Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - Tornados do Outono de 2006 no Conesul


coutinho
 Share

Recommended Posts

Jaque, eu vi algo muito parecido com tuas imagens no sábado. Foi durante a colheita quando haviam várias instabilidades pipocando por toda parte. Me deu vontade de fotografar pois sabia que na imagem iria ficar muiiiiiiito parecido com um funil mas observando mais atentamente, percebi não havia circulação alguma no suposto "funil" e nem sequer registrei em foto, mesmo com a digital na mão mirada para a nuvem. Achei que seria injusto fazer estardalhaço com algo que ao meu ver não tinha a dinâmica de um funil ou tornado. No caso das tuas imagens, se tu viste rotação é provável que tenha sido um funil.

Continue o excelente trabalho!!

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Jaque, eu vi algo muito parecido com tuas imagens no sábado. Foi durante a colheita quando haviam várias instabilidades pipocando por toda parte. Me deu vontade de fotografar pois sabia que na imagem iria ficar muiiiiiiito parecido com um funil mas observando mais atentamente, percebi não havia circulação alguma no suposto "funil" e nem sequer registrei em foto, mesmo com a digital na mão mirada para a nuvem. Achei que seria injusto fazer estardalhaço com algo que ao meu ver não tinha a dinâmica de um funil ou tornado. No caso das tuas imagens, se tu viste rotação é provável que tenha sido um funil.

Continue o excelente trabalho!!

Abraços!

 

Tomasini,

 

Obrigada Tomasini pela oportunidade de responder a esse tópico pela última vez, depois disso solicito ao administrador o meu descadastramento do BAZ e mantenho a minha afirmação: EU ACREDITO EM TORNADOS NO BRASIL!

 

O que vi foi uma nuvem funil sim, e assim como ocorreram várias e nunca mostrei para imprensa ou etc, nem mesmo no BAZ, é uma injustiça ser posta em suspeita, pois acima de tudo sou uma pessoa séria e ética, entendo o que vi e além do mais filmei e postei para também ser visto aqui.

 

Tornados se formam de várias formas, nem tudo é EUA, temos que estudar e ver como eles se formam no Brasil, nos basearmos no que ocorre aqui. Além do mais, percebe-se pela série de imagens que tem sido divulgadas no Brasil, que há milhares de formações de funis sem haver qualquer supercelula ou mesociclone, apenas situações definidas tais como entrada de frente, circulação ciclônica (como era o caso), Alta da Bolivia, ZCAS e TCUs, ou algumas combinações destas.

 

Veja essa imagem, igual a que postei, apenas mais nítida e próxima:

caorleProboscidip.jpg

 

Como você amigo, não sou sensacionalista nem catastrofista para fazer estardalhaço, pois estudo o assunto, me interesso pelo assunto e leio muito, vou buscar a informação, mas infelizmente no BAZ meu tempo estancou. Agradeço a todo amigos que fiz aqui e se alguém quiser contato comigo basta me procurar no site http://www.temposeverors.com ou em meu e-mail ts@temposeverors.com.

 

Um especial agradecimento aos amigos Tomasini, Clóvis, Marcos, Duquia, Alexandre, Paulo Floripa, Diego, Jean, Alexandre H., Marcelo, Torales, Fred, Débora, Ronaldo, Rod, André, Carlos, Luiz, Vicente. Fico grata aos que me deram atenção e pela gentileza dos que observaram minhas imagens, sentirei saudades deste espaço que já estava habituada a visitar diariamente.

 

Sigam em paz amigos e muito sucesso a todos.

 

Uma feliz páscoa e um grande abraço,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, eu vi algo muito parecido com tuas imagens no sábado. Foi durante a colheita quando haviam várias instabilidades pipocando por toda parte. Me deu vontade de fotografar pois sabia que na imagem iria ficar muiiiiiiito parecido com um funil mas observando mais atentamente, percebi não havia circulação alguma no suposto "funil" e nem sequer registrei em foto, mesmo com a digital na mão mirada para a nuvem. Achei que seria injusto fazer estardalhaço com algo que ao meu ver não tinha a dinâmica de um funil ou tornado. No caso das tuas imagens, se tu viste rotação é provável que tenha sido um funil.

Continue o excelente trabalho!!

Abraços!

 

Tomasini,

 

Obrigada Tomasini pela oportunidade de responder a esse tópico pela última vez, depois disso solicito ao administrador o meu descadastramento do BAZ e mantenho a minha afirmação: EU ACREDITO EM TORNADOS NO BRASIL!

 

O que vi foi uma nuvem funil sim, e assim como ocorreram várias e nunca mostrei para imprensa ou etc, nem mesmo no BAZ, é uma injustiça ser posta em suspeita, pois acima de tudo sou uma pessoa séria e ética, entendo o que vi e além do mais filmei e postei para também ser visto aqui.

 

Tornados se formam de várias formas, nem tudo é EUA, temos que estudar e ver como eles se formam no Brasil, nos basearmos no que ocorre aqui. Além do mais, percebe-se pela série de imagens que tem sido divulgadas no Brasil, que há milhares de formações de funis sem haver qualquer supercelula ou mesociclone, apenas situações definidas tais como entrada de frente, circulação ciclônica (como era o caso), Alta da Bolivia, ZCAS e TCUs, ou algumas combinações destas.

 

Como você amigo, não sou sensacionalista nem catastrofista para fazer estardalhaço, pois estudo o assunto, me interesso pelo assunto e leio muito, vou buscar a informação, mas infelizmente no BAZ meu tempo estancou. Agradeço a todo amigos que fiz aqui e se alguém quiser contato comigo basta me procurar no site http://www.temposeverors.com ou em meu e-mail ts@temposeverors.com.

 

Um especial agradecimento aos amigos Tomasini, Clóvis, Marcos, Duquia, Alexandre, Paulo Floripa, Diego, Jean, Alexandre H., Marcelo, Torales, Fred, Débora, Ronaldo, Rod, André, Carlos, Luiz, Vicente. Fico grata aos que me deram atenção e pela gentileza dos que observaram minhas imagens, sentirei saudades deste espaço que já estava habituada a visitar diariamente.

 

Sigam em paz amigos e muito sucesso a todos.

 

Uma feliz páscoa e um grande abraço,

 

O fórum perde MUITO com tua saída. ... Manifesto minha solidariedade... :(

Link to comment
Share on other sites

Prezados

 

Acho que não é caso de prestar solidariedade à Jacqueline nem tampouco o caso dela abandonar o BAZ. O caso é de interpretação, como quase tudo em Meteorologia. Não se trata de colocar em suspeição a informação de alguém, mas de argumentar sobre a possibilidade daquilo que se afirma ser algo não vir a ser.

 

Vejam o caso de um tornado recente em São Paulo. Falaram em microexplosão. Para nós foi tornado. Uma imagem postada aqui de um nuvem funil no litoral do Sudeste. Não era possível ver ela tocando solo, logo estabelecemos a dúvida quanto a ter sido uma tromba.

 

Se cada vez que tivermos uma previsão ou informação nossa contestada ou mesmo cobrada no BAZ decidíssemos por abandonar o BAZ, já teríamos deixado o fórum dezenas de vezes. Creio que estão levando uma questão de discussão (discussão pressupõe pontos de vista diferentes) para algo pessoal e fora de proporção.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Jaque eu disse algo errado? :(

Lendo minha mensagem realmente percebo que parece haver ironia de minha parte.

Puxa! Que mancada.

Me sinto péssimo pessoal!

Não era minha intenção pôr em dúvida nenhuma imagem da Jaqueline.

Reconsidere Jaque. por favor!

Desculpa-me pelo conteúdo da minha mensagem acima. Ela parece carregada de ironia e indiretas. Não foi intencional.

Que mancada a minha.

Lamentável o mal-entendido. :( :( :(

Link to comment
Share on other sites

Prezados

 

Acho que não é caso de prestar solidariedade à Jacqueline nem tampouco o caso dela abandonar o BAZ. O caso é de interpretação, como quase tudo em Meteorologia. Não se trata de colocar em suspeição a informação de alguém, mas de argumentar sobre a possibilidade daquilo que se afirma ser algo não vir a ser.

 

Vejam o caso de um tornado recente em São Paulo. Falaram em microexplosão. Para nós foi tornado. Uma imagem postada aqui de um nuvem funil no litoral do Sudeste. Não era possível ver ela tocando solo, logo estabelecemos a dúvida quanto a ter sido uma tromba.

 

Se cada vez que tivermos uma previsão ou informação nossa contestada ou mesmo cobrada no BAZ decidíssemos por abandonar o BAZ, já teríamos deixado o fórum dezenas de vezes. Creio que estão levando uma questão de discussão (discussão pressupõe pontos de vista diferentes) para algo pessoal e fora de proporção.

 

Alexandre

 

E eu acho que o motivo nem foi tanto pelo que FOI dito e sim pela MANEIRA como foi dito...

 

Reforço minha solidariedade

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu entendi foi relacionado ao que o Luiz escreveu.

 

:shock:

 

Reforço o que o Alexandre colocou, não há motivos para ninguém sair do site. Caso sejam minhas argumentações responsáveis pelo ocorrido, convoco a Jaqueline para discussão. Pois era esse meu objetivo, discutir, afinal estamos num fórum. E realmente não compreendi o tom da mensagem dela; não está compatível com o que sempre temos dito por aqui. Ela é celebrada de forma unânime como uma das únicas storm-chasers do país e no texto supra passa a idéia de que por aqui era apenas contestada. Dessa forma, nós é que somos colocados como vilões da história, o que me recuso a concordar.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu entendi foi relacionado ao que o Luiz escreveu.

 

:shock:

 

Reforço o que o Alexandre colocou, não há motivos para ninguém sair do site. Caso sejam minhas argumentações responsáveis pelo ocorrido, convoco a Jaqueline para discussão. Pois era esse meu objetivo, discutir, afinal estamos num fórum. E realmente não compreendi o tom da mensagem dela; não está compatível com o que sempre temos dito por aqui. Ela é celebrada de forma unânime como uma das únicas storm-chasers do país e no texto supra passa a idéia de que por aqui era apenas contestada. Dessa forma, nós é que somos colocados como vilões da história, o que me recuso a concordar.

 

Sds.,

 

Eu concordo com o Luiz. A Jacque virou uma celebridade no BAZ e em nenhum momento sofreu qualquer ataque ou crítica.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Eu realmente não entendi o que está havendo.

Afinal, o que houve? Há uma mensagem da Jaque que está escrito "deletado".

Não há na mensagem do Tomasini qualquer indicação que motive a Jaqueline a sair.

 

Jaqueline, ficam os meus apelos para que vc se mantenha no BAZ. Sua contribuição é única e valiosíssima!!!! :idea:

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Obrigada a todos, apenas não vamos aumentar a coisa, culpados neste caso não existem. Gostaria de aproveitar e dizer o que digo em qualquer lugar, para mim o BAZ é o melhor espaço de discussões meteorológicas do Brasil, reune a nata Metsul+Simepar+Climaterra e todo pessoal que participa com conhecimentos altamente avançados, Institutos e pessoas com pensamentos amplos, extrema capacidade de análise e ultra didáticos. Na minha concepção, é referência mundial, deveria aceitar sempre novos interessados em discutir os assuntos propostos pelo fórum e ampliar a possibilidade de troca de informações.

 

Luiz, não acho que devemos argumentar ou debater mais sobre isso, dei o assunto por encerrado, não teria a intenção de forçar uma idéia no BAZ, e minha colocação nada tem de tom algum, sempre fui muito respeitada e bem tratada aqui e tenho um grande carinho a admiração por todos. O teor da colocação foi apenas uma última manifestação de alguém que acredita em tornados, e que acredita na formação diferenciada dos mesmos por aqui, pois certa vez, um ciclone híbrido virou furacão...

 

Penso apenas que não devemos negar a expressão de situações, e sim tratá-las com muita pesquisa, sejam elas compatíveis ou não com estatísticas (que nem existem) e que em meu site ano passado foi a primeira tentativa de elaboração de uma listagem de ocorrências desses eventos, no RS e depois Brasil, então no stress.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Olá Jaqueline,

 

Fico feliz por ter respondido. Nunca jamais pus em dúvida a ocorrência de tornados no Brasil. Nem de furacões. Tanto que foi a primeira vez que indaguei sobre uma figura sua, crente que receberia como resposta uma bela argumentação, como lhe é habitual, enriquecendo o tópico e o fórum. Mesmo que estivesse pondo em questão a veracidade dos seus relatos, isso não faria com que sua veracidade se abalasse, pois ao que penso, fundamentam-se em sólida base factual, servindo por isso mesmo de ótima matéria-prima para troca sadia de idéias entre os bazianos. Esclarecida a questão, voltemos ao monitoramento dos fenômenos que a generosa atmosfera sul-brasileira nos está habituada a dar.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
ONTEM TIVEMOS A FORMÇAÕ DE UM OU MAIS TORNADOS NA REGIÃO DE CHAPECÓ NA PASSAGEM DA FRENTE FRIA.

 

Tivemos algo do tipo por aqui também, estou procurando mais infos....

 

Duquia, consegues um close da região de Chapecó/Pato entre 16:00 e 18:30 ?

Pra podermos visualizar o deslocamento da super cell ? Se possível...

 

Brigadão!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

imagem.jpg

 

Após escutarem um forte trovão, em uma dia ensolarado, os moradores do bairro Bonsucesso se surpreenderam com um possível início de tornado. A formação de um redemoinho, por volta das 13 horas de ontem, chamou a atenção e assustou a comunidade.

 

As ruas do bairro estavam praticamente vazias, segundo os moradores, mas um trovão sem chuva despertou a curiosidade de todos. Os que saíram rapidamente de casa, registraram um fenômeno raro no Ceará.

 

De acordo com Zilurdes Lopes, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o órgão não registrou nenhuma ocorrência desse tipo de fenômeno.

 

Mas, apesar da formação de redemoinhos ser rara no Estado, Zilurdes destaca que o número de ligações para a Funceme, informando casos semelhantes, aumentou. Segundo ela, o fenômeno registrado pelos moradores do Bonsucesso pode ter sido o início da formação de um tornado, que não chegou a se desenvolver.

 

O professor Alexandre Barbosa, 33 anos, assistiu a passagem do redemoinho da calçada de casa, na esquina entre as ruas Mirtes Cordeiro e Barro Vermelho.

 

Conforme os cálculos de Alexandre, a estranha movimentação no céu durou cerca de três minutos e não causou nenhum dano na região. “Ele seguiu em uma direção bem reta, como se estivesse passando também pelo Conjunto Cearazinho”, conta.

 

Apesar de ficarem assustados com o redemoinho, a preocupação maior dos moradores foi com o trovão. “Estávamos todos em casa, tínhamos acabado de almoçar e o céu estava ensolarado. Quando escutamos um trovão forte ficamos muito preocupados”, lembra a bordadeira Neuda Nascimento, moradora do Bonsucesso há 20 anos.

 

Em novembro do ano passado, um caso semelhante aconteceu em Quixadá, distante 157 quilômetros de Fortaleza. Mas lá, os moradores sofreram conseqüências. Os ventos fortes, que atingiram 18 km/h, arrancaram a cobertura metálica da quadra esportiva da Escola de Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, no bairro Campo Velho.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.