenos que talvez se quer tenham sido estudados.

Postei dados aqui no BAZ.

Acho que é necessários sermos ratos de sebo. SIM RATOS DE SEBO. É impressionante o que tem de material perdido nestes sebos, que têm grande valor científico e de relatos, que se perdem depois da morte das pessoas. Este mesmo amigo, comprou e um sebo, um relato sigiloso do exército brasileiro, com timbre e tudo. Estava em um sebo. Provavelmente, algum general morreu e a família se desfez em bloco de sua biblioteca.

O próprio livro de 1899 de SP. É um exemplo.

Quando estudante de Eng. Uma conhecida minha trabalhava e uma biblioteca de uma escola filantrópica. Pois, uma Sra. doou toda a coleção do marido para a escola. Disse que não tinha valor. Pois eu, estudante de engenharia, fui lá um dia, estvam colocando fora diversas obras importantes para quem era estudante. Como estavam por queimar(pois para eles não tinha valor histórico) e aproveitei os livros para estudar minhas disciplinas de calculo estrutural.

Amigo Gamboa, gosto das previsões do Prof Eugênio, não por serem germânicas, mas por serem qualificadas.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa gente fina.É que a maioria das pessoas não sabe que muitos portugueses e espanhóis tem origem germânica( celtas, visigodos, ostrogodos e outros povos germânicos),no entanto à vezes temos a mania de dizer que são germânicos, apenas os alemães.

Vc nã entendeu, apenas reforçei o que vc disse,quanto às previsões que são maravilhosas.

Valeu amigo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.