Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Media de Vento - Mensal Agosto (744 horas ou 31 dias):


Marcelo
 Share

Recommended Posts

Cara o BAZ surpreende a cada dia, espetacular Carl'ao!Me ensina a fazer estes calculos, sou ruim de matematica.

O meu teclado pirou, n'ao consigo acentuar palavras.

Carlos uma pergunta, vs pegou as medicoes instantaneas, ou seja das horas cheias|Se vc me der a dica vou fazer a media das rajadas tmbm :D:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Aqui no estado a estação mais ventosa (tirando picos em geral) deve ser Arraial do Cabo, onde aparece um vermelho, mas infelizmente só tem funcionado por metade do dia e os dados não seriam representativos, aliás a situação das automáticas no estado no Rio não para de piorar, tenho a impressão que 6º DISME deve ser o mais sucateado do país, já são 3 estações que não enviam dados (a última a negar fogo foi a do Pico do Couto), uma que só envia dados ocasionalmente (Arraial) e mais um punhado com problemas em algum sensor.

 

São Tomé também tem bons ventos.

Link to comment
Share on other sites

Sem contar com precisão local? Esta é uma versão reduzida... mas me parece muito razoável!

 

Já vi versão ampliada e confirmo o que disse antes: há erro, pois é antigo e interpolado, cuja base de dados era bem mais esparsa que hoje, por óbvio.

 

Se até um mapa com temperaturas há erros, imagina no eólico, cuja coleta de dados deve ser feita com mais precisão, outra aparelhagem nem tanto comum...

 

Ele é bom, aponta os Campos de Palmas corretamente, Ausentes, O Vale do São Francisco com destaque devido. Mas Passo Fundo, por exemplo não tem o que ele sugere, se é que consegue identificar. ;)

 

Abraços

 

Todo mapa é interpolado! Não tem como fugir disso.

 

Passo Fundo? E lá venta tanto assim para estar em destaque no mapa, é? É claro que há pontos ventosos. Mas, e justamente, precisamos saber as regiões com mais vento.

Link to comment
Share on other sites

Cara o BAZ surpreende a cada dia, espetacular Carl'ao!Me ensina a fazer estes calculos, sou ruim de matematica.

O meu teclado pirou, n'ao consigo acentuar palavras.

Carlos uma pergunta, vs pegou as medicoes instantaneas, ou seja das horas cheias|Se vc me der a dica vou fazer a media das rajadas tmbm :D:D:D:D

 

Então, eu tinho explicado a ele que a tabela registrava o vento no 1º segundo da hora cheia.

 

Já é muita coisa, PH, pois houve padronização entre elas.

 

Para se atingir a perfeição, teríamos que trabalhar com os 84600 segundos do dia... Imagina o trabalho...

 

A calculadora do Carlos tem calos... :lol:

Temos que levar em conta de que o vento pode soprar forte durante 59 min, e pimba, justamente na hora da medição instantânea ele baixa a velocidade.Não é portanto média, e sim , média das medições instantâneas, claro que se pegarmos o cálculo inteiro, não ficará tão diferente do elaborado pelo Carlos, creio eu.

Link to comment
Share on other sites

que se pegarmos o cálculo inteiro, não ficará tão diferente do elaborado pelo Carlos, creio eu.

 

Ideal: coletar 86.400 registros de vento por dia ou 2.592.000 ao mês: um registro a cada segundo. (impossível, pois o Inmet não disponibiliza isso tudo).

 

O que o Carlos fez: calculou o registro de 24 períodos por dia (um a cada hora) e 744 vezes por mês: pegou o 1º segundo de cada hora somou com os outros 30 dias do mês e dividiu tudo. ( O que está disponível no site do Inmet)

 

Fazer a média de vento é mais complexa que a da temperatura.

 

Mas o mais importante é que o critério usado serve de comparativo entre as estações, por ser coleta padrão.

 

As mesmas 744 coletas em Ausentes, foram feitas em Tramandaí, Chui, Soledade... Tudo uniforme.

 

Como a regra é a mesma, o resultado será também. Por isso mesmo, NOTA 10, CARLUCHO!

 

Tem razão Shima, nada a acrescentar, nota máxima pro Carlão!

Link to comment
Share on other sites

Shima e Luiz, Passo Fundo e Carazinho são duas quase tão ventosas quanto Soledade.

Por isto que digo que a estação de PF não é topo, se fosse, o vento rivalizaria com Soledade, e perderia por pouco.

 

Monitoramento das rajadas de vento, dia 03 de setembro.

Média de rajadas:

Soledade 36,5 km/h

SJ Ausentes 34,5 km/h( que na minha opinião é a cidade mais fria do BR em sensação térmica).

Canguçu 30,4 km/h

Mostardas 24,8 km/h

Rajada máxima:

Soledade 61,9 km/h

SJ Ausentes 55,4 km/h

Canguçu 51,8 km/h

Mostardas 39,9 km/h

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.