Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Topico para previsao para o RS com atualizacao diaria


Jonathan Voges
 Share

Recommended Posts

Cada um acredita naquilo e naqueles que bem entendem.

Há os que acreditam em teorias...

Há os que acreditam nos mais novos

Outros nos mais velhos...

:-({|=

Há ainda os que acreditam em Papai Noel...

Por que eu não acreditaria nos mais antigos.As fotos estão aí para provar o que eles relataram...

E esqueci que também existem os que não querem acreditar...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 172
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Cada um acredita naquilo e naqueles que bem entendem.

Há os que acreditam em teorias...

Há os que acreditam nos mais novos

Outros nos mais velhos...

:-({|=

Há ainda os que acreditam em Papai Noel...

Por que eu não acreditaria nos mais antigos.As fotos estão aí para provar o que eles relataram...

E esqueci que também existem os que não querem acreditar...

 

Era pra ser uma poesia? hehe

Pelo violino, de repente pode ser musicado! 8)

 

A questão não é a de confiar nas pessoas, mas sim que podem distorcer as informações por simples ausência de dados, falta de informação na época, simples esquecimento. A gente tende sempre a aumentar um pouco os fatos do passado. O Ronaldo tem umas teorias sobre isso também hehe

Link to comment
Share on other sites

Acabei de conferir as previsões. Estou mais com o GFS do que o INPE.

 

Acredito que o sábado será de muito calor, especialmente pelo sol forte o dia todo. No domingo já começo a duvidar da temperatura tão elevada, tipo os 41 graus que o Jonathan aposta.

 

Tudo porque acredito que já deve nublar perto do meio-dia em todo o centro-sul do RS, já tendo chance inclusive de chover em alguns lugares. A umidade entra rápido e poderemos ter umas tempestades impressionantes. Provavelmente a Jaqueline estará a postos para sacar algumas imagens.

 

Se nublar bem, teremos um dia mormacento, enjoado, de baixa pressão atmosférica. Mas não de 40 graus, provavelmente!

 

Inclusive vou pegar avião no final da tarde de domingo e já estou achando que vai ser complicado se estiver com muitas formações de nebulosidade pela região. Pelo menos ainda não será esta frente que deve chegar na segunda.

 

Sds!

 

 

Olha Fábio eu aposto que o GFS esta reduzindo essa chegada da chuva, para mim ela chega a tarde/noite, vários modelos apontam isso e o GFS tem fama de errar a hora da chuva.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de conferir as previsões. Estou mais com o GFS do que o INPE.

 

Acredito que o sábado será de muito calor, especialmente pelo sol forte o dia todo. No domingo já começo a duvidar da temperatura tão elevada, tipo os 41 graus que o Jonathan aposta.

 

Tudo porque acredito que já deve nublar perto do meio-dia em todo o centro-sul do RS, já tendo chance inclusive de chover em alguns lugares. A umidade entra rápido e poderemos ter umas tempestades impressionantes. Provavelmente a Jaqueline estará a postos para sacar algumas imagens.

 

Se nublar bem, teremos um dia mormacento, enjoado, de baixa pressão atmosférica. Mas não de 40 graus, provavelmente!

 

Inclusive vou pegar avião no final da tarde de domingo e já estou achando que vai ser complicado se estiver com muitas formações de nebulosidade pela região. Pelo menos ainda não será esta frente que deve chegar na segunda.

 

Sds!

 

 

Olha Fábio eu aposto que o GFS esta reduzindo essa chegada da chuva, para mim ela chega a tarde/noite, vários modelos apontam isso e o GFS tem fama de errar a hora da chuva.

 

Até nem é tanto a chuva, acho que fica nublado cedo no domingo. Entretanto, o INPE não aponta isso, coloca maior número de nuvens apenas na segunda-feira com a frente fria. Mas duvido, o calor estará bem forte.

Link to comment
Share on other sites

ENTRE JANEIRO E FEVEREIRO DE 1952 OCORRERAM 17 DIAS SEGUIDOS COM MÁXIMAS ENTRE 40,5 A 46,5ºC EM ITAPIRANGA....

 

PARA LÁ ESTOU DANDO +-38/40 NO SÁBADO E 37/39 AMANHÃ.

 

Não só aqui, nos EUA e na Europa os velhos recordes de calor até hoje não foram batidos.

 

Imagina quantas calotas derretiam nos anos 20, 30...

 

Pois é, em 52 ocorreu isso no verão catarinense, mas no inverno fez -14ºC em Caçador!!! nevou em todo Planalto Catarinense, e Serra Gaúcha!!!Vejam as fotos de 1952 aqui no BAZ!!Soledade coberta de neve!!!

 

Torales, na minha opinião isso se deve mais ao fato de que a 50, 60 anos o clima era mais "definido", principalmente no Hemisfério Norte!!!

Os E.U.A e Europa tiveram vários recordes de calor nos anos 30 principalmente, houve as famosas secas nos E.U.A, e o ano de 1936 detém muitos recordes de calor!!!

Porém, veja as médias de inverno na década de 30 por lá!!!

 

Curitiba teve recordes de calor a mais 100 anos atrás que dificilmente serõa batidos agora, porém, o outono-inverno era brutalmente mais frio!!!Chegou a fazer -8ºC aqui no final do século XIX!!!

 

Sds.

 

Sds.

Tem razão Silvio, os anos 50 e 60 de acordo com moradores mais antigos, foram os chamados dentro da normalidade, com as 4 estações bem definidas, inclusive verões bem quentes e invernos muito frios.

 

Não acredito na opinião climática dos mais antigos....

 

ASSINO EM BAIXO. É MUITA FALTA DE MEMÓRIA E MODISMO.

 

AQUI FALAVAM A MESMA COISA E NA DÉCADA DE 55/70 FORAM TÃO LOUCOS COMO AGORA.....

Link to comment
Share on other sites

´Quanto ao clima em geral tudo bem que não se pode fazer uma avaliação em função dos depoimentos de leigos, mas é impossível tanta gente estar enganada quanto à neve.Minha mãe lembra de muitas nevadas nos anos 50 e 60, minhas tias e tios da mesma forma, muitos amigos idem.Só faltava dizer que muitas destas nevadas foi fruto da imaginação fértil do pessoal...

A neve por aqui era muito mais frequente.

Quantas vezes nevou e as pessoas não tiraram fotos, afinal naquela época não existiam milhões de máquinas fotográficas como hoje, muito menos digitais,...

Link to comment
Share on other sites

Que o clima está diferente está, ninguém me convence do contrário, em dezembro geralmente tínhamos aquelas chuvas que vinham de sul/sudeste/leste, faz tempo que não vejo mais esta situaçãO.o inverno tem sido tardio.

E posso listar um montão de situações que antes pelo menos que lembre não ocorriam da forma que ocorrem.

Link to comment
Share on other sites

Alexandre eu compreendo teu ponto de vista e concordo que a maioria das pessoas têm a memória curta em termos de meteorologia.Mas vc sabe que nós aficcionados observadores do tempo, temos memória mais apurada neste sentido.No entanto as anotações são importantes para que esta memória não se perca.

Quero dizer por exemplo que já presenciei calor por aqui em dezembro, mas jamais nesta seqüência de dias e neste patamar aqui em Soledade.

 

 

OBS: Meu irmão Daniel te manda um abração Ale, ele é teu fã deste os tempos da Gaúcha, na Guerra do Golfo"

Link to comment
Share on other sites

Alexandre eu compreendo teu ponto de vista e concordo que a maioria das pessoas têm a memória curta em termos de meteorologia.Mas vc sabe que nós aficcionados observadores do tempo, temos memória mais apurada neste sentido.No entanto as anotações são importantes para que esta memória não se perca.

Quero dizer por exemplo que já presenciei calor por aqui em dezembro, mas jamais nesta seqüência de dias e neste patamar aqui em Soledade.

 

 

OBS: Meu irmão Daniel te manda um abração Ale, ele é teu fã deste os tempos da Gaúcha, na Guerra do Golfo"

 

O calor pode bater recorde em Campo Bom neste domingo. Eis o patamar.

Link to comment
Share on other sites

19/12 TERÇA: PANCADAS DE CHUVAS " MÍNIMA ENTRE 22/24 MÁXIMA 31/33

 

20/12 QUARTA: PANCADAS DE CHUVAS MÍNIMA 23/25 MÁXIMA 29/31

 

21/12 QUINTA:PANCADAS DE CHUVAS MÍNIMA 23/25 MÁXIMA 27/29

 

22/12 SEXTA SOL MÍNIMA 20/22 MÁXIMA 34/36

 

 

Chance de chuva forte entre 18/21 de dezembro acumulados podem ser de 60 milimitros.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em memória, cabe a curiosidade de destacar o calor do dia 18/12/1995, quase exatamente 11 anos antes desse inferno de domingo:

 

- 37° aqui em casa

 

- 40,6° em Campo Bom

 

- 39,8° em Buenos Aires (segundo a imprensa no dia, o recorde na cidade em um século. Algúem confirma??)

 

- sensação térmica de 50° em Arica, no Uruguai.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em memória, cabe a curiosidade de destacar o calor do dia 18/12/1995, quase exatamente 11 anos antes desse inferno de domingo:

 

- 37° aqui em casa

 

- 40,6° em Campo Bom

 

- 39,8° em Buenos Aires (segundo a imprensa no dia, o recorde na cidade em um século. Algúem confirma??)

 

- sensação térmica de 50° em Arica, no Uruguai.

 

Marcos, Arica fica no norte do Chile!

 

Sobre a chuva, acho que ainda é cedo para afirmar. Seria uma pena, pois já está bem seco.

Link to comment
Share on other sites

Por falar em memória, cabe a curiosidade de destacar o calor do dia 18/12/1995, quase exatamente 11 anos antes desse inferno de domingo:

 

(...)

 

- sensação térmica de 50° em Arica, no Uruguai.

 

Marcos, Arica fica no norte do Chile!

:shock: :oops: Por isso sou um geógrafo desempregado. :lol:

 

Tinha em mente Arica. Então é Artigas!

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, favor postar no topico de "Previsão Diaria" já aberto e válido para todos os estados, portanto este tópico perde seu efeito..

 

att.

 

A devida explicação se encontra no antigo tópico referente ao mês de Dezembro.

 

Tópico trancado.

 

Continuem a discussão no tópico de previsão.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.