Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Tempo Severo - PRIMAVERA 2009


Igor
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Eu estava refletindo sobre quais o meses em que ocorrem mais temporais e com maior intensidade.

Embora este novembro esteja com ocorrências acima da média por aqui, normalmente é um mês tranquilo no que refere-se à temporais, em algumas vezes os temporais de dezembro são mais fortes que os de novembro.

Julho, agosto, setembro e outubro, formam o quadrimestre mais instável do ano.

OBS: estou falando do aspecto local.

E aí em Três de Maio Ricardo, parece-me que o número de temporais/ano, é maior que na nossa região.

 

Aqui é outubro/novembro/dezembro, sem dúvida

Que interessante Paulo Lopes!

Lembro-me de novembro 1998 quando ocorreram vários temporais na região de Carazinho.

 

Infelizmente não temos banco de dados dessas tempestades, PH. Então não lembro dessas...

 

De 2000 para cá três foram especialmente marcantes:

 

31 de agosto 2000

30 de outubro 2007

1º de dezembro 2002

Link to comment
Share on other sites

Céu perturbador nessa tarde. Há uma forte linha a uns 50 km a oeste, se aproximando rapidamente de acordo com o radar. No dia, meu acumulado já está em 50 mm.

 

Tchê, tu sem dúvida alguma irá clicar um tornado. Ah vai! Vive o tempo todo ligado!!!

 

Saudações G A U D É R I A S

 

:D

Pena que as férias estão terminando..

Link to comment
Share on other sites

Nossa coluna no jornal ABC Domingo da Grande Porto Alegre amanhã:

 

Apocalypse Now

 

“Um temporal destruidor de granizo atingiu ontem o Vale do Sinos, ferindo centenas de pessoas. Pedras de gelo de até 300 gramas caíram sobre a região, espalhando destruição em residências, fábricas e escolas. Praticamente nenhum telhado resistiu. São milhares de destelhamentos. Na BR-116, o cenário era de pavor no fim da tarde. Motoristas com rostos ensangüentados caminhavam entre os automóveis em busca de ajuda após terem os pára-brisas de seus automóveis destroçados pelas enormes pedras de gelo. Bombeiros de toda a região e de cidades próximas, inclusive da Capital, foram mobilizados para atender as vítimas”. Calma, isso não aconteceu no sábado. Este é um cenário imaginário caso um temporal devastador de granizo, com pedras de gelo de até 300 gramas, tivesse atingido a região nos dias de hoje. Mas já ocorreu no passado. O jornal Correio do Povo de 25 de novembro de 1909, há cem anos, noticiava que um temporal de granizo de seis minutos e com pedras de 300 gramas havia espalhado destruição em São Leopoldo às 17h15m, três dias antes. Faça o seu próprio exercício de imaginação e avalie os efeitos potenciais, assim como fiz no início da coluna, de uma tempestade de igual violência nos dias de hoje. Considere os níveis atuais de urbanização, população, industrialização e complexidade viária. E o horário da tormenta. O fim da tarde em um dia útil. Seria um desastre. Por isso, diante da onda de temporais que castigou o Estado neste novembro, enxergo indignado manifestações que levam ao público a ideia de ineditismo nas tempestades que nos assolaram. Ao contrário do que alguns pregam, não são sinais locais de um apocalipse climático global. Coisas piores, até muito piores, já ocorreram antes. O Sudoeste gaúcho agora está debaixo d’água com enchentes de vários rios. Após uma prolongada seca no outono e no inverno, era muito fácil imaginar que haveria uma compensação e que aquela região passaria da escassez para o excesso de água. Sempre foi assim. Secas e enchentes se alternam no nosso clima. Hoje, o flagelo é da falta de água. Não tardará para que ouçamos sobre estiagem de novo. E mais uma vez a falta de chuva será vista com surpresa. A diferença para estes fenômenos extremos que ocorriam há cem ou duzentos anos e os dias atuais é a repercussão social e midiática. Qual era a população gaúcha há um século e hoje ? A agricultura há cem anos era de subsistência e hoje é matriz econômica. O jornal levou três dias para noticiar em poucas linhas um temporal ocorrido a quarenta quilômetros de sua sede no ano de 1909. Hoje, em minutos, os estragos estariam estampados em todos os portais de internet do Rio Grande do Sul. Fala-se que o clima mudou muito, mas o que mudou radicalmente foi o nosso mundo.

 

Estamos vivendo, na verdade, um aquecimento midiático! E tu és um dos principais culpados por isso, AAA!!

 

Certa vez ouvi dizer que o volume de informações até hoje criado pelo homem, desde os primórdios, simplesmente dobrou no último ano.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Está em cima de nós... Vou ver...

 

É muito feio o que está passando... Foi possível ver uma arco imensa direção Se-E... Agora fechou para W-No e chove forte com pingos muito grandes...

 

01:49... Foi um verdadeiro dilúvio ininterrupto com muitos raios... Embora os Institutos ainda não registrem a sensação é de que temperatura caiu bastante... Barulho característico de granizada para S-Se-E... Ainda troveja bastante, mas mais espaçado... Aqui foram 42mm de chuva, vento e muitos raios...

 

Uma palhinha... Editando o restante...

 

http://www.youtube.com/zjjsilva#p/a/u/0/kOOEmw4AbJc

 

Foi feio por aqui também... INMET registra VENTO em 50Km/h com rajada em 83Km... Eu que estava na rua pude "sentir na pele" :lol:... Agora (06:00) tenho 63mm... INMET registra 40mm... Seguem raios muito intensos, porém esparsos...

 

Saudos y Suerte!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Santo Cristo, aqui do lado, sofreu muito com o temporal. A coisa por lá foi realmente severa.

 

Apareceram algumas imagens no jornal local de santo cristo e posso dizer que é chocante.90% das casas foram destelhadas e 70% dos postes de luz foram derrubados na avenida principal da cidade.Tambem nao há energia eletrica,agua e nem internet.Um posto de gasolina veio abaixo,a cobertura do ginasio foi arrancado.No municio de campinas das missoes,que fica proximo a santa cristo,tambem sofreu com o temporal.

Link to comment
Share on other sites

O QUE O ALÊ ESCREVEU É O QUE EU DIGO NAS RÁDIOS E PALESTRAS, OS EVENTOS "AUMENTARAM", MUITO MAIS POR MAIS DADOS DO QUE PROPRIAMENTE MUDANÇAS. TIRANDO O , INFELIZ, TÍTULO FORA DE NOSSA NOBRE LÍNGUA, PERFEITO O TEXTO. ATÉ QDO VAMOS TER VERGONHA DE NOSSA LÍNGUA!!!

 

Otimo texto, e concordo com a nossa lingua.

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Aqui muita, mas muita água... Raios intensos... Tivemos que cancelar as aulas devido a "eficiência" dos pára-raios do colégio... TRÊS PORRADAS!!!!... E eu perdi todos :lol:... Resultado: Queda da energia.... Segundo meu filho, no Colégio Militar eles também estão sem energia. Consequentemente, sem linhas telefônicas e água... Aqui já são 69mm... E dê-le pancadas esparsas e fortes com trovoadas intensas...

 

P.S: Estou longe de postos de combustível :lol: :lol: :lol:...

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Em termos de número de ocorrência de temporais pelo estado afora, este período novembro/dezembro está imbatível, hoje mais municípios atingidos com danos variáveis, são eles, Santo Ângelo, Entre-Ijuís, Caxias do Sul, Passo Fundo, Uruguaiana, Sobradinho, Venâncio Aires,Ijuí, Bento Gonçalves, Flores da Cunha!!!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia - Canoas - RS disse (02/12/2009 19:08):

Moradores relatam passagem de tornados no município

 

Ventos fortes causaram estragos no interior e na área urbana de Venâncio Aires durante a tarde desta quarta-feira. Segundo relatos dos moradores, dois tornados teriam atingido o município, provocando a destruição de um posto de gasolina em Estância Mariante, na RST-287. Conhecido como Posto Peteba, o estabelecimento teve bombas de gasolina arrancadas pela força do vento e toda sua estrutura comprometida. O motorista Clarindo Duarte, que fazia o trajeto de Porto Alegre a Santa Maria, vendo o mau tempo, resolveu se proteger embaixo do posto. Com a ventania, uma das bombas arrancadas caiu sobre o automóvel na parte traseira, causando prejuízos ao motorista que não se feriu.

 

De acordo com informações do radialista Moacir Eisermann, diversos moradores entraram em contato com a rádio local para relatar estragos no município. Muitos dizem ter avistado a passagem dos dois tornados. Um, teria seguido inicialmente a trajetória por Linha Sapé, Linha Marechal Floriano, região de Harmonia da Costa, seguindo para o município de Mato Leitão e retornando para Venâncio pela localidade de Palanque Pequeno. O segundo fenômeno, foi relatado por motoristas e moradores da região de Estância Mariante. O relato falava da formação do fenômeno nas nuvens e a união dos dois tornados próximo ao posto Peteba, na RST-287. O evento teria acontecido próximo das 14h45 e durado cerca de 20 minutos.

 

ESTRAGOS

 

Segundo relatos dos moradores, as linhas Sapé, Estrela, Campo Grande, Travessão Mariante, Hansel, Tangerinas, Bem Feita e o loteamento Bela Vista estariam sem energia elétrica. Neste último, árvores e fios elétricos arrancados pela força do vento estariam caídos sobre a estrada próxima a região.

 

Há também informações de estragos no Parque do Chimarrão, onde parte da cerca do parque teria sido atingida, assim como árvores teriam caído no local.

 

Espero que o Prof. Nachtigall não me processe por citá-lo assim com ctrl-c; ctrl-v....

 

Mas que "fixação" por postos de combustível???? :lol: :lol: :lol: :lol:

 

Que ventos mais "chatos", só são mídia quando destroem "postos"...

 

O capitalismo selvagem está minando o Ocidente Imperialista acabando com seus Postos de Combustíveis... :lol: :lol: :lol:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Quanto à cobertura de postos de combustíveis não vejo alguma solução possível...

Paulo: Dei uma olhada em fotos de postos de gasolina nos EUA....ligeiras diferenças mas nada significativo.

Talvez uma solução arquitetônica....qual a razão de um posto de gasolina ter cobertura???

matutei um cadinho e a única resposta que obtenho é sombra.

No velho estilo...quem sabe???...(estou falando sério).

abraços

 

Realmente, Mafili. Porque tem uns ventinhos por aí que Deus o livre...

 

http://www.youtube.com/watch?v=LvPdQPnSstY

Link to comment
Share on other sites

Quanto à cobertura de postos de combustíveis não vejo alguma solução possível...

Paulo: Dei uma olhada em fotos de postos de gasolina nos EUA....ligeiras diferenças mas nada significativo.

Talvez uma solução arquitetônica....qual a razão de um posto de gasolina ter cobertura???

matutei um cadinho e a única resposta que obtenho é sombra.

No velho estilo...quem sabe???...(estou falando sério).

abraços

 

Realmente, Mafili...

 

Porque tem uns ventinhos por aí que Deus o livre!!!!

 

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

A partir do 1 min, o vento perde completamente o respeito... :shock:

 

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

 

CARA!!!... É como se fosse "despindo" aos pouquinhos...

 

Igor... Quê tronco (héin)!!!

 

Parece que o Paraná vai ter seu "quinhão"... Baixando um pouco mais, Santa Catarina leva chumbo também...

 

À propósito... Tenho ouvido insistentemente sobre "tornado" em Caxias do Sul... Alguma veracidade???

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Ontem foi uma loucura. Estava à tarde na faculdade, a frente avançou muito rápido. Era uma gustfront um pouco desorganizada, incrível foi notar que logo após a passagem adquiriu muitas pontas, como pequenos vórtices em toda sua extensão. E essas projeções se movimentavam muito rapidamente como se fossem estar evaporando, estranho, muito estranho. Não houve estragos, apesar da chuva muito intensa. Tenho algumas fotos, mais tarde posto lá no imagens.

Link to comment
Share on other sites

Quem viu o Jornal do Almoço hoje deve ter ficado assustado com as imagens de Ijuí...

 

Num momento mostra uma camioneta que parece ter sido arremessada em um canto do prédio... Na verdade a mesma estava em um "elevacar" (ou elevador de carros, não sei como se chama aquilo)... engana direitinho...

 

Mas o estrago foi grande lá...

 

Vídeo no link abaixo:

 

http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=88783&channel=45

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Paulo, tirando a Ana Amélia, foram FODA as imagens...

 

Alguma coisa que não passou e não foi filmada?????

 

Tomasini, amigo panque... Ouve esse desabafooooo... aqui só tá um bafooo... Vou embora prá sarandi... Não dá aqui... :lol: :lol: :lol:

 

Achei rimas ricas!!!!!!

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Realmente Paulo Lopes você esta "coberto" de razão.

Observe no incrível vídeo que você postou...ventos de 232 km/h....no final a estrutura está em pé...aparentemente integra.....a cobertura foi-se....mas a parte cara e muito bem construída esta intacta....agora de uma olhada nestas.

Clovis realmente parece que é um problema da marca...vamos continuar observando.

 

Vamos aos especialistas

 

Pois é Mafili... Parece que "lá" vale a velha lei da compensação: "Vão-se os anéis e fiquem os dedos"... Perde-se a cobertura, não força a estrutura global e o posto não "levanta"... Aqui é: "não quero perder nada"... Ao final "Vai-se tudo"...

 

Preciosidade: Uma "autoridade" disse que "o clima está mudando e as cidades devem se estrutararem para esses novos (sic) eventos. Precisamos urgentemente modificar nossas contruções e reorganizar a ocupação e construções nas grandes metrópoles" (sic, sic)... :lol: Quero ver "reorganizarem" cidades como Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio, Minas, etc... Aqui em Santa Maria que é uma cidade infinitamente menor que qualquer uma dessas já é complicado... No mímino, aqui, deveria ser refeito todo o sistema de escoamento pluvial... :evil: Imaginem... :evil:

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Parece que a partir de amanhã o mau tempo retorna sem dia marcado para terminar, está virando uma sina...

 

E o Noroeste, como vem sendo castigado! Ijuí com 20 feridos e uma criança que estava em UTI devido ao intenso vendaval! Muitas cidades próximas estão sendo devastadas... Temo que um dia desses seja Três de Maio novamente.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, Mafili, se não ajuda, melhor não atrapalhar. Ou está de brincadeira ou não tem noção de velocidade do vento vs estragos. É duro aturar isso o tempo todo.

 

Ricardo, analisando o video, vc percebe que só balança a copa das arvores e não troncos, aqui na Praia Grande quando os ventos são fortes que nem o de duas semanas atras da para ver o tronco da arvore balançando, o que não ocorre com a "palmeira" na frente do video, apenas uma opiniao tirando como exemplo os coqueiros aqui da praia.

 

Pode ser que pelo video não de para analisar, mas a posicao da camera mostra nas rajadas que não se mexe muito, a nao ser a copa das arvores.

 

Não sei também se pode ter diferença entre o tronco de um coqueiro e de uma palmeira.

 

abraços duvidosos.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, Mafili, se não ajuda, melhor não atrapalhar. Ou está de brincadeira ou não tem noção de velocidade do vento vs estragos. É duro aturar isso o tempo todo.

 

Ricardo, analisando o video, vc percebe que só balança a copa das arvores e não troncos, aqui na Praia Grande quando os ventos são fortes que nem o de duas semanas atras da para ver o tronco da arvore balançando, o que não ocorre com a "palmeira" na frente do video, apenas uma opiniao tirando como exemplo os coqueiros aqui da praia.

 

Pode ser que pelo video não de para analisar, mas a posicao da camera mostra nas rajadas que não se mexe muito, a nao ser a copa das arvores.

 

Não sei também se pode ter diferença entre o tronco de um coqueiro e de uma palmeira.

 

abraços duvidosos.

 

Troyano, nem estou falando disso, mas sim de Ijuí. Pode ser que o Mafili se pronunciou sobre o vídeo, agora fiquei em dúvida, minhas desculpas se for. De qualquer modo, nos últimos tempos está complicado discutir algumas coisas a cá...

Link to comment
Share on other sites

Neste dia a estação de Bento Gonçalves teve rajada de 103km/h, é uma das mais próximas do local, lembro de ter visto algo sobre danos em Flores da Cunha e acredito que as rajadas possam ter superado os 100km/h nas áreas mais expostas da cidade, no caso do vídeo não sei precisar mas com certeza foi uma bela tempestade.

 

Aqui vídeo do furacão Ivan nas Ilhas Cayman, a região foi atingida por ventos de até categoria 4, neste vídeo aparentemente as rajadas rondam os 200km/h.

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.