Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: PORTUGAL, a pátria-mãe do Brasil


Ricardo Graça
 Share

Recommended Posts

  • Replies 497
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Chuva e neve em níveis recordes para março contribuíram para que o Rio Vermelho atingisse o maior nível da história das medições em Fargo, o frio no final do mês até ajudou um pouco pois devido a um novo congelamento parcial o rio atingiu um nível abaixo do previsto (embora ainda assim recorde de mais de 100 anos), o último evento de precipitação foi em forma de neve que vai derreter lentamente nos próximos dias, se caísse como chuva teria sido bem pior.

 

Aqui a notícia (fonte National Weather Service - Grand Forks)

 

 

Fargo Breaks Monthly Snow and Precipitation Record

 

...RECORD MONTHLY SNOWFALL AND PRECIPITATION SET AT FARGO FOR THE

MONTH OF MARCH...

 

A MONTHLY RECORD SNOWFALL OF 28.1 INCHES WAS SET AT HECTOR

INTERNATIONAL AIRPORT IN FARGO FOR THE MONTH OF MARCH. THIS BREAKS

THE OLD RECORD OF 26.2 INCHES FOR MARCH SET IN 1997.

 

A MONTHLY RECORD PRECIPITATION OF 4.62 INCHES WAS SET AT HECTOR

INTERNATIONAL AIRPORT IN FARGO FOR THE MONTH OF MARCH. THIS BREAKS

THE OLD RECORD OF 2.83 INCHES FOR MARCH SET IN 1882.

 

TOP 10 FARGO MARCH SNOWFALL TOTALS

RANK

 

TOTAL

 

YEAR

 

1 28.1 2009

 

2 26.2 1997

 

3 19.0 1995

 

4 18.7 1975

 

5 17.5 1927

 

6 15.7 2002

 

7 15.5 1894

 

8 15.4 1966

 

9 15.3 1908

 

10 15.0 1996

 

TOP 10 FARGO MARCH PRECIPITATION TOTALS

 

RANK-TOTAL-YEAR

 

 

01 - 4.62 - 2009

02 - 2.83 - 1882

03 - 2.62 - 1995

04 - 2.56 - 1901

05 - 2.27 - 1983

06 - 2.26 - 1902

07 - 2.21 - 1950

08 - 2.18 - 2007

09 - 2.00 - 1979

10 - 1.92 - 1966

Link to comment
Share on other sites

Mais ao oeste, Bismarck, a capital do mesmo estado, emplacou dois meses da temporada 2008-2009 entre os mais nivosos da história de mais de 100 anos de observações:

 

Rank - Month and Year - Snowfall Amount

01 - December, 2008 - 33.3

02 - March, 1975 - 31.1

03 - November, 1896 - 31.0

04 - November, 1993 - 29.9

05 - March, 1950 - 29.7

05 - March, 2009 - 29.7

07 - November, 1986 - 28.5

08 - March, 1916 - 25.6

09 - February, 1979 - 25.6

10 - November, 1996 - 25.2

Link to comment
Share on other sites

Anomalia da temperatura no período Dez-Fev em ºF:

3monthustanom.gif

 

Uma adivinha: onde está a diferença entre uma nevada de 10 cm e uma de 10 metros?

 

Resposta: na precipitação. Temperaturas muito baixas desfavorecem a precipitação de neve, normalmente as maiores nevadas ocorrem com temperaturas acima dos -5ºC. Por isso é que na lista que o Loepa colocou as maiores quantidades de neve em Bismarck (que é mais fria que Moscou) foram registadas fora do período central do inverno (excepto o último Dezembro). Com isto quero dizer que inverno com muita neve não significa necessariamente inverno frio, especialmente em locais muito frios.

Link to comment
Share on other sites

Em especial para a Alemanha, esse inverno foi bem mais do que um simples "inverno com anomalia negativa", mas um dos mais rigorosos invernos desde que se tem registros oficiais de temperatura (113 anos, se não me engano).

 

Essas palavras não são minhas, mas do Deutscher Wetterdienst - Serviço Meteorológico Alemão.

Link to comment
Share on other sites

A Alemanha pode ter tido aquele período muito frio em Janeiro, mas pelos vistos o computo geral do inverno (Dez-Fev) não foi nada de especial. O dia em que a Alemanha tiver um inverno realmente rigoroso como os que havia nos anos 40 ou 50 quero ver como vai ser.
Foram 4 ondas de frio excepcionalmente fortes: final de dezembro, janeiro, meados de fevereiro e meados de março. Das quais a de janeiro foi a mais rigorosa em décadas, pois bateu recordes centenários de temperatura mínima e a de fevereiro bateu recordes de acumulação de neve.
Link to comment
Share on other sites

Foram 4 ondas de frio excepcionalmente fortes: final de dezembro, janeiro, meados de fevereiro e meados de março. Das quais a de janeiro foi a mais rigorosa em décadas, pois bateu recordes centenários de temperatura mínima e a de fevereiro bateu recordes de acumulação de neve.

 

Tirando a de Janeiro não me parece que as outras tenham sido excepcionais, não subestimemos o inverno alemão. Ter grandes acumulações de neve em Fevereiro não significa que tenha sido um mês muito frio.

 

PELO MAPA, O OESTE DA ALEMANHA, FOI MUITO EXPRESSIVO. VOLTO A DIZER; 1°C EM 90 DIAS NÃO É O MESMO QUE 1°C EM 30 DIAS, É UM DESVIO GRANDE, -1 A -3 É MUITA COISA. ASSIM COMO FOI EXPRESSIVO OS +1/+3 NO LESTE EUROPEU.

 

Sim eu sei, repara neste mapa do período Jan-Mar de 2008:

janabr.gif

Link to comment
Share on other sites

Verdade, tanto que entre as 10 maiores nevadas de 1 dia na região 6 ou 7 foram no outono ou primavera (principalmente primavera), Rapid City na Dakota do Sul tem até um evento de maio (2008) entre os "top 10" de neve diária, o inverno nas Dakotas costuma ser seco (em torno de 10 mm a 15mm/mês fora março com pouco mais de 20 mm) mas este ano foi exceção, no caso da Dakota do Norte houve uma coincidência porque o todos os meses entre dezembro e março tiveram anomalia negativa de temperatura, e em Bismarck o mês com maior anomalia negativa (8,4ºF abaixo da média) e menor média de temperatura (6,8ºF) foi justamente dezembro, o mais nivoso da história.

 

Teve muita neve seca, o tipo que acho mais interessante, neve com 20 graus negativos e até menos, vi foto de uma nevada que foi oficialmente medida como 15 centímetros (ou na medição deles 6 polegadas), mas como era "neve talco" por causa das baixíssimas temperaturas, o vento formava montes de neve (os "drifts") que chegaram no teto de algumas casas.

Link to comment
Share on other sites

Foram 4 ondas de frio excepcionalmente fortes: final de dezembro, janeiro, meados de fevereiro e meados de março. Das quais a de janeiro foi a mais rigorosa em décadas, pois bateu recordes centenários de temperatura mínima e a de fevereiro bateu recordes de acumulação de neve.

 

Tirando a de Janeiro não me parece que as outras tenham sido excepcionais, não subestimemos o inverno alemão. Ter grandes acumulações de neve em Fevereiro não significa que tenha sido um mês muito frio.

Tchê, claro que a de janeiro foi a principal. Porém as outras três que ocorreram apenas nesse inverno são daquelas que acontecem uma vez a cada um ou dois anos. Digo isso tendo acompanhado o inverno alemão dos últimos 10 anos. Palavras ecoadas do DWD.

 

Recordes de acumulação de neve são sim deveras significativos para a Alemanha, em especial para as regiões baixas ao norte. Pois se não devemos subestimar o inverno alemão, tampouco podemos superestimá-lo, a Alemanha não é nenhuma Rússia. Neve com grande acumulação é fato raro nas regiões de baixa altitude do norte, pois as temperaturas raramente mantem-se por muito tempo suficientemente baixas para a neve não derreter. Na região de Braunschweig, onde mora a maioria dos meus colegas com quem tenho contato diário, não havia uma acumulação generosa a mais de 10 anos, e neste ano foram duas. Também a 10 anos (ou mais) as temperaturas não baixavam dos -10°C naquela região, e nesse ano chegaram a -15°C.

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que houve boas acumulações de neve, o que eu quis dizer foi que muita neve não significa que tenha havido mais frio que o normal embora neste caso assim tenha sido. Mas será que estar 5 ou 10 anos sem uma boa acumulação é o normal para o clima alemão? Eu sei que a arquitectura tradicional alemã tem os telhados bem inclinados.

 

Revendo as temperaturas em algumas cidades alemãs neste inverno pode-se ver que o frio anómalo veio apenas com essas ondas de frio, o resto foi normal com alguns períodos "quentes", assim se explica o mapa que mostra que o inverno esteve longe de ser histórico; o inverno 1962/63 esse sim foi histórico.

 

Entra nesta página: http://www.weatheronline.co.uk/Germany.htm, selecciona a cidade no lado esquerdo, depois do lado direito selecciona history e o resto é fácil. Com as principais cidades dá até 1948 (por ex. Berlim ou Hannover), podes usar para comparar com anos anteriores se quiseres.

Link to comment
Share on other sites

Eu sei que houve boas acumulações de neve, o que eu quis dizer foi que muita neve não significa que tenha havido mais frio que o normal embora neste caso assim tenha sido. Mas será que estar 5 ou 10 anos sem uma boa acumulação é o normal para o clima alemão? Eu sei que a arquitectura tradicional alemã tem os telhados bem inclinados.
Veja bem tchê, estou falando exclusivamente do norte da Alemanha, a planície praticamente ao nível do mar, onde boa acumulação não é comum - ao menos não neste século e no anterior.

Sequer considere-se regiões mais altas: Alpes, Harz, Mittelgebirge, Schwarzwald, etc - que até agora guardam ainda mais de 200cm de neve ;)

Link to comment
Share on other sites

Em pleno mes de abril essa massa polar invernal terá seu auge entre esta terça e a quarta-feira trazendo muito frio até à Flórida. Mais da metade do Estado estará mergulhada em temperaturas abaixo de zero (850hpa). Esta época é equivalente a início de outubro por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Forte massa de ar frio atuando nos EUA. Temperaturas atuais (Leste):

 

Nova York, nublado, 6ºC

 

Washington, encoberto, 6ºC

 

Atlantic City, parcial. nublado, 7ºC

 

Pensacola, tempo bom, 13ºC

 

Orlando, tempo bom, 13ºC

 

Miami, parcial. nublado, 18ºC

 

Enquanto isso, no oeste:

 

Salt Lake City, encoberto, 21ºC

 

São Francisco, encoberto, 15ºC

 

Denver, parcial. nublado, 17ºC

 

Boise, tempo bom, 23ºC

 

Seattle, nublado, 16ºC

Link to comment
Share on other sites

Miami hoje teve mínima de 12 graus (recorde do dia 7 graus) e máxima de 23 graus (anteontem chegou a 33 graus), Orlando chegou mais perto e encostou nos 5 graus (recorde do dia 4 graus), no norte do estado até 1 abaixo de zero, também interessante ver por este ( http://www.wunderground.com/history/airport/MMUN/2009/4/8/MonthlyHistory.html ) gráfico como a massa de ar pegou Cancún, é raro a mínima descer tanto lá em Abril.

Link to comment
Share on other sites

Sexta-feira, Abril 10, 2009

Continua a nevar em Portugal

Dá-se conhecimento a leitores do Brasil e de Moçambique, assim como de outros locais sem acesso a notícias do estado do tempo em Portugal, que regressou a queda de neve. Acontece no Norte e no Centro, como é o caso da Serra da Estrela.

 

O Instituto de Meteorologia colocou em alerta amarelo os distritos de Bragança. Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Neste último, já se registou queda de neve em Castro Daire, durante a madrugada e manhã.

 

O Comunicado Nº 30, de 9 de Abril de 2009, da Autoridade Nacional de Protecção Civil faz referência ao alerta do IM.

posted by Rui G. Moura at 16:10

 

fonte blog mitos climaticos

Link to comment
Share on other sites

Esse blog foi muito rápido a informar sobre a neve, mas sobre o calor de duração excepcional das semanas anteriores nem uma palavra...

 

Março quente e seco

2009-04-03 (IM)

 

O mês de Março, em Portugal Continental, caracterizou-se como sendo quente e seco, com valores médios de precipitação de 20,9 mm, valor bastante inferior aos valores médios (1971-2000) de 61,2 mm, o que classifica este mês como seco a extremamente seco. Com os níveis de precipitação registados, o mês de Março de 2009 tornou-se o mais seco dos últimos 11 anos.

 

Relativamente à temperatura do ar, realça-se que a média da temperatura máxima de 19,9ºC apresenta o 4º valor mais elevado desde o início dos registos, em 1931 (23,3ºC em 1997, 20,2ºC em 1961 e 20,1ºC em 1998). A anomalia em relação ao valor médio é de + 2,9 ºC. Ainda em relação à média da temperatura máxima, salienta-se Alcácer do Sal com o maior valor observado neste mês, de 29,9ºC no dia 27, sendo o extremo absoluto de 30,6ºC registado a 31 de Março de 2005.

 

Os valores médios da temperatura média do ar, de 13,6ºC, foram também superiores, apresentando uma anomalia de + 1,7ºC, sendo o 6º mais elevado desde 1931 (maior valor é de 15,9ºC, registado em 1997). A média da temperatura mínima também foi superior ao valor normal com uma anomalia de + 0,5ºC.

 

Finalmente, salienta-se ainda neste mês a ocorrência de ondas de calor no Continente, um pouco por toda a região do interior Norte e Centro e parte do Sul. O maior número de dias em onda de calor registou-se nas estações de Penhas Douradas, com 21 dias e em Bragança, Mirandela, Miranda do Douro e Monção com 18 dias.

 

http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/newsdetail.html?f=/pt/media/noticias/textos/Marco_quente_seco.html

Link to comment
Share on other sites

Interessante......apesar de ter uma média de inverno inferior à média de São Joaquim, Madrid não parece ter extremos de frio. Uma mínima de -8C é facilmente alcançável no planalto da neve, bem como uma máxima de 0C (ao menos até o ano 2000)

 

Facilmente alcançável quer dizer quase todos os anos?

 

Deixo aqui as mínimas de Madrid / Aeroporto de Barajas nos últimos anos.

 

2001 -10ºC

2002 -4ºC

2003 -7ºC

2004 -6ºC

2005 -10ºC

2006 -8ºC

2007 -7ºC

2008 -6ºC

2009 -8ºC

Link to comment
Share on other sites

Interessante......apesar de ter uma média de inverno inferior à média de São Joaquim, Madrid não parece ter extremos de frio. Uma mínima de -8C é facilmente alcançável no planalto da neve, bem como uma máxima de 0C (ao menos até o ano 2000)

 

Facilmente alcançável quer dizer quase todos os anos?

 

Deixo aqui as mínimas de Madrid / Aeroporto de Barajas nos últimos anos.

 

2001 -10ºC

2002 -4ºC

2003 -7ºC

2004 -6ºC

2005 -10ºC

2006 -8ºC

2007 -7ºC

2008 -6ºC

2009 -8ºC

 

Sim, quase todos os anos. É claro que me refiro às partes mais frias de SJ, não a cidade em si.

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando a "deixa" de comparar SJ com cidades européias, informo que entre 1998 e 2008 a mínima absoluta de São Joaquim (área urbana/Climaterra) provavelmente foi menor que a de Paris (área central) anualmente, a estação "Paris-centre" é recente e só tem os dados de invernos completos desde 2006, mas comparando com a estação da Meteo France no limite da cidade (e costuma ter mínimas de 1 a 2 graus menores que Paris-Centre) eu percebi que provavelmente a estação central, se já funcionasse, não teria registrado qualquer mínima abaixo de 5 graus negativos entre fevereiro de 1997 e dezembro de 2008 (com exceção de 2003, e pequena chance em 2005), enquanto na área urbana de SJ mínimas absolutas abaixo deste valor ocorrem na maior parte dos anos.

 

As mínimas absolutas anuais da estação Paris Montsouris (em opreção de 1873), que fica num parque no limite da cidade de Paris, tiradas do site da Meteo France:

 

2009: -8,9 (centro -7,9)

 

2008: -3,3 (centro -2,0)

 

2007: -3,6 (centro -2,2)

 

2006: -4,7 (centro -4,0)

 

2005: -6,0

 

2004: -3,6

 

2003: -7,5

 

2002: -4,3

 

2001: -3,7

 

2000: -4,7

 

Vejam os dados disponívies de Paris Centre:

 

2009: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=I75003PA1&day=17&year=2009&month=4&graphspan=year

 

2008: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=I75003PA1&day=17&year=2008&month=4&graphspan=year

 

2007: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=I75003PA1&day=19&year=2007&month=12&graphspan=year (como tem uma falha na mínima deste ano, informo que foi de 2,2 graus negativos em dezembro).

 

2006: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=I75003PA1&day=19&year=2006&month=12&graphspan=year

 

Agora, observem que em 2007 e 2008 (à bem da verdade, invernos horrorosos, entre os mais quentes da história de Paris) a mínima absoluta ficou em torno de 2 graus negativos, acho que São Joaquim nem no inverno mais quente tem uma mínima absoluta tão alta (Ronaldo...), tudo indica que nos últimos 10 ou mais anos a média da mínima absoluta anual na área mais urbanizada de Paris foi maior que na área urbana de São Joaquim (em 2009 foi registrada a menor mínima desde 1997 com 7,8 negativos no centro de Paris, na área urbana de SJ a menor mínima dos últimos 10 anos atingiu 8,6 negativos em 2000).

 

Com isso eu não quero dizer que São Joaquim tem inverno mais frio que Paris (o que seria um absurdo pois as médias não deixam dúvida do contrário), mas se eu "jogasse" a idéia que São Joaquim tem média das mínimas absolutas menor que Paris muitos duvidariam, eu mesmo duvidei mas depois procurei dados e vi que é verdade, pelo menos para os últimos anos. Sei que a mínima absoluta de Paris é mais baixa (em 1879 deu -23,X em Montsouris e deve ter encostado nos -20 na cidade toda), que Paris é MUITO mais urbanizada que São Joaquim, fica numa altitude muito menor, tem a Corrente do Golfo para "detonar" e que nos arredores da cidade fora da ilha de calor os aeros tem mínimas absolutas bem menores, fica o registro só por curiosidade mesmo.

 

 

Mudando de assunto para os mapa das anomalias, eu queria ter encontrado este calor dos últimos dias na Alemanha quando eu estive em Munique no final do verão de 2000, na ocasião estava um frio úmido bastante incômodo.

Link to comment
Share on other sites

Sim, a intensa ilha de calor de Paris diminui consideravelmente a intensidade das ondas de frio nessa estação meteorológica. Mas mesmo assim, em Janeiro de 1987 PARIS-MONTSOURIS registou vários dias com mínimas de -12ºC e, mais significativo ainda, máximas de -5ºC, -6ºC e até -7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Sim, no final do mês deve acontecer neve em Bariloche, pois a MP no final do mês será forte.

Renan, na verdade essa previsão de neve é para essa semana já. O Servicio Meteorológico prevê chuva e neve começando amanhã à noite e indo até quinta pela manhã :D

 

Mas que beleza, melhor ainda para os turistas então :D

Link to comment
Share on other sites

URGENTE! NOVA YORK AGORA COM ABSURDOS 32°C!!! SERIA O RECORDE ABSOLUTO PARA A CIDADE EM ABRIL? PORQUE PELO WEATHER CHANNEL É 31°C!

 

 

Foi apenas "recorde do dia", mesmo assim para todas as estações locais:

 

 

"Record highs broken across the area today...

 

The record highs for today... April 26th... were broken at all of the

designated climatological sites. Here are the old records and

maximum temperatures that were reached during the afternoon.

 

Observed maximum old record

central park: 92 degrees 84 in 1942.

LaGuardia airport: 91 degrees 80 in 1957.

JFK int'l: 86 degrees 84 in 1985.

Newark int'l: 93 degrees 83 in 1985.

Islip airport: 88 degrees 78 in 1985.

Bridgeport airport: 83 degrees 80 in 1985."

 

 

O recorde absoluto de abril foi em 2002 ( http://www.wunderground.com/history/airport/KNYC/2002/4/26/MonthlyHistory.html ) e 1976.

Link to comment
Share on other sites

Abril de 2009 em minha casa:

 

01: -0,4 / 15,0

02: 2,1 / 16,6

03: 4,3 / 19,2

04: 5,9 / 18,6

05: 6,2 / 18,3

06: 5,1 / 13,0

07: 2,9 / 12,3

08: 3,2 / 15,9

09: 4,2 / 16,6

10: 2,6 / 8,8

11: 3,2 / 11,5

12: 4,6 / 13,2

13: 2,1 / 13,8

14: 5,1 / 11,8

15: 3,9 / 9,8

16: 4,0 / 10,2

17: 4,3 / 11,5

18: 5,0 / 12,7

19: 5,2 / 16,5

20: 5,3 / 18,4

21: 4,8 / 18,6

22: 5,9 / 21,4

23: 7,7 / 22,6

24: 7,6 / 19,1

25: 3,7 / 13,5

26: 4,8 / 14,3

27: 4,8 / 11,7

28: 6,5 / 13,9

29: 7,9 / 14,6

30: 8,3 / 14,5

 

Média das mínimas: 4,7ºC

Média das máximas: 14,9ºC

 

Média simples: 9,8ºC

 

Precipitação: 16,7 mm

Dias de precipitação: 13

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.